Bérberis comum: descrição e variedades, plantio e cuidados
A pessoa sempre tenta se cercar de uma vegetação de valor estético e medicinal. No caso da bérberis, os dois indicadores são iguais. Para cultivar esta cultura no jardim, você precisa saber como é, quais variedades existem e para que serve cada uma delas. A opção escolhida deve criar raízes no local, para isso é necessário escolher um determinado local, plantar a planta corretamente, providenciando-lhe os cuidados posteriores, caso contrário não será possível alcançar o resultado desejado.
Peculiaridades
A bérberis comum, ou Berberis vulgaris, é um arbusto que pode ser plantado por jardineiros para diversos fins. Esta planta tem uma aparência atraente e também se beneficia de propriedades medicinais. A descrição da cultura resume-se ao facto de se tratar de um arbusto ornamental, cujos rebentos e tronco estão cobertos de espinhos, o que o torna uma boa opção para sebes. O diâmetro da copa, de formato esférico, varia de 2 a 2,5 m. As folhas crescem alternadamente e apresentam formato elíptico.
O arbusto fica lindo na primavera, verão e outono. No verão, parece uma bola verde, e na primavera agrada aos olhos com a floração que ocorre em toda a planta. As flores são amarelas e de tamanho pequeno, mas muitas delas são formadas no arbusto. Além do aspecto agradável, durante a floração, a cultura exala um delicado aroma adocicado, que atrai as abelhas, coletando o pólen da bérberis para um mel muito saboroso.
A floração dura quase um mês, após o qual as flores caem e os frutos começam a se formar em seu lugar.
No outono, a folhagem muda de cor de verde para um tom vermelho vivo ou cor de vinho, que parece muito impressionante. Nos meses de setembro e outubro termina o processo de formação dos bagos, de formato alongado e matiz vermelho vivo. Essas frutas são comestíveis e saudáveis, podendo ser utilizadas para diversos fins. Eles são azedos ao gosto, mas quando usados corretamente, adicionam ao prato o sabor, a cor e o aroma desejados. É importante saber que os frutos verdes nunca devem ser comidos - eles contêm uma grande concentração de alcalóides que são tóxicos para os humanos.
Variedade varietal
A bérberis comum é encontrada com mais freqüência do que outras variedades. Você pode encontrá-lo nas regiões do sul da Rússia. Na natureza, ela cresce na floresta nas bordas, nas estepes da floresta, nas colinas, bem como no Cáucaso. Esta variedade pode atingir os 3 metros de altura, apresenta forma espalhada e espinhos no tronco e ramos. Este é um arbusto verde, cuja folhagem fica vermelha no outono. A floração é devida a flores amarelas, das quais crescem posteriormente frutos vermelhos alongados. Devido à popularidade desta planta, existe uma grande variedade de variedades.
- Variedade roxa "Atropurpurea" - uma variedade de tamanho médio, cuja folhagem é bordô ou roxa. As inflorescências são de cor laranja e os bagos são brilhantes e de aparência brilhante.
- "Albo-variegata" - caracteriza-se pela folhagem variegada, que apresenta cor verde e estrias brancas.
- "Aureo-marginata" - os arbustos têm folhagem variada, orlada com bordas de bronze. Sem luz suficiente, a cor das folhas desaparece, a planta começa a crescer e a decoratividade da bérberis desaparece.
- "Serrata" - uma variedade de folhas roxas com uma folhagem recortada.
- "Sulkata" - arbustos de bérberis, que se distinguem por brotos longos e nervurados.
- "Alba" É uma variedade especial de bérberis que produz frutos brancos no outono, enquanto a variedade Lutea produz frutos amarelos.
- "Asperma" difere de todas as variedades acima na ausência de sementes nos frutos.
Cada opção tem suas próprias características que atraem os veranistas e jardineiros. Ao escolher uma planta para o seu local, você precisa estudar bem sua descrição e escolher a opção mais adequada.
Como plantar?
O bérberis é plantado no outono ou nos últimos dias da primavera. Para que a planta crie raízes, a muda deve ter pelo menos 4 botões em cada um dos brotos. O plano de plantio também será importante, o que depende da finalidade dos arbustos. Se se pretende obter uma sebe a partir deles, a distância entre os arbustos não deve ultrapassar meio metro, se a cultura for plantada em pequenas quantidades para fins decorativos ou medicinais, é melhor deixar pelo menos um metro entre as plantas .
Para que a cultura se desenvolva bem e cresça rapidamente, é necessário aplicar fertilizante na cova antes do plantio. É melhor usar curativos contendo nitrogênio, misturas contendo potássio e fósforo. É importante escolher o local certo para o futuro arbusto para que fique o tempo todo ao sol, caso contrário a cor da folhagem não muda, ficando sempre escura.
O solo deve ser leve, não muito úmido, o arbusto tolerará a ausência de umidade melhor do que o alagamento.
Como cuidar bem dele?
Cuidar da cultura não é particularmente difícil e, com a implementação oportuna de todas as ações, arbustos bonitos e decorativos crescerão no local, agradando aos olhos com sua aparência, floração e, posteriormente, frutos. Para obter um arbusto saudável e bonito, você precisa realizar atividades de cuidado como:
- rega;
- capina;
- afrouxamento;
- amontoado;
- poda;
- curativo superior.
Ao planejar o cuidado com os arbustos, é preciso saber que a cultura não pode ficar alagada, pois bastará regar uma vez por semana. É necessário remover as ervas daninhas em intervalos tais que não haja nada supérfluo perto das plantas. A cobertura vegetal do solo perto do tronco ajuda a proteger o jovem arbusto das ervas daninhas. Para que os arbustos cresçam bem e mantenham seu efeito decorativo, eles precisam ser fertilizados, mas para a bérberis este procedimento é suficiente para fazer apenas uma vez no início da primavera.
Para uma aparência apresentável, você precisa cortar os arbustos, modelá-los e remover todos os, o momento ideal para este procedimento será o início da primavera e o final do outono. Cada jardineiro pode moldar o arbusto de acordo com sua vontade, dando-lhe qualquer forma. Para que uma cultura cresça por muito tempo, mantendo seu apelo visual e saudável, é importante rastrear doenças e microorganismos que possam aparecer na planta. Além de cuidar da estação quente, vale a pena considerar atividades relacionadas ao abrigo da bérberis para o inverno.
Somente o cuidado adequado permitirá que você tenha arbustos lindos e viçosos que florescem profusamente e proporcionam uma grande colheita de frutas silvestres. Mas sem saber o básico para cuidar dessa cultura, será difícil obter esses resultados.
Rega
Barberry é uma daquelas culturas que, em estado normal, pode passar completamente sem rega adicional. Esta planta não tolera muito o alagamento do solo, por isso recomenda-se aplicar a umidade apenas em calor intenso, não mais que uma vez por semana. A peculiaridade do procedimento de irrigação é que a água deve ser morna, e deve ser despejada diretamente no solo próximo ao mato, sem irrigar a folhagem.
Condições especiais devem ser criadas apenas para mudas jovens que acabam de ser plantadas e devem criar raízes o mais rápido possível. Nesse caso, você precisa regar a bérberis dentro de um mês, mas a frequência permanece inalterada, apenas uma vez por semana. Para que as plantas tenham umidade suficiente, é necessário garantir que as ervas daninhas não germinem perto delas.Solo moderadamente úmido ou ligeiramente seco, no qual não haverá ervas daninhas, será mais favorável para o bom crescimento do arbusto.
Top curativo
Durante o plantio, são aplicados fertilizantes no solo, o que possibilita a eliminação total de quaisquer aditivos durante o primeiro ano de crescimento da bérberis. No segundo ano de crescimento da safra, fertilizantes nitrogenados precisam ser aplicados, a uréia é a mais adequada, cuja concentração deve ser de 0,2%. Recomenda-se colocar pelo menos 10 litros de tais aditivos sob cada arbusto. No final da temporada, é necessário cobrir o solo com turfa.
Recomenda-se a aplicação de uréia a cada 3 anos, alimentando o solo em que crescerá a bérberis. Se a colheita também estiver planejada na safra, suplementos adicionais de potássio e fósforo devem ser adicionados depois que o arbusto parar de florescer, bem como no início do outono. Para lidar rapidamente com a introdução de curativos, recomenda-se o uso de formulações prontas, por exemplo, "Kemira Universal". Além disso, também são necessários fertilizantes à base de potássio e superfosfato, que são ingeridos na quantidade de 10-15 g de cada substância.
Com a alimentação adequada do solo, o arbusto crescerá bastante, a cor das folhas e flores será brilhante e os frutos estarão tão maduros quanto possível.
Poda
O crescimento da bérberis não difere em uma determinada velocidade, aumentando apenas 30 cm por ano, mas isso não muda o fato de que a planta precisa de uma poda completa. A cada estação, o jardineiro ou residente de verão deve realizar podas sanitárias, retirando galhos secos, doentes e desnecessários. Além do mais, há necessidade de procedimentos de modelagem para remover o excesso de crescimento. O aparamento dos arbustos dependerá inteiramente da finalidade de seu crescimento. Para plantas ornamentais, a formação de uma certa aparência externa será suficiente, e para se obter uma colheita é preciso cortar bem o arbusto, retirando o excesso de galhos, o que vai atrapalhar o pleno desenvolvimento dos frutos.
Outro tipo de poda está associado ao rejuvenescimento dos arbustos, que é feito com o crescimento prolongado da cultura em um só local. Os ramos que envelheceram e não apresentam nenhum efeito decorativo ou de frutos devem ser cortados completamente e, em seu lugar, devem ser formados novos ramos de folhas frescas. A poda é melhor feita na primavera, antes do início do crescimento ativo dos botões. Os rebentos devem ser podados moderadamente, deixando um número suficiente de botões jovens, o que dará uma colheita este ano.
Preparando-se para o inverno
Barberry pertence a culturas resistentes ao inverno, que podem resistir a geadas de até -40 graus, portanto, não há necessidade de tomar quaisquer medidas adicionais para preparar os arbustos para o inverno. As mudas novas que foram plantadas este ano devem ser cobertas para proteger as raízes e os brotos de possíveis queimaduras e congelamento.
Para que o mato não sofra no inverno, é preciso cortá-lo a tempo, não regá-lo a partir do fim das altas temperaturas, fazer uma cobertura morta, verificar se há pragas e doenças nos arbustos e tomar medidas para combatê-los se encontrado.
Se todas as medidas forem realizadas, nenhum resfriado ameaçará a bérberis no inverno.
Métodos de reprodução
Se houver necessidade de aumentar o número de arbustos de bérberis no local, você mesmo pode fazer isso. Como qualquer cultura, esta planta se reproduz de várias maneiras:
- dividindo o mato;
- estacas;
- usando camadas;
- graças à prole;
- de sementes.
Cada uma das opções pode ser experimentada, contando com um resultado positivo, mas as estacas e camadas são consideradas as mais eficazes para a obtenção de uma nova planta. O uso de sementes pode levar à produção de qualquer tipo de bérberis, portanto esta opção é utilizada com menos frequência.
É possível obter um novo arbusto com a ajuda da prole apenas em plantas adultas com sistema radicular bem desenvolvido.Posteriormente, novos brotos começam a surgir a partir dele, que devem ser separados do arbusto-mãe e plantados separadamente.
Se você usar a opção de dividir o arbusto, será necessário desenterrar um arbusto adulto e dividi-lo em 3 partes. As raízes novas podem ser cortadas com tesouras de poda, enquanto as velhas requerem uma serra. É importante tratar as seções com cinzas, e você também pode forrar o carvão ativado e polvilhar por cima. Propagando bérberis por estacas, você pode colher material de plantio verde e lignificado, mas no segundo, a taxa de sobrevivência é considerada significativamente maior.
Criar uma nova planta usando camadas não é difícil, mesmo para um iniciante. Para fazer isso, você precisa selecionar um crescimento longo e saudável e colocá-lo em uma trincheira pré-fabricada, trazendo a borda para a superfície. Durante o verão, essa camada criará raízes e poderá ser separada da planta-mãe como uma muda independente.
Cada opção possibilita a obtenção de uma nova planta, portanto a escolha pode ser feita em qualquer direção.
Doenças e pragas
Apesar do cuidado fácil da bérberis, problemas com doenças e pragas aparecerão regularmente. As mais perigosas para a cultura são as infecções fúngicas, como o oídio e a ferrugem. Para tratar essas doenças, você precisa usar o líquido Bordeaux e uma solução de enxofre coloidal. É necessário processar a bérberis a partir do momento em que aparecem as folhas e, a partir daí, mais 3 semanas. Se o oídio for afetado, soluções fungicidas podem ser usadas e, para evitar a propagação da infecção, todas as folhas afetadas devem ser removidas e queimadas.
Se falamos de pragas, o pulgão da bérberis é especialmente perigoso para a bérberis, o que prejudica o aspecto da cultura. Você pode combatê-la com uma solução de sabão em pó ou outros remédios populares.
Um bom efeito é observado com o uso de preparações inseticidas.
Uso em paisagismo
Barberry é uma bela planta com altas qualidades decorativas, por isso é muito utilizada em paisagismo. Devido à variedade de variedades, grande número de variantes desta cultura, diferindo em tamanho, forma, cor da folhagem e das flores, é possível criar composições surpreendentes que se tornarão uma verdadeira decoração do território.
Barberry em paisagismo pode ser usado para:
- criar sebes separando certas áreas umas das outras;
- destacando faixas usando uma variedade de baixo crescimento de bérberis;
- criar uma composição em um canteiro de flores, ao formar mixborders, jardins ornamentais, jardins de pedras, jardins de rosas;
- bela combinação com cores de outono;
- plantar na frente de plantas altas ou coníferas.
Altos níveis de decoratividade e facilidade de manutenção permitem o uso de bérberis para uma ampla variedade de finalidades e tarefas de paisagismo.
Para conhecer as características de cuidar de bérberis comuns, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.