Características do baixo-relevo e sua utilização no interior
O design de interiores é um tipo especial de arte. É muito importante que o espaço interior da casa corresponda plenamente aos gostos e preferências dos seus habitantes. Entre a grande variedade de soluções de design existentes hoje, os baixos-relevos ocupam um lugar especial. No artigo, falaremos em detalhes sobre o que é um baixo-relevo, quais são suas características e também como os designers de interiores usam essas decorações.
O que é isso?
Na arquitetura, o baixo-relevo é um tipo de escultura que é uma imagem convexa. No entanto, é necessário levar em consideração o fato de que esta imagem não pode se projetar do plano de seu fundo em mais de 50% (do volume total). Freqüentemente, o baixo-relevo também é chamado de gesso moldado ou decorativo.... Se analisarmos a história da origem do baixo-relevo, então devemos dizer que as primeiras esculturas desse tipo podem ser consideradas a arte rupestre do homem primitivo. Na antiguidade, esta técnica era utilizada por muitos povos, nomeadamente: os egípcios, os habitantes da Mesopotâmia, a Índia e outros. Graças ao desenvolvimento e disseminação de baixos-relevos, os historiadores modernos podem reconstruir eventos com precisão suficiente. As formas de baixo-relevo eram especialmente populares nos antigos territórios de estados como a Grécia e Roma. Naquela época, eles eram usados para decorar templos.
O baixo-relevo como decoração de interiores pode ser usado em vários estilos, por exemplo, gótico, barroco, art nouveau. Se você deseja decorar sua casa em uma dessas áreas, deve pensar em criar um baixo-relevo.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra solução de design, o baixo-relevo é caracterizado por recursos positivos e negativos. Antes de criar tal composição em sua casa ou apartamento, vale a pena avaliar todos os prós e contras, para não se arrepender de sua decisão no futuro. Por exemplo, o material inicial de fabricação é de grande importância. Na verdade, dependendo das matérias-primas, os níveis de complexidade e complexidade de criação de um baixo-relevo variam. O mais trabalhoso é o baixo-relevo de pedra, pois exige o mais alto nível de habilidade e profissionalismo da escultura. Isso se deve principalmente ao fato de que mesmo um pequeno erro pode prejudicar a impressão geral da composição. Para criar uma decoração de interiores em madeira, você precisará dominar a técnica de entalhe. Em que O material mais comum é a argila - quase todo mundo pode lidar com ela.
E também a mobilidade da composição depende de qual técnica é usada para fazer uma composição. Se você aderir aos métodos tradicionais, não será capaz de mover a composição de um lugar para outro, o que é, ao contrário, uma desvantagem. No caso de utilizar um suporte de lona especialmente projetado, onde o trabalho será executado, a moldagem de estuque resultante pode ser movida à vontade para qualquer lugar. A capacidade de fazer um baixo-relevo na tela pode ser atribuída às características positivas desta forma de arte.
Os aspectos positivos do baixo-relevo incluem o fato de permitir que você mantenha uma escala de 1: 1, enquanto economiza em materiais.
Visualizações
O baixo-relevo pode ser feito de uma grande variedade de materiais, como madeira ou massa de vidraceiro, utilizando-se a técnica adequada. Nesse caso, vários tipos de projeto podem ser obtidos. Vamos considerar os mais populares.
Alto
Este tipo de baixo-relevo é denominado alto-relevo. Sua característica distintiva é que se projeta significativamente de seu plano de fundo, criando a altura e o volume da composição.
Baixo
Uma visão em profundidade de um baixo-relevo é chamada de contra-relevo (baixo-relevo). Aqui, a imagem não se projeta acima do plano de base, mas, ao contrário, aprofunda-se nele. Freqüentemente, uma composição profunda é usada como base para a criação de baixos-relevos fundidos.
Misturado
Este tipo de baixo-relevo é o mais comum. Ela combina partes profundas e convexas em suas composições. Assim, dependendo das preferências individuais de gosto e do estilo da sala, você pode escolher um ou outro tipo de baixo-relevo e começar a criar composições esculturais incomuns.
Ferramentas e materiais usados
Ao criar um baixo-relevo, o resultado final é muito influenciado por uma variedade de fatores, entre os quais as ferramentas e materiais usados são de extrema importância. Em primeiro lugar, eles devem incluir:
- bola de borracha - útil para misturar as misturas originais;
- espátulas especializadas para esculpir (ou espátulas) - você deve preparar espátulas de tamanhos diferentes em um conjunto;
- espátulas convexo-côncavas;
- faca de arte;
- seringa de confeitaria com bicos;
- pincéis de pintura de diferentes tamanhos;
- lixa;
- massa;
- alabastro;
- gesso;
- corante.
Ao mesmo tempo, é muito importante abordar com cuidado e cuidado a seleção de ferramentas e materiais. Recomenda-se seguir uma série de regras simples ao escolher e comprar:
- adquirir produtos de marcas e fabricantes confiáveis que gozem de boa reputação entre a comunidade profissional;
- estudar revisões sobre um determinado produto com antecedência;
- escolher produtos da categoria de preço médio, pois neste caso se observa a relação ótima entre preço e qualidade;
- para uma compra, entre em contato apenas com lojas oficiais e concessionárias para evitar a compra de produtos abaixo do padrão ou falsificados.
Tecnologia de trabalho
Deve ser imediatamente esclarecido que os baixos-relevos são feitos à mão. Só assim você pode obter uma composição de alta qualidade e esteticamente atraente, porque, na verdade, criar um baixo-relevo é uma forma de arte separada.
Conselho útil: se você não se esforça para obter exclusividade e originalidade, ou criar baixos-relevos em grande escala, você pode usar estampagens especiais de gesso.
Acredita-se que antes de criar uma pintura em relevo que enfeite a sua casa, seja necessário fazer alguns testes. Você pode praticar em qualquer material conveniente e disponível. Ao mesmo tempo, para criar composições de teste como uma tela, você pode usar madeira compensada com uma moldura feita de material de madeira. Você deve começar a projetar um baixo-relevo diretamente em uma parede ou teto somente depois de ganhar confiança em suas habilidades e pelo menos um pouco de experiência.
Passo a passo, o andamento dos trabalhos de desenho do baixo-relevo é o seguinte.
- A primeira etapa na criação de um baixo-relevo é uma preparação completa da base. Na maioria das vezes, o gesso comum serve de base. Artesãos mais avançados e experientes usam um material chamado cera de Marselha. A base selecionada deve ser aplicada sobre a tela (contraplacado ou na superfície imediata da parede ou teto), nivelada e gofrada. Para criar uma sensação de alívio, você pode usar quase todos os materiais à mão (por exemplo, esponja, espuma de borracha, pedaços de tecido).
- Depois de preparar a base, você deve começar a transferir o desenho do estêncil para a tela. Para fazer isso, o contorno do desenho deve ser pressionado firmemente na camada de base (isso deve ser feito antes que esta camada seque).
- Nesta fase, o desenho plano já existente deve ter o volume necessário para o baixo-relevo.Para fazer isso, use uma mistura especialmente projetada para modelar (alabastro é o mais usado, pois é caracterizado por um alto nível de resistência). Por outro lado, não é recomendado o uso de gesso, que é um material muito frágil por suas características internas. Para criar volume, você precisa misturar o pó de alabastro seco com água até ficar homogêneo. Depois disso, aplicando camada por camada, você pode dar ao desenho o volume necessário.
- Quando, no processo de formação da composição do autor, for necessário criar uma depressão, isso pode ser feito raspando o excesso de material.
- Se você precisar anexar elementos adicionais ao baixo-relevo, isso será feito durante esse período, enquanto o material ainda não secou. Além disso, se o trabalho for lento e o material secar, é recomendável umedecê-lo periodicamente com água.
- Você precisa ser especialmente cuidadoso e cuidadoso no processo de criação de detalhes grandes do baixo-relevo. Para garantir a máxima estabilidade, recomenda-se a utilização de um fio que funcionará como uma espécie de estrutura.
- Após o término do procedimento, é necessário aguardar até o momento em que o baixo-relevo esteja completamente seco. Depois disso, você precisa polir toda a composição para obter uma composição completa. Recomenda-se que o processo de lixamento seja realizado com lixa. A camada superior pode ser uma camada de primer ou tinta à base de água.
Se todas as etapas forem seguidas e o trabalho for executado com diligência, levando em consideração as recomendações de especialistas, deve-se obter um baixo-relevo de alta qualidade, que terá uma aparência esteticamente atraente e resistência suficiente para servir por um longo tempo.
Suporte de parede
O procedimento de fixação do baixo-relevo à parede depende da técnica de confecção da composição. Se o trabalho for feito diretamente na parede ou no teto, essa questão desaparece por si mesma. Em outros casos, você terá que usar materiais adicionais. Portanto, para anexar um baixo-relevo a uma superfície, o silicone líquido ou uma solução adesiva especial para baixos-relevos é o mais usado. Além disso, se necessário, as juntas devem ser esfregadas com massa. Isso deve ser feito para confiabilidade, bem como para dar à composição uma aparência atraente.
De uma forma ou de outra, o material de base para o baixo-relevo deve ser o mais confiável e forte possível.
Ideias de design interessantes
Ao fazer um baixo-relevo para decorar o interior de uma sala, você pode usar uma abordagem tradicional ou mais original, além de inventar seu próprio desenho ou usar um estêncil pronto. Em primeiro lugar deve-se observar que esse item de design se encaixa bem em quase qualquer cômodo de um apartamento ou casa. É especialmente adequado no corredor, quarto, quarto das crianças e banheiro.
O principal é que o baixo-relevo com a sua imagem se adapta ao estilo do ambiente envolvente: loft, clássico, minimalismo, classicismo e assim por diante. Ao mesmo tempo, este tipo de escultura pode ser utilizado para decorar lareiras, arcos, bem como criar uma moldura para pinturas ou mesmo painéis. Assim, o baixo-relevo se tornará um elemento de destaque do interior. Considere várias opções para a introdução de um baixo-relevo no interior.
Abstração
O baixo-relevo de abstração se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de interior. Ele pode ser criado tanto vertical quanto horizontalmente. Dependendo do estilo geral da sala, você pode destacar a escultura com uma cor brilhante e contrastante ou torná-la invisível - para combinar com a paleta de cores geral.
Estampa de animal
Os amantes dos animais vão adorar o baixo-relevo na forma de pavões, leões, peixes, pássaros e outros habitantes do planeta Terra. Com isso, você pode criar uma composição de um animal e uma imagem mais completa (por exemplo, um safári ou o fundo do mar). Se houver um desejo de criar tal design em um quarto de criança, você pode usar imagens de desenhos animados ou animais fabulosos para isso. As crianças mais velhas vão adorar, por exemplo, um baixo-relevo representando uma cobra ou até mesmo um dragão medieval.
Flora
O tipo de baixo-relevo mais popular é a paisagem. Por exemplo, uma estampa floral com sinos e margaridas parece ótima, e uma árvore de estuque ou videira também é uma boa solução. Essas composições ficarão ótimas no corredor e na cozinha.
"Mapa mundial"
Os amantes de viagens são aconselhados a criar um baixo-relevo incomum e original com o nome "Mapa do mundo". Nesse caso, todos os continentes e oceanos devem ser desenhados da forma mais clara possível. Se desejar, você pode pintar com uma cor brilhante os países onde você já teve sorte (ou colocar imagens simbólicas neles, por exemplo, bandeiras).
As montanhas
O baixo-relevo em forma de montanha vai caber perfeitamente na sala ou no quarto. Nesse caso, você pode criá-lo em cores (por exemplo, montanhas com picos de neve ou montanhas com grama verde) ou para combinar com a parede. além do mais, você pode criar um lago ou uma vila no sopé das montanhas.
Trancar
Esta imagem é perfeita para um quarto e para decorar o quarto de uma criança para uma menina. Nesse caso, você pode criar um castelo fictício e um castelo da vida real.
Anjos
Esta opção se encaixa bem no berçário. Dependendo do sexo da criança, os anjos podem ter a aparência de uma menina ou de um menino. Ao mesmo tempo, nesta situação, recomenda-se usar apenas tons pastel e delicados, e não cores neon brilhantes.
Enfeite
O baixo-relevo em forma de ornamento é um dos mais fáceis de executar. É mais adequado para estilos de interiores clássicos.
Assim, existe um grande número de opções e ideias para um baixo-relevo que se adapta perfeitamente a qualquer divisão. Mas, antes de tudo, você precisa explorar os gostos e preferências dos membros da família que viverão neles. O baixo-relevo pode ser feito de forma independente com as próprias mãos ou pode-se pedir ajuda a um profissional.
Ao mesmo tempo, é muito importante focar não apenas na habilidade do executor, mas também na qualidade das ferramentas e materiais usados.
Para as regras básicas para a criação de um baixo-relevo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.