Ideias para decoração de parede em baixo-relevo
Hoje em dia, existem muitas ideias de design com as quais pode dar um toque especial ao interior dos quartos. A inovação mais popular foi o uso de baixos-relevos decorativos nas paredes. Este tipo de decoração permite que você mostre sua imaginação sem limites, escolhendo sua própria textura, enredo e tamanho da composição.
Projeto
Baixo-relevo na parede há um relevo tridimensional na forma de um padrão ou ornamento único, que se projeta completamente acima do plano. Graças ao baixo-relevo, você pode criar composições originais, já que cada trabalho feito com suas próprias mãos é único, não pode ser repetido exatamente. Esta decoração pode ser feita em vários designs, na maioria das vezes, temas pitorescos (natureza, montanhas, animais), retratos e históricos são escolhidos para a decoração das paredes.
O baixo-relevo da parede representando formas geométricas não parece menos interessante.
Se o estilo da sala prevê a presença de elementos decorativos antigos no interior, então pode-se decorar um baixo-relevo com alvenaria ou desenhos antigos. Para obter um lindo painel na parede, o baixo-relevo pode ser combinado com outros acabamentos decorativos... Ao mesmo tempo, para artesãos novatos que querem começar a criar estuque pela primeira vez, os especialistas recomendam a escolha de padrões simples, por exemplo, eles podem se encaixar em:
- rosas;
- borboletas;
- dentes-de-leão;
- lírios;
- caules de árvores.
Esculpir formas simples formas geométricas você também pode tentar ao longo do contorno do espelho. Com a aquisição de conhecimentos e experiência na criação de baixos-relevos, será possível esculpir elementos mais complexos. Então, no quarto e na sala você pode criar painéis volumétricos, que retrata vários animais (elefantes, girafas), pássaros (pavões, papagaios), sakura, um antigo castelo e um dragão (ótimo para quartos decorados em estilo oriental). Muitas vezes também opta por decoração de parede e um baixo-relevo com o desenho de um leão.
Para cozinhas, composições com frutas e vegetais serão uma excelente escolha, e painéis brilhantes representando personagens de desenhos animados e contos de fadas são mais adequados para quartos de crianças.
Técnica
Para dar ao interior um carácter imponente e fundamental, é necessário optar por composições volumétricas na criação de baixos-relevos de parede que podem ser esculpidos com várias técnicas e materiais. Portanto, para quartos decorados no estilo Império, você deve criar baixos-relevos consistindo de elementos massivos. A técnica do seu fabrico é complexa: primeiro são preparadas as formas e a solução, a partir das quais se vertem os futuros elementos decorativos, depois, depois de secos, são montados nas paredes com cola e buchas, acrescentam-se pequenos detalhes por moldagem . Para o estilo romano, os baixos-relevos decorados com pequenos ornamentos são considerados uma excelente escolha, têm um aspecto espectacular e são moldados directamente na parede, sem fundição prévia.
V rococó e barroco formas leves e curvas devem estar presentes, então a melhor opção seria criar uma imagem tridimensional e assimetria nas paredes. Como todos os elementos da futura composição são dimensionais e não será fácil fixá-los na parede, você precisa esculpir cada detalhe separadamente na parede e, em seguida, fechar as costuras e pintar tudo. Para quartos decorados com estilo Art Deco, você precisa escolher elementos de gesso elegantes, pintados em algo colorido e brilhante.
Já o estilo clássico deve conter um conjunto mínimo de cores e elementos da forma correta.
Materiais (editar)
Antes de começar a criar baixos-relevos de parede, você deve preparar os materiais apropriados para o trabalho. Para decoração em relevo, geralmente são utilizadas misturas de gesso, plástico, pedra, metal, gesso decorativo, madeira (o bambu parece especialmente lindo) e argila colorida... Os elementos plásticos são considerados os mais baratos, além de serem fáceis de instalar. Os mais caros são os baixos-relevos de metal e pedra., mas seu custo se justifica, tais composições são duráveis e parecem incrivelmente luxuosas no interior.
Quanto à argila, gesso e gesso, é um material ecologicamente correto, resistente à combustão e com preço acessível.
Instrumentos
Além de materiais, ao criar baixos-relevos de parede, você precisará de instrumentos... O mais básico é o metal espátulafeito de aço inoxidável. Com a ajuda dele, a solução é aplicada, nivelada e formadas pequenas superfícies de relevo. Uma espátula é geralmente usada quando grandes áreas de parede precisam ser decoradas. Para formar um relevo estendido, você precisará adquirir adicionalmente uma espátula de plástico. Além disso, você precisará de um conjunto dessas ferramentas para trabalhar.
- Espátula... É uma ferramenta técnica desenhada para a aplicação de argamassa na espátula e para a retirada do excesso, decapagem. Usando uma espátula, uma camada de base também é criada nas paredes.
- Faca de paleta... São pequenas espátulas de diversos formatos que permitem aplicar a solução, retirá-la e criar o relevo desejado.
- Malha escultural. É uma ferramenta profissional de dupla face com espátulas e lâminas. Essa malha é necessária para um desenho preciso, detalhando a imagem e criando um pequeno relevo.
- Bisturi médico... Você não pode prescindir dessa ferramenta, pois ela permite fazer cortes precisos. O kit deve conter vários bisturis de diferentes formas e tamanhos.
Além do acima, você também precisará de tais ferramentas auxiliares, como um cinzel para entalhar em madeira (o gesso fresco é bem cortado, como a madeira), uma seringa de pasteleiro (é conveniente para eles adicionarem pequenas porções de material).
Como fazer isso sozinho?
Muitos artesãos iniciantes acreditam que o baixo-relevo da parede é uma estrutura pré-fabricada, todas as partes constituintes da qual são extraídas de uma solução de gesso. Na verdade, todos um baixo-relevo faça você mesmo é uma peça única de decoração que pode ser criada de várias maneiras.
Portanto, antes de começar a criar, deve-se decidir a trama da composição, escolher a técnica adequada e realizar passo a passo todas as etapas de criação de um baixo-relevo.
Preparação
O primeiro passo é escolher o material com o qual você planeja fazer a composição. Para iniciantes, os especialistas recomendam começar a trabalhar com gesso ou gesso decorativo. Depois disso, você precisa fazer preparando a superfície da parede e criando um esboço da futura "tela" (pode ser desenhado com um marcador diretamente na parede). A superfície de trabalho deve estar bem limpa e nivelada, você pode começar a criar um baixo-relevo apenas sobre uma superfície seca e plana, também não faz mal nenhum aplicar o primário adicional na parede para uma melhor aderência à composição.
Em seguida, está sendo preparada a base, na qual o decoração em relevo. Para isso, é necessário montar uma caixa de madeira com as laterais baixas, caso não haja árvore, ela pode ser substituída por várias ripas e compensados, que servirão de fundo. As dimensões da caixa devem coincidir exatamente com as dimensões dos futuros elementos, o que é importante levar em consideração durante a sua montagem.O fundo da caixa é coberto com papel alumínio, o que deve ser feito de forma que não haja dobras.
A fase preparatória termina com a preparação da solução, caso pretenda criar imagens volumétricas, terá de realizar reforço com arame.
Criação de grandes elementos
Um baixo-relevo de parede com grandes imagens é considerado um processo complexo de modelagem artística a partir de gesso ou outros materiais. Para criá-lo, você pode usar várias técnicas (reboco livre, colagem de peças acabadas). Depois que a superfície das paredes foi preparada pelo menos duas vezes, dar alívio usando polietileno amassado, papel, rolo e espátula... Grandes composições podem ser representadas por imagens de figuras humanas, abstrações, pássaros, árvores e animais. Eles são transferidos diretamente para a superfície das paredes previamente preparada usando stencils especiais ou cópias de carbono, você também pode circular os contornos dos desenhos com um fósforo ou um palito.
Para os pontos mais densos do futuro composições são aparafusadas com parafusos auto-roscantes, eles darão ainda mais resistência ao baixo-relevo e protegerão o material de derramamento. Ao criar elementos de um baixo-relevo como botões, folhas, flores, você precisa fixar adicionalmente peças de trabalho feitas de massa salgada, papelão ou espuma na superfície da parede. As misturas para a criação da decoração são preparadas de acordo com as instruções do fabricante.
Os grandes elementos são feitos em etapas, após a secagem de cada camada.
Além disso, grandes figuras decorativas podem ser feitas não apenas por esculpir tecnologia, mas também por moldagem.... Os produtos acabados são fixados na superfície com primer, suavemente pressionados para baixo e nivelados. Todas as costuras e pequenas fissuras são seladas com massa de acabamento, com a qual se criam veios e pequenas linhas. Dar uma aparência completa a um baixo-relevo composto por elementos volumétricos ajudará detalhe da imagem, que geralmente é realizado com uma seringa médica. Após algumas semanas, a peça de decoração é coberta com uma camada protetora de primer e envernizada, o que permitirá que o baixo-relevo mantenha seu aspecto ideal por muito tempo.
Formação de pequenas peças
Muitas vezes, ao decorar o interior dos quartos que usam baixos-relevos de parede em forma de pequenas figuras, padrões e ornamentos. Se a espessura ultrapassar 10 mm, é recomendável preparar uma estrutura de arame separada, que protegerá o gesso de rachaduras subsequentes. Uma vez que as peças pequenas são leves, especialistas aconselham fundi-los em moldes especiaise, em seguida, fixe-o na parede, reunindo-o em uma composição geral de acordo com o modelo desenhado.
Os restos de argamassa são removidos com a ajuda de cortadores, pilhas e laços, dando às peças a forma e a textura desejadas.
Parece especialmente bonito em um interior moderno paredes com cachos de uvas, borboletas e pássaros. Eles conferem ao baixo-relevo um encanto e uma personalidade especiais. Esses elementos em miniatura são melhor criados a partir de peças separadas, e todos os pontos de conexão devem ser selados e alisados cuidadosamente com argamassa de gesso. Como resultado, você obterá uma tela integral muito bonita.
Às vezes, ao decorar baixos-relevos de parede, eles usam pequenas partes com um fragmento repetido, por exemplo, pode ser uma folha, um cacho ou uma flor. Neste caso, os especialistas recomendam o uso de estênceis, graças a eles, mesmo um mestre novato que não tem experiência com modelagem artística poderá concluir o trabalho rapidamente. O padrão exigido deve ser impresso em uma impressora, em seguida, um gabarito é feito de um material adequado e aplicado através de uma mistura de gesso "estêncil caseiro". Além disso, um estêncil pronto com um lindo padrão pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens, pois são apresentados em uma grande variedade.
Após o ressecamento das peças, deve-se aplicar um primer e pintar com uma cor que corresponda ao esquema geral de cores do interior.
Belos exemplos
Recentemente, baixos-relevos de parede podem ser encontrados quase no interior de todas as casas, uma vez que este tipo de decoração é único e inusitado. Belas composições podem ser criadas não apenas em um apartamento, mas também em uma casa de campo, usando as seguintes idéias de design.
- Árvore de "gesso"... Este elemento de decoração encontrará um lugar digno tanto na parede do quarto como na sala de estar. A árvore é considerada um símbolo da vida e dos desejos, então você pode facilmente fazer uma "árvore genealógica" original de gesso com suas próprias mãos, que parecerá crescer de uma parede. A retroiluminação LED ajudará a dar um efeito futurista adicional. O tronco de tal árvore deve ser formado pela aplicação de gesso em um padrão quadriculado com movimentos curtos. Você precisará usar arame para criar os caules e galhos da árvore. Para completar a composição, você pode pendurar fotos de família emolduradas.
- Baixo-relevo no corredor (corredor). Uma vez que estes cômodos da casa não são particularmente caracterizados por uma grande área, é melhor escolher um relevo de gesso com pequenos detalhes para seu desenho decorativo. A moldagem de estuque em miniatura com pintura artística também terá uma boa aparência. Para isso, é selecionado um espaço na sala onde está prevista a execução da decoração e está a ser preparado um pequeno stand em forma de tela. Em seguida, ele é gradualmente preenchido com elementos da composição selecionada. Um baixo-relevo de parede com flores como rosas, lírios e camomila ficará lindo no corredor.
- Decoração da parede da cozinha. Nesta sala terá que gastar muito tempo cozinhando, e para criar um ambiente agradável no interior, recomenda-se criar nas paredes um baixo-relevo com imagens tridimensionais de frutas e vegetais. Se a área da sala permitir, uma das paredes pode ser decorada com um baixo-relevo representando uma ave do paraíso. Cada uma de suas penas terá que ser pintada separadamente em uma cor contrastante.
Para dicas para artesãos iniciantes na criação de um baixo-relevo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.