Propagação de bérberis por estacas
Barberry é uma planta útil e bonita. Alguns jardineiros realmente querem que não apenas um arbusto cresça no local, mas vários de uma vez. Para isso, basta pegar um espécime viável e propagá-lo por meio de estacas. Vai sair muito economicamente. E para que essas ações terminem com sucesso, você precisa conhecer algumas sutilezas. Vamos conversar sobre isso.
Regras básicas para enxerto
Muitos dirão que é mais fácil comprar uma muda pronta e plantar. Mas antes de fazer isso, você precisa considerar as vantagens de criar bérberis por meio de mudas em casa:
- bérberis não é muito caprichoso, portanto, condições especiais não serão exigidas para esta ação;
- um arbusto crescido de uma estaca tem uma melhor chance de desenvolvimento completo;
- nenhum investimento especial é necessário;
- você definitivamente conhecerá a variedade (o que não pode ser dito sobre a unidade comprada no mercado).
A bérberis decorativa é uma espécie de planta, se falarmos de sua reprodução. É capaz de crescer fortemente quando ganha força. Portanto, deve ser aparado. Ao podar, você pode escolher ramos adequados para propagação posterior. Antes de prosseguir com o procedimento, observe: quando o plantio ocorre com o auxílio de estacas, os brotos ficam relutantes em soltar raízes.
O método de enxerto envolve duas opções de enraizamento. Ambos são realizados com a parte verde ou com as partes lignificadas.
É preciso lembrar que o plantio de mudas verdes não é a melhor forma devido ao seu baixo índice de sobrevivência.
Para cruzar com mudas verdes, as seguintes instruções devem ser seguidas:
- corte as estacas na primavera ou verão - quando aparecem os primeiros rebentos verdes;
- a muda deve ter cerca de 12 cm de comprimento e não deve ultrapassar 6 mm de largura, além de possuir entrenós;
- toda a folhagem é removida do fundo, e o corte deve ser de cerca de 60 graus;
- os ramos acabados são enterrados no solo com uma inclinação de cerca de 25 cm;
- sobre eles é necessário construir uma espécie de estufa, que ajudará a manter a temperatura (algo em torno de 22 graus e 90% de umidade);
- precisa ser aberto várias vezes durante o dia para ventilação.
Os brotos lignificados são enraizados da seguinte maneira:
- no outono, escolhemos unidades de dois anos com 22 cm de comprimento, seu diâmetro não deve exceder 1 mm;
- corte em um ângulo de 60 graus e plante em uma trincheira no início da primavera;
- nós o colocamos e o enchemos com serragem ou folhagem por cima;
- criamos condições de estufa;
- estamos à espera que o jovem crescimento dê os primeiros rebentos (cerca de 3 ramos cada), isto acontecerá no outono.
Se um local para o plantio já foi escolhido, você pode começar a trabalhar quando o solo descongelar com as geadas de inverno. Lembre-se de que a bérberis de folhas vermelhas pode ser plantada durante a queda das folhas no outono e é até possível cultivá-la no inverno. Mas esses tempos têm certos riscos.
Cronometragem
Os melhores períodos de reprodução para bérberis são estações como primavera ou verão (de preferência em julho). Durante esses intervalos de tempo, ele se torna mais forte. Ao mesmo tempo o acúmulo de nutrientes ocorre no verão... São eles que contribuem para a liberação das raízes e o fortalecimento da planta após o plantio.
Se continuarmos a falar sobre o plantio na primavera, isso deve ser feito quando o calor chegar. A planta não deve ter botões abertos. Com o início do calor e com a falta de umidade, as plantações podem morrer. Portanto, cuidados devem ser tomados com as mudas de verão, pois requerem cuidados especiais.
Barberry também pode ser plantado no outono. A vantagem dessa escolha é que a planta necessariamente passará por estratificação, o que fortalecerá o sistema imunológico.
Simplificando, não há data específica para o plantio de bérberis. Jardineiros experientes se reproduzem em momentos diferentes por sua própria conta e risco. Assim, eles ganham experiência.
Como propagar um arbusto?
Ao tentar cortar um arbusto, você notará que os brotos não soltam bem as raízes. Para propagar bérberis em casa, você terá que levar em consideração alguns pontos. Vamos listá-los.
Preparação de material
Criar bérberis com o método em questão significa evitar suas futuras vacinações. Para fazer isso, você precisa cortar as mudas. Seu comprimento deve variar de 12 a 15 cm. As folhas inferiores do material de plantio são removidas. E o local onde as raízes irão posteriormente aparecer é tratado com um estimulador de crescimento para o sistema radicular.
Para isso, a substância é diluída em água, seguindo as instruções, e os cortes são colocados nessa solução por um dia. Este método simples de enraizar uma planta é o mais fácil e confiável.
Seleção de assento
Barberry é uma planta bastante termofílica. Portanto, ele só deve crescer em áreas bem iluminadas pelo sol. Além disso, é a planta não gosta de solos alagados... Portanto, escolha um local que tenha boa drenagem e atenda a todos os requisitos.
Lembre-se de que esta planta não tolera regas abundantes. Terras baixas e áreas onde há lençóis freáticos são contra-indicadas para o seu enraizamento.
Aterrissagem
É aconselhável plantar as amostras acabadas em turfa e cobrir com papel alumínio. Quando raízes fortes aparecem nas mudas, elas devem ser transplantadas para recipientes com solo bem umedecido e fertilizado. Enraizar em vasos permite que o espaço verde fique mais forte.
Lembre-se, para cultivar um grande arbusto de bérberis, você precisa começar com o plantio certo. Portanto, preparamos o buraco de acordo com todas as regras. Se você pretende plantar uma muda, basta preparar uma cova de 45 × 45 centímetros e 50 centímetros de profundidade. É necessário um tamanho tão grande para caber facilmente ali: drenagem (se encaixa bem no fundo e consiste em tijolos quebrados) e substrato. Em seguida, colocamos uma muda no buraco, endireitamos as raízes e as enchemos com o restante da terra.
Então regue abundantemente. Depois disso, o solo vai sedimentar. Preenchemos o solo que faltava de cima, após o que devemos cobrir o local de plantio.
Cuidados de acompanhamento
Para obter arbustos de bérberis maduros, regue as mudas em tempo hábil, remova as ervas daninhas ao redor do sistema radicular e faça a cobertura de acordo com a estação. Então os jovens ficarão mais fortes rapidamente e os invernos serão bem.
Para que o solo retenha a umidade, ele é coberto com uma camada de 7 cm de serragem ou turfa. No segundo ano de vida, a planta deve ser alimentada com substâncias contendo nitrogênio (verbasco pode ser usado) (faça isso na primavera).
Quando a floração começa, é imperativo apoiar a plantação jovem. Isso pode ser feito com a ajuda de preparações contendo oligoelementos. No outono, é aconselhável aplicar fertilizante potássico (10-15 gramas de superfosfato por 1 unidade).
Posteriormente, alimente a planta uma vez a cada 3 anos.
Desembarque em local permanente
Após o plantio, eles esperam dois anos para plantar os jovens. Por esta é preciso retirar o abrigo das mudas por volta de junho... Deixe as plantas se acostumarem com o meio ambiente e crescerem mais fortes. Em meados de setembro, você pode iniciar o transplante para um local permanente que deve atender a todos os requisitos.
Recomendações
- Nos meses de verão, bactérias patogênicas e insetos parasitas costumam aparecer em plantações jovens. Portanto, quando aparecem sinais característicos, é necessário processar a planta a tempo.
- Aplique palha no solo ao redor do tronco regularmente.
- Se a planta foi bem fertilizada durante o plantio, ela precisará ser alimentada somente após um ano. Para realizá-lo, basta diluir 25 gramas de uréia em um balde de água.
- A planta tolera facilmente a seca. Se não houver recursos suficientes para regá-lo, isso não é um grande problema.
- Barberry cresce muito forte e rapidamente. Portanto, é necessário podar uma vez por ano.
- Se você quiser fazer uma cerca viva com bérberis, poda dentro do prazo. Faça isso pela primeira vez quando a planta já estiver no segundo ano de vida.
Neste caso, você precisa formar uma coroa imediatamente.
Como cultivar bérberis a partir de mudas, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.