Barberry Thunberg "Bagatelle": descrição, plantio e cuidados
Barberries são arbustos de beleza expressiva. Eles podem ser usados não apenas para fins decorativos, mas também no tratamento com métodos da medicina tradicional. Você só precisa conhecer as características e nuances de cada variedade para excluir todos os tipos de erros.
Peculiaridades
A descrição da bérberis Thunberg "Bagatel" pode começar com o fato de que é uma das variedades mais populares. A planta é relativamente compacta. A largura e a altura dos arbustos não ultrapassam 0,4 m. O corte de cabelo permite que você crie uma forma de bola que é ótima para barberries. Os rebentos jovens são coloridos em tons de vermelho e castanho, mas com o início do outono adquirem uma rica tonalidade castanha.
A folhagem em Bagatelle sob forte luz do sol tem uma cor roxa brilhante. A largura da folha é de aproximadamente 0,01 m. As próprias folhas têm uma configuração ovóide. Nas áreas sombreadas, a folhagem apresenta uma cor vermelho-esverdeada. Mas com o início do outono, ele muda novamente para uma cor vermelha brilhante; com a aproximação do frio, a folhagem cai.
O crescimento anual dos ramos é aproximadamente igual a 0,02 m. A floração da bérberis Bagatelle é acompanhada pelo aparecimento de flores amareladas de tamanho médio. Você pode vê-los em maio e junho. O amadurecimento das bagas de bérberis ocorre na segunda quinzena de setembro. Esses frutos são alongados, brilhantes à luz forte e totalmente comestíveis.
Uso em paisagismo
Barberry Thunberg é amplamente utilizado na concepção de jardins, hortas e espaços domésticos. Esta planta é adequada para a formação de sebes aparadas e outras vedações. Mas você também pode usar essa cultura em plantações em grupo, juntamente com outras variedades de barberries. Isso não significa, é claro, que não possa ser usado como uma tênia. É verdade que as melhores condições para tal aplicação são criadas em lugares ensolarados.
Existem alguns tipos de plantações em grupo de bérberis. Cada uma dessas espécies é exteriormente atraente. Se você trabalhar muito e refletir sobre o conceito, poderá criar um site muito bonito. Uma paisagem monocromática, decorada com uma espécie de bagatela, também fica bem. O uso de uma planta no projeto paisagístico também está dentro do poder até mesmo de decoradores não profissionais.
Como plantar?
Barberry Thunberg é relativamente despretensioso, mas há uma série de sutilezas e nuances, ignorando o que se transforma em resultados tristes. A cultura precisa urgentemente de iluminação abundante. Apenas em áreas abertas e ensolaradas você pode obter uma folhagem roxa densa. Mas também devemos nos lembrar das águas subterrâneas. A "Bagatel" não se desenvolve bem em zonas húmidas.
Se criar raízes ali, a umidade elevada provocará doenças no sistema radicular. A acidez não é tão crítica para esta planta. No entanto, é melhor ter como alvo um terreno neutro.
As barberries Thunberg podem sobreviver a secas severas e rajadas de vento. As geadas também não são particularmente assustadoras para eles. Portanto, no caso mais simples, você pode se limitar a drenar solo altamente umedecido.
Vale a pena cavar buracos para as mudas com antecedência. Isso é feito cerca de 12 a 14 dias antes do desembarque previsto. As lacunas entre as plantas são selecionadas de acordo com o esquema de design do jardim:
- em modo de paciência - de 1,5 a 2 m;
- em sebes densas - 4 arbustos por 1 metro de corrida;
- no modo de cobertura livre - 2 arbustos por 1 metro em execução.
Uma pequena camada de areia grossa é colocada no buraco. Quando o solo é muito úmido e o lençol freático está próximo à superfície, a areia deve ser precedida por drenagem de seixos. A largura do recesso deve ser tal que o sistema radicular possa caber com uma margem. É aconselhável calar solos ácidos. Você pode neutralizar uma reação indesejável usando 0,3 kg de cal apagada por 1 sq. m.
É necessário plantar a bérberis bagatela com o auxílio de uma mistura de nutrientes. Na sua fabricação, utiliza-se o mesmo volume:
- areia;
- húmus;
- solo do jardim.
A composição de nutrientes é derramada na forma de uma lâmina acima da camada de drenagem. Ao aprofundar a muda, o sistema radicular deve ser endireitado com muito cuidado. Imediatamente depois, despeje o restante da mistura de nutrientes. Pare de aterro assim que o colo da raiz estiver no nível do solo. O solo é compactado, totalmente eliminado e coberto com turfa.
Como cuidar?
Barberry "Bagatel" reage extremamente negativamente à umidade excessiva. A melhor opção de irrigação é a irrigação por gotejamento. Se você não pode organizá-lo, você precisa olhar com cuidado para que o sistema raiz não azeda. Na estação das chuvas, a rega é completamente excluída - a planta terá precipitação natural suficiente. Não é necessário alimentar de alguma forma barberries nos primeiros 2 anos de desenvolvimento.
Após 2 anos, chega a hora de usar fertilizantes de nitrogênio. 0,03 kg de ureia é diluído por 10 litros de água. Essa alimentação é suficiente para os próximos 3 anos. Além disso, um pouco antes da floração, vale a pena usar fertilizantes em grânulos. Às vezes, no outono do segundo ano, são adicionadas misturas de potássio.
A remoção de ervas daninhas não é feita de acordo com o cronograma, mas conforme necessário. O mesmo acontece com o afrouxamento da terra. Atenção: é imprescindível soltar o solo antes da alimentação. Ignorar as ervas daninhas leva à propagação de doenças e pragas. Mesmo que as plantas não morram, elas perderão sua aparência atrativa característica.
Você pode aparar a bérberis Bagatelle quase sem hesitação. Mas a falta de poda afetará negativamente sua aparência e retardará o desenvolvimento. A poda sanitária de uma cultura é realizada na primavera, acompanhada da retirada dos galhos congelados e dos galhos afetados por doenças ou pragas. Importante: tendo encontrado um galho morto durante a estação de crescimento, você não precisa esperar pela próxima primavera. É perfeitamente possível (e necessário!) Tirar as tesouras de podar imediatamente.
No planejamento da construção de uma sebe, a poda de conformação é realizada no segundo ano de desenvolvimento. Este procedimento é repetido na primeira década de junho e durante o mês de agosto de cada ano subsequente. Nesse caso, é necessário cortar de 1/3 a 2/3 do comprimento total.
Para sua informação: alguns tipos de sebes são formados sem podas especiais, só é possível fazer com um corte de cabelo higiênico. A bérberis plantada em forma de tênia pode ser decorada de forma quase arbitrária, mas na maioria das vezes é guiada pelo formato tradicional da bola.
Tanto a higienização quanto a modelagem "Bagatelle" implicam no uso de ferramentas robustas e totalmente afiadas... Se for provável o início de um inverno sem neve ou com pouca neve, um abrigo feito de turfa, pinças de abeto ou palha é usado. Nos primeiros 2 anos, o abrigo é obrigatório, independentemente do clima de inverno. Em espécimes adultos, eles se limitam à proteção da área da raiz. Se um inverno particularmente rigoroso está à frente, ou é bastante provável no clima local, os galhos laterais devem ser dobrados até o solo; eles são isolados apenas com ramos de abeto.
Métodos de reprodução
Todos os jardineiros podem escolher a opção que melhor se adapte ao seu gosto. Às vezes, eles até recorrem ao uso de estacas e brotos de raiz. Apesar da intensidade de trabalho moderada e boas perspectivas para o desenvolvimento da planta, esta abordagem muitas vezes ameaça perder as características originais da variedade. O uso de sementes é muito difícil, além disso, 60% delas não germinam mesmo em condições ideais. E, além disso, é possível esperar o aparecimento de mudas aptas para transplante em campo aberto somente após 2 anos.
A grande maioria das pessoas opta por propagar arbustos por estacas. Para isso, o material de plantio é colhido tanto no verão quanto no outono. Mas com as mudas de verão, as chances de sucesso serão maiores. Você pode tentar compartilhar o arbusto. As mudas requerem o maior cuidado no primeiro ano de desenvolvimento, caso contrário não criarão raízes e não florescerão.
Mudas de contêiner Bagatel são plantadas na primavera, verão e outono. Normalmente, o método de transbordo é usado. Se a raiz estiver nua, o transplante só é possível no início da primavera, quando a terra está pronta para receber a planta e os botões ainda não foram ativados. Ao trabalhar com mudas e plantas adultas, é preciso lembrar que a bérberis tem espinhos, mesmo que sejam poucos. Teremos que usar luvas fortes.
Comentário do barberry Thunberg "Bagatel" no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.