Churrasco: características de seleção e instalação

Além do método de cozinhar pratos aromáticos suculentos, o termo churrasco também é chamado de fogão ou braseiro propriamente dito. Além disso, o churrasco é também uma festa ao ar livre, da qual uma parte indispensável é a degustação de pratos cozinhados no carvão. Esses eventos se espalharam nos países da América do Norte. Preservam-se evidências históricas de que até mesmo os primeiros colonialistas organizavam churrascos com carne, álcool e tiros de arma de fogo.

O que é isso?

Muitos acreditam que a América foi o berço do churrasco. Existem algumas teorias a esse respeito, mas uma das versões mais confiáveis ​​diz que o protótipo do projeto apareceu até mesmo entre os índios do Caribe. Eles usaram a palavra "barbacoa" para a grelha na qual a carne era frita. Os europeus, que descobriram essas ilhas no século XVI, adotaram esse método de cozimento da carne, e ao mesmo tempo todo o processo de preparo do prato e o chamavam de "churrasco".

No início, a churrasqueira era usada apenas para carne, mas agora a gama de produtos se expandiu. Hoje, aves, peixes, vegetais, mariscos e até queijos são cozidos na brasa. Todos os pratos fritos desta forma distinguem-se pelo seu aroma requintado e sabor único. Hoje em dia, as modificações de rua móveis, que são convenientes para levar com você a um piquenique, e as fixas (de metal a pedra) também são muito populares entre os consumidores. Há uma grande variedade de modelos a gás e elétricos fáceis de usar, sem o incômodo de limpeza e outras convenções.

Então, o que é um forno de churrasco. Cientificamente falando, é uma unidade de cozinha aberta, sem chama e com livre circulação de ar. O design tradicional do fogão envolve o uso de uma tigela redonda feita de metal ou pedra. Sobre ela é instalada uma grelha, aconselha-se a utilização de níquel ou aço. Os braseiros modernos são equipados com tigelas de aquecimento especializadas na parte inferior do forno.

Os especialistas recomendam proteger o recipiente do braseiro com um lado pequeno., que cobre a parte de sotavento da lareira - evita respingos de graxa, carvão e fumaça nas roupas e nas mãos. Para qualquer churrasqueira, a segurança estrutural é extremamente importante. Quanto mais pesado e mais estável for, menos provável que sofra queimaduras térmicas ao trabalhar com carvão. Aliás, os modelos de churrasqueiras da mais alta qualidade são forrados com telas de metal nas laterais dos braseiros, o que contribui para uma dupla proteção contra queimaduras.

Os modelos estacionários são instalados sobre uma base de aço e cerâmica, que são fixadas ao solo por uma fundação. As versões portáteis envolvem o uso de pinos de metal que reforçam o suporte da instalação durante um piquenique. No processo de cozinhar carne ou peixe, parte das brasas queima e os produtos da combustão escorrem pelas paredes de metal e são retirados. Graças a isso, é possível manter a alta temperatura exigida das brasas e do reservatório sem ventilar constantemente o aparelho com um ventilador, como é o caso nos trabalhos com grelha.

A grelha metálica tem uma altura de montagem ajustável de série, com a diferença entre a posição mais alta e a mais baixa de 4–5 cm. Este dispositivo permite cozinhar carnes, aves, peixes e vegetais rapidamente e com o mínimo esforço. O prato acaba sendo bem frito por todos os lados, coberto com uma crosta dourada e suculento.

Peculiaridades

Tanto o churrasco quanto o grill são usados ​​para um propósito - obter carne frita com uma crosta apetitosa e um aroma nebuloso.

Esses designs têm várias diferenças.

  • Apesar do princípio de funcionamento semelhante e aproximadamente do mesmo dispositivo, a churrasqueira e o braseiro diferem na parte que está associada ao mecanismo da fornalha. Na grelha, as peças são aquecidas devido ao calor libertado durante a queima da madeira, bem como pelo calor das brasas. Em uma churrasqueira, o aquecimento é realizado por radiação de calor, já que o acesso do ar é muito mais fraco e concentrado no seu interior.
  • O próprio aquecimento do ar no braseiro da churrasqueira é muito mais suave devido ao fato de uma parte significativa do calor ser direcionada para o aquecimento da placa de metal. Graças ao grelhador, o ar frio é drenado e arrefece imediatamente a superfície da carne ou de outros alimentos. Como resultado desse tratamento, a gordura e a umidade permanecem no interior do produto, por isso os bifes de churrasco são especialmente suculentos. Na grelha, o ar quente afeta diretamente o produto, a gordura e a umidade evaporam e são levadas junto com jatos de gás quente. Como resultado, o prato acaba sendo frito e, para ficar com a mesma suculência de um churrasco, é preciso primeiro embrulhar os pedaços de carne em papel alumínio.
  • O design do fogão para churrasco prevê a presença de uma tigela de metal na qual o carvão queima e arde. Antigamente, em vez de carvão, era usada lenha, que era dobrada em um recipiente e queimada até o estado de carvão. Assim que encheram completamente a tigela, uma grelha de metal foi instalada em cima e o processo de cozimento dos alimentos começou. Para obter um efeito semelhante na grelha, o espeto deve ser constantemente virado, só que neste caso é possível fritar a carne ao mesmo tempo e não a secar.
  • Obviamente, os dois fogões também diferem visualmente. O braseiro é uma instalação retangular, dentro da qual as brasas estão fumegantes e a própria carne é colocada em espetos. Os churrascos costumam ter formato redondo e a carne é colocada na grade. Além disso, uma churrasqueira assume a presença de um lado ao redor do braseiro, graças ao qual se sustenta a almofada de ar e fumaça. E também em uma churrasqueira, um capô forte é considerado inaceitável, pois há buracos em tal estrutura, mas são poucos, ao contrário de uma churrasqueira.

A maioria dos modelos modernos de churrasqueira possui braseiros a gás ou elétricos., para que você possa cozinhar um prato suculento e aromático em qualquer clima, mesmo com chuva ou neve. Assim, grelha e churrasqueira diferem em sua funcionalidade. O braseiro é adequado para uso espontâneo, e se os encontros com os amigos e o churrasco se tornaram uma boa tradição, então é melhor dar preferência ao churrasco. Quanto ao sabor dos pratos, tudo aqui depende apenas do cozinheiro, da própria carne e da lenha. É por isso que a escolha entre churrasco e churrasco depende apenas das preferências pessoais, do método de cozimento da carne e da frequência com que pretende usar a estrutura.

Variedades de designs

Hoje, a linha de sortimento de fornos para churrasco inclui uma grande variedade de modelos - de mini-braseiros para turistas a grandes estruturas fixas.

Os modelos portáteis são leves e compactos, são fáceis de dobrar e desdobrar, para que possam ser levados consigo numa viagem, usados ​​no jardim, no campo ou numa clareira na floresta. Os modelos estacionários são pesados, na maioria das vezes instalados em uma fundação, portanto, são considerados uma pequena forma arquitetônica de um terreno pessoal, são ideais para uso frequente por grandes empresas. As churrasqueiras móveis são dispositivos sobre rodas, não podem ser transportados por longas distâncias, mas a uma curta distância é bastante fácil realizar essa instalação e, além disso, em mau tempo, esses produtos podem ser rapidamente enrolados em um gazebo ou sob um galpão.

As mais populares são várias modificações de forno.

  • Braseiro É a opção mais simples. Aqui, as grades podem ser levantadas e baixadas, bem como giradas, com as tampas refletoras de calor integradas. A principal diferença entre o braseiro e as opções elétrica e a gás são suas pequenas dimensões e pernas removíveis, para que o fogão possa ser movido de um lugar para outro. Esta opção é a mais popular entre os consumidores.
  • Caldeira goza de uma demanda consistentemente alta entre os compradores. Sua vantagem é a versatilidade: a estrutura pode ser utilizada como fumeiro e forno, e se você colocar uma panela ou frigideira na grelha, pode cozinhar quase todos os pratos.
  • Modelos Descartáveis É um tipo especial de churrasco. Eles geralmente são feitos de folha de metal e são de tamanho pequeno. Ao mesmo tempo, a espessura do metal é ligeiramente mais fina do que a geralmente aceita para um braseiro. No final da fritura, a frigideira queima quase completamente, por isso é improvável que seja possível usar essa instalação muitas vezes.
  • Carrinho de churrasco - Esta é uma opção de saída, que é um braseiro sobre rodas. Esta é uma configuração bastante complexa e intrincada que pode ser dobrada e desdobrada.

Todos os modelos descritos são feitos de metal, normalmente é usado aço inoxidável, menos frequentemente ferro fundido. Na produção de churrasqueiras, o tijolo também é muito utilizado, na maioria das vezes modelos fixos são feitos a partir dele. Esses edifícios são populares entre os proprietários de casas particulares e mansões. Eles permitem adicionar quaisquer elementos adicionais e equipar a área de churrasco em qualquer estilo. Você pode criar superfícies de trabalho adicionais, bem como equipar uma mesa para comer. Freqüentemente, essas unidades têm um telhado e uma chaminé protegida ou fazem parte de um grande complexo de fornalhas.

À parte, você deve prestar atenção a dois modelos de churrasqueiras que permitem cozinhar pratos deliciosos e de dar água na boca sem o uso de carvão e lenha.

  • As churrasqueiras a gás são populares em estabelecimentos de food service, combinam a funcionalidade de um grelhador e um churrasco, podendo também funcionar em conjunto com um tandoor.
  • Os fornos elétricos podem ser localizados em casas e apartamentos, operam com corrente alternada e são instalados na mesa ou varanda mais comum. A propósito, você pode até cozinhar um hambúrguer com eles.

Os preços dos modelos de churrasco também variam muito, então todos podem escolher um modelo ao seu gosto e carteira.

Materiais de manufatura

Na produção de fornos de churrasco, o metal ou tijolo é mais frequentemente usado, menos frequentemente são usados ​​blocos de concreto ou pedra. O metal é mais frequentemente usado para criar estruturas portáteis e móveis. Esses modelos são leves, facilmente desmontáveis ​​e montados e transportados sem problemas. Além disso, o metal aquece muito bem e retém o calor por muito tempo, por isso os produtos (carne, peixe ou aves) são fritos uniformemente e com bastante rapidez.

Existem dois tipos de aço mais comumente usados ​​para churrasco: inoxidável e resistente ao calor. O aço inoxidável é a melhor opção para modelos de caminhada que são usados ​​muito raramente e por pouco tempo. Eles se distinguem pelo seu baixo peso e plasticidade, embora se queimem muito rapidamente e sofram deformação plástica. Não é possível usar tais construções por mais de 1–2 temporadas. Aços resistentes ao calor são mais fortes e duráveis ​​devido ao alto teor de cromo na estrutura da liga. Em altas temperaturas, esse metal se oxida e cria uma superfície refratária, o que torna a estrutura imune aos efeitos destrutivos do calor. Além disso, a estrutura de aço resistente ao calor inclui componentes ativos que o tornam resistente à ferrugem, de forma que o modelo pode ser operado ao ar livre e armazenado em uma sala sem aquecimento.

Menos comumente, o ferro fundido é usado para fazer churrasco - este é um material de alta resistência que pode durar mais de meio século, embora essas opções sejam um tanto pesadas e nem um pouco baratas.

Um braseiro de churrasco em forma de tigela instalado em um "casulo" de barro refratário é considerado um certo chique e um sinal de aristocracia. O carvão é colocado dentro do tanque de cerâmica, um braseiro é colocado no topo e uma grelha é colocada. Os pratos do churrasco de barro são muito suculentos e aromáticos. Esse fogão pode ser transportado de um lugar para outro, embora seja mais frequentemente usado como um modelo fixo.

Tijolo ou pedra fireclay também é usado como o material principal para modelos fixos, mas nos últimos anos, a construção de uma churrasqueira de concreto tornou-se popular. Eles são usados ​​para fazer fornos fixos.

As vantagens do concreto sobre o tijolo são as seguintes:

  • os blocos são maiores, de modo que a construção do braseiro é mais rápida do que no assentamento de tijolos;
  • a estrutura dos blocos de espuma celular contém cavidades vazias, o que facilita muito a estrutura, sem diminuir sua qualidade;
  • a alvenaria de blocos pode ser feita por conta própria, sem o envolvimento de construtores profissionais, uma vez que são muito fáceis de furar e fresar. Esse trabalho pode até ser feito por uma pessoa com pouca experiência em decoração. Os blocos de espuma, assim como o concreto aerado, se distinguem por uma estrutura porosa, são 80% preenchidos com ar, portanto, caracterizam-se por uma maior estabilidade térmica, o que permite manter a temperatura necessária para o cozimento do churrasco por muito tempo ao longo de todo o tempo de cozimento;
  • os blocos de concreto não emitem substâncias nocivas e tóxicas, não contêm radiação. Este fato é confirmado pelo Ministério da Saúde da Federação Russa.

Para um churrasco, você pode usar blocos de concreto aerado e espuma de concreto. Os primeiros são ligeiramente mais resistentes, mas os materiais de espuma de concreto são bastante adequados para churrasco. Portanto, você pode dar preferência a eles com segurança, quanto mais o preço da espuma de concreto for muito mais baixo do que o custo dos blocos de gás.

Tamanhos e formas

Churrascos, como churrascos, podem ser realizados em uma ampla variedade de formas. A forma retangular é padrão para tais projetos. Permite posicionar de forma mais estável e racional a grelha ou espetos, proporciona o aquecimento mais uniforme da carne e retenção do calor dentro do tanque do braseiro.

O formato redondo também é popular entre os produtores de churrasco. Não tem cantos ou juntas, por isso pode ser considerado mais durável e estável. Além disso, a forma arredondada dá um calor uniforme, embora a área útil seja muito menor do que nas versões retangulares. Os modelos quadrados são frequentemente usados ​​na produção de modelos para caminhadas. Eles são mais fáceis de dobrar, desdobrar e transportar.

Além disso, você pode encontrar modelos triangulares e até hexagonais nas lojas. Os designs triangulares são populares para fornos de canto, enquanto os designs hexagonais são mais decorativos do que funcionais.

Projeto

Como regra, não existem requisitos especiais para o design de modelos de caminhada, mas um braseiro localizado no pátio de sua própria casa desempenha o papel de um componente importante de toda a paisagem do jardim, portanto, atenção especial é dada ao seu aspecto. Há artesãos que podem criar opções únicas e verdadeiramente inimitáveis ​​para uma churrasqueira: uma casa finlandesa, uma churrasqueira americana, uma churrasqueira, braseiros rústicos de meios improvisados ​​que não são mais usados ​​no dia a dia, mas que merecem a ideia.

Vale a pena destacar opções modulares simples e complexas.

  • Complexo de forno embutido. É uma estrutura embutida em pedra, tijolo ou blocos de betão que inclui forno, fumeiro, churrasqueira e grelhador - permite preparar quase todos os pratos.No entanto, a instalação de tal complexo requer experiência obrigatória em construção e elaboração de um plano técnico para a instalação.
  • Forno de churrasco. Neste caso, não se trata de um modelo portátil, mas sim de uma versão estacionária, equipada com pia e bancada. Este complexo atende mais de perto as necessidades dos proprietários do gazebo para a fabricação de uma grande variedade de pratos.
  • Caldeirão de fogão. Esta versão destina-se ao cozimento de legumes cozidos, pilaf, shurpa e carnes, sendo que na estrutura existe um orifício para o caldeirão.
  • Fogão Russo. Esse projeto merece atenção especial, nele você pode não só fazer kebabs e churrascos, mas também fazer sopas, mingaus, refogar legumes e até assar panquecas. Tem um design elegante e incorpora todas as ideias sobre os contos populares russos, fica bem em paisagens de estilo country. É preferível confiar a sua construção a profissionais, uma vez que tais instalações possuem requisitos especiais para a tecnologia de construção e normas de segurança da estrutura.

Fabricantes populares

Existem alguns fabricantes de churrasqueiras que produzem torradores com sucesso no mercado. Entre eles estão empresas russas e empresas estrangeiras. É melhor dar preferência a empresas nacionais se você precisar encontrar uma opção no segmento de preço médio. Se qualidade e praticidade são mais importantes, você deve estar atento aos produtos das marcas líderes mundiais.

  • Weber É uma empresa mundialmente famosa fundada por George Stephen, o inventor da primeira grelha esférica do mundo. Foi ele quem criou uma nova tendência no mundo da preparação de alimentos.
  • Enders É uma empresa alemã que produz grelhados, churrasqueiras e churrasqueiras sob a marca Enders Colsman AG. Todos os produtos foram certificados quanto à conformidade com os requisitos da ISO 9001: 2008. Eles se distinguem pela qualidade excepcionalmente alta, estilo impecável e praticidade.
  • Tempo eco É uma marca ucraniana que reúne uma grande variedade de produtos para campismo e turismo sob as suas próprias bandeiras. Além de grelhados, churrascos e churrasqueiras, criam-se aqui bolsas térmicas, artigos de praia e pratos. O churrasco deste fabricante assemelha-se visualmente a um ovo verde, no que se refere à sua funcionalidade, a estrutura combina grelha, churrasqueira, churrasqueira, fumeiro, forno e tandoor. A instalação aquece muito rapidamente e está pronta a funcionar 10 minutos após o acendimento das brasas. Os churrascos deste fabricante permitem ajustar suavemente o nível de temperatura, contribuem para um consumo económico de aparas, possuem uma grelha cómoda e paletes espaçosas.
  • Clatronic. A pátria desta empresa é a China. A empresa lançou com sucesso a produção de churrasqueiras elétricas leves. A unidade não aquece e é segura para uso em uma casa ou apartamento.
  • Doorz É fabricante nacional que oferece churrasqueiras, churrasqueiras e churrasqueiras no segmento econômico. Os produtos são populares e têm uma procura constante entre os proprietários de chalés de férias e os entusiastas de viagens.
  • Megagrill. A empresa está envolvida na produção de uma série de churrasqueiras. O destaque da linha de sortimento são os braseiros automáticos movidos a baterias. São modelos pré-fabricados que cabem facilmente em uma pequena mala e são transportados livremente no porta-malas de até mesmo um carro pequeno. O mesmo fabricante é famoso pela produção de churrasqueiras transformadoras e modelos de churrasqueiras de cerâmica.
  • Primo é especializada em modelos de argila refratária cozida. As opções apresentadas combinam as funções de churrasqueira, churrasqueira, churrasqueira e forno.

Como fazer isso sozinho?

Talvez seja um pecado para os proprietários de lotes domésticos pessoais não ter modelos fixos e portáteis de churrasqueiras e churrasqueiras em sua casa. As lojas oferecem a mais ampla seleção de produtos de metal soldado. Se o dono do sítio tiver habilidade em soldagem de metal ou montagem de estruturas de tijolo, então não será difícil para ele construir um braseiro de churrasco com suas próprias mãos.

Em todos os churrascos, certamente existe a possibilidade de ajustar a altura da grelha em relação às brasas. Esses braseiros não criam tiragem artificial, pois acredita-se que quanto mais lento se move o ar aquecido, maior será o sabor do produto. Claro, você não pode ficar sem uma chaminé, mas o tubo pode ser baixo - até 1,5 m do braseiro até a borda superior.

O tipo mais comum de forno é uma churrasqueira de tijolos em uma fundação de concreto. O recuperador está disposto na forma da letra "P", tem cerca de 1 metro de altura e uma chaminé em forma de cone está montada sobre as grades. Uma estrutura mais complexa é construída na forma da letra "E". A parte inferior da instalação, que desempenha a função de pilha de lenha, pode ser equipada com tijolos de silicato de gás, desde que os elementos sejam de material resistente ao fogo. Antes mesmo do início da construção, é necessário pensar em todos os pedidos, coletores de fumaça e outros detalhes para não fazer alterações já durante as obras - isso pode levar a danos no material e custos desnecessários.

Você pode equipar um churrasco de forma independente a partir de um perfil de metal, geralmente são usados ​​tubos. Isso dá rigidez à estrutura e também economiza no uso de placas OSB. Uma placa ondulada ou telha de metal é instalada como telhado. Parafusos auto-roscantes são usados ​​para prender folhas de metal na caixa. Essa varanda, localizada perto de uma cerca de metal, pode formar uma única composição estilística arquitetônica com ela.

Onde colocar?

Na maioria das vezes, as estruturas fixas são colocadas em um gazebo, isso não só protege o fogão dos efeitos adversos dos fenômenos atmosféricos, mas também cria uma área de lazer confortável para toda a família.

Colocar um churrasco ao ar livre em gazebos requer as seguintes regras:

  • o tamanho dos mandris deve ser tal que o fogão seja protegido de forma confiável contra rajadas de vento e chuva oblíqua;
  • a base da churrasqueira deve estar acima do nível de água derretida. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de estruturas nas quais uma mistura de argila e areia é usada como solução;
  • certamente deve haver espaço livre ao redor do fogão. Da fornalha à parede do caramanchão deve ser de pelo menos 3 m, e dos outros lados - pelo menos 1 m;
  • o cálculo das dimensões da instalação depende inteiramente de sua funcionalidade. A construção de uma grande fornalha aumenta a carga sobre o gazebo e, conseqüentemente, seu desgaste aumenta. Se o forno tiver funções adicionais, por exemplo, fumódromos, que são usados ​​regularmente, é melhor usar mandris removíveis;
  • na ausência da possibilidade de organizar o abastecimento e a alta, vale a pena cuidar do equipamento do dreno;
  • gazebos com qualquer braseiro (braseiro, churrasqueira, fumeiro ou grelha) devem ser colocados longe de arbustos densos, árvores, gás e linhas de energia;
  • é aconselhável dispor a zona junto à salamandra com lajes de pavimentação e equipar uma zona de lazer confortável.

Dicas de uso e cuidados

Em conclusão, vale atentar para as seguintes recomendações, que permitem utilizar a churrasqueira com maior segurança e conforto:

  • se pretende fazer churrasco regularmente ao longo da temporada, deve dar preferência aos modelos com tampa;
  • se o terreno pessoal for pequeno, é recomendável escolher uma instalação dobrável;
  • vale a pena dar atenção especial ao tanque de combustível, pois há opções diretas e de fogão. No primeiro caso, a lenha ou o carvão são colocados diretamente sob a grelha, este método é usado para preparar rapidamente os pratos mais simples. O método do fogão envolve colocar carvão nas bordas, enquanto a comida é assada completamente, mas o cozimento também leva cerca de uma hora;
  • independentemente de ser usado um modelo estacionário ou portátil, você deve comprar um em que a grade seja removida. As estruturas de uma só peça não permitem a substituição de elementos individuais durante a queima ou deformação plástica destes;
  • para raras viagens à natureza, uma churrasqueira descartável é ideal.

Belos exemplos

Churrasqueiras de metal podem ser muito elegantes, especialmente se forem decoradas com elementos de forja.

Os braseiros de pedra e tijolo são clássicos que atestam o gosto impecável e o alto status dos proprietários.

A casa finlandesa é muito relevante em qualquer jardim paisagístico.

Os fogões russos tradicionais têm um lugar especial. Eles se distinguem por sua originalidade e funcionalidade. Esta opção irá decorar qualquer site.

E algumas opções mais interessantes.

Para as características de escolha e instalação de um churrasco, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário