Barberry: descrição, tipos, características de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Características de pouso
  4. Sutilezas de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Barberry representa a família do barberry e pode ser uma árvore ou um arbusto. Traduzido do árabe, o nome significa "na forma de uma concha". Esta planta é especialmente comum em áreas montanhosas de latitudes setentrionais. O gênero inclui cerca de 170 variedades naturais diferentes, algumas das quais são cultivadas com sucesso por jardineiros em casa.

Descrição

Uma característica distintiva da bérberis são seus frutos. Apresentam-se sob a forma de frutos silvestres, que em alguns casos são comestíveis. Além do mais, é impossível não notar a elevada decoratividade destes arbustos espinhosos, por isso são um verdadeiro achado para os paisagistas. As variedades anãs são especialmente populares entre eles, que são pequenas em tamanho e uma taxa de crescimento moderada.

O Barberry não necessita de cuidados especiais. É resistente à seca e à geada. A reprodução também é direta.

A planta enraíza-se muito bem em um novo lugar, não precisa ser constantemente alimentada e tratada para nada.

Algumas pessoas chamam o bérberis de jardim de arbusto de doces. Externamente, as bagas realmente parecem caramelos com o mesmo nome, produzidos desde os tempos soviéticos. Algumas espécies têm copa perene, outras são caducas ou caem apenas parcialmente. As folhas estão dispostas em cachos. Galhos finos são cobertos com espinhos apontando para cima.

A altura da bérberis pode atingir de 30 centímetros a 3 metros. Os espécimes altos na idade adulta têm uma coroa expansiva na forma de uma bola ou coluna. Ele cresce rapidamente e é capaz de atingir a idade de 40-50 anos.

Quanto à floração, os arbustos e as árvores parecem especialmente atraentes durante este período. O processo continua por 2-3 semanas, durante as quais a planta é repleta de flores de todos os tipos de tons. Em setembro, aparecem as bagas. São ovais e cor de vinho, vermelhos ou pretos. Os frutos podem ficar nos ramos por muito tempo, mesmo no inverno, conferindo ao jardim um aspecto espetacular.

Diversas espécies são chamadas de plantas melíferas pelos especialistas. Vale destacar a delicada doçura e o tom dourado do delicioso e aromático mel obtido das flores de bérberis.

Arbustos não são encontrados nas latitudes do permafrost, mas eles se sentem bem nas regiões do norte. Em jardins e terrenos, é mais frequentemente cultivado para fins culturais e decorativos. Barberry é muito popular na Europa, nas regiões do Extremo Oriente, no norte dos EUA, na Crimeia e na Sibéria, bem como na Ásia Central, Japão e China. Ele está calmo com os extremos de temperatura e é capaz de suportar até geadas severas ou clima quente. Além disso, algumas variedades requerem isolamento no inverno.

Tipos e variedades

Este gênero combina cerca de 600 espécies de todos os tipos de plantas. A maioria deles é cultivada para fins decorativos. Existem espécimes enormes e anões.

As espécies, por sua vez, são divididas em variedades. Eles podem ser comestíveis e não comestíveis, cultivados para fins estéticos ou farmacológicos. Considere o mais popular entre os residentes do nosso país.

Ordinário

Essa variedade pode ser chamada de principal. Os arbustos podem atingir 3 metros de altura. A cor dos ramos é acastanhada acinzentada, todos eles cobertos de grandes espinhos. As folhas são muito finas e elípticas, com uma orla serrilhada.

A cor da frente é mais escura do que a cor do verso.

As inflorescências desta espécie são coletadas em escovas, tendo um tamanho de cerca de 6 centímetros. Flores de tonalidade predominantemente amarela cobrem o arbusto por 2-3 semanas, após o que bagas vermelhas brilhantes aparecem até 15 milímetros de comprimento.

Esta espécie é apresentada em muitas variedades. Eles diferem em tons de folhas, por exemplo, na Atropurpurea de quase um metro de altura, eles são vermelhos ou com uma tonalidade roxa. Alguns podem ter uma borda dourada. Existem também formas sem sementes que são muito convenientes para o processamento de frutas.

Thunberg

Esta variedade pode ser considerada a mais espetacular, pois possui qualidades decorativas pronunciadas. A bérberis piramidal, Kornik, Summer Sunset e Pink Queen são especialmente populares entre os jardineiros. Por exemplo, a última das variedades listadas tem manchas multicoloridas de branco claro, rosa e cinza em um fundo roxo.

A altura do arbusto varia de 50 a 100 centímetros. Os ramos são espalhados horizontalmente e são de cor vermelha brilhante ou amarelada pálida. Conforme a planta cresce, os caules ficam marrons ou adquirem uma tonalidade roxa. O comprimento das espinhas é de cerca de um centímetro.

As folhas são oblongas ou ovóides invertidas. Seu comprimento máximo pode ser igual a 30 milímetros. Na frente são verdes brilhantes, no interior têm uma tonalidade azulada. No outono, os verdes tornam-se vermelhos.

As flores crescem individualmente e em cachos. Os botões são amarelos por dentro e vermelhos por fora. Elas florescem por até duas semanas, após as quais bagas brilhantes vermelho-coral com 1 centímetro de comprimento são formadas no arbusto. O amadurecimento ocorre no início do outono, após o qual os frutos enfeitam a planta por vários meses.

Ottawa

Esta espécie é decorativa e pode ser considerada, com razão, a mais impressionante e bela representante do gênero bérberis. É bastante alto - de 1,5 a 2 metros. O arbusto se parece um pouco com uma bérberis Thunberg, se não pela cor das folhas. Eles têm uma tonalidade roxa e se parecem mais com bérberis comuns. Ao sol, as placas foliares, em geral, podem parecer quase pretas.

No outono, a folhagem começa a emitir carmesim. Permanece na planta por muito tempo, mesmo antes do início do frio. A bérberis de Ottawa pode ser considerada resistente à geada. Ele está crescendo rapidamente, embora seja despretensioso no cuidado.

A cultivar mais famosa pode ser chamada de Auricoma. Sua altura é de 2 a 2,5 metros e as folhas têm 15 centímetros de comprimento. No verão, a folhagem é de um tom vermelho rico, no outono torna-se quase laranja. As flores amarelo-avermelhadas são coletadas em pequenos grupos de 5 a 6 centímetros.

No outono, bagas vermelhas brilhantes aparecem na planta, semelhantes a bengalas de doces.

Amurskiy

Na natureza, esta espécie pode ser encontrada nos territórios do Japão e China. Em nosso país, ela cresce no Extremo Oriente. A altura das árvores pode ser de 2-3,5 metros. Eles têm uma coroa espalhada, mas não muito densa. Botões amarelos.

Este tipo pode ser denominado medicinal. Seus frutos são ótimos para fazer tinturas especiais e também podem ser comidos. A casca é utilizada em acabamentos em mosaico.

canadense

Este arbusto tem uma copa extensa com folhagem densa de cor brilhante. Pode ser roxo escuro ou carmesim profundo. No território de nosso país, ela cresce principalmente nos Urais e na Sibéria., entretanto, não pode ser chamado de comum. Difere em maior resistência ao gelo.

De outros

Existe um grande número de variedades de bérberis. Eles diferem mais frequentemente nas cores das placas das folhas e botões. Por exemplo, os jardineiros não desconsideram as variedades de grandes espinhos, provinciais, coreanas e siberianas. Transparentes e com frutos grandes parecem interessantes. E outros tipos de bérberis também são populares: Beana, Morrison, Juliana.

Características de pouso

Quanto a este procedimento, é necessário plantar as mudas na primavera, depois que o solo estiver completamente descongelado e antes que os primeiros botões comecem a se abrir. Se necessário, você pode plantar bérberis no outono, em um momento de queda maciça das folhas. A planta do tronco raramente é cultivada.

Como acima mencionado, bérberis não é exigente em cuidados... Uma sombra parcial ou uma área aberta localizada ao sol é adequada para ele. O arbusto não tem medo de correntes de ar e ventos fortes. Plantar à sombra não é recomendado porque as folhas brilhantes com tons de vermelho e roxo parecem muito impressionantes exatamente quando bem iluminadas.

A planta adora solo neutro, mas isso não é um pré-requisito. O excesso de ácido pode ser neutralizado pela adição de cal.

O padrão de pouso é bastante simples. O preparo começa com antecedência, o solo é fertilizado alguns meses antes do procedimento, bem como imediatamente antes dele. Superfosfato, cinza de madeira e cal apagada são adicionados ao buraco na proporção de 1: 2: 4. Também não faz mal verter húmus ou misturar solo de jardim com composto.

Ao plantar arbustos individuais, você precisa colocá-los a uma distância de 1,5-2 metros um do outro. Se for planejado criar uma sebe no futuro, 2 arbustos são colocados por 1 metro de corrida.

Covas de plantio são preparadas 2 a 3 semanas antes do evento. Devem medir aproximadamente 40x40 centímetros, e a mesma profundidade. O sistema radicular ficará mais confortável se você colocar um pouco de areia no fundo. No caso de solo neutro ou moderadamente ácido, é necessário abandonar a introdução de cinzas e calcário.

Uma planta é colocada no buraco, coberta com terra e cuidadosamente compactada. Depois disso, é necessário regar e cobrir o círculo do tronco. Você pode usar húmus ou turfa. Além disso, a parte superior é cortada de modo que 3-5 botões permaneçam acima da superfície, que são suficientemente desenvolvidos.

Sutilezas de cuidado

Cuidar de bérberis não será difícil para jardineiros experientes ou mesmo para iniciantes. Quase todas as espécies e variedades se distinguem por um cuidado despretensioso, embora não haja diferenças na tecnologia agrícola. Por exemplo, regar e fertilizar o arbusto ornamental de Thunberg é necessário da mesma forma que qualquer árvore com frutos que podem ser usados ​​para alimentação. Portanto, vamos considerar as recomendações básicas que serão úteis a todos que vão cultivar bérberis.

Rega

Regar é uma postura séria no cuidado de qualquer planta. Deve-se notar que a bérberis não adora umidade. Se o verão não for muito quente, haverá umidade suficiente para entrar no solo durante a precipitação. Em climas secos e quentes, algumas regas por mês são suficientes. Os arbustos jovens precisarão de 5 a 7 litros de água, enquanto para os espécimes adultos, o volume deve ser dobrado. Se estamos falando de mudas, antes do final do enraizamento, elas precisarão ser regadas uma vez a cada 4-7 dias.

É muito simples verificar a necessidade de rega. Para fazer isso, você precisa cavar um pouco o solo de cima. Se estiver seco, o procedimento pode ser realizado. Não há necessidade de regar o solo úmido.

Fertilizante

A fertilização da planta no primeiro ano de vida é necessária apenas durante o plantio. Haverá nutrientes suficientes até a próxima primavera.

Na nova temporada é necessário alimentar a bérberis com fertilizantes contendo nitrogênio... O procedimento é feito uma vez a cada 4 anos. No caso em que o jardineiro pretende colher os frutos, após a floração, será necessário diluir o potássio e o fósforo e utilizar esta composição para processar a terra.

Os especialistas aconselham não desistir de suplementos complexos. Kemira Universal é perfeita.

A ferramenta é diluída de acordo com as instruções e adicionada ao solo no início de julho.

Poda

No que se refere à poda, ela é predominantemente higiênica. Durante o evento, os brotos doentes e secos são removidos. E você também deve remover aqueles que contribuem para o espessamento. Para variedades subdimensionadas, o evento é opcional.

As plantas ornamentais são podadas com a chegada do outono com 1 ano de idade. Você pode remover um ou dois terços do tiro. No futuro, a poda será feita 2 vezes ao ano: com a chegada do verão e no início de agosto. Não será apenas sanitário, mas também formativo.

Preparando-se para o inverno

As plantas jovens precisam ser cobertas para o inverno, especialmente quando se trata de regiões com clima rigoroso. Os ramos de abeto podem ser usados ​​como abrigo. Isso é especialmente verdadeiro para amostras com menos de 5 anos.

Quando o arbusto atinge um tamanho decente, deve primeiro ser amarrado com uma corda forte. Depois disso, uma cerca de malha de metal é colocada em torno dela, logo acima da planta. As folhas secas são colocadas no interior da estrutura, e no topo é envolvida com uma lona de cobertura.

Métodos de reprodução

Barberry pode ser propagado de qualquer maneira. Estamos falando de sementes, mudas, divisão do arbusto e estratificação. Cada jardineiro pode escolher uma opção ao seu gosto. Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada método.

Em primeiro lugar, abordaremos a propagação por estacas. Nesse caso, será necessário um cuidado constante com o material de plantio. Para se obter mudas, com o início do verão, rebentos de cerca de 20 centímetros de comprimento são cortados do mato. Na parte inferior, a folhagem é removida e o fitohormônio é aplicado no próprio corte. As folhas de cima devem ser cortadas ao meio.

Para as estacas, é preparado um recipiente com uma mistura de solo composta por turfa, areia e húmus. A terceira parte do tronco deve ser deixada acima do solo, o restante deve ser enterrado. As plantações são regadas e cobertas com polietileno, mas precisam ser ventiladas todos os dias. O período de permanência na estufa é de cerca de 2 anos, após o qual as estacas podem ser plantadas em campo aberto.

Os produtores chamam a propagação por camadas, uma das formas mais simples e sem esforço. Os rebentos fortes e fortes, localizados no fundo do arbusto, dobram-se ao solo e são colocados em valas drenadas especialmente preparadas com cerca de meio metro de profundidade. Eles são fixados com segurança, borrifados com terra e cobertos com cobertura morta, após o que são regados e fertilizados no mesmo nível da planta-mãe. Já um ano depois, os brotos desenvolvem seu próprio sistema radicular, podem ser cortados e transplantados para um novo local.

Na próxima primavera, a planta é plantada em uma área onde crescerá constantemente.

Se falamos de sementes, vale ressaltar que elas apresentam excelente germinação. Os frutos da bérberis devem ser colhidos, lavados e bem secos.

Para o plantio de sementes, é necessário preparar sulcos de até 2 centímetros de profundidade em campo aberto. Isso é feito cerca de um mês antes das primeiras geadas. Para o período de inverno, a cama é coberta com ramos de abeto. Os brotos que aparecem na primavera são desbastados, a distância recomendada entre eles deve ser de cerca de 5 centímetros.

Durante todo o verão, as mudas precisarão ser cuidadas, regadas e fertilizadas. No início da próxima safra, as mudas deverão ser plantadas em local permanente. Deve-se notar que bérberis jovens podem diferir significativamente da planta-mãe.

Para tentar dividir um arbusto, você precisa colher uma bérberis de até 5 anos de idade. Na primavera, antes de os botões incharem, ele é desenterrado e o sistema radicular é cortado. Cada lado deve ter pelo menos 3-4 tiros. O corte é processado com carvão vegetal, após o qual a nova planta é plantada em área permanente. Em seguida, deve ser regado e coberto com cobertura morta, bem como o curativo de cobertura necessário. Este método só é bom para espécies anãs.

Doenças e pragas

Devido a doenças e ataques de pragas, a bérberis freqüentemente enfraquece, perde suas folhas e murcha. Se falamos de insetos, o pulgão-bérberis ou a mosca-serra, assim como a mariposa das flores, são especialmente desagradáveis. Pulgões são perfeitamente afetados pelo tratamento com água e sabão. Você pode se livrar de outras pragas borrifando a planta com solução de clorofos.

Barberry raramente adoece, mas às vezes até é afetado por um fungo. Você pode lutar contra isso com sucesso.

O oídio é expresso no aparecimento de uma flor branca nas folhas, frutos e caules, que se forma novamente mesmo após a limpeza. Devo dizer que o fungo é capaz de suportar perfeitamente o inverno, então você precisa começar a combatê-lo o mais cedo possível. Os jardineiros recomendam tratar o arbusto com uma solução de enxofre coloidal a 1%.

As áreas particularmente afetadas são cortadas e queimadas, e as seções são cuidadosamente processadas.

Outro incômodo é a ferrugem. É mais frequente em plantas localizadas nas proximidades de cereais. Visualmente, manifesta-se com o auxílio de manchas laranjas do lado de fora das folhas, mas por dentro são convexas. Com o tempo, a doença progride, fazendo com que as folhas sequem e caiam. Para se livrar do problema, você precisará tratar o arbusto três vezes com uma solução de enxofre coloidal ou líquido bordalês. O primeiro é feito quando todos os rins estão abertos, o segundo e o terceiro a cada 3 semanas.

Se falamos de manchas, conforme o nome, ela se manifesta em manchas de formas diversas, que prejudicam a aparência do arbusto. Para o tratamento, é necessário tratar a planta com uma solução de oxicloreto de cobre. O procedimento é realizado antes e depois da floração.

Ao murchar, as folhas começam a secar de um lado, expandindo gradativamente os limites. O ataque deve ser visto a tempo para se livrar das hastes infectadas em tempo hábil. O tratamento com uma solução de Bordeaux líquido ou oxicloreto de cobre não interfere. Essas medidas também podem ser utilizadas como medidas preventivas.

A bacteriose se expressa no aparecimento de rachaduras e tumores no arbusto. A propagação da doença pode ser evitada removendo as áreas afetadas, se estiverem no topo. No entanto, no caso em que a doença começa de baixo, invariavelmente tomará conta de todo o mato. Todos os ramos doentes também são cortados e, em seguida, a bérberis é tratada com uma composição com alto teor de cobre.

Uso em paisagismo

Devo dizer que a bérberis parece muito benéfica na paisagem. Pode ser plantado no campo ou em uma área suburbana. A cor da folhagem e dos troncos pode ter diferentes combinações. A coroa parece espetacular, a planta pode até crescer em canteiros de flores em composições adequadas.

As propriedades decorativas desta planta são apresentadas em qualquer época do ano. Mesmo no inverno, frutas brilhantes e doces ficarão bem em um manto branco de neve. O arbusto espinhoso combina bem com as coníferas, destacando-se contra seu fundo. Devido à presença de uma grande variedade de flores, a bérberis parece ótima como uma única plantação, e em uma plantação em grupo pode ocupar um lugar central. As sebes podem ser de uma variedade de plantas ou de outras diferentes.

Eles vão se entrelaçar lindamente, cruzando coroas multicoloridas.

Barberry também é adequado para destacar caminhos de jardim. Eles podem receber um toque brilhante com o plantio de plantas anãs com uma coroa em forma de bola perto da borda. Pode ser formado por meio de contato com especialistas ou de forma independente. Este arbusto pode tornar-se um verdadeiro destaque do jardim, atraindo a atenção e deliciando os hóspedes.

Para mais informações sobre barberry, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário