Tipos e regras para poda de bérberis

Contente
  1. Cronometragem
  2. Quais ferramentas são necessárias?
  3. Tipos e técnicas de poda
  4. Como podar diferentes tipos de bérberis?
  5. Cuidados de acompanhamento

Alguns jardineiros amadores criam cercas em seus quintais com áreas verdes. É muito bonito e digno. No entanto, esse hobby leva muito tempo. Uma bela sebe pode ser produzida se for podada com cuidado e regularidade. Veja, por exemplo, uma bela planta como a bérberis. O espesso protetor do território irá atendê-lo por muito tempo e encantar não só você, mas também as pessoas que passarem por ali. Considere como podar corretamente a bérberis.

Cronometragem

Barberry mantém suas propriedades decorativas ao longo da temporada. É especialmente bonito em agosto. O seu aspecto marcante confere a todo o local em que vive um aspecto especial. É por isso que é usado como cerca. Esta planta tem muitos benefícios:

  • bérberis é um arbusto que pode crescer rapidamente;
  • este espécime natural ficou famoso por suas frutas muito saborosas e saudáveis.

Como todas as plantações de tal plano, bérberis requer cuidados, o que inclui poda obrigatória... Sem ela, você não conseguirá formar uma planta esteticamente, pois tem galhos muito espalhados. Sem podar, a bérberis pode tornar seu local intransitável devido ao fato de que suas raízes de crescimento "ultrarrápido" e brotos espinhosos são capazes de capturar grandes áreas. É por isso que o bérberis requer uma poda cuidadosa. Se feito regularmente e corretamente, você obterá o que espera desta planta.

O procedimento pode ser realizado tanto no inverno quanto no outono. Mas o período da primavera é mais adequado para tais manipulações.

    No entanto, também existem ressalvas aqui. A poda deve ser concluída antes do início do fluxo de seiva, que começa em meados de março e continua em abril.

    Todos os jardineiros têm objetivos diferentes. É por isso se você não quiser formar um arbusto em uma determinada direção, basta remover galhos desnecessários a tempo... Este processo ajudará a evitar o espessamento e a rejuvenescer significativamente a própria planta. Além disso, a bérberis é capaz de formar uma coroa por conta própria, uma vez que seus ramos crescem de forma vertical. Então, depois de algum tempo, você só terá que retirar os troncos extras, e seu plantio ficará sempre em ótimo estado.

    Deve-se levar em consideração que as unidades decíduas são tentadas a ser cortadas na primavera, quando ainda não liberaram seus botões.

    O mesmo não pode ser dito sobre variedades perenes. É aconselhável cortá-los imediatamente após a floração.

    Tente fazer a poda de outono antes do início da geada. Ao mesmo tempo, não pode ser realizado se a planta ainda estiver em frutificação. Normalmente, esses procedimentos são realizados em setembro ou no início de outubro. Além disso, o período de outono é ótimo tanto para o rejuvenescimento das plantas quanto para a poda sanitária. Se o arbusto já tem mais de 10 anos, então esse procedimento é simplesmente necessário para ele. Em espécimes fortemente espessados, os crescimentos em excesso no sistema radicular são eliminados.

    Deve-se notar que as manipulações associadas à poda de uma plantação jovem são bastante simples de realizar. Mesmo a pessoa mais inexperiente pode lidar com tais ações.

    Se não vai dar ao arbusto sua forma original, depois de plantar, remova os brotos não viáveis ​​e encurte um pouco os fortes.

    O plantio de verão é bom porque durante o período quente, a plantação jovem começa a se ramificar bem e a formar raízes. Tudo que você precisa fazer é cortar em 3 etapas. E este método é considerado o mais simples. Como resultado, você terá um arbusto extenso.

    Mais algumas recomendações de especialistas.

    • Antes de iniciar o procedimento de poda, você deve examinar cuidadosamente o arbusto e selecionar os ramos apropriados.
    • Encurte os brotos apenas para um botão desenvolvido.
    • As fatias devem ser executadas com uma inclinação de 50-60 graus.
    • O corte deve ser perfeitamente reto. Tente não permitir rebarbas (se os cortes forem de má qualidade, afie a ferramenta).
    • Remova os brotos laterais na base. Se você deixar um pequeno crescimento, micróbios patogênicos ou pragas podem entrar nele, o que acabará por destruir a planta inteira.

    Quais ferramentas são necessárias?

    Todas as plantas têm a capacidade de crescer. Sem uma poda cuidadosa, seu site se transformará em uma floresta sólida e impenetrável. Além disso, se arbustos de bérberis crescerem nele. Para realizar a tarefa de podar com facilidade, você precisa ter as ferramentas certas à mão. Para cuidar totalmente do jardim, um jardineiro responsável precisa de uma série de ferramentas:

    • lopper;
    • cortador de mato;
    • serra;
    • tesouras de podar;
    • tesoura.

      Claro, todos os instrumentos devem estar em perfeitas condições. Aqui você deve confiar em certos requisitos.

      • A ferramenta deve ser de alta qualidade e suportar a carga.
      • Todas as unidades não devem ser muito pesadas e também devem ter uma aparência brilhante (fornecida pelo esquema de cores).
      • Os objetos cortantes devem ter extremidades estreitas. Então você pode chegar à base da planta.

        E mais uma coisa: é importante que todos os objetos estejam bem afiados. E antes de começar a poda, eles também devem ser desinfetados.

        Agora, vamos examinar cada item do jardim e sua finalidade.

        • A ferramenta usada para remover ramos com cerca de 30 mm de espessura é chamada de podador. Esses produtos estão disponíveis com nitidez frente e verso.
        • A roçadeira é usada para podar mudas jovens. Com a ajuda deste dispositivo, as sebes são formadas. Os cortadores de escova são: elétricos, mecânicos, a gasolina e a bateria.
        • O podador é considerado uma versão reforçada do podador. O diferencial são as alças compridas que permitem chegar aos ramos mais distantes.
        • Serras e serras são usadas para aparar.
        • É muito conveniente usar tesouras de jardim com lâmina longa para podar. Tesouras para metal são uma boa alternativa a eles. São eles que vão caber para o penteado encaracolado das plantações e a formação de uma cerca viva a partir delas.

        Tipos e técnicas de poda

        Existem vários tipos e técnicas para podar qualquer planta de jardim. Antes de iniciar um corte de cabelo, é preciso decidir a forma do arbusto e o tipo de poda.

        Cortando um jovem arbusto

        É o suficiente para deixar aqui um pequeno número de grandes brotos. Se você for formar uma sebe com várias plantações, o número de brotos deve corresponder tanto ao comprimento quanto à largura. Quando o seu objetivo é dar ao arbusto um aspecto mais ramificado e arredondado, na primavera, quando a planta já tem um ano, é cortada quase até a raiz. Como resultado, os brotos com cerca de 11 cm de comprimento devem permanecer na superfície.

        No verão, o mato se desenvolverá bem, e em agosto você obterá uma copa densa. No terceiro ano, essas manipulações se repetem. Somente na re-poda é necessário deixar brotos um pouco maiores que os do ano anterior. No entanto, se você não busca a perfeição, pode limitar-se apenas à poda higiênica.

        Não se preocupe que algo possa não funcionar para você. Barberry tolera bem a poda. No entanto, se você encurtar demais os brotos, não obterá a colheita adequada.

        Rejuvenescedor

        O velho arbusto deve ser podado, o que se chama rejuvenescimento. além do mais esta manipulação aumenta bem o rendimento e dá à planta uma certa forma respeitável... Isso acontece porque, durante a poda, são removidos ramos obsoletos, que puxam os nutrientes para si.

        A única condição é que a poda anti-envelhecimento não seja realizada se a bérberis ainda não tiver 10 anos.

        E mais uma nuance: de uma planta que ainda não lançou botões, não se deve retirar galhos secos. Portanto, é melhor realizar a manipulação anti-envelhecimento no período de outono, antes do início da geada. Para isso, os brotos fracos devem ser removidos ao lado da raiz. Se muitos ramos jovens cresceram, eles devem ser desbastados. Os incrementos devem ter comprimento suficiente. A futura frutificação de alta qualidade depende desse fator.

        Bem estar

        Essa poda é considerada a mais significativa, pois pode proteger seu plantio de doenças e até mesmo a morte. Os galhos velhos são mais suscetíveis a várias doenças e é neles que as pragas costumam começar. Galhos desatualizados levam uma parte significativa dos alimentos para si próprios, além disso, são capazes de transmitir doenças para outras partes da bérberis.

        Sanitize com freqüência. Deve incluir procedimentos para a remoção de ramos doentes e afinamento da coroa.

        O excesso de brotos atrapalha o desenvolvimento de toda a planta, pois bloqueiam o sol do interior da bérberis. Portanto, alguns ramos do arbusto podem enfraquecer e secar. E aqui deve ser notado que é em ramos jovens que os frutos aparecem posteriormente. E sua qualidade e quantidade dependem dos fatores acima.

        Formativo

        Os jardineiros modernos estão tentando dar aos arbustos de bérberis a aparência mais bonita e original e apará-los a tempo. Para "construir" uma forma específica de arbusto, é necessário cortar os ramos anuais, deixando cerca de 6 cm em sua base. Nesse caso, você precisa se esforçar e tentar dar a forma original à plantação, exatamente o que você pretendia. Em seguida, deixe seu animal de estimação desenvolver-se livremente e lançar novos brotos. Assim, ocorrerá sua formação gradativa. Depois, durante 4 anos, tentam cortar a bérberis 2 vezes por ano (na primavera e no outono). É assim que os rebentos novos devem ser podados quando ultrapassam os 10 cm de altura.

        Observação: inicialmente, qualquer arbusto tem sua forma específica. Portanto, você deve perceber isso a tempo e seguir essa direção. Observe que mesmo sem cuidados especializados, a bérberis cresce e toma a forma de uma bola que se espalha. Para cortar a plantação em forma de bola, é necessário fazer algum esforço, pois esta figura particular é considerada difícil de formar. Para atingir o objetivo, construa uma estrutura de ripas em forma de círculo sobre a planta. Isso limitará o tamanho do arbusto e será fácil para você criar uma determinada direção.

        A forma da topiaria parece moderna e original. Para isso, inicialmente direcione a planta “na direção certa”. Assim que o plantio começar a soltar brotos, deixe o tronco principal bem no meio do mato e retire o resto pela raiz. Em seguida, você deve esperar que o ramo esquerdo fique mais forte, se desenvolva e se solte. Corte novos galhos em forma de bola.

        Como podar diferentes tipos de bérberis?

        Barberry é uma planta que se distingue por uma variedade de formas e tipos. Existem espécimes decorativos. A aparência mais original é a bérberis de folhas vermelhas. A formação dos arbustos envolve a poda deles. Pelo menos, essas manipulações são exigidas por espécies anãs de crescimento lento. Por exemplo, a bérberis Thunberg cresce apenas 3-5 cm por ano. Para atingir sua densidade, basta encurtar os brotos.

        A bérberis comum tem várias cores de folhagem e pode crescer até 3 metros de comprimento.

        Esses espécimes são usados ​​como uma cerca viva, e não dá para formar figuras a partir deles. A espécie Amur tem mais de 3 metros de altura. Se você realizar a poda formativa, poderá obter um arbusto com ela.Ottawa barberry praticamente não requer poda. Seus ramos crescem para cima. Para um visual bonito, basta deixar alguns troncos.

        Cuidados de acompanhamento

        Se as plantas forem mal cuidadas no jardim, elas podem morrer. Barberry não é exceção. Para evitar problemas, é necessário monitorar o teor de umidade do solo durante o cultivo desta planta. Caso contrário, pode adoecer.

        Um isolamento muito bom de um arbusto jovem sem ventilação levará à sua morte.

            É imperativo realizar o controle de pragas. A maneira mais eficaz é tratar os galhos e as folhas com água e sabão. A mistura de enxofre coloidal e Bordeaux pode prevenir doenças de bérberis. Se notar manchas nas folhas, trate o arbusto com preparações de cobre.

            No próximo vídeo, você pode assistir ao processo de poda de bérberis.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário