Métodos de reprodução para bérberis
Muitos jardineiros e paisagistas usam bérberis para decorar o jardim. Esta planta perfumada ornamental pode ser uma excelente decoração para o seu terreno pessoal. Normalmente, a bérberis é cultivada como um arbusto, mas com certas regras para podar e modelar a planta, uma pequena árvore decorativa pode ser feita a partir dela. Para propagar tal arbusto em casa, existem várias maneiras, cada uma com suas próprias características. Portanto, antes de criar bérberis, é importante determinar com antecedência qual método é mais adequado para plantá-la. O principal é munir-se de informações sobre como enraizar corretamente o arbusto para garantir o seu crescimento intensivo.
Como propagar por estacas?
Uma das formas mais populares de criação de bérberis entre os jardineiros é considerada propagação por estacas... Se a questão de preservar todas as características varietais da planta-mãe é uma prioridade, então este método é ideal. Este método de criação de bérberis também é conveniente porque a extração do material de plantio não causa dificuldades.
Normalmente, eles usam ramos obtidos após a poda de verão.
Preparação
Barberry é cortado no início do verão. No entanto, os brotos podem ser colhidos no outono, dependendo da disponibilidade de espaço de armazenamento. Neste caso, após a poda dos brotos de outono, o material é colocado em areia umedecida e armazenado a uma temperatura de 0 graus. O enraizamento também pode ocorrer na água. As mudas estarão prontas para o plantio em meados da primavera.
A área selecionada é previamente escavada e fertilizada. Folhas podres ou composto podem ser usados como fertilizantes. Uma almofada de areia de grão grosso é formada no topo do fertilizante, a espessura da camada não deve exceder 5 centímetros. O solo deve ser socado e bem regado, e então proceder-se à colheita dos brotos verdes do arbusto.
Ao cortar brotos, é recomendável evitar a exposição à luz solar. Os ramos para enxertia devem ser saudáveis e jovens. Os rebentos com casca danificada não são adequados para este fim. Cada estaca deve ter pelo menos 4 botões. Um corte deve ser feito sob o botão de crescimento inferior. De cima, o excesso do caule é cortado, deixando uma distância de 1 centímetro do botão. Na parte inferior, as folhas são totalmente removidas do broto e, na parte superior, metade das folhas são cortadas.
Antes do plantio, recomenda-se que as estacas sejam imersas em solução estimuladora de enraizamento e deixadas nela por 12 horas.
Aterrissando no chão
Com um leve ângulo, os brotos são enterrados na areia a uma distância de 5 centímetros um do outro. Depois que as mudas são plantadas, elas são regadas com água morna, cuja temperatura deve ser de pelo menos +20 graus. Você também pode pulverizar mudas em vez de regar. Recomenda-se cobrir as mudas com garrafas plásticas ou algum tipo de recipiente de vidro para garantir que a planta tenha um nível normal de umidade e temperatura. É melhor sombrear as mudas e, quando vier frio, cubra-as. As mudas de bérberis são enraizadas apenas quando a temperatura ambiente é de pelo menos +20 graus. Quando está calor lá fora, as mudas precisam ser ventiladas. Para manter os níveis normais de umidade, as mudas de bérberis devem ser borrifadas ou regadas regularmente.
Cuidado e transplante
Um mês após o plantio, as raízes se formam nas estacas. Não é necessário replantar a planta imediatamente após isso. Primeiro, a bérberis precisa se adaptar e se acostumar com a luz do sol, vento, chuva e noites frias. As mudas são endurecidas removendo a cobertura por um tempo. A duração do procedimento é aumentada gradualmente. A melhor época para filmar seu esconderijo é em agosto. Assim, as plantas jovens podem ficar mais fortes e se adaptar melhor às geadas de inverno.
Importante! Na primavera, uma mini-estufa é erguida novamente ao redor das mudas, o que ajudará as mudas a se desenvolverem melhor. Ao longo da temporada de verão, os jovens barberries precisam de rega e alimentação regulares.
Desembarque em local permanente
Dois anos após o plantio de bérberis, por meio de estacas, você pode preparar a planta para transplante para um local de crescimento permanente. A estufa é limpa no final de junho, após o qual é necessário esperar até setembro para replantar os arbustos. Por mais trabalhoso que seja o processo de criação de bérberis por meio de estacas, ele se justifica. Em alguns casos, ele pode fazer seguro contra grandes custos de caixa, uma vez que esse método é ótimo para criar um hedge.
Propagação de sementes
Freqüentemente, esse método de propagação de plantas é chamado de imprevisível. O fato é que, durante todo o processo de crescimento, ninguém sabe totalmente o que virá dele. Existem duas maneiras de propagar um arbusto ornamental usando sementes.
- Plantio de mudas. É necessário preparar uma mistura de solo, que incluirá turfa e um pouco de areia. As sementes são colocadas na mistura umedecida. Recipientes com material de plantio devem ser armazenados na geladeira. Geralmente passam pelo processo de estratificação de dezembro a março - 90 dias. No início da primavera, o material de plantio é semeado em vasos de flores. A distância entre as mudas deve ser de 3 centímetros. Isso é necessário para uma separação conveniente da planta no futuro.
- Semear em terreno aberto. Para coletar sementes, apenas frutos grandes e maduros de bérberis são selecionados. O material de plantio é lavado em água. Em seguida, recomenda-se colocá-lo em uma solução de permanganato de potássio e mantê-lo por 20 minutos. As sementes são secas antes do plantio.
O outono é considerado a época certa do ano para o plantio de sementes de bérberis. O local de pouso deve ser completamente limpo de detritos e ervas daninhas. No jardim, você precisa fazer pequenas cavidades de três centímetros. A porcentagem de germinação decorrente da semeadura é pequena, portanto, seu número deve ser abundante. A semeadura é coberta com solo solto e úmido, após o que o local é coberto com cobertura morta.
As folhas caídas são perfeitas como cobertura morta.
Na primavera, as mudas ficam mais fortes, então a cobertura pode ser totalmente removida.
Regras de divisão de arbustos
Se nenhum dos métodos acima de criação de bérberis ornamental não lhe agradou, então você pode tentar o método de dividir o arbusto, bem como de propagar a planta por vapores jovens. Se uma bérberis forte e saudável já está crescendo no local, então não há dúvida de que ela é excelente para o papel de planta mãe, o que dará um bom resultado no futuro.
As regras básicas para dividir um arbusto são as seguintes:
- primeiro é preciso cavar um arbusto do solo, isso é feito com cuidado para não danificar o sistema radicular;
- em seguida, você precisa dividir o arbusto em partes;
- grandes raízes são serradas, após o que são assentadas em covas de plantio prontas;
- após o plantio de bérberis, a área é abundantemente regada.
A primavera é considerada uma estação favorável para este processo.
Após a colocação das camadas no solo e o cumprimento de todas as regras de plantio, a planta deve ser devidamente cuidada. Não devemos esquecer a localização da bérberis, isso afeta diretamente o brilho de sua cor. Se você cultiva a planta como uma sebe, então é melhor plantar os arbustos, aderindo a um certo intervalo - 25-30 centímetros. Durante uma seca, você precisa umedecer regularmente a bérberis. Não devemos esquecer a alimentação oportuna e poda da planta. Recomenda-se realizar a prevenção de doenças e monitorar de perto a saúde do arbusto. Se você seguir as regras básicas de reprodução e cultivo de bérberis, poderá obter plantas excelentes, das quais o jardim cheirará e se afogará em uma variedade de cores.
Regras de reprodução para diferentes espécies
Sabe-se que a bérberis ornamental geralmente é propagada por sementes ou vegetativamente. Para reproduzir qualquer uma das espécies e variedades de bérberis, você precisa ler cuidadosamente todos os métodos de propagação de plantas. Tendo estudado as características de cada espécie, ficará imediatamente claro o que a bérberis precisa. É um erro acreditar que é muito fácil escolher a opção adequada, pois cada uma tem suas desvantagens. Se falamos sobre o método de enxerto, então é importante notar que o enraizamento é muito lento. Ao semear sementes de bérberis em terreno aberto, espera-se uma pequena taxa de germinação, a taxa máxima pode chegar a 40%. Com tudo isso, as características varietais da planta se perdem. Dividir um arbusto pode afetar negativamente o rizoma da bérberis, e os brotos das raízes não são adequados para todas as variedades de variedades.
É melhor tentar cada um dos métodos para encontrar o correto para o cultivo de uma variedade específica de bérberis. Portanto, para um arbusto ornamental com folhas vermelhas chamado bérberis Thunberg, o método de propagação por estacas é perfeito. O fato é que esse tipo de arbusto forma um grande número de caules finos, que posteriormente servem como material de plantio adequado.
Se falamos sobre a evasiva bérberis, então é melhor propagá-la por sementes. Cultivar esta variedade em uma área de jardim será uma excelente solução devido às propriedades decorativas da bérberis.
Destaca-se especialmente a folhagem brilhante, repleta de cores variadas. Pode ser pintado em vários tons de amarelo, vermelho e verde.
Freqüentemente, os jardineiros novatos cometem erros ao cultivar bérberis. O principal erro na propagação por sementes é o seu pequeno número. Para a semeadura, é necessário estocar três vezes mais material de plantio do que para outras variedades de plantas. Isso se deve à má germinação das sementes.
O perigo de estragar uma muda jovem também surge no processo de desenterrar o crescimento da raiz. Após o procedimento de divisão do arbusto, o sistema radicular é danificado e, posteriormente, as plantas jovens podem doer por muito tempo devido à formação de novas raízes. Este método é adequado apenas para plantas maduras. Barberry tem a capacidade de se reproduzir de todas as formas existentes. No entanto, nem todos eles são adequados para o cultivo de variedades individuais de arbustos. Se pretende obter uma planta que tenha todas as propriedades varietais, recomenda-se recorrer ao método de propagação vegetativa.
Para obter informações sobre como propagar bérberis, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.