Variedades e variedades de bérberis
Barberry é um dos arbustos mais populares do paisagismo.... A grande variedade de variedades e variedades desta planta abre grandes possibilidades para o uso da cultura na jardinagem. Essas plantas podem ser plantadas isoladamente, como composição e até mesmo como sebe.
Descrição
Na natureza, a bérberis vive em quase todas as regiões do hemisfério norte, com exceção das terras de permafrost. Como cultura decorativa, é plantada em todo o Extremo Oriente, Europa, bem como no Japão, China, no Cáucaso, na região da Sibéria e na Crimeia.
Barberry é arbusto espinhoso com folhas alternadas... Os espinhos deste arbusto nada mais são do que placas de folhas modificadas. Deles resta apenas a veia média, que se torna um espinho. Nas axilas das folhas, formam-se rebentos curtos, devido aos quais as folhas crescem em densos cachos. A cor das placas das folhas pode ser roxa, amarelo-limão, escarlate, laranja e até matizada.
Quase todas as variedades de bérberis têm um aspecto muito exótico, pelo que são utilizadas como sebes, em grupos ou em plantações individuais. Variedades baixas são populares ao organizar slides alpinos.
Barberries florescem lindamente, suas pequenas flores lembram sinos esféricos em sua aparência e literalmente chovem galhos a partir de meados de maio... Na maioria das vezes, a cor dos botões é amarela, mas pode ser laranja com a inclusão de tons escarlates. Os frutos apresentam uma grande variedade de formas e cores.
Este arbusto distingue-se pela sua despretensão.... Ele pode suportar facilmente as flutuações de temperatura típicas de latitudes temperadas. O calor não é um problema sério para a bérberis, no entanto, algumas variedades precisam ser cobertas para o inverno.
Esta planta cresce bem e se desenvolve mesmo nos solos mais pobres... O sistema radicular está subdesenvolvido - graças a esta característica, a planta se relaciona facilmente com o resto da flora.
Na verdade, os únicos requisitos ambientais para barberries são a ausência de qualquer estagnação de água no solo e luz abundante. Esta cultura é muito mais fácil de resistir à seca prolongada do que o excesso de umidade. Pode crescer em locais com sombra, mas, neste caso, a cor das placas das folhas não será tão brilhante e a frutificação será rara.
Botânicos de hoje existem cerca de 600 variedades de bérberis, e a maioria deles é plantada para fins decorativos - isso inclui variedades anãs e gigantes. Cada espécie é subdividida em variedades separadas, o que aumenta muito o número de variações deste arbusto incomum.
Detenhamo-nos mais detalhadamente na descrição das variedades mais comuns de bérberis adequadas para o cultivo em nosso país.
Alguns são cultivados para fins estéticos, outros para fins farmacológicos, e os frutos do terceiro podem até ser consumidos como produto alimentício.
Espécies comestíveis
Algumas variedades de bérberis dão frutos com deliciosas bagas comestíveis. Seus frutos têm um sabor azedo picante, portanto, são utilizados principalmente como especiarias, são utilizados para fazer compotas, além de preparar compotas e doces. As bagas são ricas em ácido ascórbico e são especialmente úteis durante a estação fria.
Barberries comestíveis geralmente dão uma colheita bastante abundante - até 10-15 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto. Ao mesmo tempo, as qualidades decorativas da planta em todas as fases de seu desenvolvimento são excepcionalmente altas, de modo que a planta se torna uma verdadeira decoração do local.
Bérberis amur
Um arbusto bastante grande, cuja altura chega a 2-3 m, a copa é muito extensa. As folhas crescem até 8 cm, a sua cor muda de mês para mês: nas estações quentes tem uma tonalidade verde profunda e vira laranja no outono.
A bérberis de Amur geralmente floresce em maio, as inflorescências incluem 20-25 pequenas flores amarelas. A primeira floração da cultura ocorre já na primeira estação, mas esta bérberis começa a frutificar apenas aos 4 anos. Os bagos amadurecem em novembro, são bastante grandes - até 1 cm, apresentam uma rica tonalidade vermelha.
A bérberis de Amur nos jardins de nossos compatriotas é representada por duas variedades principais.
- "Yaponika" - um belo arbusto com folhas ovais bastante largas e flores amarelas em forma de escovas inclinadas.
- "Orfeu" - é uma forma seletiva de bérberis comestível, criada especificamente para decorar o local. Forma um pequeno arbusto com não mais de 1 m de altura, não floresce e não dá frutos.
Bérberis comum
Outra variedade comestível que cresce naturalmente no Cáucaso e no sul da Europa. Graças aos esforços dos cientistas, foram desenvolvidas variedades resistentes a baixas temperaturas. Essas variedades são capazes de crescer e se desenvolver com sucesso, mesmo na Sibéria.
A altura de tal bérberis é de 2,5 m, os brotos divergem em arcos em diferentes direções e formam uma grande coroa. Folhas de cor verde escuro com ligeiro desabrochar azulado. Os ramos são espinhosos, castanho-amarelados.
A floração ocorre no final de maio - início de junho. As inflorescências são racemosas, exalam um aroma adocicado, que atrai um grande número de abelhas e outros insetos. As flores permanecem muito tempo no mato, mantendo seu aspecto espetacular.
A planta não é particularmente exigente com a qualidade do solo. No entanto, quando colocado em áreas úmidas sombreadas, ele para de crescer.
As variedades mais comuns de bérberis comuns incluem diversas variedades.
- "Aureomarginata" - este arbusto atinge 2,5-3 m de altura, distingue-se pela folhagem decorativa com orla amarela. As bagas são agridoces e amadurecem totalmente no início de outubro.
- "Lutea" - este arbusto não cresce mais de 2 metros, as folhas são vermelhas e os ramos são roxos. As bagas começam a amadurecer no início do outono.
- "Atropurpurea" - a altura desta bérberis não ultrapassa 1,5m As folhas são castanhas, os rebentos são de um púrpura profundo. Os frutos finalmente amadurecem em setembro.
Bérberis
A pátria deste arbusto é a Ásia. A planta é termofílica, por isso precisa ser embrulhada para o inverno. Pode crescer até 2 m, tem ramos vermelhos e folhas verde-escuras. A floração ocorre mais frequentemente no início do verão, as inflorescências são rosa-amarelas, perfumadas. Este tipo de bérberis recebeu o seu nome invulgar devido aos bagos esféricos de cor azul escura, quase preta, no topo dos bagos são cobertos com uma floração azulada clara.
Tibetano
Este bérberis vive principalmente no norte da Índia, no leste da China e também nas montanhas do Tibete. Esta planta é considerada uma das variedades mais úteis de barberries - o poder curativo das frutas vermelhas é amplamente utilizado na medicina alternativa.
O arbusto cresce até 3,5 m, os ramos crescem para cima e nas laterais. As folhas são verdes profundas, a cor das flores é atípica para barberries - roxo escuro.
Goji Shambhala
Um arbusto espinhoso que cresce até 3-3,5 m. É famoso em todo o mundo por suas bagas de Goji, que são creditadas com propriedades verdadeiramente milagrosas. Acredita-se que essas frutas sejam capazes de aliviar o câncer e muitas outras doenças.
Importante: o uso de bagas de bérberis para fins médicos só é possível após consulta ao seu médico.
Variedades decíduas decorativas
A Barberry é muito valorizada pelas suas qualidades decorativas, graças à qual a cultura é muito utilizada na jardinagem, bem como na disposição de parques, praças e jardins. Entre as variedades mais "coloridas", podem ser distinguidas várias espécies e variedades.
Sonho laranja
Bérberis colunar, cujo comprimento chega a 1,5 m de altura, e de largura - apenas 40 cm. A planta tem um ritmo de crescimento lento.
A folhagem no período primavera-verão é laranja-amarelado com um leve tom rosado. Com o início do tempo frio, ela muda seu esquema de cores para roxo-alaranjado.
A cultura prefere áreas bem iluminadas, tolera bem o calor, não tolera alagamentos e requer poda anual para formar uma bela copa.
Tocha dourada
Outra variedade colunar de crescimento lento. A cor das folhas também depende da estação: na primavera é laranja, no verão é amarelo intenso e em setembro muda gradualmente para vermelho. As inflorescências são pequenas, amarelo-avermelhadas. Os frutos amadurecem no outono e ficam nos galhos até a primeira geada.
canadense
Esta variedade de bérberis tem uma coroa expansiva. A cor da folhagem varia, indo do roxo profundo ao escarlate brilhante.
Na Rússia, o bérberis canadense não é muito utilizado, é cultivado principalmente nos Urais e nas regiões da Sibéria.
Vamos listar as variedades mais populares desta bérberis.
- "Superba" - um arbusto espetacular, brotos roxos, coroa amarela e folhas vermelhas brilhantes. É caracterizada por uma alta taxa de crescimento e requer moldagem regular.
- "Auricoma" - um arbusto com folhas espetaculares de vinho.
- Silver Miles - variedade de tamanho médio até 2,5-3 m de altura, a cor das placas das folhas varia do roxo ao rosa. As flores são bastante pequenas, mas abundantes, amarelo-avermelhadas.
As variedades de folhagem decorativa Silver miles, Coral, Frikarta, Bonanza Gold e Green Ornament são muito populares entre os jardineiros.
Arbustos anões
Variedades de baixo crescimento de bérberis são muito populares na jardinagem para decorar sebes. Esses anões desenvolvem-se um tanto lentamente, enquanto crescem compactamente, ocupam pouco espaço e praticamente não requerem poda - sua bela copa é formada de forma independente.
Bagatela
Um arbusto espetacular de forma arredondada. A altura dos espécimes adultos não é superior a 40 cm, tanto na largura quanto na altura. As folhas são pequenas, não ultrapassam 1 cm, a cor é púrpura brilhante.
As inflorescências são pequenas, amarelo-claras. Os frutos amadurecem no início de outubro, são comestíveis, portanto podem ser utilizados na culinária. Esta bérberis não tem medo do calor do verão, mas nas regiões da Sibéria com invernos rigorosos, ela requer um abrigo obrigatório para o inverno.
Atropurpurea Nana
Uma bela variedade de folhas vermelhas. O crescimento anual não é superior a 10-15 cm, em solos pobres, a taxa de crescimento é ainda menor. A copa é redonda, as plantas maduras raramente excedem 50 cm de comprimento e 1 m de largura.
As placas de folhas são pequenas, na estação quente são pintadas de púrpura, no outono predominam as cores escarlates.
A bérberis floresce por cerca de 10-14 dias, a flor é vermelha por fora e amarela por dentro. Os bagos amadurecem no final de setembro e apresentam uma cor vermelha brilhante.
A planta prefere locais iluminados, em plantações sombreadas ela pára de crescer e se desenvolver. Não é particularmente exigente para regar, mas reage desfavoravelmente à humidade estagnada.
Kobold
Planta de baixo crescimento, com apenas 50 cm de altura, os rebentos são de cor castanho-avermelhada, com início de crescimento em abril. As folhas são pequenas, até 1,5 cm, o formato é esférico. Na primavera, a folhagem é verde brilhante, mas à medida que a temperatura cai, ela começa a desbotar e gradualmente fica amarela.
A floração começa no início de maio, flores com flores amarelas bastante bonitas com uma borda avermelhada. As frutas são rosa escuro, quase vermelhas, podem ser comidas.
Esta bérberis tolera bem o calor e a seca de curto prazo, não tem medo da poluição do ar.Pode desenvolver-se totalmente ao sol e à sombra.
Outras variedades
Detenhamo-nos em mais detalhes em outras variedades e variedades comuns desta planta.
Evergreen
Barberries que mantêm sua aparência verde ao longo do ano são altamente valorizadas no design de jardins.... Você pode decorar seu terreno pessoal não apenas com ciprestes, pinheiros e thujas - barberries perenes podem ser uma boa alternativa a eles. A variedade varietal desses representantes da família é grande, todas as suas variedades diferem na forma, nas dimensões, nas sutilezas do cuidado, assim como na resistência a baixas temperaturas e na reação ao ar gasoso.
Essas amoras são geralmente espinhosas, mas formam uma cerca viva espetacular. Todas as variedades toleram um corte de cabelo sem problemas e, portanto, permitem que você crie composições de paisagens bastante interessantes.
Barberry Darwin
Este arbusto tem 1,5-2 m de altura, cresce lentamente e é cultivado apenas para decoração. A folhagem é verde, brilhante, existe um pequeno espinho na ponta das placas das folhas.
A bérberis de Darwin floresce com flores laranja-amareladas, as bagas são pretas com uma flor azulada pronunciada, amadurecem no final de setembro.
O arbusto tem boa resistência de inverno, resiste a quedas de temperatura de -10 ... 15 ° C, portanto, é cultivado principalmente no sul do nosso país.
Ganepena de bérberis
Uma das plantas de crescimento mais lento, que atinge apenas 2 metros com a idade de 8 a 10 anos. Os rebentos são curvos, cobertos por espinhos pontiagudos de 1,5-2 cm.
Floresce em maio, as inflorescências são amarelo claro, muito perfumadas. Em meados de setembro amadurecem nos ramos frutos pretos com cobertura acinzentada. Não são comestíveis, portanto, são adequados exclusivamente para paisagismo.
Entre todas as bérberis desta espécie, a variedade mais difundida é a Klugovski, obtida por botânicos alemães. Distingue-se pela despretensão, baixa exigência do substrato e resistência a baixas temperaturas. A planta tolera facilmente o ar mais poluído, pelo que é muito utilizada na jardinagem urbana.
Bérberis da juliana
Esta planta cresce até 2 m de altura e até 4 m de largura. As placas de folha são bastante grandes - 10 cm, espinhos são formados nas extremidades. As folhas novas têm uma tonalidade bronzeada, enquanto as folhas adultas são verdes escuras.
A floração geralmente começa na última década de maio - início de junho. As flores são amarelas com bordas laranja-avermelhadas, coletadas em inflorescências espetaculares. Os bagos amadurecem em setembro, apresentam uma tonalidade azul escura, quase preta.
Este tipo de bérberis é decorativo, por isso é frequentemente utilizado em jardins paisagísticos, parques e praças da cidade.
Vale ressaltar que o arbusto é muito despretensioso de cuidar e se enraíza facilmente nas regiões mais desfavoráveis do ponto de vista ecológico.
Variegado
É improvável que o projeto de qualquer canteiro de jardim seja completo sem cores ricas e brilhantes, então os criadores criaram variedades variadas de bérberis. Suas folhas são de cor vermelha, limão e roxa. Eles são comumente usados em combinação com variedades verdes e também como tênias solitárias.
Admiração
Um arbusto baixo, o comprimento de uma planta adulta não ultrapassa meio metro, enquanto o crescimento anual é de apenas 4 cm. As folhas são bastante grandes - até 3,5 cm, o que é atípico para um anão. A decoração desta bérberis é toda sua folhagem vermelha com uma borda fina.
A floração geralmente ocorre no final da primavera, as bagas finalmente amadurecem apenas no outono. Essas frutas são impróprias para alimentação, mas sua cor escarlate brilhante adorna o local por muito tempo e agrada com sua aparência.
Ouro Especial
Variedade de crescimento baixo, com altura não superior a 30 cm e folhagem de uma rica cor amarelo-limão.
Esta planta é classificada como resistente à geada, tolera facilmente os dias quentes de verão e uma curta seca. Ela cresce e se desenvolve melhor em áreas iluminadas, mas também pode prosperar na sombra.
Crescimento rápido
Variedades de bérberis Thunberg ajudarão a criar uma sebe no menor tempo possível. Eles se distinguem por recursos como:
- a altura do arbusto é 2,5-3 m;
- espinhos nos galhos;
- folhas oblongas de até 3 cm de comprimento, na estação quente são verdes e no outono tornam-se escarlates;
- as inflorescências são oblongas, amarelas, florescem por cerca de 2 semanas;
- as bagas são grandes, elípticas.
Os frutos não caem por muito tempo e ficam nos arbustos por vários meses, não são usados para alimentação.
Chef vermelho
Um belo arbusto que atrai jardineiros com sua folhagem e galhos marrom-avermelhados. A copa é afunilada, a planta adulta atinge 2,5 m de altura, o perímetro de largura é de cerca de 1,5 m Todos os rebentos estão completamente cobertos por espinhos pontiagudos.
A floração começa no final de maio, o amadurecimento dos frutos geralmente ocorre em outubro.
A variedade tolera facilmente o resfriamento e o ar poluído. Ela cresce e se desenvolve bem na sombra, bem como no sol forte.
Esmeralda
Uma bérberis ereta com uma larga coroa piramidal. Os rebentos são cobertos de espinhos pontiagudos. As folhas são pequenas, dependendo da estação do ano, mudam de cor: na primavera e no verão são verdes, e a partir de setembro vão mudando gradativamente para amarelo.
Os frutos são de um vermelho intenso, alongados. Finalmente amadurecem no final de outubro e não caem por muito tempo, podem até sobreviver nos arbustos até a primavera.
Exemplos em paisagismo
Barberry na decoração do jardim pode ser usado de várias maneiras.
Grandes variedades são adequadas para decorar sebes, as menores são plantadas principalmente para decorar as bordas dos canteiros de flores.
Variedades espinhosas são plantadas ao redor do perímetro do local - elas assustam visitantes indesejados e, portanto, desempenham uma função protetora.
As variedades de bérberis com uma coroa espetacular são adequadas para decorar canteiros de flores em uma composição com outras plantas perenes. Variedades com folhas vermelhas parecem muito bonitas. Tapete Vermelho, Rosie Rocket e Ruby Star.
A verdadeira decoração do site será bérberis Juliana, as folhas rosa-alaranjadas são realçadas por bagas de um azul profundo. Variedades com folhas amarelas brilhantes, como Pôr do sol de verão e variedades variadas, como Cornic.
Para jardins rochosos e canteiros são usados espécie anã - combinam-se harmoniosamente com grandes pedras e paredes de tijolo.
Variedades de baixo crescimento e buxo também adequado para cultivo em cubas e recipientes, e rastejando - forma um tapete exótico no local.
Para as características de cuidar de bérberis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.