Barberry Thunberg "Maria": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

O design de paisagem é uma direção exigida e popular da bioarquitetura verde, que está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Nos últimos anos, belas composições verdes podem ser encontradas não apenas nos parques e becos da cidade, mas também nos quintais de casas particulares. Graças ao trabalho árduo de botânicos e criadores, os designers podem utilizar um grande número de plantas em seus projetos, que incluem não apenas espécies herbáceas, mas também arbustos. Um dos arbustos favoritos dos paisagistas é a bérberis Thunberg "Maria", que tem uma copa densa e muda de cor ao longo da estação de cultivo... Esta variedade está em alta demanda entre os jardineiros novatos devido à sua despretensão e resistência à seca e geadas.

Peculiaridades

Barberry Thunberg "Maria" (Maria) é um arbusto ornamental que pertence à família Barberry e tem uma superfície espinhosa. Esta variedade é o resultado do trabalho de criadores da Polónia.que envidaram todos os esforços para adaptar a planta às condições climáticas desfavoráveis. Uma espécie despretensiosa e resistente à geada está em demanda em diferentes regiões do planeta. Uma descrição detalhada desta espécie pode ser vista na literatura especializada em botânica.

A altura de uma planta adulta costuma atingir 150 cm, e o diâmetro pode chegar a 100 cm. O crescimento anual é de 10 cm, o arbusto apresenta copa colunar, caules retos e folhagem densa. As folhas grandes são alongadas e ligeiramente ovais. A peculiaridade da planta é a mudança na cor das placas foliares dependendo da estação.

Na primavera, as folhas são pintadas em tom rosa-amarelo, no verão adquirem uma rica coloração amarela com borda vermelha, mas no outono os arbustos se transformam em colunas vermelho-alaranjadas.

O período de floração começa no início de maio. As flores amarelas são pequenas e parecem bolas. Durante a floração, os arbustos ficam totalmente cobertos por inflorescências amarelas, que exalam um aroma pungente. No início de outubro, os frutos começam a amadurecer na bérberis, que são coloridos com uma tonalidade vermelha intensa. Um pequeno sistema radicular apresenta-se na forma de uma raiz principal, da qual parte um grande número de processos laterais.

Devido à presença de copa densa, a planta pode adquirir qualquer formato, fazendo podas corretivas. Este recurso é usado com sucesso por paisagistas em seus projetos. Se um arbusto adulto não for aparado, ele assume a forma de um leque que se espalha. Como qualquer planta, a bérberis "Maria" tem vários lados positivos e negativos.

Vantagens:

  • despretensão;
  • pouco exigente para o solo;
  • resistência à seca e baixas temperaturas;
  • bela aparência;
  • a possibilidade de crescer em condições urbanas;
  • floração abundante;
  • mudança na cor das folhas dependendo da estação;
  • a presença de uma coroa maciça, que pode assumir várias formas.

A desvantagem é a incapacidade de crescer em áreas sombreadas.

Como plantar?

Para cultivar uma planta bonita e saudável, com uma folha de folha de cor viva e um grande número de flores, jardineiros experientes recomendam prestar atenção não só à técnica de plantio, mas também à escolha do local. Os especialistas não recomendam beliscar o arbusto em áreas sombreadas e fortemente sopradas. A exposição prolongada ao sol levará ao desaparecimento da folhagem brilhante, e o arbusto adquirirá uma clássica copa verde. Jardineiros experientes não recomendam o plantio de bérberis em solos pesados ​​que não permitem que a água passe bem. A estagnação prolongada da água pode provocar o apodrecimento do sistema radicular e a morte da planta.

A compra de material de plantio de alta qualidade é a chave para a obtenção de belas composições verdes. Antes de iniciar o plantio de mudas, é preciso estar atento ao estado do sistema radicular, que não deve estar seco e sem sinais de doenças. Se a planta tem raízes abertas, ela deve ser imersa em água por várias horas antes do plantio, e as mudas plantadas em recipientes especiais devem ser abundantemente regadas antes de serem retiradas do recipiente.

Antes de iniciar a formação de covas de plantio, é imperativo cavar a área selecionada e remover todas as ervas daninhas dela. No caso de aumento da acidez do solo, os especialistas recomendam adicionar cal ou cinza de madeira. A distância entre os buracos depende de como a planta é plantada. Se for necessário fazer uma sebe, é necessário fazer pelo menos 3 furos de 1 metro, mas os patamares simples prevêem uma distância entre os furos de pelo menos 100 cm.

A profundidade e a largura do buraco devem ser de 40 cm. Para simplificar o processo de formação de buracos de plantio para uma cerca verde, jardineiros experientes recomendam não cavar buracos, mas trincheiras. O fundo da cava deve ser preenchido com drenagem, que pode ser tijolo quebrado, areia grossa, cascalho de argila expandida ou brita. Para preparar um substrato nutritivo, é necessário misturar solo de grama, areia de rio e húmus em proporções iguais. No centro do buraco, é necessário formar um pequeno morro e colocar uma muda nele. O preenchimento do poço de pouso com terra deve ser combinado com sua compactação simultânea.

A planta deve ser regada abundantemente com água limpa e estável, e a zona da raiz deve ser coberta com turfa ou casca de árvore esmagada.

Como cuidar bem dele?

Barberry Thunberg "Maria" se refere a plantas despretensiosas que requerem um mínimo de atenção. O cuidado com arbustos consiste em um conjunto de atividades clássicas que incluem regar, fertilizar, soltar o solo, cobertura morta, poda, preparação para o inverno e controle de pragas.

Regar e alimentar

Esta variedade pertence às espécies que não precisam de rega frequente. Para hidratar a planta, basta umedecer o solo no máximo 1 vez por semana. Os especialistas recomendam regar o arbusto estritamente pela raiz, evitando que a água entre na copa. A planta responde positivamente ao enriquecimento do solo com nutrientes, mas no caso do plantio em solo fértil é necessário alimentar a bérberis apenas aos 2 anos de idade. Os fertilizantes minerais ou orgânicos não devem ser aplicados mais do que uma vez por ano.

A época ideal para a alimentação é no início da primavera.

Poda

A densa coroa de bérberis precisa não só de poda sanitária, mas também formativa. Para dar ao arbusto uma aparência bonita e bem cuidada, é necessário retirar todos os galhos secos e deformados no meio da primavera. Este procedimento pode ser feito durante todo o período vegetativo. Se os arbustos desempenham o papel de sebe ou de belo objeto de arte, é imprescindível realizar podas formativas, que darão à planta a forma desejada. Posteriormente, é necessário cortar regularmente com cuidado todos os ramos crescidos novamente e corrigir a forma original.

Preparando-se para o inverno

Esta variedade de bérberis pertence a plantas resistentes à geada que toleram facilmente geadas abaixo de -25 graus.As plantas adultas com um sistema radicular poderoso não precisam criar abrigos adicionais, mas os arbustos jovens devem ser cobertos com ramos de abeto ou material não tecido no final do outono. Para evitar que a planta apodreça, o material de cobertura deve ser removido no início da primavera.

Métodos de reprodução

Para obter novas mudas de bérberis você pode usar os seguintes métodos de criação:

  • seminal;
  • dividindo o mato;
  • enxerto.

Para cultivar bérberis a partir de sementes, você precisa coletar o material da semente, enxaguar e secar. O plantio pode ser realizado no outono e na primavera. Antes da semeadura no outono, é imprescindível cavar a área, fazer sulcos e derramá-los com água. As sementes devem ser colocadas a uma profundidade não superior a 3 cm.

O plantio na primavera envolve o plantio de sementes que foram estratificadas por 3 meses.

O método mais popular são as estacas. A tecnologia para realizar este método de reprodução consiste em cortar o número necessário de rebentos da mata-mãe, que tem pelo menos 3 anos. Este procedimento deve ser realizado no início do verão. Um pré-requisito é a presença de pelo menos 3 entrenós em um corte. O material de plantio coletado deve ser enterrado em solo nutritivo e úmido e coberto com filme plástico. Após o aparecimento de novas placas foliares, os brotos podem ser transplantados para um local de crescimento permanente.

Jardineiros novatos geralmente propagam bérberis dividindo o arbusto. Este método é o mais simples e eficaz. Para executá-lo, você precisa desenterrar a planta-mãe e dividir o sistema radicular no número necessário de partes. Este procedimento deve ser executado com uma ferramenta afiada especial para jardim.

Doenças e pragas

Apesar do alto nível de resistência das plantas a várias doenças fúngicas e pragas, os especialistas recomendam inspecionar regularmente os espaços verdes, bem como tratá-los com preparações químicas e biológicas especiais para prevenção. Ignorar essas recomendações pode causar oídio, ferrugem e secura infecciosa. Os pulgões podem prejudicar a aparência da bérberis e, às vezes, levar à sua morte, que só pode ser exterminada com fungicidas especiais.

Uso em paisagismo

Barberry Thunberg "Maria" é uma bela planta que muda a cor das folhas dependendo da estação, e a densa coroa permite que os designers criem incríveis esculturas verdes. Os paisagistas usam essa variedade para decorar muitos de seus projetos. Devido às suas características estéticas elevadas, a planta pode ser um elemento independente e parte de uma composição verde. Uma bérberis plantada ao longo da borda do local pode se tornar uma bela sebe e, ao plantar diferentes variedades ao mesmo tempo, você pode tornar uma cerca verde colorida.

Devido à presença de uma copa densa e de pequeno tamanho, a planta é frequentemente utilizada para criar esculturas verdes, que certamente irão decorar qualquer área de lazer, área local, parque da cidade ou playground. Barberry Thunberg "Maria" é frequentemente usada para decorar o território próximo a rodovias e em áreas industriais. A alta concentração de gases de exaustão e partículas de metais pesados ​​no ar não afeta o crescimento e o aspecto do arbusto, o que o torna uma planta indispensável para as condições urbanas.

Esta variedade vai bem com todas as coníferas e plantas decíduas, bem como com variedades baixas de flores.

Para criar composições verdes únicas, não é necessário comprar plantas exóticas, que não só têm um preço alto, mas também exigem muita atenção.Os especialistas recomendam a escolha de espécies de plantas despretensiosas que são adaptadas ao máximo a várias condições climáticas. Todas as variedades de barberries são muito populares entre os paisagistas. A bérberis Thunberg "Maria", que não só muda de cor ao longo do ano, mas também fica coberta por um grande número de flores amarelas durante o período de floração, será definitivamente uma verdadeira decoração de qualquer local. O arbusto não parece menos impressionante no final do outono, quando está coberto de ricos frutos vermelhos.

Para aprender a cultivar bérberis Thunberg "Maria", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário