Barberry Thunberg "Coronita": descrição, plantio e cuidados
Barberry Thunberg "Koronita" é um arbusto despretensioso, mas muito bonito, que é um adorno de qualquer sítio. Jardineiros apreciam por sua forma de coroa arredondada, uma dispersão de flores laranja claro e frutos vermelhos brilhantes.
Peculiaridades
Barberry Thunberg "Koronita" é um belo arbusto, atingindo uma altura de 50 centímetros a um metro e meio. A descrição da Coronita deve começar pelo fato de que a cultura forma uma bela coroa arredondada com diâmetro de 1,2 a 1,4 metros. As raízes estão localizadas próximas à superfície. Os rebentos são cobertos de espinhos vermelhos com um comprimento de 0,5 a 2 centímetros. As folhas, que crescem até 2,5-3 centímetros de comprimento, têm uma bela forma ovóide e uma borda uniforme. A placa tem apenas um centímetro de largura.
A placa em si tem uma cor marrom, mas a borda é próxima ao amarelo-esverdeado. Os botões vermelhos crescem apenas até 5 milímetros. Os brotos verticais dobram com o tempo. As flores de bérberis crescem em maio individualmente ou em grupos. Flores alaranjadas claras e, às vezes, apenas amarelas florescem por apenas duas semanas, mas em outubro aparecem no arbusto frutos brilhantes, mas não comestíveis de forma oblonga e um tom vermelho vivo.
Plantar e sair
Barberry "Koronita" cresce melhor em solos soltos, ou seja, argila arenosa e argilosa. O nível de acidez não pode ultrapassar 5–7,5 unidades. Além disso, a drenagem do solo não deve ser esquecida. A cultura se desenvolverá mal com um excesso de umidade, por exemplo, em pântanos, e onde a água subterrânea está próxima ou estagnada é freqüentemente formada após o derretimento da neve. No entanto o melhor de tudo "Koronita" se manifesta em terras férteis, seu desenvolvimento bastante aceitável é possível em áreas áridas ou empobrecidas.
A iluminação de alta qualidade ao longo do dia é obrigatória, pois mesmo uma sombra leve por várias horas pode levar a uma deterioração da qualidade da planta.
O plantio de bérberis Thunberg em terreno aberto é realizado no início da primavera ou no outono. Anteriormente, os recipientes com mudas eram mantidos na água por algum tempo para que o solo fosse nutrido e a cultura fosse retirada sem nenhum dano ao sistema radicular. Entre os patamares individuais, é necessário manter uma distância de 1,6 a 2,2 metros de largura. Se a bérberis vier a fazer parte da sebe, essa lacuna é reduzida para um comprimento de 50 a 60 centímetros.
A profundidade de um furo é de 40 a 50 centímetros e seu diâmetro é igual aos mesmos indicadores.
A drenagem é feita no poço, em seguida, uma mistura de solo consistindo de parte de areia, parte de húmus e duas partes de terreno gramado. A muda é colocada em um monte formado a partir do substrato de forma que o colo da raiz se eleve cerca de 4-5 centímetros acima do nível do solo. As raízes são cobertas com terra, após o que as plantações são regadas e cobertas com cobertura morta. Recomenda-se cortar os rebentos de imediato para que fiquem 3 botões.
Durante o primeiro mês, a bérberis precisará ser regada uma vez por semana ou 10 dias. Em seguida, você deve ser guiado pelo estado do solo. Um verão chuvoso permite, em princípio, dispensar a irrigação e, em climas quentes, é necessário despejar água aproximadamente uma vez por semana. O círculo do tronco é necessariamente afrouxado periodicamente e limpo de ervas daninhas.Na primavera, fertilizantes complexos são aplicados ou húmus com composto. Antes do inverno, você precisará fazer uma cobertura morta com turfa, composto e húmus.
A poda é melhor feita no início da primavera, antes que os sucos comecem a se mover. Em princípio, não há necessidade de formar uma coroa, mas se desejar, você pode dar um aspecto decorativo à bérberis. A cobertura deverá ser ajustada ao longo da temporada. No outono, arbustos velhos são liberados de quase todos os brotos para um rejuvenescimento completo. A poda higiênica precisará ser feita no meio da primavera para remover as partes congeladas e os brotos danificados do arbusto.
Métodos de reprodução
Para propagar a bérberis Thunberg "Koronita" funcionará de todas as maneiras possíveis. A divisão do arbusto é feita na primavera, assim que o solo aquece, ou no início do outono, antes do início das geadas. O arbusto-mãe é escavado e depois dividido com uma ferramenta afiada.
É importante garantir que cada parte tenha um número suficiente de raízes, além de 4 a 7 brotos. As estacas acabadas devem ser plantadas imediatamente em novo local.
A reprodução por estratificação também é recomendada na primavera. Os galhos mais baixos são cobertos de terra para que seus topos fiquem acima da superfície do solo. Além disso, as curvas são fixadas com suportes de metal. Com irrigação regular, os brotos devem aparecer em algumas semanas. O terreno próximo a eles afrouxa um pouco, e a irrigação é fixada no marco uma vez por semana. As camadas são plantadas em um novo local na primavera ou no outono. Os brotos que aparecem nas raízes podem ser cortados imediatamente e transplantados para um novo local imediatamente, desde que haja um sistema radicular bem desenvolvido.
Ao escolher estacas, você pode escolher dois tipos de estacas: verde ou parcialmente amadeirado. Os brotos verdes são separados da parte inferior do arbusto-mãe com uma faca afiada em um ângulo de 45 graus. Se forem parcialmente rígidos, os galhos de quinze centímetros são simplesmente separados do arbusto.
É aconselhável tratar as estacas com estimulantes de crescimento que auxiliam no surgimento do sistema radicular.
O plantio é feito em uma mistura de areia e turfa não ácida, com a areia espalhada no topo e a turfa formando o fundo. Na parte superior, as estacas são fechadas com uma cúpula de plástico, após o que são regularmente irrigadas. O plantio de mudas em terreno aberto pode ser realizado na primavera ou no outono.
As sementes de bérberis "Koronita" não diferem em uma germinação particularmente boa, mas você ainda pode usá-las. O material é preliminarmente guardado por 3 meses em uma geladeira, embebido em uma solução fraca de manganês por vários minutos, e então plantado em um recipiente ou em campo aberto, mas somente no outono.
Em princípio, a bérberis "Koronita" tem boa resistência à geada, por isso é capaz de sobreviver ao frio, chegando a -30 graus sem um abrigo especial. No entanto, você deve estar preparado para o fato de que os ventos do norte ainda são capazes de danificar as pontas dos brotos com um ano de idade.
Antes de entrar em hibernação, o arbusto deve ser coberto com cobertura morta ou solo comum, criando elevações de 10 a 12 centímetros do nível do colo da raiz. No inverno, os plantios podem ser isolados com neve comum, mas com o início da primavera será necessário retirar rapidamente o solo, aguardando o derretimento da precipitação.
Doenças e pragas
Barberry "Koronita" está exposta a doenças e pragas bastante comuns. Na maioria dos casos, a planta pode ser salva com segurança. Afídeo Barberry afeta folhas de arbusto, que primeiro se deformam e depois secam. Uma solução de sabão, preparada com 300 gramas de uma barra caseira, dissolvida em 10 litros de água, ajudará a enfrentar o inseto.Além disso, você pode suplementar a droga com 500 gramas de shag e usar o líquido resultante para pulverizar as plantações.
Os frutos da "Koronita" podem ser comidos pela traça-das-flores. Apenas um inseticida adequado pode lidar com isso, por exemplo, clorofos de 0,1% a 0,3%.
Às vezes, a bérberis Thunberg está doente com oídio. Seu principal sintoma é uma desagradável floração esbranquiçada em ambos os lados das placas foliares, bagas e até brotos. No período de outono, formam-se formações negras, que permitem que o fungo hiberne. Para o tratamento, você precisará de enxofre coloidal na porcentagem necessária ou caldo de cal enxofre, que é aplicado a cada 2-3 semanas. As partes mais afetadas precisarão ser cortadas e queimadas. Se aparecerem manchas laranjas no arbusto, então estamos falando de ferrugem, que o líquido bordalês consegue lidar com sucesso.
Se a "Koronita" estiver coberta de manchas marrons ou amarelas e as folhas começarem a cair, vale a pena tratar a cultura com preparações contendo cobre.
Uso em paisagismo
No jardim, a bérberis Thunberg "Koronita" é usada com mais frequência como sotaque. Pode ser um ponto contrastante em uma composição de coníferas, parte de um jardim de pedras ou a parte principal de uma cerca viva ou borda. Vai crescer e se tornar uma fronteira completa, aliás, vai levar de 6 a 7 anos. É impossível sem bérberis e o desenho da horta no estilo oriental. Também deve ser mencionado que a bérberis se presta bem à modelagem, então jardineiros habilidosos podem transformar o arbusto em uma forma original.
Como cuidar dessa variedade de bérberis, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.