Barberry Ottawa "Superba": descrição, plantio e cuidados
Existem muitas recomendações sobre quais plantas usar para dar ao local uma aparência extraordinária. Mas muitas das culturas são difíceis de usar ou são extremamente caprichosas para as condições de cultivo. Uma feliz exceção é a bérberis, que será discutida neste material.
Peculiaridades
Ao mesmo tempo, a bérberis "Superba" de Ottawa recebeu um prêmio da Sociedade Inglesa de Jardineiros e, na Grã-Bretanha, eles definitivamente sabem muito sobre parques verdes. A variedade é um dos grandes arbustos caducifólios. Sua largura e altura podem aumentar ao longo do tempo até 3 ou até 4 m. O crescimento ocorre rapidamente, e os valores máximos são atingidos por 8 a 10 anos. Nos primeiros anos, os galhos sobem direto. Mas, gradualmente, eles começam a crescer em um arco inclinado. Na descrição de Berberis ottawensis Superba, uma cor marrom-avermelhada da casca também é observada. Em toda a superfície é coberto por espinhos, atingindo um comprimento de 0,02 m. As folhas do arbusto são caracterizadas por contornos arredondados ou obovados.
Em média, o tamanho da folha é de 0,03-0,05 m de comprimento. Sua cor é brilhante; a folhagem vermelha escura ou roxa mantém sua aparência espetacular durante todo o período de cultivo. Mesmo crescer na sombra não afeta isso. Durante o outono, o arbusto adquire uma coloração avermelhada ou alaranjada pálida. A bérberis canadense florescerá em maio. As flores da planta são caracterizadas por uma cor amarelo-avermelhada. Eles são agrupados em inflorescências racemosas. Em média, existem 9-10 flores por inflorescência. Eles diferem em um aroma adocicado, mas ao mesmo tempo discreto.
No final do outono, após a passagem das geadas precoces, os frutos da bérberis perdem as suas notas amargas e azedas características, por isso não é desejável apressar a colheita. Os frutos da bérberis são coloridos com uma suculenta cor escarlate. Eles são caracterizados por uma configuração oblonga; o comprimento é de 0,8-1 cm. Os frutos podem ficar pendurados nos galhos por muito tempo. Ao mesmo tempo, independentemente do clima, eles mantêm uma estrutura densa.
Como plantar?
O processo de plantio de bérberis não é difícil para nenhum jardineiro treinado. A melhor época para fazer isso é na primavera ou no início do outono. Se a primavera for escolhida, você terá que se certificar de que os botões da muda não têm tempo de florescer. Ao mesmo tempo, você não deve ter medo de perder prazos - basta que a terra aqueça até 15 graus. No outono, eles escolhem o momento em que faltam cerca de 20-27 dias para o início tradicional das geadas.
Todas as outras coisas sendo iguais, uma aterrissagem no outono é ainda preferível. Importante: a escolha do local para o bérberis deve receber atenção especial. Melhor se for uma área completamente aberta ou ligeiramente sombreada. O solo precisa ser aquecido e protegido de ventos fortes. A acidez do solo é crítica. Todas as áreas com um valor de pH acima de 7 devem ser calcárias. Caso contrário, você não pode contar com o sucesso. Para compilar a mistura de plantio, volumes e quantidades iguais são usados:
- solo de grama;
- húmus;
- cinzas de colheitas decíduas;
- turfa.
Depois de misturar os fertilizantes com o solo, toda a mistura é despejada com bastante água. Para plantar um arbusto de bérberis de tamanho médio, você precisa preparar uma cova de plantio de 0,4 x 0,4 m. Quando vários arbustos são plantados de uma vez, uma lacuna de pelo menos 1,5 m deve ser deixada entre eles.É melhor que esta folga seja de 2 m. O colo da raiz é colocado ao nível do solo. As próprias raízes devem ser cobertas com solo fértil. Você não pode deixar vazios, mas dobrar as raízes é altamente desencorajado. Quando eles planejam formar uma cerca viva, então 2 arbustos são plantados por 1 metro corrido. Caso contrário, você terá que se envolver em pousos adicionais ou abandonar seu plano.
Como cuidar bem dele?
Considere os principais pontos de cuidado adequado para bérberis.
Rega
O cuidado total com a bérberis envolve irrigar a planta uma vez por semana. Em média, são consumidos de 5 a 10 litros de água por arbusto, dada a secura do solo. Imediatamente após a rega, a camada de cobertura morta perturbada é corrigida, se necessário, é renovada. Antes do inverno, a rega com umidade é realizada quando faltam 14-20 dias antes da geada. Você precisará despejar 20 litros de água por planta.
Top curativo
Se o plantio for feito corretamente e um solo bem fertilizado for usado, fertilização adicional não será necessária até a próxima estação de cultivo. Normalmente, a primeira alimentação é feita na primavera, com uréia diluída em água. Por 1 sq. m. da área próxima ao tronco, são consumidos 10 litros de fertilizante. Os jardineiros que recusam uma medida tão simples logo descobrirão que a bérberis cresce mal e os brotos em si não parecem muito bons. As adições subsequentes de nitrogênio são feitas no máximo a cada 4 anos.
No outono, as bérberis são alimentadas com a expectativa de se adaptarem ao inverno. Neste ponto, é utilizada uma mistura de 0,015 kg de superfosfato e 0,01 kg de sulfeto de potássio. Antes da floração e após o seu término, o arbusto é alimentado com substâncias orgânicas. Tanto o estrume quanto o húmus serão úteis. Não há outros requisitos para alimentação.
Poda
Um corte anual de cabelo, embora não seja higiênico, ajuda a preservar a beleza da bérberis. Graças a ela, a formação de rebentos relativamente jovens é acelerada. E já nesses brotos, as folhas ficam mais atraentes. Efeitos colaterais para a saúde também foram observados e são especialmente importantes se a planta recentemente passou por forte estresse. A poda sanitária, se o arbusto estiver muito espesso, deve ser realizada no outono, quando faltam cerca de 2 semanas para o frio intenso. Nesse ponto, o arbusto entra em hibernação e tolera o procedimento sem problemas. As datas específicas são determinadas pelo clima e pelo tempo real. Portanto, em geral, só podemos dizer sobre a "bifurcação" de setembro a novembro. Durante o processo de corte, o seguinte deve ser removido:
- ramos muito velhos;
- brotos secos;
- todos os locais afetados por doenças e pragas;
- brotos densamente entrelaçados e interferentes;
- todos os ramos dirigidos profundamente na copa.
Para o trabalho, apenas tesouras bem afiadas são usadas. Cada grande corte é tratado com grama de jardim. Qualquer parte cortada deve ser descartada. As partes que sofreram doenças ou pragas são necessariamente queimadas.
Particularmente notável é o procedimento de poda de uva-barba, da qual se pretende fazer uma cerca viva:
- você deve começar imediatamente após a floração do arbusto;
- no segundo ano após o plantio, todas as plantas são reduzidas em 1/2 ou 1/3 (dependendo da necessidade);
- o corte de cabelo é feito de acordo com o mesmo princípio comum a todos os arbustos, aguardando o fechamento das copas vizinhas;
- quando o resultado é alcançado, eles se limitam a aparar o crescimento lateral e superior.
Preparando-se para o inverno
O abrigo de arbustos de barberry do inverno é necessário. Este procedimento é especialmente relevante nos primeiros 3-4 anos. Mas nem todo mundo sabe como agir corretamente. A técnica não é muito complicada:
- adicione cobertura morta para que sua camada aumente para 0,1 m;
- eles amarram os brotos com cordas (cuidado - qualquer pressão forte pode quebrá-los);
- então o arbusto é completamente coberto com uma tampa (sacolas velhas, agrospan e outros materiais modernos servem);
- em todo o perímetro, o abrigo é coberto com patas de abeto;
- com a chegada do inverno, eles tentam aquecer mais a neve para o mato.
Métodos de reprodução
Para propagar bérberis, cortes podem ser usados. Mas eles formam raízes muito lentamente. Dividir o arbusto em partes é mais promissor. No entanto, as raízes são bastante sensíveis. Existe um grande risco de danificar o delicado sistema radicular. A germinação das sementes, mesmo em condições ideais, não excede 40-45%. Além disso, mesmo que brotem, as propriedades originais valiosas nem sempre são preservadas. O corte é ruim porque não permite a liberação de rizomas. Essas sutilezas não são fatais na criação. Você só precisa levá-los em consideração, e então os problemas podem ser contornados.
Doenças e pragas
A bérberis de Ottawa satura o ar com uma quantidade significativa de fitoncidas. Portanto, ele próprio é naturalmente resistente a muitos fatores perigosos. No entanto, o risco de infecção ou agressão por pragas ainda existe. Na maioria dos casos, as plantas são afetadas por pulgões e mariposas. Essas espécies de insetos põem ovos no outono. Esta embreagem hiberna calmamente quase sempre. As larvas e lagartas das mariposas destroem a folhagem e privam a bérberis de sua atratividade externa. Lavar as plantas ajuda a lidar com uma infestação leve. Mas é impraticável usar uma solução de sabão para esse propósito. A mistura mais eficaz é preparada assim:
- diluir 0,4 kg de cinza de madeira em 5 litros de água;
- a solução resultante é fervida durante 30 a 40 minutos;
- filtrar o líquido;
- diluído em água até um volume de 10 litros;
- adicione 0,05 kg de sabão em pó.
Em caso de infecção significativa, você terá que usar inseticidas de marca. Normalmente são usados medicamentos "Actellik", "Bankol", "Confidor" ou os karbofos mais tradicionais. Importante: você deve ler as instruções com antecedência e não se desviar delas, mesmo nas pequenas coisas. Quaisquer que sejam os produtos fitofarmacêuticos utilizados, é necessário usar respirador, luvas e ter o cuidado de usar roupas justas que cubram todo o corpo.
A prevenção de infestações requer o uso de fungicidas. Eles são aplicados no outono. Para cada 10 litros de água, 0,5 kg de uréia são depositados. Importante: é necessário borrifar com essa solução não uma bérberis, mas todos os arbustos. Essa é a única maneira de evitar o surgimento e a disseminação de várias doenças. Barberries freqüentemente sofrem de infecções fúngicas. Entre eles, a ferrugem e o oídio são especialmente prejudiciais. A última doença é combatida com a ajuda de "Topaz", "Vectra", "Fundazol". Normalmente, 4-6 tratamentos são suficientes. Em casos especialmente graves, as plantas doentes são eliminadas completamente.
Uso em paisagismo
Barberry "Superba" pode decorar até áreas relativamente modestas. Aconselha-se plantar nos locais mais iluminados. Então a planta ficará mais brilhante e expressiva. É possível usar a cultura em plantios individuais e em grupo. É plantada junto a meios-fios e em corrediças alpinas, bem como no formato de sebes decorativas e no desenho de parcelas habitacionais.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da bérberis "Superba" de Ottawa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.