Barberry Thunberg "Green Carpet": descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Características de plantio e cuidado
  3. Métodos de reprodução
  4. Doenças e pragas
  5. Uso em paisagismo

Muitos jardineiros se esforçam para decorar o local com espécies de plantas incomuns. Isso inclui o "tapete verde" de bérberis Thunberg. Um arbusto exuberante com ramos caoticamente dispostos lembra uma estrela do mar ou algum tipo de criatura fantasiosa. A planta é despretensiosa, tolerante à seca e requer pouca manutenção. É por isso que a cultura é freqüentemente usada para decorar os parques da cidade. O artigo falará sobre como cultivar o tapete verde em seu quintal.

Descrição

"Green Carpet" pertence à família Barberry. Esta é uma das muitas variedades de bérberis Thunberg. Surgiu na Holanda graças aos esforços dos criadores. A variedade ganhou resistência à seca e baixas temperaturas. Mesmo em uma cidade poluída, ele se sente ótimo.

O arbusto é compacto. A altura máxima é de 1 m. O diâmetro pode ultrapassar ligeiramente este valor. Os galhos largos caem um pouco, formando uma espécie de travesseiro. A casca do arbusto apresenta uma tonalidade castanha clara. Os rebentos são cobertos por pequenas folhas ovais. O comprimento de cada um não excede 3 cm.

A parte superior da folhagem é pintada em um tom verde suculento na primavera. A parte interna fica com uma tonalidade cinza. Com o início do outono, o arbusto fica laranja e depois vermelho vinho. A cultura da floração começa no final da primavera e vai até junho. As flores individuais são coletadas em pequenos grupos. As pétalas são vermelhas por fora e amarelas por dentro.

Um grande número de frutas aparecem em setembro de cada ano. Frutos vermelhos profundos ou rosa cintilam ligeiramente com brilho. O formato da fruta é alongado. Tamanho - cerca de 1 cm. Às vezes, os frutos permanecem no mato até a próxima primavera. Isso permite que o arbusto mantenha seu efeito decorativo mesmo após a perda das folhas.

Infelizmente, os frutos desta bérberis não são adequados para consumo humano. Mas os pássaros comem com prazer. Todos os anos a cultura cresce 10-12 cm. A vida útil máxima da variedade é de 50 anos. Esta é outra vantagem da planta.

Quanto às desvantagens da variedade, os jardineiros notam apenas os espinhos do arbusto. Os espinhos adjacentes à folhagem nos ramos criam alguns inconvenientes durante a poda.

Características de plantio e cuidado

Barberry é geralmente despretensioso. Mas se houver opções de escolha de um local de pouso, é melhor dar preferência a uma área ensolarada protegida de correntes de ar. Você pode plantar um arbusto em sombra parcial. Se houver uma sombra absoluta no local, isso afetará negativamente o efeito decorativo da planta.

Quanto à composição do solo, é melhor que a acidez seja neutra. Solos ácidos podem ser melhorados adicionando cal ou cinza de madeira. Solo pesado pode ser aliviado com a adição de areia e húmus. Também é fundamental fornecer uma boa drenagem. A estagnação da umidade no sistema radicular da planta é inaceitável.

O poço de pouso é preparado com antecedência. É aconselhável fazer isso uma semana antes do pouso. Um jardineiro inexperiente é aconselhado a comprar uma muda pronta. Se o sistema radicular estiver aberto, ele deve ser imerso em fertilizante líquido por várias horas antes de colocar a cultura no solo. Se a muda estiver em um recipiente com solo, o solo é regado abundantemente 20-25 minutos antes do plantio. Isso facilitará a remoção do arbusto sem danificar as raízes.

O desembarque começa em abril. É importante ter tempo para fazer isso antes que os botões comecem a florescer.Se você planeja plantar várias mudas lado a lado, a distância entre elas não deve ser inferior a 2 m. Se houver intenção de se fazer uma sebe densa, esse número é reduzido para 50 cm.

O buraco deve ter um diâmetro de 25-30 cm se um espécime de três anos ou mais jovem for plantado. Se o arbusto for mais velho, o buraco deve ter pelo menos 40 cm de tamanho.O material de plantio é cuidadosamente colocado no rebaixo. É necessário que o colo da raiz fique ao nível do solo. Em seguida, as raízes são endireitadas e cobertas com terra. Depois disso, é realizada a rega.

Cada arbusto deve ter 1 balde de água limpa.

Regar e alimentar

A rega deve ser moderada. O excesso de umidade só prejudica a planta. Na primavera e no verão, a hidratação uma vez por semana é suficiente. 2-2,5 baldes de água são despejados sob cada arbusto. Não há necessidade de regar a planta em outras ocasiões. A umidade natural obtida da precipitação será suficiente para ele. A água deve ser limpa e quente. Neste caso, é necessário garantir que não caia nas folhas. Após a rega, recomenda-se afrouxar um pouco o solo ao redor do arbusto. Mulching com turfa é uma boa solução.

No primeiro ano, a cultura não precisa ser fertilizada. A nutritiva mistura de solo utilizada para o plantio deve fornecer-lhe todas as substâncias necessárias. Posteriormente, são introduzidas preparações contendo potássio e fósforo. A primeira vez é feita após a floração. A segunda vez é no final da temporada. Além disso, uma vez a cada 3 anos, a vitalidade do arbusto pode ser mantida com a ajuda de uma solução de ureia.

Poda

A partir do segundo ano de vida, as plantas passam a fazer podas sanitárias regulares. No início do verão, os galhos congelados durante o inverno são removidos. No final do verão, os arbustos são ralos e modelados. As partes finas e secas também são removidas. Primeiro, os rebentos inferiores são cortados e depois sobem. Os ramos são podados em cerca de 50-70%. Use um podador ou uma serra de jardim.

Luvas são usadas para proteger as mãos de espinhos.

Preparando-se para o inverno

Como afirmado anteriormente, a cultura é resistente ao frio. No entanto, em condições de geada severa, pode congelar ligeiramente. É por isso é melhor jogar pelo seguro e proteger o sistema radicular no inverno. Para isso, um abrigo é construído com ramos de abeto. Isso é especialmente verdadeiro para plantas jovens.

Métodos de reprodução

Método de semente

Quando os frutos estão maduros, eles são colhidos e as sementes são extraídas deles. Em seguida, o material de plantio é desinfetado em uma solução leve de manganês e seco. As sementes acabadas são imersas no solo em 10 mm. Primeiramente, o pouso é feito em local temporário. Em abril, os brotos são colhidos. A distância entre as amostras deve ser de pelo menos 3 cm. Quando as mudas atingem a idade de dois anos, são transferidas para um local permanente.

Se for decidido plantar sementes na primavera, antes disso, elas devem ser mantidas na areia úmida por pelo menos 2 meses. Neste caso, a temperatura deve estar no nível de 3-5 C.

Estacas

O processo começa no início do verão. Todas as folhas são removidas da parte inferior das estacas. Em seguida, eles são imersos na solução Kornevin por várias horas. Isso estimula a rápida formação e desenvolvimento do sistema radicular. Depois disso, o material de plantio é plantado em local provisório. No início, eles monitoram cuidadosamente o nível suficiente de umidade do solo. Após 2 anos, as plantas são movidas para um local permanente.

Usando camadas

O procedimento é realizado no início da primavera. Os tiros mais fortes são selecionados para reprodução. Eles são colocados em uma ranhura com cerca de 10 cm de profundidade e fixos. O final do broto deve estar acima do nível do solo. Para acelerar a formação do sistema radicular, você pode arranhar levemente o local de sua futura localização. No outono, as mudas se transformarão em uma muda de pleno direito. Durante este período, ele é transferido para um lugar permanente.

Dividindo o mato

Arbustos com idade entre 3 e 6 anos são adequados para este método. O processo começa em abril. O arbusto é completamente removido do solo. Corte-o com cuidado usando uma serra de jardim.Nesse caso, é muito importante não danificar o sistema raiz. Os locais dos cortes são tratados com uma solução de manganês. Você também pode usar carvão. Os mini-arbustos resultantes são plantados nos locais selecionados.

Doenças e pragas

A cultura é resistente a muitas doenças, porém, às vezes, problemas podem acontecer.

  • Em primeiro lugar, é importante prevenir o aparecimento de pulgões e mariposas. Jardineiros experientes são aconselhados a borrifar a planta com uma solução obtida diluindo o sabão em pó em água. Isso deve ser feito no meio da primavera. Se o problema persistir, você pode descobrir sobre ele secando e caindo folhagem, curvatura dos brotos. Neste caso, vale a pena usar "Fufanon", "Decis" ou outras formulações eficazes.
  • O oídio também pode afetar o arbusto. Esta doença fúngica se manifesta por uma flor branca nos brotos e na folhagem. É aqui que os fungicidas vêm em socorro.
  • A mancha foliar pode ser identificada por suas manchas escuras características. Para profilaxia, é usada a pulverização com oxicloreto de cobre. Isso é feito na primavera e após a floração.
  • O câncer bacteriano é expresso pelo aparecimento de rachaduras nos brotos. Nesse caso, as áreas danificadas são removidas e queimadas. Isso impedirá a propagação da doença. Não há cura neste caso.

Uso em paisagismo

    A aparência expressiva da bérberis Green Carpet permite que ela permaneça uma decoração espetacular do jardim durante todo o ano. A cultura pode ser usada como um único elemento do projeto paisagístico e como parte de uma composição verde. Arbustos costumam decorar canteiros de flores, jardins de pedras. Várias plantas em uma fileira podem ser plantadas ao longo da trilha. Você pode fazer uma cerca viva original.

    Como a cultura possui um poderoso sistema de raízes, ela é usada não apenas para paisagismo, mas também para fortalecer encostas arenosas.

    Para as características de cuidar de bérberis, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário