Quando e como plantar malmequeres para mudas?
Os malmequeres são flores despretensiosas e brilhantes que durante décadas foram a principal decoração de muitas hortas, pomares e pomares. Popularmente são chamados de luzes, chernobryvtsy, entre os jardineiros são conhecidos como "tagetes". Este artigo irá considerar a questão de quando e como plantar melhor malmequeres para mudas, e também fornecerá as datas de maior sucesso para o plantio dessas flores únicas em campo aberto.
Peculiaridades
No momento, mais de 10 tipos diferentes de malmequeres são conhecidos, mas apenas três são encontrados com mais frequência em nossos jardins: folhas estreitas (tenuifolia), eretas (erecta), rejeitadas (patula). Cada um deles tem suas próprias características de pouso, já que foi criado em certas latitudes e temperaturas. A maneira mais comum de cultivar malmequeres é por meio de mudas com sementes de plantio no início da primavera. Este método é o mais popular, uma vez que nem as sementes nem as mudas desta planta toleram baixas temperaturas e podem não criar raízes em solo firme e fresco de primavera. Não plante malmequeres ao mesmo tempo em que plante mais gramíneas e flores resistentes à geada.
A melhor época para plantá-los em campo aberto é no início de junho.
Os malmequeres são exatamente aquelas flores que precisam de cuidados apenas durante o período de crescimento das mudas. Após o plantio dos tagetes no solo, as exigências para o cuidado da planta praticamente desaparecerão. Tudo o que é exigido de você é regar e remover as ervas daninhas da planta em tempo hábil. Tagetes se encarregará do resto por conta própria. Ao plantar, considere a variedade e variedade de malmequeres. Variedades de baixo crescimento (até 20 cm de altura) geralmente crescem em pequenos arbustos e, portanto, a distância entre as mudas plantadas não pode ser superior a 7-10 centímetros. Variedades altas geralmente crescem em arbustos volumosos com botões exuberantes, e aqui a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 10 cm.
A principal vantagem do plantio de malmequeres é que eles toleram perfeitamente o transplante em qualquer idade, mesmo durante o período de floração ativa dos botões. No entanto, o transplante frequente de mudas de um lugar para outro deve ser evitado. Assim, você corre o risco de danificar o sistema raiz que ainda não se enraizou. Antes de plantar mudas em terreno aberto, monitore a temperatura favorável, mas evite a luz solar direta sobre as pétalas das flores jovens. Os malmequeres adultos são fotófilos, portanto, um local ensolarado e aberto para o plantio de mudas deve ser escolhido. O solo para a planta deve ser flexível e solto, o que facilitará a germinação das raízes jovens.
Ao selecionar botões para sementes, espere até o momento de floração em massa da planta. Não perturbe cortando as flores que acabaram de aparecer.
Tâmaras de semeadura
Ao plantar quaisquer plantas ornamentais, incluindo malmequeres, vale a pena respeitar o tempo aproximado de semear e plantar mudas no solo. Se falamos das regiões sul, o plantio de mudas em campo aberto deve ser feito mais perto de meados de abril, depois que o primeiro sol aquece a terra. Nas regiões do norte, vale a pena mudar a época de plantio para o início do verão, pois o solo não aquece o suficiente e a maioria das plantas pode congelar.
Lembre-se de que, com a mudança na época de plantio, a época de floração dos botões também mudará. Se você semear malmequeres em casa no inverno, poderá obter flores maduras no meio da primavera. Nestes casos, é melhor semear em meados de fevereiro. Se a planta começar a florescer e ficar coberta de botões jovens, e até dias quentes, não menos de uma semana, não se preocupe. Os malmequeres toleram firmemente o transplante, mesmo durante o período de floração. Também é amplamente praticado semear sementes de calêndula no final do outono, quando o período de fortes chuvas já passou. Nesse caso, os primeiros brotos da planta abrem caminho a céu aberto no início da primavera.
É importante lembrar que eles não são particularmente resistentes, mesmo a geadas mínimas.
Existem três opções para o local de plantio de calêndula:
- terreno aberto;
- estufa;
- semear mudas em casa.
A semeadura das mudas deve começar em meados de fevereiro (neste caso, é imprescindível criar um microclima confortável para as sementes, e a iluminação artificial não vai interferir). É melhor adiar o plantio de malmequeres sob um filme ou em uma estufa até o início ou meados de maio. Se estamos falando de plantio de mudas em campo aberto, você deve se concentrar no final de maio. Dada a variedade de variedades de calêndula, o momento pode variar ligeiramente.
A época de semeadura e plantio de malmequeres depende muito da região - em certas latitudes a temperatura média diária pode ser menor ou maior e, portanto, o método e a época de plantio podem variar.
Idealmente, as mudas de calêndula precisam de cerca de 2 meses para crescerem fortes antes de serem plantadas em terreno aberto; no entanto, se você plantou a planta muito tarde ou a temperatura de crescimento não foi favorável o suficiente, o momento pode ser adiado. Em qualquer caso, antes de decidir plantar uma planta a céu aberto, você deve se certificar de que não ocorrerão geadas inesperadas em um futuro próximo. Isso é especialmente verdadeiro no caso de quedas bruscas de temperatura em regiões como os Urais, a Sibéria e o Extremo Oriente.
Em regiões com clima semelhante, o tempo de plantio de mudas em campo aberto deve ser adiado para junho, portanto, a semeadura propriamente dita deve ser realizada apenas na segunda quinzena de abril. Na região de Moscou, essas datas são um pouco anteriores e vão para o início de meados de abril, enquanto o plantio de uma planta a céu aberto deve ser realizado no final de maio - início de junho. Em qualquer caso, tenha em mente que a temperatura do solo não deve ser inferior a 15 graus, isso também se aplica ao plantio de plantas em uma estufa.
No momento, existem mais de 50 variedades diferentes desta planta incrível, cada uma das quais difere não apenas nas características externas (altura, número de botões, tons de flores, estrutura de folhas e arbusto), mas também no período de floração e crescimento. Ao determinar a época de semeadura ou plantio de mudas, leve em consideração as características varietais da planta. Lembre-se de que variedades altas desta planta florescem 2-3 semanas mais tarde do que as menores. O primeiro a semear variedades de calêndula ereta - dos últimos dias de março a meados de abril. Depois, há variedades de plantas de baixo crescimento - do início a meados de abril. Os malmequeres de folhas finas são plantados melhor no final de abril e meados de maio.
Se o tempo estiver favorável e houver água e nutrientes suficientes no solo, você poderá ver as primeiras flores já no início do verão.
Preparação
Belos e saudáveis arbustos de calêndula não são tanto a influência das condições ambientais quanto o resultado de cuidados primários com sementes e brotos. É durante o período de germinação que a planta fica mais estressada, por isso deve-se cuidar para criar as condições ideais para o seu crescimento. Os malmequeres não são particularmente extravagantes para o local de germinação, esta é uma daquelas variedades de plantas que é capaz de desenvolver um sistema radicular mesmo em um espaço relativamente pequeno. Para o plantio, geralmente são escolhidas caixas padrão de madeira ou polímero de 20 por 30 cm, você também pode usar copos de plástico comuns, caixas de sapatos feitas de papelão compactado.
Se você decidir plantar flores em um recipiente grande, deve escolher recipientes respiráveis com orifícios (na parte inferior ou nas laterais) para que o excesso de água possa fluir livremente. Isso eliminará o risco de apodrecimento da raiz. É possível usar vasos de turfa, que, após a germinação das sementes, são colocados com a planta diretamente no solo - isso garante a segurança do sistema radicular do calêndula. Tente comprar recipientes de turfa de fabricantes confiáveis, pois hoje muitas empresas usam papelão barato para criar esses recipientes.
No preparo do recipiente deve-se enviar papel ou papelão para o fundo, então vale cuidar da drenagem do recipiente - para isso, em camada fina (não mais que 3 cm, dependendo da profundidade), argila expandida ou cascalho fino deve ser enviado firmemente para o fundo.
A opção ideal para o plantio de mudas é um solo leve, com alto teor de nutrientes e com bom acesso a oxigênio e água. Você pode fazer essa mistura sozinho. Dependendo do volume do recipiente, as seguintes proporções devem ser respeitadas:
- solo do jardim - 2 porções;
- mistura de turfa - 1 porção;
- 1 porção de húmus comum;
- 1 porção de areia grossa, dependendo do tipo de calêndula, sua quantidade pode ser reduzida;
- Você pode adicionar um pouco de fibra de coco às camadas superiores do solo para torná-lo mais solto e permeável ao ar.
No entanto, isso ainda não é suficiente para criar um solo saudável. Para que o solo não seja apenas respirável e saudável, mas também seguro para as sementes, ele deve ser previamente desinfetado de parasitas, fungos e doenças. Para isso, basta despejar um pouco de água quente sobre o solo com a adição de uma solução de manganês. Não derrame água fervente sobre ele - isso pode destruir os nutrientes do solo.... Além disso, soluções prontas podem ser usadas para desinfecção. As opções mais comuns são Vitaros e Fitosporin.
Você também pode colocar o solo em um forno ou banho-maria para desinfetar. Para desinfetar o solo por este método, vale a pena esperar pelo menos uma hora, mas se estamos falando de calcinação no microondas, então o tempo é reduzido para 10-15 minutos. Esse procedimento é necessário, entre outras coisas, para a destruição de sementes de ervas daninhas no solo. Se você não quer mexer com o preparo do solo em casa, você sempre pode comprar uma mistura pronta nas lojas para jardineiros.... Freqüentemente, essas misturas já estão desinfetadas e não precisam ser acesas.
Após todas as manipulações, o solo é despejado em recipientes e colocado em uma sala com temperatura ambiente (+ 20-23 graus). Você deve esperar 3 dias para o desenvolvimento de uma microflora adequada no solo e o surgimento de bactérias benéficas.
As sementes de calêndula de qualquer tipo não são um problema de obtenção - elas são vendidas em todas as lojas de jardinagem. Se estivermos falando sobre a obtenção de sementes das próprias flores, após o final do período de floração, os botões da planta tornam-se gradualmente amarelos e pretos (em algum lugar após cerca de 1-1,5 meses). Em seguida, eles abrem facilmente e as sementes podem ser coletadas livremente do copo. Normalmente, há mais de 20 plantas potenciais em um botão de calêndula, mas, na prática, nem todas as sementes germinam.
Depois de retirar as sementes, coloque-as em sacos de papel especiais ou sacos de tecido para ervas. Se sobrar um grande número de sementes após o plantio, não as jogue fora ou doe-as - elas podem germinar mesmo depois de alguns anos. Antes do procedimento de plantio propriamente dito, as sementes devem ser umedecidas com água morna e colocadas em local aquecido por 2 a 3 dias (próximo a baterias ou no parapeito de uma janela ao sol).
Instruções passo a passo de pouso
Depois de passar por todos os estágios de preparação, você também deve tratar consistentemente o próprio procedimento de pouso. Abaixo você pode encontrar instruções passo a passo para semear sementes de calêndula em casa.
- Após colocar a terra no recipiente, compacta um pouco e umedeça com um pouco de água. Depois disso, faça sulcos paralelos longitudinais no solo com uma profundidade de 1-1,5 centímetros.Para que os futuros brotos fiquem o mais confortáveis possível, vale a pena observar a distância entre os sulcos de 1,5 a 2 centímetros.
- Coloque as sementes de calêndula nas ranhuras (isso é feito convenientemente com uma pinça ou uma folha de papel dobrada comum ou jornal). Não sinta pena das sementes - muitas delas podem ficar vazias e você pode facilmente remover o excesso de brotos no futuro. Muitos proprietários plantam várias variedades em um recipiente ao mesmo tempo. Para evitar confusão, coloque um pedaço de papel com nomes no início de cada ranhura.
- Depois de socar um pouco as sementes nas ranhuras, polvilhe por cima com a mesma mistura do recipiente. Não exagere com a quantidade de solo para que não seja difícil as sementes germinarem - 1 cm de solo de cima será suficiente. Deixar as sementes sem pó também não vale a pena, senão a casca delas dificultará o desenvolvimento das folhas.
- Umedeça levemente as sementes já borrifadas com água fria. Cuidado para não deixar as sementes sem cobertura.
- O próximo passo é criar um microclima favorável. Para fazer isso, cubra o recipiente com uma tampa, filme ou pano transparente. Assim, o solo no recipiente sempre permanecerá úmido. Em seguida, coloque o recipiente coberto em um local quente. Já depois de 1-2 semanas em temperatura ambiente, você deve fixar os primeiros brotos da planta. A temperatura ideal para germinação será de 15-22 graus Celsius. A uma temperatura mais baixa, os rebentos brotam muito mais devagar; a uma temperatura mais elevada, existe a possibilidade de que a maioria dos rebentos não brote.
- Assim que aparecerem os primeiros brotos maduros de malmequeres, vale a pena aumentar o número de arejamentos e monitorar cuidadosamente as patas das plantas. Para os malmequeres, uma doença como a "perna preta" é característica, em que a parte inferior da planta afina visualmente e seca. A doença é rapidamente transferida para os brotos adjacentes, que também devem ser removidos imediatamente. Você pode usar uma solução fungicida para pulverizar o solo novamente.
- Se os brotos saírem do solo sãos, frequentes e fortes, as plantas devem ser expostas ao ar, retirando-se completamente a película e a tampa do recipiente. Não há necessidade de apressar a rega subsequente; espere até que a umidade primária do recipiente tenha evaporado completamente. Para que os brotos sejam fortes e cresçam mais rápido, faz sentido adicionar vários fertilizantes ao solo nesta fase.
- A próxima etapa começa com o aparecimento de 2-3 folhas maduras nas sementes. Então você pode começar a colher - plantando-os em um recipiente maior, em recipientes separados ou em terreno aberto.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio da planta em campo aberto, as manipulações para o cuidado são reduzidas significativamente. O malmequer é uma planta paciente e resistente, que passa muito tempo sem regar, podar ou capinar. No entanto, se estamos falando sobre o plantio de malmequeres para fins decorativos, o cuidado com a aparência e a saúde da planta vem à tona. Após o mergulho, os brotos criam raízes muito rapidamente. Como acontece com qualquer planta, eles precisam de uma remoção regular de ervas daninhas (especialmente na fase inicial, quando os brotos ainda não amadureceram). Após regas regulares, o solo pode perder a sua plasticidade e endurecer, neste caso vale a pena recorrer ao auxílio de uma enxada de jardim para soltar o solo à volta das plantas.
As principais ações durante a fase de mergulho devem ser as seguintes:
- a própria muda deve ser colocada em depressão até o nível de crescimento das folhas;
- o sistema radicular da planta se endireita e se encaixa perfeitamente nas ranhuras;
- regar a planta com água morna, evitando o desperdício de água perto da base e raízes;
- depois de regar, acrescente um pouco mais de terra por cima e tampe levemente.
Durante a fase de crescimento, deve-se cuidar da fertilização das plantas (para isso, vários fertilizantes de fósforo-potássio, que podem ser encontrados em todas as lojas de jardinagem, são adequados).O fertilizante dará aos brotos jovens força para lutar contra os parasitas e ajudar no enraizamento. Se estamos falando de plantar malmequeres em recipientes estritamente limitados, então, para preservar a umidade nas camadas superiores do solo, basta cobri-lo com uma pequena camada de palha fina. Evite plantar diversas variedades de malmequeres juntas, isso levará à mistura delas, o que afetará negativamente a originalidade de um determinado tipo de planta. Quando surgem na planta pragas como pulgões, lesmas ou outros insetos, basta usar uma solução com sabão, que você mesmo pode preparar.
Se você não estiver satisfeito com o curto período de floração dos malmequeres, o tempo pode ser ligeiramente aumentado cortando os botões que já estão começando a secar. Portanto, mais nutrientes e umidade chegarão aos botões jovens mais rapidamente.
Finalmente, você pode ler uma pequena lista de dicas úteis com as quais você pode cultivar malmequeres saudáveis e bonitos. Eles se relacionam em maior medida com o plantio e cultivo de malmequeres em campo aberto.
- Acompanhe a quantidade de água calculada para cada arbusto de calêndula. Em épocas de seca, procure não descurar regas adicionais (especialmente para flores recém-plantadas), ao mesmo tempo, durante um período de alta umidade, certifique-se de que o excesso de água não se acumule nas raízes da flor, caso contrário, há uma grande chance de formação de podridão.
- Umidade muito alta durante a fase inicial de crescimento também pode resultar em mais folhagens e folhas do que as próprias flores. E aqui a atratividade da planta já sofre.
- Além disso, o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das próprias inflorescências. Nessas condições, as flores são extremamente suscetíveis à influência de doenças fúngicas. Tente se livrar dos brotos ou galhos apodrecidos imediatamente para que a doença não se espalhe para a base da planta.
- Os malmequeres têm várias propriedades que têm um efeito benéfico no solo. Acredita-se que essas flores curam a terra do nematóide (verme da raiz). É por isso que faz sentido plantar esta planta ao longo de canteiros de jardim junto com outras plantas ornamentais e medicinais.
Para informações sobre como plantar malmequeres para mudas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.