Como um alto relevo difere de um baixo-relevo?
Além das esculturas redondas autônomas, outras obras volumétricas - relevos - se destacam na arte. Relevos são composições onde um fundo plano é combinado com elementos volumétricos. Os tipos de relevo mais populares são o baixo-relevo e o alto-relevo. Quais são suas diferenças?
O que é isso?
Vamos começar definindo a palavra "alívio"... Foi formado a partir do latim "relevo", que se traduz como "elevador".
As primeiras obras de arte com técnicas de relevo foram criadas no Paleolítico, há mais de 10 mil anos. Esta direção de arte recebeu o maior desenvolvimento nos tempos antigos.
Existem 5 tipos de relevo, mas os mais difundidos são o alto-relevo e o baixo-relevo.
Baixo-relevo
Baixo-relevo - uma forma de arte em que a parte volumétrica é distribuída pela metade ou menos. Uma analogia pode ser feita com a areia. A escultura circular foi submersa ao meio ou mais. É exatamente assim que o baixo-relevo ficará - como se a maior parte do volume tivesse ficado para trás.
Características distintivas dos baixos-relevos:
- não há figuras independentes;
- as figuras estão mergulhadas no fundo;
- não há elementos que se projetem fortemente acima do plano - se houver uma lança ou o focinho de um cavalo inteiro que se projeta perpendicularmente ao fundo, isso já é um alto relevo.
V baixos-relevos a perspectiva é simplificada demais e a anatomia nem sempre é respeitada. Para não destacar demais as figuras do plano, os autores podem negligenciar esses princípios. Muitas vezes, pessoas, armas, cavalos e outros membros dos baixos-relevos parecem um pouco achatados.
A própria palavra "baixo-relevo" é traduzida como "baixo-relevo". A pronúncia é retirada do baixo-relevo francês ”, mas as raízes da palavra remontam ao bassorilievo italiano.
Esses tipos de relevos podem ser feitos de argila, diferentes tipos de pedra, madeira e outros materiais.... Para adicionar volume, use as técnicas de esculpir, entalhar, aparar. Técnicas e materiais podem ser combinados: por exemplo, na arte antiga existem espécimes de pedra e bronze, ouro e gesso.
Baixo-relevo adorava decorar frontões de templos na era da Grécia e da Roma Antiga. As composições esculturais coloridas eram a marca registrada do edifício. Mas as paredes não são o único pano de fundo dos baixos-relevos. Eles também podem subir acima das colunas, partes de uma escultura redonda.
Afastando-se da arquitetura, o baixo-relevo é usado mesmo na cunhagem de moedas colecionáveis e decorativas.
Alto relevo
Do francês alto relevo, a palavra é traduzida como "alto relevo". Essa composição escultural se projeta acima do plano em mais de 50%. Há perspectiva na imagem, a anatomia às vezes é negligenciada, mas essa técnica é menos comum.
Figuras em alto relevo podem até ficar separadas do avião. (desde que outros elementos "afundem" parcialmente). A mão de uma pessoa, o focinho de um cavalo ou uma árvore podem se projetar fortemente. Altos relevos também são usados desde os tempos antigos; foram encontrados na Pérsia, na Assíria e na Índia Antiga. No entanto, a técnica apareceu mais tarde do que os baixos-relevos, pois exige mais habilidade do escultor.
Características distintivas do alto relevo:
- emitido acima do fundo em 50% ou mais;
- figuras independentes podem ocorrer;
- elementos fortemente salientes que quase não estão em contato com o avião não são proibidos;
- mais atenção é dada à perspectiva e anatomia.
O alto relevo é usado para criar composições complexas com muitos personagens. A técnica também é adequada para exibir paisagens, se você precisar transmitir perspectiva nelas.
Altos relevos são encontrados em colunatas, arcos triunfais, templos antigos e modernos e altares. Estátuas redondas que não estão fisicamente conectadas à parede, mas estão firmemente fixadas a ela até a criação de uma única composição, também são altos-relevos.
Comparação
Existem diferenças e semelhanças entre altos e baixos-relevos. A unidade reside nas seguintes características:
- variedades de técnica escultórica "relevo";
- inextricavelmente ligado a um fundo plano;
- originam-se de pinturas rupestres volumosas.
Mas a diferença entre as obras de arte é muito maior. Considere cada diferença em detalhes.
- A proporção de volume e plano. O alto relevo tem mais de 50% de volume, o baixo-relevo - menos. O baixo-relevo parece uma escultura redonda enterrada no fundo. O alto relevo, ao contrário, parece tender a se separar.
- Perspectiva... Ao criar um alto relevo, seus princípios são estritamente observados. Nos baixos-relevos, a perspectiva é negligenciada a fim de economizar tempo e recursos para a confecção da escultura.
- Elementos autônomos... Nos baixos-relevos, os detalhes não se projetam muito acima da base. Eles parecem achatados, pressionados contra ele. E em altos-relevos, muitas vezes há elementos que mal se relacionam com o fundo. Eles podem ser estendidos até mesmo em toda a extensão, mas conectados ao plano por um istmo fino, e então ainda pertencem à escultura em relevo.
- Complexidade de criação. Altos relevos são mais difíceis para os artesãos, pois apareceram mais tarde. A técnica de baixos-relevos também foi usada por homens das cavernas na era paleolítica.
Esses relevos não diferem em materiais e ferramentas de criação.... Ambos os subtipos podem ser criados a partir de argila, gesso, mármore, madeira.
Curiosamente, as técnicas podem ser combinadas. No interior moderno, é utilizada uma técnica em que parte da escultura quase não se projeta acima da parede, e outra parte retém mais de 50% do volume.
Belos exemplos
Esculturas em relevo foram criadas no Egito Antigo, na Grécia Antiga e em Roma. Na Idade Média, houve um declínio na popularidade dos relevos, mas na Renascença esculturas em semivolume estão de volta à moda. Portanto, exemplos de baixos e altos-relevos podem ser encontrados em qualquer país.
O exemplo mais famoso de alto relevo é Altar de Pergamon. Sua base é decorada com esculturas volumétricas de deuses e titãs. O enredo é clássico - uma batalha entre lados opostos. O altar foi criado entre 228 AC. NS. e 170 aC. NS. e é dedicado à vitória do rei Pérgamo Atallus I sobre os bárbaros. No lado oriental do altar, os deuses olímpicos são representados, nos outros lados - os deuses dos elementos.
O perímetro do monumento arquitetônico é tão longo que está dividido em vários relevos independentes. Então, aloque "Batalha de Zeus com Porfírio" e "Batalha de Atenas com Alcioneu". O altar está atualmente em restauração em Berlim e será aberto ao público em 2023.
O exemplo mais famoso de baixo-relevo na Rússia é Alexander Column... A base do monumento, erguido em 1834, é decorada com figuras femininas alegóricas, armas e armaduras. O baixo-relevo é fundido em bronze, você pode ver nele:
- antiga cota de malha russa;
- escudos, amostras para as quais foram coletadas no Arsenal;
- capacete de Alexander Nevsky;
- a armadura do czar Alexei Mikhailovich.
Baixo-relevo e alto-relevo continuam a ser usados por arquitetos modernos... Eles são usados para decorar fachadas de casas, quartos, esculturas. Várias variações de relevos podem ser vistas em exposições de arte contemporânea.
Como o alto relevo difere do baixo-relevo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.