Barberry Thunberg "Natasha": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Crescente
  3. Doenças e pragas
  4. Reprodução
  5. Uso em paisagismo

Barberry Thunberg se distingue por sua aparência decorativa, é frequentemente usado em paisagismo. Uma variedade bastante popular desta variedade é "Natasha" com uma coroa densa e variegada. Como cuidar adequadamente desta planta?

Peculiaridades

Barberry Natasza é um arbusto alto e decíduo, podendo atingir 2,5 m de altura. Em casa, cresce cerca de 1 m. Você pode adicionar o seguinte à sua descrição:

  • os ramos são nervurados, arqueados;
  • a casca dos brotos é laranja-avermelhada, com o tempo adquire coloração marrom;
  • as folhas têm forma oval ou arredondada em losango, têm a base em forma de cunha e o topo é arredondado;
  • de cima as placas das folhas são verdes brilhantes, e a parte inferior tem uma tonalidade azulada (quando plantada à sombra), branco-rosado com manchas verdes, avermelhadas ou orladas (ao sol);
  • no outono, a folhagem torna-se amarelo-avermelhada;
  • pecíolos são curtos, 2-3 cm;
  • as hastes têm espinhos afiados;
  • botões de cor creme, localizados nos rebentos isoladamente ou em inflorescências em forma de sino;
  • a floração ocorre em maio;
  • em meados do outono amadurecem os frutos alongados, de cor vermelho-coral.

A variedade de bérberis "Natasha" ganhou popularidade pelo seu belo aspecto, cultivo despretensioso e facilidade de convivência com outras culturas.

As principais características da planta incluem: resistência à seca, capacidade de tolerar normalmente baixas temperaturas até -35 ° C, cuidado pouco exigente.

Crescente

Recomenda-se plantar bérberis "Natasha" no outono, antes do frio consegue criar raízes bem, e com o início da primavera começa a crescer rapidamente. Você pode plantar na primavera, mas sempre antes do desabrochar. Se os arbustos forem plantados sozinhos, então a distância entre eles é mantida 1,5-2 m. Barberry Thunberg Natasza é caracterizado pela despretensão e boa resistência a vários fatores.

Mas para que o arbusto tenha um belo aspecto decorativo por muito tempo, ainda vale a pena seguir as regras da tecnologia agrícola ao cultivá-lo. A planta prefere solo neutro, mas se sente bem em uma área com alta acidez. Composição ótima para o plantio: partes iguais de solo de jardim, húmus e areia. Uma muda pronta para o plantio é aquela que tem raízes e botões fortes nos brotos.

A cor das placas foliares do arbusto depende diretamente da escolha do local: ao sol são pintadas em tons de vermelho-amarelo, enquanto nas áreas sombreadas a folhagem do arbusto é verde.

O plantio em solo aberto é o seguinte:

  • cavar buracos bastante profundos, com cerca de 50 cm de profundidade;
  • mistura de solo preparada é derramada neles;
  • a muda é colocada em um recesso, espalhando bem as raízes;
  • cobrir as raízes com terra e calçar bem;
  • a planta é regada.

A manutenção de arbustos é bastante simples e não muito difícil.

  • Com chuvas periódicas, a planta não precisa ser umedecida - não sofre com a seca. Em caso de calor, a rega é obrigatória, utilizando para isso água morna, que é trazida por baixo da raiz, evitando a umidade nas folhas. As mudas devem ser regadas regularmente até que fiquem bem enraizadas, para que o solo fique constantemente úmido. É necessário garantir que o excesso de umidade não fique estagnado na bérberis, isso pode levar à morte do arbusto.

Para facilitar o cuidado da bérberis Natasha, vale a pena triturar o arbusto, para isso se utiliza turfa ou serragem.

  • O curativo de cobertura deve ser aplicado a cada ano, para esta bérberis, principalmente fertilizantes contendo nitrogênio são usados. Se o arbusto é cultivado para colher frutas, você precisa fazer suplementos de fósforo e potássio. A melhor opção para barberry Thunberg "Natasha" é fertilizante em forma líquida "Kemira-Universal". Eles regaram o solo ao redor da planta no início do verão.

  • Afrouxando o solo realizado periodicamente após rega ou chuva. As ervas daninhas são removidas à medida que crescem.
  • Poda raramente é usado, principalmente quando necessário: se o broto crescer incorretamente ou tiver grande declividade, e também cortar os caules secos e danificados. O procedimento é realizado no início da primavera.
  • Preparando-se para o inverno consiste em cobrir o solo com folhas secas caídas e, após a queda da neve, cobrem a parte inferior do arbusto. O arbusto pode hibernar em um estado vertical, ou você pode dobrá-lo no chão e fixá-lo nesta posição.

Doenças e pragas

Não há muitos insetos danificando a bérberis Thunberg "Natasha", mas entre os principais estão os pulgões e as mariposas. Uma solução de sabão forte funciona eficazmente contra pulgões e, se houver muitas pragas, use "Aktara" ou "Aktellik". Quando infectado com uma mariposa, o arbusto é tratado com preparações inseticidas "Clorofós" ou "Decis". Das doenças, a bérberis pode afetar:

  • oídio - uma flor esbranquiçada nas folhas, que é tratada com uma solução de cal sulfurosa, se a lesão for extensa, os rebentos doentes são removidos completamente;
  • manchando provoca o aparecimento de manchas nas chapas com sua posterior secagem, uma solução aquosa de oxicloreto de cobre é utilizada na forma de pulverização;
  • doenças fúngicas provocam o apodrecimento da planta, as partes doentes são removidas e o restante da planta é tratado com fungicidas;
  • ferrugem causa ressecamento prematuro e queda da folhagem, o arbusto deve ser tratado com líquido bordalês; em caso de danos graves, o arbusto deve ser desenterrado e queimado.

Reprodução

Thunberg barberry "Natasha" pode ser diluído de várias maneiras:

  • semente;

  • estacas;

  • camadas;

  • dividindo o mato.

As sementes são plantadas no solo no outono com 1 cm de profundidade, na primavera, quando 2-3 folhas são formadas, os brotos são desbastados. Após 2 anos de crescimento, os arbustos jovens são transplantados para locais de crescimento. Em meados de julho, as estacas são cortadas e mantidas por algumas horas em formadores de raízes, como "Kornevin" ou "Epin".

Em seguida, são plantados em estufas em uma mistura de solo composta de solo, turfa e húmus, os brotos são cobertos com uma garrafa plástica cortada (por cerca de 2 semanas), abrindo periodicamente para acesso ao ar. Após 2 anos, os arbustos podem ser replantados.

Ao se propagar por estratificação na primavera, um forte rebento jovem é desviado do arbusto, fixado na superfície do solo e polvilhado com solo. No outono, o galho já pode ser separado da planta-mãe e plantado em seu local de crescimento. Os arbustos adultos de 3-5 anos podem ser divididos em várias mudas, que se enraízam muito bem separadamente. Na primavera, um arbusto é desenterrado e dividido em várias partes, os cortes são borrifados com carvão amassado, os arbustos são plantados em locais preparados.

Uso em paisagismo

Na maioria das vezes, Natasha barberry é usado para plantações em grupo. O arbusto parece ótimo como uma cerca viva ou cantos no jardim, onde você pode decorar o espaço perto de bancos ou alcovas.

A planta fica linda em combinação com outros arbustos.

Comentário do barberry Thunberg "Natasha", veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário