Barberry Thunberg "Aurea": descrição, plantio e cuidados
Barberry Thunberg "Aurea" foi trazida para o nosso país da China, Japão, onde esta cultura é extremamente comum nas montanhas. Esse tipo de terreno endureceu a planta, tornando-a resistente ao frio, ao vento e à seca. Na Rússia, o barberry é cultivado tanto no sul como nas regiões do norte. Os jardineiros são atraídos pela simplicidade de cuidar da planta, sua boa imunidade, resistência e bela aparência. O arbusto fica bem em qualquer composição de design, decora qualquer tipo de paisagem. Não pode ter medo de plantar uma planta na cidade, a bérberis desta variedade adapta-se bem a diferentes tipos de solo e é pouco exigente com a pureza do ar.
Peculiaridades
Barberry Thunberg "Aurea" é perfeita para paisagismo de jardins, sua folhagem não é muito grande, a floração é original e espetacular. Se a Aurea for plantada em um local suficientemente iluminado, sua folhagem vai se deliciar com uma bela cor amarela com um toque de limão.
Descrição da variedade e principais características:
cor incomum das folhas, sujeito a um local ensolarado;
tamanho do arbusto baixo, altura máxima 80 cm;
compacta, mas a copa pode desenvolver até 1,5 m de largura;
não cresce muito rapidamente;
no outono, a cor das folhas muda de amarelo para laranja;
a planta jovem tem espinhos da cor das folhas;
floresce no início da primavera e desaparece no verão;
inflorescências de cor amarela suculenta;
no final da floração, frutos escarlates se formam no lugar de flores murchas;
a decoratividade do arbusto é para toda a estação, já que no inverno é decorado com frutos silvestres.
Os frutos da bérberis desta variedade são impróprios para o consumo humano, mas os pássaros os bicam com prazer. Esta cultura distingue-se pela sua robustez, especialmente em comparação com outras variedades de bérberis. Mudanças nas condições climáticas, pouca umidade, correntes de ar, chuvas, ar impuro não podem prejudicar o desenvolvimento da mata. Não se deve plantar a planta à sombra, senão perderá o efeito decorativo, a folhagem ficará escura, inexpressiva.
Entre as vantagens da variedade, os especialistas distinguem o seguinte:
alta decoratividade - o tipo de copa, a forma do arbusto, a cor da folhagem, a compactação permitem o uso da bérberis em diversas composições paisagísticas;
cresce bem sozinho e em grupo;
rizomas são extremamente fortes, imunidade forte;
cuidado despretensioso;
raramente atacado por insetos;
recupera rapidamente após a poda.
Quanto às deficiências, a principal é a presença de espinhos. É preciso trabalhar com o mato, ter cuidado, podar, sachar são muitas dificuldades. Outra nuance - com sua robustez de inverno, os brotos superiores podem congelar. Este problema é resolvido removendo ramos congelados.
Como plantar?
O pouso "Aurea" não é um evento muito difícil, antes de mais nada você precisa escolher o local certo para o pouso. Barberry cresce melhor ao sol, então a área de plantio ideal é bem iluminada. A planta cresce bem à sombra parcial, mas à sombra perde a maior parte das suas características decorativas. Quanto à composição do solo, a planta é despretensiosa. O solo deve ser drenado, alcalino ideal. Descarte os locais onde houver umidade estagnada.
Há evidências de que, quando expostas à luz solar direta ao longo do dia, as folhas podem queimar.
Portanto, sombra parcial é o local ideal. O solo não deve estar muito úmido, mas deve ser bem solto. Se a planta for plantada em regiões com invernos rigorosos, será mais confortável em um local protegido de correntes de ar.
Barberry se dá bem com vários representantes da flora e entre si. Para formar uma sebe Aurea, deve-se plantar a intervalos de 4 ou 5 mudas por metro. Se a distância entre arbustos adultos for assumida - 2 mudas são colocadas a uma distância de 1 metro. Os arbustos do recipiente são plantados junto com um pedaço de terra. A época ideal de plantio é na primavera, após o derretimento da neve, e também no outono, após a queda da folhagem.
Algoritmo de desembarque "Aurea":
você precisa preparar o solo com uma acidez de 6 a 7,5%;
para isso, areia, composto, turfa são introduzidos em proporções iguais;
se a acidez precisa ser diminuída, cinzas, cal, 200-300 g por arbusto são introduzidos no solo;
um arbusto de três anos deve ser plantado em um lugar permanente;
o solo é alimentado, solto, forma-se nele uma depressão de meio metro;
húmus, relva e areia estão localizados na parte inferior;
uma camada de drenagem é formada;
em seguida, a muda é colocada em um buraco e coberta com terra;
o solo é compactado, umedecido e coberto com cobertura morta.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de bérberis Thunberg "Aurea" não é particularmente difícil, porém, requer a regularidade de algumas atividades.
Regar e alimentar
Imediatamente após o plantio, a planta é umedecida qualitativamente. Posteriormente, é necessário monitorar as condições do solo e não regar em abundância. Se o tempo não estiver chuvoso, basta regar a bérberis uma vez por semana, na proporção de um balde por arbusto. Nos verões secos a quantidade de rega é aumentada, nos verões chuvosos é reduzida.
Quanto à alimentação, apesar da despretensão, algumas regras para a fertilização devem ser seguidas:
um ano após o plantio, fertilizantes contendo nitrogênio são introduzidos na primavera;
para isso, é criada uma solução de ureia na proporção de 25 g por balde e despejada na raiz;
tais eventos são repetidos a cada 3 anos.
Depois de regar, você pode soltar o solo não muito profundamente e aplicar cobertura morta, se necessário.
Poda
O arbusto de bérberis é cortado pela primeira vez cerca de 3 anos após o plantio. A melhor época para podar é a primavera. É necessário selecionar brotos que não se desenvolvem, caules que secaram, congelados e retirá-los. Essa higienização é feita posteriormente, conforme necessário. Já para um corte de cabelo tipo decorativo, sua finalidade é formar uma coroa. É realizado duas vezes por ano - no início do verão e em agosto. A poda decorativa é desnecessária para o crescimento natural.
Preparando-se para o inverno
A bérberis "Aurea" tolera bem o inverno, mas em regiões de clima rigoroso é melhor cobrir arbustos jovens. Nos primeiros 3 anos, um abrigo é formado a partir de ramos de abeto, folhagem caída. Este evento é realizado assim que o solo começar a congelar e a temperatura não passar de 5 ° C. Os arbustos que crescem isolados são envoltos em lona ou saco, amarrados com uma corda para se protegerem do vento.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos de criação de "Aurea", e todos trazem bons resultados. Na maioria das vezes, a planta é cultivada com sementes e estacas. Tanto as sementes quanto as mudas podem ser compradas em lojas de jardinagem; a estratificação é necessária antes do plantio. A semeadura no outono dá um resultado melhor do que a na primavera, o rendimento das mudas é alto. O algoritmo é simples e consiste nas seguintes ações:
em primeiro lugar, os frutos são colhidos, secos e as sementes são obtidas;
devem ser lavados e mantidos em solução de manganês;
semeado em solo solto e regado, aprofundando em 1 cm;
na primavera, o processo é idêntico, mas a estratificação é necessária por 3 meses.
Você também pode propagar barris dividindo o arbusto. É necessário desenterrar uma planta adulta, separar com podador e transplantar. Este é um método bastante raro em comparação com as estacas. As estacas são colhidas verdes, os rebentos jovens são cortados, que têm 2 nós e um entrenó. O plantio de mudas para o enraizamento é realizado em um recipiente com uma mistura de solo de areia, turfa. Eles podem ser transplantados para um local permanente em um ou dois anos.
Doenças e pragas
A imunidade da bérberis Thunberg "Aurea" é considerada bastante forte, as plantas raramente ficam doentes, especialmente com doenças fúngicas, os ataques de pragas são um fenômeno raro. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar o estado da planta, pois a detecção precoce da doença dá mais chances de um tratamento rápido e sem problemas. Você deve ter cuidado com esses problemas:
infecção fúngica por oídio;
mancha fúngica, que pode ter diferentes variações;
pulgões são perigosos, que podem secar o arbusto;
a ferrugem da folhagem prejudica o seu aspecto decorativo, as folhas secas, caem;
a mariposa da flor come frutas;
as folhas são roídas por uma mosca-silvestre bérberis.
O oídio é mais freqüentemente encontrado em diferentes tipos de bérberis, esta doença se manifesta por uma flor branca nas folhas. As medidas devem ser tomadas imediatamente, caso contrário, todo o arbusto ficará infectado. As áreas afetadas são cortadas e a planta é pulverizada com agentes especiais. As medidas preventivas protegem a planta não só do oídio, mas também de outros tipos de fungos.
Para isso, todas as primaveras são pulverizados com composições fungicidas antes da floração. Se forem encontradas pragas, o tratamento com soluções inseticidas deve ser realizado.
Uso em paisagismo
Barberry "Aurea" fica bem em diferentes composições de design.
A cor amarela chama a atenção e faz do arbusto o centro dos conjuntos.
Parece ótimo em combinação com outros tipos de bérberis e em conjunto com diferentes plantas.
Adequado para decorar jardins de pedra, portas de entrada, lagos, caminhos, paredes, cercas.
Se você aparar a planta, poderá criar um meio-fio baixo.
O uso de bérberis Thunberg em paisagismo, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.