Fornos para churrasco: tipos, localização e design
Hoje, em sua área suburbana, todos têm a oportunidade de organizar um canto para cozinhar ao ar livre. As opções de construção e localização de uma cozinha de verão são inúmeras. A seguir, consideraremos vários fornos para churrasco, seus tipos, localização e design.
Características e propósito
Qualquer família deseja cozinhar alimentos ao ar livre de forma conveniente e confortável em uma estação quente. Mudar a cozinha de uma casa abafada para a rua no verão, você pode obter não apenas alimentos saudáveis e saudáveis, mas também muitas emoções positivas, especialmente se você equipar não apenas uma churrasqueira no quintal, mas também um gazebo confortável com um mesa de jantar e bancos ao lado dela. Esse forno pode ser multifuncional: além de cozinhar kebabs, será possível fazer nele qualquer outro prato quente, até sopas e doces.
Outra vantagem é que se economiza gás ou eletricidade para cozinhar.
Não existe uma definição clara de churrasco, em geral, acredita-se que este seja um método de cozinhar carne e outros alimentos em fogo aberto ou na brasa.
Acredita-se que o churrasco se difere do churrasco pelo fato de que no primeiro o alimento é frito na gradinha e no segundo no espeto.
Na verdade, esse forno ao ar livre pode ser equipado para que os alimentos possam ser cozidos de diferentes maneiras., para combinar várias tradições nacionais: com a função de tandoor, churrasco, caldeirão. O forno pode ficar no interior, os queimadores são montados em cima, como num fogão a gás convencional, a estrutura pode ser equipada com exaustor. E tudo isso além disso pode ser arranjado em torno de um mirante com uma cobertura que protege da chuva, colocar uma mesa de corte e de jantar com bancos.
Visualizações
O mais simples forno de churrasco ao ar livre pode ser feito de paredes de tijolos com saliências que farão o papel de prateleiras, nas quais há um braseiro, espetos, um caldeirão para pilaf ou uma assadeira. No fundo, haverá uma lareira com brasas. A própria estrutura terá o formato da letra P, não mais do que um metro de altura, e a área para ela é mínima, é adequada até mesmo para uma área minúscula. Tais dispositivos podem ser encontrados em áreas de recreação e até em pátios residenciais no exterior, aparecem em parques de cidades e em nosso país.
Tal fogão é versátil, pode funcionar como churrasqueira e churrasqueira., uma vez que a grelha e os espetos podem ser colocados nas saliências. Antes da construção, a base é geralmente preparada, a camada fértil superior é limpa e então coberta com entulho ou uma superfície plana de concreto é derramada. Isso tornará a queima mais eficiente. Depois de preparar a base, proceda diretamente à colocação das paredes.
Um forno primitivo semelhante pode ser expandido adicionando outros elementos ao lado. Em primeiro lugar, é melhor fazer uma mesa de corte para que seja conveniente cozinhar os alimentos ao lado do braseiro. Você também pode colocar pratos já cozidos na churrasqueira. Para adicionar novos elementos ao forno principal na medida em que haja espaço e imaginação - muitas vezes são encontradas estruturas modulares pré-fabricadas, contendo, além do braseiro principal, um forno com placas de cozinha em cima, um compartimento com um fumeiro a quente, um galpão de lenha, uma seção com prateleiras e até uma pia com pia.
O bom é que essa cozinha externa pode ser equipada gradativamente, construindo novos módulos.
Além de uma churrasqueira, você pode construir outros tipos de fogões ao ar livre em sua área suburbana.
- Tandoor é um tipo oriental de churrasco. É popular em muitos países da Ásia Central, Cáucaso e sul da Rússia. O recuperador tem a forma de um cilindro ou jarro, a sua parte superior ligeiramente estreitada em relação à inferior. No fundo existe um grelhador com brasas, e nas paredes interiores frita-se pão ou outro alimento. O fogão é geralmente feito de barro, com ele é perfeitamente possível equipar um canto da sua cozinha de verão no campo. Além do tandoor cilíndrico, há outras opções de design, a principal característica é cozinhar nas paredes internas quentes.
- Fogão russo - uma opção tradicional, familiar a todos, adequada para preparar todos os pratos quentes em um recipiente fechado: mingaus, sopas e outros, você também pode fazer produtos assados nele. Graças às suas excelentes propriedades térmicas, os alimentos cozinhados nele serão simplesmente deliciosos. A sua peculiaridade é a câmara de confecção recuada para o fundo, tendo à sua frente uma pequena soleira. O fogão russo é capaz de se aquecer por muito tempo, pelo que é apreciado no preparo de muitos pratos.
- Fogão finlandês em muitos aspectos é semelhante ao russo, contém um compartimento de cozimento que pode reter o calor por um longo tempo, além disso, normalmente um braseiro é anexado a ele. Assim, o desenho será universal, nele você poderá cozinhar não só sopas, tortas e mingaus, mas ao mesmo tempo grelhar kebabs e churrascos em fogo aberto. Freqüentemente, o forno finlandês é equipado com um tubo maciço e pode ser feito de tijolos refratários comuns. Na parte inferior existe um amplo galpão de lenha, o segundo nível contém uma lareira para carvão e o terceiro é usado para preparar alimentos.
Quando o complexo do forno com todos os módulos estiver pronto, você também pode cuidar do telhado. Uma churrasqueira escondida em um mirante é uma ótima opção para se proteger da chuva do mau tempo e preparar a comida com conforto. E também um bom telhado ajudará a criar sombra e proteger do sol escaldante. Os gazebos com cozinha de verão são de vários desenhos: com telhado reto, em alpendre ou empena, fechado, finlandês com envidraçado, tijolo, madeira, pedra e com moldura de metal, com sebe.
Se o forno para churrasco estiver localizado em um gazebo fechado ou semifechado, será necessário equipar uma coifa em cima do braseiro. Isso ajudará a se livrar da fumaça, caso contrário, cozinhar e descansar em um prédio como esse será desconfortável. O capô pode ser de aço ou alumínio, cônico ou piramidal, pode ser pendurado nas vigas da cobertura do mirante ou apoiado na base de tijolos do fogão.
A principal tarefa é que ela lide com a retirada da fumaça do gazebo.
Materiais de manufatura
O forno de churrasco de tijolo de verão mais comum, e isso não é surpreendente: este material de construção é mais barato que os outros, retém bem o calor, é durável e despretensioso às condições meteorológicas. A sua principal vantagem é a sua versatilidade, é possível criar um design de qualquer forma e tamanho, para dar vida a qualquer um dos designs mais ousados. Para a construção de um fogão russo ou finlandês, tandoor, churrasqueira ou fumeiro, só devem ser utilizados tijolos refratários de argila ou silicato. Aquelas partes que não entram em contato com o fogo aberto e não ficam muito quentes, por exemplo, um fogão a lenha, uma mesa de corte ou um cano podem ser construídas da forma usual - dentro da áspera, fora do revestimento 1.
Pedra de entulho ou paralelepípedo é uma solução muito boa para a construção de um forno ao ar livre com churrasqueira., você pode criar uma estrutura maciça a partir dele, e é muito fácil encontrar esse material praticamente livre nas proximidades. Tem uma aparência natural deslumbrante, e o braseiro acabado terá uma aparência nobre e muito elegante em qualquer paisagem em uma área suburbana. Além disso, as paredes de entulho serão as mais resistentes possíveis e durarão mais de uma década.
A desvantagem é que é muito difícil construir paredes com paralelepípedos irregulares - isso não é um tijolo.
Mas com o devido zelo, você pode dar vida às ideias, o principal é instalar a cofragem e fixar as pedras com argamassa de cimento.
Os fogões de concreto, como estruturas monolíticas, são duráveis e retêm perfeitamente o calor. Qualquer forma pode ser criada a partir da argamassa instalando a cofragem. Mas o concreto, ao contrário do tijolo, não parece tão agradável; no futuro, muito provavelmente, será necessário enfrentá-lo. Além disso, pode ser mais caro e, com o tempo, sob cargas de temperatura, tende a rachar.
Para a base do braseiro e gazebos espaçosos com churrasqueiras e churrasqueiras, é melhor usar pisos de concreto. O derramamento ajudará a criar uma superfície plana sobre a qual você pode construir um complexo de cozinha de qualquer complexidade. E se você cobrir o concreto com algum tipo de revestimento de acabamento, o gazebo pode se transformar em uma sala de jantar de verão completa.
O torrador e a câmara de cozimento podem ser de ferro fundido. Este material retém bem o calor por dentro, não o deixa sair. Além disso, amortecedores de solos de ferro fundido podem impedir que faíscas entrem na rua.
A chaminé ou o exaustor podem ser feitos de vários metais duráveis que não são expostos à umidade, como o aço inoxidável. Se for usado um cano em vez de uma chaminé, geralmente é um tijolo.
Quando uma churrasqueira está equipada com um gazebo feito de materiais combustíveis: madeira ou plástico, então você precisa cuidar da sua segurança contra incêndio. As estruturas de madeira devem ser tratadas com um composto refratário, os elementos sujeitos à combustão devem ser localizados longe do fogo aberto.
Dimensões (editar)
As opções mais simples para um forno para churrasco ao ar livre podem ter uma altura de 0,7 - 1 m, uma seção com braseiro tem 90 cm de comprimento e largura. O galpão de lenha, a lareira e a chaminé terão cerca de 2.200 mm de altura até a base da chaminé.
Um fogão finlandês ou russo tem uma altura do chão até a base do tubo de 2 - 2,2 m, sua largura é de 2 m. Ao adicionar módulos adicionais, as dimensões podem aumentar. Não há padrões definidos aqui, tudo depende do projeto do proprietário e do espaço livre na área suburbana.
Estilo e design
Mesmo a versão mais simples do forno para churrasco ao ar livre com uma seção de braseiro pode ser feita em um design totalmente original. Para isso, são utilizados tijolos de revestimento de várias cores, escalonados ou dispostos em um padrão. O compartimento inferior com lareira é feito com grelha de lareira forjada. É possível revestir esses fogões de exterior com pedra natural ou artificial de qualquer cor e textura, usar metal, madeira, gesso ou tinta.
Os fogões externos com braseiro, forno e fogão a lenha podem ser retos ou angulares. Neste último caso, lindas prateleiras feitas do mesmo tijolo ou metal podem ser colocadas nas laterais da parte principal. Eles possuem grelha para fritar, espetos, facas de corte, pratos e outros utensílios de cozinha. Uma boa opção quando a ventilação do forno está fechada é equipá-la com um amortecedor de vidro à prova de fogo. Então, a qualquer momento, você pode observar uma bela chama dentro de você.
Se o forno de churrasco estiver equipado com um dossel ou um gazebo completo, as possibilidades ainda estão se expandindo. Você pode escolher móveis que se adaptam ao seu projeto: mesa de cozinha, bancos ou cadeiras rústicas, armários e muito mais. Pisos de concreto frio e cinza podem ser cobertos com pranchas polidas, esteira ou linóleo. Uma cerca viva é criada ao redor da cozinha e da área de jantar. Para isso, basta instalar postes de metal ou madeira, despejar solo fértil abaixo e plantar brotos de densas trepadeiras. Em geral, você pode equipar churrasqueiras de rua, desde que a ideia criativa seja suficiente.
Onde colocar?
Um fogão com churrasqueira para uma residência de verão, em primeiro lugar, deve ser colocado de forma que a direção do vento predominante não leve a fumaça do carvão para o prédio residencial.Também é indesejável para ele ir para os trechos adjacentes, onde pode deixar os vizinhos insatisfeitos, ou para a estrada. Um tubo de chaminé alto pode resolver esse problema, a fumaça se espalhará bem acima da área do jardim.
As cozinhas externas com churrasqueira devem ser localizadas em local relativamente plano, com relevo plano, sem abundância de solo flutuante. Isso vai simplificar a construção, tornar a área de lazer segura. Com estruturas maciças de braseiro, fogão, forno e outros elementos, é imprescindível realizar a concretagem de acordo com o nível do local.
Para maior comodidade, você pode escolher um local para a churrasqueira de verão, adjacente à parede da casa. Portanto, você não precisa construir estruturas adicionais. Se o local já tem uma cabana de verão pronta, então não será um problema construir um pequeno braseiro dentro. O principal é garantir que a lareira tenha uma base de concreto confiável, que resista a altas temperaturas, e que a fumaça escape do espaço fechado por meio de um exaustor ou chaminé.
Termos de uso
Você pode fazer fogo com força total, pode cozinhar alimentos em braseiros de churrasco quando a argamassa de concreto endurecer, ou seja, alguns dias após a construção. Um fogão fechado pode ser aceso com qualquer madeira seca, carvão ou turfa. Mas apenas madeira ou carvão podem ser usados para grelhar kebabs e churrascos em uma fogueira. Após o término do cozimento, é necessário aguardar até que todas as brasas apodreçam, retirar as cinzas e limpar o braseiro e a boca do fogão a cada vez.
Exemplos de projetos concluídos
Um lindo fogão de tijolos leves com um braseiro e um fogão. Excelente design, mas muito funcional.
Um exemplo de forno de canto com vários módulos. Este projeto parece muito bom, especialmente atrás de uma cerca viva.
Forno de canto com churrasqueira com tandoor. O design de pedra leve é simplesmente deslumbrante.
Um exemplo muito incomum de um forno de churrasco ao ar livre.
Esboço do projeto original de um churrasco de rua.
Para obter informações sobre como fazer um forno para churrasco de tijolos com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Bom artigo.
O comentário foi enviado com sucesso.