Churrasco: instruções passo a passo para fazer
O design da churrasqueira combina de maneira ideal as melhores qualidades de uma churrasqueira, churrasqueira e câmara de defumação. Existe uma grande variedade de seus modelos. Muitos churrascos podem ser feitos por conta própria, seguindo as instruções de fabricação passo a passo.
Características e propósito
A base do desenho do churrasco é uma caixa, dentro da qual há uma bandeja para carvão, uma grelha para cozinhar produtos. Os pára-choques altos protegem o calor de soprar e mantém a temperatura quente aquecendo os próprios pára-choques.
Este tipo de design permite não só agilizar o processo de cozimento, mas também garante uniformidade na fritura, além de evitar a secagem excessiva e a queima dos alimentos.
A vantagem indiscutível de um churrasco é a sua versatilidade. quer ao nível do design, quer ao nível da possibilidade de preparação de pratos e produtos diversos. Nele você pode cozinhar não apenas kebabs, asas e qualquer tipo de carne, mas também pratos mais comuns do dia a dia, de sopa a peixe assado. Além disso, é ideal para a secagem rápida de cogumelos e frutas. Uma churrasqueira caseira no interior certamente se tornará uma coisa insubstituível. Para fazer você mesmo, você precisa escolher os projetos, desenhos adequados e seguir os conselhos de especialistas.
Variedades
Todos os modelos de churrasqueira são divididos em duas opções.
- Modelos móveis podem ser dobrados, facilmente carregados, são pequenos e leves;
- Modelos estacionários - são fornos de churrasco construídos em tijolo ou pedra. Eles são grandes e quase todos os modelos requerem instalação em uma fundação.
As churrasqueiras móveis são feitas de tijolos, dispostas sem o uso de argamassa. Estes modelos de rua são fáceis de montar, desmontar e remontar por conta própria. Projetar em tais estruturas não é muito difícil. Churrasqueiras fixas geralmente são de tijolo ou pedra. A funcionalidade de tal churrasco é limitada apenas pelo seu design.
O churrasco móvel mais simples é o descartável. Sua estrutura é composta por uma panela de carvão e uma grelha fina. Por ser feito de um tipo fino de estanho, o palete queima após o primeiro uso. Existem muitos modelos dobráveis que cabem em uma pequena mala de plástico para fácil transporte. O seu desenho é muito simples, constituído por um braseiro e uma grelha.
Um modelo mais complexo é o caldeirão para churrasco. Esta versão original americana é feita de cromo-níquel. Na aparência, parece um caldeirão ou uma frigideira funda, apresentado em três pernas estáveis e complementadas por uma tampa em forma de cúpula. No fundo encontra-se um tabuleiro redondo adequado para colocar pratos e outros utensílios auxiliares. Graças a este dispositivo e à presença de uma tampa, pode ser facilmente utilizado como forno ou fumeiro.
O carrinho de churrasco tem uma superfície fixa ou dobrável.
O Hibachi é um modelo redondo de ferro fundido com pernas estáveis e uma grade ajustável em altura.
A churrasqueira elétrica é conveniente para uso interno na cozinha. A churrasqueira a gás é um complexo completo que contém as funções básicas de uma churrasqueira e churrasqueira. Esses modelos são mais adequados para uso na indústria de catering.São muito massivos, pesando cerca de 60 quilos, o que os remete em maior medida a modelos estacionários.
Qualquer modelo possui muitos elementos adicionais, o que o torna mais confortável de usar.
Isso inclui o seguinte:
- cuspe mecânico e automático embutido;
- uma área de fornalha aberta de tamanho aumentado, devido à qual uma variação de uma lareira de jardim é facilmente criada;
- grelha concebida para fritar alimentos;
- um local para instalar um caldeirão, que permite cozinhar um grande número de várias obras-primas da culinária ao ar livre;
- área separada para churrasco;
- uma construção para cozinhar churrasco;
- cozinhar e trabalhar superfícies;
- câmara de fumar e muito mais.
Materiais de manufatura
A base de um churrasco é metal, pedra natural, tijolo, bloco de espuma e concreto de alta qualidade. Os principais requisitos dos materiais de fabricação são a resistência ao estresse e à alta temperatura. Para a decoração exterior do forno barbecue, existe uma grande selecção de materiais (pedra natural, grés porcelânico, pedra de concha). A estrutura da churrasqueira pode ser feita independentemente de blocos de concreto, blocos e blocos de espuma.
A construção de um barril comum parece original.
Onde colocar?
O correto posicionamento de uma churrasqueira não é apenas uma questão de praticidade e beleza, mas acima de tudo segurança.
Os requisitos básicos para a localização da churrasqueira são os mesmos para todos os modelos, a saber:
- Superfície lisa;
- não deve haver objetos inflamáveis (edifícios, plantas, carros, etc.) nas proximidades;
- distância do edifício residencial por 5-15 metros;
- fornecer proteção contra chuva sob uma cobertura ou telhado;
- rosa dos ventos (a direção da fumaça deve ser oposta à do prédio residencial).
Não se esqueça que o calor intenso de um churrasco pode prejudicar qualquer vegetação, por isso não é necessário colocá-lo rodeado de canteiros de flores ou canteiros de jardim. Não só a aparência da paisagem sofrerá, mas também a colheita. E também é melhor pensar com antecedência no caminho da casa para a churrasqueira e na área de lazer.
Dimensões (editar)
Os requisitos para qualquer tipo de churrasqueira são padrão.
- A distância mínima para o braseiro deve ser de 70 a 80 centímetros.
- A localização do fogão está sempre 10 centímetros abaixo do nível do braseiro.
- É necessário um local para armazenar lenha e pinças.
A altura final do braseiro, fogão, superfícies da mesa de corte e prateleiras adicionais é calculada com base na altura e conveniência para o proprietário.
Os modelos de churrasqueira mais simples são equipados com fogão e mesa de trabalho. Eles também podem ser erguidos por conta própria. As dimensões de tal complexo são 1210 mm de profundidade, 2240 mm de largura e 1900 mm de altura.
O modelo mais simples de churrasqueira é montado com alvenaria comum, que tem tamanho padrão. A altura de tal forno corresponde a 13 filas (cerca de 702 mm cada), é especificada com base na espessura da costura. O perímetro da estrutura corresponde à base de 1810x900 mm. Mesmo um construtor inexperiente pode construir essa estrutura.
O modelo de um forno para churrasco com fogão exigirá habilidades básicas de alvenaria de forno. As dimensões de tal estrutura obedecem aos seguintes padrões: profundidade 1778 mm, largura 434 mm e altura 1900 mm.
Ao construir esse churrasco, o tipo de alvenaria holandesa é usado.
Como fazer isso sozinho?
Para a autoconstrução do forno para churrasco mais simples, você precisará de materiais como:
- cerca de cem tijolos;
- Folha de metal;
- treliça.
Com as próprias mãos, a instalação da estrutura e do revestimento ocorre em uma determinada sequência.
- em uma superfície plana e estável com um perímetro de 1x1 metro, a primeira linha é disposta. O formato do futuro churrasco pode ser quadrado, redondo ou poligonal. A escolha é limitada pelo desejo do designer;
- na primeira fila, os tijolos são colocados a uma distância de cerca de 5 centímetros um do outro;
- o resto das fileiras de tijolos são dispostas em um padrão quadriculado usando a mesma tecnologia;
- o número de linhas é calculado a partir da altura desejada do braseiro;
- uma folha de metal é colocada na base resultante, sobre a qual o carvão ficará. Em cima dele, outras 2-3 filas de tijolos são colocadas de acordo com o mesmo princípio;
- em seguida, grades e duas linhas de acabamento de tijolos são instaladas.
Esta estrutura é montada sem o uso de argamassa., o que garante facilidade de montagem. Não requer nenhuma habilidade especial de construção e leva um mínimo de tempo.
A construção de uma estrutura mais sólida requer o assentamento de uma base, cujo tamanho depende das dimensões da futura churrasqueira mais 30 centímetros de perímetro. Eles são calculados com base no tamanho da fornalha e na disponibilidade de estruturas adicionais. Construir um churrasco sozinho é muito fácil se você seguir as recomendações dos especialistas.
Existem três opções de base.
- Laje de concreto armado acabada. No fundo da fossa escavada, é colocada uma camada de almofada de areia e brita com cerca de 5 cm de espessura, sobre a qual é colocada uma laje de betão armado. A profundidade de tal poço é calculada com base na largura da laje mais a camada da almofada. Esta opção levará pouco tempo, mas tem inconvenientes significativos devido à necessidade de uma grua para assentar a laje, o encolhimento da almofada pode revelar-se irregular.
- Uma fundação de laje é uma opção mais confiável. Sua peculiaridade reside no fato de que uma laje de concreto armado é lançada no local diretamente na cava. A tecnologia é simples: é cavado um poço com cerca de 35 cm de profundidade, uma camada de areia e uma almofada de cascalho é colocada, a fôrma é montada, uma gaiola de reforço é feita e concreto é derramado.
- A opção mais comum e confiável é uma base de faixa. Para a construção de um churrasco, não é colocado em forma de U, mas sim ao longo de um circuito fechado. Para isso, é retirada uma fossa com cerca de 50 cm de profundidade, é feita uma camada de areia e cascalho com cerca de 15–20 cm de espessura e é despejada uma base de concreto armado.
A escolha da opção de fundação depende do tipo de solo sobre o qual será realizada a construção. Depois de escolher o canteiro de obras e a fundação, você pode começar a fazer uma churrasqueira. É fácil dobrar um churrasco de estilo tradicional. Este projeto não requer nenhuma habilidade especial.
A primeira etapa é passada, o local para o churrasco é escolhido, a base é vertida e resta esperar até que endureça completamente (até cerca de 3 semanas).
A segunda etapa começa com a preparação dos materiais de construção. Para a construção de uma churrasqueira, são utilizados dois tipos de tijolos: refratários e revestidos. Tijolo refratário (argila refratário ou sólido) é usado para colocar a fornalha. As partes subsequentes da estrutura são assentadas com tijolos à vista (é possível utilizar outros materiais, tanto blocos como de origem natural). A construção de tijolos requer menos habilidade e é mais acessível para churrascos DIY. Anteriormente, pouco antes do início do assentamento, todo o tijolo é embebido em água.
A terceira etapa é a ereção. Antes de iniciar o trabalho de assentamento, verifique a horizontalidade da fundação com um nível. Se forem encontrados erros, eles serão corrigidos no assentamento das duas primeiras fiadas com a espessura da argamassa. Uma camada impermeabilizante é obrigatória na fundação. Material de cobertura ou outros materiais em rolo são usados como tal. Durante a construção, um esquema de pedido é usado. É calculado com base em um tamanho de tijolo padrão de 230x114x65 mm. Ao colocar a fornalha e o fogão, uma solução de argila é usada, para posterior assentamento - um almofariz comum. A solução de argila refratária é previamente misturada com areia, argila vermelha, água e cimento.
Terminada a construção do forno, é necessário queimar suas superfícies internas. Para fazer isso, carvão ou madeira é acesa na fornalha, levando-a à temperatura máxima.
Depois de aquecer o fogão, deve-se secar. A melhor opção para ela é um período quente de verão, então levará pelo menos 5 dias.Se a secagem for realizada em tempo nublado de outono - não mais do que 20 dias. Em qualquer caso, vale a pena ter o cuidado de proteger o forno barbecue da chuva e tapá-lo. O estágio final permanece - isso é glosa. Os tijolos são limpos de resíduos de argamassa e pintados para que as costuras sejam enfatizadas. Agora você pode começar a operar.
Existem opções incomuns para fazer você mesmo churrascos de metal. Deve-se notar desde já que seu design também é limitado pelo desejo, possibilidade e imaginação do fabricante. Uma dessas opções é a churrasqueira em botijão de gás. Esta é uma opção muito econômica e acessível, mas requer experiência com uma máquina de solda e uma retificadora.
De uma velha botija de gás vazia, obtém-se um barbecue com 120 cm de comprimento. Se desejado, pode ser reduzido cortando centímetros desnecessários e soldando-os ao longo do corte. Esse churrasco, mesmo o mais simples de um botijão de gás, acaba sendo pesado, portanto não é adequado para o transporte, mas devido ao desenho das pernas pode ser tanto estacionário quanto portátil.
A principal vantagem deste projeto é a simplicidade e rapidez de fabricação, já que não levará mais de 2 horas. Devido à espessura das paredes do cilindro, esta opção é caracterizada por uma maior resistência ao desgaste. O design é capaz de suportar altas temperaturas.
Em relação à racionalidade de fazer esse churrasco, surgem controvérsias quanto à segurança dos produtos cozidos nele, uma vez que resíduos de gás podem permanecer nas paredes da botija de gás. Portanto, deve-se pensar em segurança imediatamente e antes do uso, a estrutura deve ser bem lavada e aquecida várias vezes. Após este tratamento, o churrasco está apto para o preparo seguro de alimentos. Antes de começar a trabalhar na botija de gás, certifique-se de que está vazia.
Para remover o gás restante do cilindro, ele é colocado de cabeça para baixo e a válvula é desenroscada até o fim. Este truque é muito eficaz porque a densidade do gás é maior do que a densidade do ar, então ele escapará mais rápido. Para testar a saída de gás, você precisa ensaboar seu pescoço.
Se sair o gás, formar-se-ão bolhas, para finalmente confirmar o vazio do cilindro, que se enche de água.
Uma descrição passo a passo das instruções para converter uma botija de gás em um churrasco.
- Uma garrafa padrão de cinquenta litros é retirada, há uma costura de produção nela, ao longo da qual é feito um corte. Para isso, utiliza-se uma esmerilhadeira e uma roda de afiação para metal. As paredes laterais, ou seja, a parte inferior e superior do cilindro, permanecem intactas, caso contrário, danificará o braseiro. Como resultado do corte realizado, o cilindro foi dividido em duas partes: uma delas é a base da churrasqueira, a outra é a tampa.
- Por meio de soldagem, as dobradiças são fixadas, inicialmente fixadas nos rebites de alumínio.
- Alças de metal resistentes ao calor são fixadas na tampa da churrasqueira.
- Cantos metálicos de 32x32 mm são soldados ao longo do perímetro do furo do cilindro, que servirá de suporte para o espeto. O mesmo é feito com o interior da tampa. Os cantos evitarão deformações nos cortes.
- Pernas de churrasco soldadas. Se estiver estacionário, as pernas são fixadas com concreto para maior estabilidade. Se for considerado portátil, rodas ou pequenos pinos podem ser fixados nas pernas para afogamento no solo.
- Para fornecer tração, pequenos orifícios são feitos em toda a parte inferior da caixa.
- Acabamento de costuras e limpeza de superfícies de paredes internas.
Regras operacionais
Qualquer coisa requer cuidado adequado e oportuno. Para evitar consequências desagradáveis, você deve seguir as regras de funcionamento.
Todas as peças estruturais devem ser limpas em tempo hábil, a saber:
- a grelha, as portas e as partes subseqüentes do fogão devem ser limpas de sujeira e fuligem todas as vezes após o uso, após esperar que o fogão esfrie completamente;
- o tubo do forno deve ser limpo de fuligem pelo menos 2 vezes por ano;
- esvaziar a lareira de carvão queimado e restos de comida após cada uso;
- você precisa verificar a fornalha para água ou neve acumulada na ausência de uma cabeça na chaminé ou um dossel sobre a chaminé.
Os especialistas recomendam seguir estritamente as seguintes regras de segurança:
- é necessário monitoramento constante da intensidade da chama;
- sem itens inflamáveis perto do fogão.
No caso de utilizar meios de ignição, vale lembrar que:
- é permitida a utilização apenas de acionadores de partida, observando-se estritamente as instruções de uso;
- o uso de gasolina, querosene e outros lubrificantes é estritamente proibido;
- cobrir a churrasqueira com tampa pelo menos 15 minutos após o acendimento, para evitar a ignição do gás combustível acumulado;
- em nenhum caso a madeira deve ser impregnada com tais meios, apenas pulverizá-la para acender.
Na estação fria, o churrasco no início do uso deve ser seco por 20 minutos em fogo baixo. Isso evitará o desgaste prematuro e o aparecimento de rachaduras na estrutura do forno devido a uma queda brusca de temperatura.
Exemplos de estruturas acabadas
- Ao construir um churrasco, um esquema de pedido é usado. Baseia-se em um tamanho de tijolo padrão de 230x114x65 mm.
- Uma churrasqueira móvel de tijolos, disposta sem o uso de argamassa, é fácil de montar você mesmo e, se necessário, desmontar e remontar. Este projeto é adequado para modelos de canto.
- Um dos modelos de churrasco incomuns, feito de um cilindro de gás, parece incomum e elegante. Este design é limitado pelo desejo, habilidade e imaginação do fabricante. Qualquer gazebo se tornará mais funcional com este design.
Para saber como fazer um forno para churrasco finlandês ao ar livre com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.