Forno de churrasco: as sutilezas da construção

O desejo de cozinhar ao ar livre é inerradicável. Não vale a pena lutar contra isso - você pode simplesmente realizar sua aspiração. E um forno de churrasco de alta qualidade pode ser de grande ajuda aqui.

Características e propósito

Um forno para churrasco é semelhante em função a um caldeirão e um braseiro: todos os três tipos de lareira permitem que você use o fogo para cozinhar. O braseiro pode ser facilmente distinguido pela maioria das pessoas, pois é estritamente destinado a churrascos. A linha que separa o churrasco das lareiras ao ar livre é muito mais fina. Mas não será difícil reconhecê-lo, porque na lareira não há grelha especial para o modo de processamento na fogueira. Ele é projetado principalmente para criar uma atmosfera aconchegante, e o processamento de alimentos é uma função secundária para ele.

Qualquer projeto de churrasco deve implicar na retirada racional do fogão de residências e anexos. Ela não apenas cria uma ameaça de incêndio significativa, mas pode constantemente apanhar fumaça ao redor, e isso dificilmente agradará até mesmo as pessoas mais ascéticas e pacientes. Eles projetam a churrasqueira o mais cuidadosamente possível, cuidando da comodidade de visitar a casa. A qualquer momento você pode precisar voltar lá para levar vários alimentos, roupas ou pratos.

Com cuidado e consideração, você deve selecionar o material para fabricação: deve ser muito durável, excluir incêndios, não desmoronar sob a influência de elementos climáticos.

Variedades

A tradução literal de churrasco do inglês é fogo aberto. O caldeirão hemisférico que surgiu no século 20 deu um novo impulso a este tipo de lareira. O complexo do forno pode ser apresentado em diferentes variações:

  • Descartável. É feito de uma folha de metal fina. O carvão é colocado no palete, e o topo é coberto com uma grade.
  • Móvel. Este é um tipo de mala que pode ser facilmente movida para o local desejado. Ideal para os amantes de piqueniques e churrascos de rua.
  • Caldeira. Tipo nascido nos Estados Unidos. Equipada com tampa em forma de cúpula, quando fechada, a estrutura assemelha-se a um forno (dá para cozinhar muita carne de uma vez).
  • Carrinho. O mecanismo é bastante complicado, a parte funcional pode ser dobrada ou fixada em algumas variações.
  • Estacionário. Na maioria das vezes feito de tijolo e complementado por uma grande mesa para convidados.

Além dos churrascos a carvão, existem outras opções. O fogão a gás natural é frequentemente usado em cafés e outros tipos de estabelecimentos semelhantes. Em chalés de verão, essas estruturas são utilizadas adicionalmente e como churrasqueira, muitas vezes é possível encontrar casos quando são integradas em elementos de jardim. Os produtos elétricos são compactos em tamanho - eles são colocados nas mesas mais comuns. Mas mesmo se falamos de lareiras de rua (lareiras abertas) de um aspecto familiar, então elas podem ser representadas de longe não apenas por soluções elementares.

Muitas vezes, uma fornalha aberta estendida é usada, que é necessária como uma lareira em um jardim ou um gazebo, e a adição de uma grelha ou um espeto permite que você cozinhe a carne muito saborosa. Um forno russo também pode ser usado como churrasco, em cujo forno o cozimento, um fumeiro e até um fogão são excelentes. Um churrasco estacionário pode variar dentro de uma faixa bastante ampla: ele é colocado ao nível do solo e um pouco acima ou abaixo dele. A escolha da configuração quadrada ou redonda é da inteira responsabilidade dos proprietários. Um requisito invariável é apenas cobrir o local ao redor da lareira com material não combustível.

Onde localizar?

Gazebos e terraços são considerados os mais adequados para a montagem de um churrasco, graças aos quais pode ficar ao ar livre independentemente das condições meteorológicas. Factor igualmente importante é a compatibilidade com outras partes da paisagem, pois o recuperador deve complementar harmoniosamente a composição do chalé ou zona ajardinada, e não sair dela. Quando o quintal for coberto com tijolos, é aconselhável instalar um fogão de material semelhante. É aconselhável pensar na localização do churrasco ainda na fase de pensar a paisagem como um todo.

A área ideal para churrasco deve ser removida não apenas da casa e dependências, mas também de qualquer arbusto, árvore, cerca e outras estruturas inflamáveis. Ao mesmo tempo, você deve pensar em proteger sua casa da fumaça e em pavimentar um gramado ou gramado (se o fogão estiver exatamente lá). Um detalhe muito importante é a iluminação de alta qualidade, porque os feriados e apenas os encontros amistosos tendem a se arrastar até a noite e até tarde da noite ...

As estruturas estacionárias são definidas levando em consideração mais uma consideração - a facilidade de uso. “Conveniência” não pode ser descrita por nenhum padrão, esta é uma questão bastante subjetiva. Mas é recomendável trazer caminhos para a área da churrasqueira; se o jardim ou o chalé já estiverem equipados, terá que escolher entre os locais para onde vão. Acontece que não há um único edifício com cobertura no local, exceto a casa, então o local é escolhido, focando na oferta de espaço para montagem do grupo de jantar. Além disso, durante a instalação, é desejável manter uma certa distância das áreas vizinhas, independentemente de serem utilizados fornos caseiros ou de fábrica.

Materiais de manufatura

Mesmo o melhor design e layout bem pensado não alcançarão um resultado ideal se a escolha dos materiais de construção for desatenta. Na maioria dos casos, diferentes tipos de tijolos são usados ​​para a construção de uma churrasqueira. Ressalta-se que a parede posterior aquece a altas temperaturas, portanto, neste caso, é melhor usar tijolos refratários ao invés da opção simples. A fundação é geralmente feita de mármore ou granito, que pode suportar cargas significativas.

As lareiras de tijolos de rua são construídas principalmente com tijolos de chamotte de perfil universal. Das marcas existentes no mercado, os melhores resultados são apresentados por ША e ШБ, que toleram facilmente aquecimento até 1650 graus. Se falamos de materiais naturais, então, ao criar fogões, é recomendável usar:

  • basalto;
  • calcário;
  • dolomite.

    Além dos materiais de construção, você precisa cuidar da preparação das soluções de junta. Para obtê-los, utiliza-se cimento e areia, além de argila vermelha para assentamento de tijolos refratários. É despejado com o volume de água previsto pela tecnologia e deixado sozinho por 5 a 6 dias, após os quais é mexido até a formação de uma massa homogênea. Areia peneirada (relativamente pequena) e uma pequena porção de cimento M200 completam o processo de preparação da composição.

    Não é necessário construir um barbecue com pedra natural ou tijolo. As estruturas metálicas também funcionam bem. Produtos de ferro fundido são especialmente amplamente utilizados: ao usá-los, o risco de formação de fuligem é mínimo. No volume interno do forno, o calor é distribuído de maneira ideal e uniforme e dura por muito tempo - mesmo os melhores tipos de aço não são capazes disso. A desvantagem do ferro fundido é a severidade da lareira, mas se for instalado de forma permanente, esta circunstância pode ser desprezada.

    Em condições artesanais, é fácil fazer um churrasco improvisado com uma botija de gás. Em comparação com essa solução, mesmo as estruturas de fabricação industrial mais simples são proibitivamente caras. Observando à risca o procedimento, mesmo quem não é muito sofisticado no trabalho com metal obterá um excelente resultado. Os consumidores podem colocar exatamente a funcionalidade de que precisam no dispositivo e não pagar por complementos inúteis.E mais uma coisa: projetos baseados em cilindros de gás são bastante móveis.

    Como na produção esses contêineres são feitos o mais resistentes possível, não há razão para temer sua falta de confiabilidade. O fundo não queima, e depois de terminar de cozinhar a carne, basta fechar a tampa - não há necessidade de despejar, apagar o fogo. Importante: antes de iniciar o trabalho, você deverá liberar todo o gás que sobra após o uso do cilindro.

    Este tipo de churrasqueira também tem várias desvantagens:

    • sem tinta resistente ao calor, as propriedades estéticas se deterioram;
    • o produto acabou sendo muito pesado;
    • você precisará de sólida experiência no trabalho com equipamentos de soldagem (se não tiver certeza, é melhor comprar uma estrutura pronta).

    Produção em fases

    Os desenhos e diagramas de churrasco devem refletir não apenas o tamanho e o tipo de materiais usados, mas também a ordem em que os tijolos são colocados. É importante determinar de imediato as características estruturais da estrutura: prestar atenção à disposição das prateleiras e nichos de lenha, aos suportes para pratos cozinhados. Recomenda-se refletir nos desenhos a vista da cobertura e o nível da grelha fixada acima do braseiro, bem como a localização da pia.

    Ao construir um churrasco com suas próprias mãos, é aconselhável se concentrar nas seguintes dimensões:

    • altura - até 180 cm;
    • pedestal - até 80, máximo - até 90 cm;
    • altura do braseiro - 50-70 cm;
    • a largura do interior do forno é de até 50 cm.

    O churrasco é colocado sobre uma base de concreto. Na maioria das vezes é representado por uma placa reforçada. A espessura da estrutura é de 0,3 m. Além disso, recomenda-se a colocação de um par de placas de material de cobertura cortadas com precisão sob esta base: elas realizarão a tarefa de impermeabilizar a fundação por baixo. Cortadores de telha com discos de diamante são usados ​​para chanfrar tijolos e retificadoras angulares com discos de diamante são usados ​​para cortar blocos. A linha inicial (escada) precisa ser disposta em ½ tijolo, e a segunda linha é disposta em blocos inteiros.

    A chaminé pode ser feita não só de tijolo, mas também de metal. Economias adicionais em material serão fornecidas pela rejeição de mesas de tijolos. Para construir um forno corretamente, é necessário indicar no desenho qual será a estrutura estratificada da estrutura (a melhor forma de dobrá-la em fileiras). A regra geral é a seguinte: um par de blocos orientados longitudinalmente é colocado no tijolo inferior direcionado ao longo dele. A chaminé é geralmente feita pelos próprios usuários, usando estruturas de aço ou tijolos refratários.

    Dicas operacionais

    Até mesmo o churrasco de melhor qualidade e bem construído oferece ótimos resultados somente se as regras de uso forem estritamente seguidas. O cuidado com que são executados depende não só do conforto dos donos da dacha ou do terreno pessoal, mas também da segurança contra incêndios. Tal como acontece com o uso de qualquer fogão, acendendo fogo, é inaceitável o uso de líquidos inflamáveis, despeje lubrificantes e óleos vegetais no fogo. Outra proibição estrita é a queima de lixo e restos de comida: eles podem não só estragar o próprio forno, mas também provocar intoxicações. É necessário usar apenas o tipo de combustível previsto no projeto.

    É estritamente proibido queimar muito combustível de uma só vez ou tentar utilizar o barbecue como lareira, recuperador de calor. Só na fornalha pode fazer fogo, se fizer na lareira, pode danificar a estrutura ou acender um incêndio. Os proprietários responsáveis ​​sempre se familiarizam com as características do projeto e as instruções do fabricante antes de iniciar a operação.

    Não acenda a churrasqueira no inverno ou depois que a precipitação ocorrer de forma abrupta: isso pode causar rachaduras na superfície. Por mais que os donos tenham pressa, o forno deve secar por até 30 minutos em fogo baixo.

      Ao acender e adicionar combustível, use luvas de proteção ao limpar a churrasqueira. Objetos facilmente inflamáveis ​​não devem ser colocados perto do fogo. Também vale a pena monitorar de perto crianças, animais, para protegê-los do contato com a chama.A cuba, a grelha, a fornalha e as paredes devem ser inspecionadas periodicamente. Se forem encontradas rachaduras e vestígios de queimadura, eles devem ser eliminados imediatamente.

      Para os meandros de construir um forno de churrasco, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário