Características do baixo-relevo botânico
Tendo dominado a tecnologia de baixo-relevo botânico, você pode obter um item muito incomum para decoração de interiores. Uma característica dessa arte artesanal é a preservação de todas as características do material natural.
O que é isso?
Um baixo-relevo botânico é uma espécie de arte artificial, cuja essência é obter impressões volumétricas de plantas em uma superfície de gesso. O processo é o seguinte: primeiro, uma peça em branco é formada a partir de argila crua, na qual flores, folhas ou troncos são pressionados para formar uma impressão. Na etapa seguinte, o molde de argila é preenchido com argamassa de gesso.
Deve-se mencionar que a botânica em baixo-relevo implica o uso apenas de elementos naturais em sua forma natural. Se durante o processo o mestre corrigiu as impressões resultantes com seus dedos ou uma ferramenta, então sua criação não pode mais ser chamada de baixo-relevo botânico. Sem ser capaz de transformar a tecnologia, o artista, porém, pode criar um conceito inusitado de combinação de plantas. Antes de iniciar o trabalho, é necessário não só formar uma composição no plano, mas também determinar a forma do próprio baixo-relevo.
Materiais (editar)
Como já mencionado, para criar um baixo-relevo botânico, além das próprias plantas, você vai precisar de argila para modelagem, gesso para trabalho escultórico, um rolo de madeira e, eventualmente, uma pinça. O laço para pendurar a composição na parede será fácil de construir com um pedaço de arame. É mais conveniente criar a forma do baixo-relevo usando uma assadeira deslizante.
Como fazer isso sozinho?
Apenas as instruções passo a passo para criar um baixo-relevo botânico permitirão que você domine a técnica de fabricação não muito simples.
O trabalho começa com o fato de que um rolo de madeira é desenrolado com cerca de 2,5 kg de argila. A ferramenta deve se mover no sentido horário e anti-horário. Ao final da primeira etapa, deve-se formar uma camada, cuja espessura é de aproximadamente 1,5 cm. As flores frescas são dispostas sobre a argila, de acordo com uma composição bem pensada. É importante lembrar que ao criar uma estampa, tudo que estava do lado direito ficará do lado esquerdo.
Avançar, segurando as flores, é necessário pressionar os elementos botânicos na superfície da argila com um rolo de massa localizado no centro. Feito isso, as flores podem ser cuidadosamente removidas com uma pinça.
Uma assadeira destacável com um diâmetro de cerca de 23 cm é pressionada na argila. É melhor manchar as bordas adicionalmente para que nenhuma lacuna seja formada. Cerca de 0,5 kg de gesso em um recipiente separado é misturado com 0,5 litros de água. Depois de misturar a mistura até ficar completamente homogênea, pode-se despejar no molde.
Após cerca de 10 minutos, uma alça de arame é imersa no gesso de Paris. Assim que o gesso endurecer, você precisará usar uma espátula para separar as bordas da argila da assadeira. Seus restos são lavados do baixo-relevo com uma esponja, após o que a superfície é limpa com a parte dura da mesma ferramenta. A decoração de gesso terá que secar na próxima semana.
Belos exemplos
O interior pode combinar facilmente baixos-relevos botânicos de diferentes formas e tamanhos. Por exemplo, a mesma parede pode acomodar ovais em miniatura, estruturas quadradas médias e grandes composições redondas.
Além do mais, o baixo-relevo acabado pode ser pintado na cor que você quiser, no entanto, é melhor deixar os elementos da planta em branco. E também não devemos esquecer que a combinação de plantas pode ser arranjada em uma moldura. Para contrastar com o gesso branco, é preferível utilizar "caixilhos" lacónicos de madeira em tons naturais.
Para obter informações sobre como fazer um baixo-relevo botânico com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.