Barberry Thunberg "Atropurpurea": descrição, plantio e cuidados
Barberry Thunberg "Atropurpurea" tem frutos não comestíveis e um período de floração curto, mas ainda é amada pelos jardineiros. Os proprietários das parcelas são atraídos principalmente pela despretensão da cultura e as formas cuidadas dos arbustos em crescimento.
Peculiaridades
Barberry Thunberg "Atropurpurea" é cultivada para fins decorativos ou para a formação de uma sebe. Embora os frutos desta variedade sejam proibidos de serem consumidos, sua aparência ainda contribui para a criação de uma aparência estética. Descrição Berberis thunbergii Atropurpurea deve começar com o fato de que a altura do mato é de 2 metros, e a largura atinge cerca de 3,5 metros. A propósito, o tom vermelho da folha de bérberis, mudando de roxo para vermelho brilhante, explica seu nome popular - bérberis de folhas vermelhas. Se a cultura for cultivada na sombra, o efeito decorativo da folha é perturbado devido aos pontos verdes resultantes.
A floração "Atropurpurea" ocorre em maio e dura 2-3 semanas. Os botões redondos abertos atingem apenas um centímetro e formam inflorescências racemosas de 3-6 espécimes. As pétalas são coloridas de amarelo brilhante por dentro e roxo por fora. A copa apresenta formato esférico devido à presença de grande número de rebentos laterais delgados. A planta cresce 20-30 centímetros por ano, aumentando não só em altura, mas também em largura. Os frutos oblongos têm uma cor coral brilhante.
Barberry Thunberg pode existir de 50 a 60 anos. Pode ser cultivada em qualquer área, inclusive naquelas com invernos frios. Solo seco ou alagado pode se tornar o principal obstáculo para o desenvolvimento bem-sucedido da cultura.
Como plantar?
Ao plantar, você deve seguir algumas regras básicas.
- O local é determinado de forma que o local seja bem iluminado durante todo o dia. Mesmo a exposição curta à sombra leva a uma mudança nas características de qualidade da cultura.
- O excesso de umidade pode ser extremamente negativo para barberry "Atropurpurea", portanto, é importante evitar planícies e áreas com um lençol freático alto.
- A distância entre as plantas deve ser suficiente, pois a bérberis tende a crescer demais. Naturalmente, no caso de formação de sebe, as mudas crescem mais próximas.
- Caso seja necessário fazer um plantio na primavera, o solo deve ser preparado no outono. Se a safra for plantada nos meses de outono, a preparação começa em cerca de 4 semanas.
- É importante evitar a alta acidez, portanto, se este parâmetro for violado, adiciona-se ao solo farinha de calcário ou dolomita. Solo argiloso e preto são amenizados usando turfa e areia.
- O tamanho do buraco cavado é determinado em função da idade e do tamanho da planta. No plantio de mudas com menos de dois anos, largura e profundidade de 25 e 30 centímetros serão suficientes. Quando um arbusto é transplantado com mais de três anos, será necessário cavar um buraco com diâmetro e profundidade de 50 centímetros.
- Se a bérberis Thunberg "Atropurpurea" vai fazer parte de uma sebe, então será necessário cavar uma trincheira, com largura e profundidade de 40 centímetros.
- Enquanto o buraco está sendo criado, a camada superior de solo fértil precisará ser misturada com dois baldes de areia, dois baldes de composto e 100 gramas de superfosfato. O buraco resultante é umedecido e, em seguida, uma muda é colocada nele.
- Cada muda já deve ter um sistema radicular bem desenvolvido, que está livre de pedaços secos e danificados. Deve-se ter cuidado para garantir que haja quatro ou mais apêndices cobertos com uma casca lisa amarelo-avermelhada.
- Será importante desinfetar os brotos com fungicidas, bem como estimular a muda em uma solução especial.
- A muda na cova é instalada verticalmente e as raízes devem ser esticadas. Tendo coberto o plantio com mistura de terra, é necessário certificar-se de que o colo da raiz se eleve a uma altura de 5 centímetros da superfície. No entanto, se no futuro o arbusto sofrer divisão, os especialistas recomendam aprofundar o colo da raiz.
- O plantio termina com irrigação e cobertura morta do círculo do tronco. Se o plantio for na primavera, é melhor usar matéria orgânica como cobertura morta e, se for no outono, palha ou folhagem seca. Recomenda-se que todo o trabalho seja realizado de manhã antes do nascer do sol ou à noite após o pôr do sol.
É possível propagar bérberis "Atropurpurea" pelo método de sementes, mas o processo será muito demorado. Primeiramente, no outono, as sementes são extraídas dos frutos, que são mantidas em solução de manganês por cerca de 40 minutos. Após a secagem do material, ele pode ser enviado imediatamente para o jardim. No ano seguinte, após o aparecimento de algumas folhas na bérberis, ela terá que mergulhar. A cultura é transferida para um habitat permanente apenas no terceiro ano de vida.
A propagação vegetativa ocorre por estacas, estratificação ou divisão. As mudas são cortadas na última semana de junho e, depois de tratadas com estimulantes de crescimento, são colocadas em recipientes sob um "teto" de plástico ou vidro. Levará cerca de um ano para a bérberis formar um sistema radicular confiável, após o qual pode ser plantada em um local permanente. O trabalho com camadas começa no início da primavera. Os rebentos anuais saudáveis são fixados à superfície com grampos e cobertos com terra. Nesse caso, é imperativo controlar se a coroa se eleva acima do nível do solo. No outono, Atropurpurea já deve formar raízes.
A terceira forma é a divisão do mato, que é realizada no outono. Para o procedimento, apenas são selecionadas as plantas que ultrapassaram a marca de cinco anos e têm um colo de raiz profundo. O arbusto é cuidadosamente desenterrado e dividido com uma pá afiada ou com uma faca no número necessário de partes. O pouso das divisões resultantes é realizado imediatamente.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de bérberis Thunberg "Atropurpurea" consiste em componentes padrão. A irrigação de um arbusto adulto requer algumas vezes por mês, mas ainda é melhor focar na condição do solo e em nenhum caso deve secar. O bérberis jovem precisa ser regado com mais frequência - uma ou duas vezes por semana. "Atropurpurea" reage negativamente à falta de oxigênio no solo, então você terá que afrouxar periodicamente o solo no círculo próximo ao tronco. Um procedimento tão importante como a remoção de ervas daninhas não pode ser ignorado.
A cobertura morta é realizada com serragem, turfa e outros materiais comuns. A camada colocada após a irrigação e remoção de ervas daninhas deve ter 5 a 7 centímetros de altura. A fertilização é realizada de acordo com um certo esquema. Na primavera, logo após o plantio, e depois a cada quatro anos, usa-se a uréia. O arbusto é irrigado com 30 gramas da substância, diluída em 10 litros de água. Um balde da solução aprendida geralmente é gasto por metro quadrado de plantio.
A próxima alimentação é realizada antes da floração e após o seu término. Normalmente, utiliza-se um quilo de esterco apodrecido ou húmus, que é diluído em 3 litros de água decantada e guardado por três dias. Além disso, depois de filtrada a solução, é necessário diluir 1 litro em três litros de água. O arbusto é regado com este molho. Quando a folha cair, você também pode alimentar a bérberis. Será o suficiente para colocar 15 gramas de superfosfato e 10 gramas de sulfeto de potássio sob cada arbusto. Se não houver previsão de chuva, o curativo de cobertura pode ser ligeiramente irrigado para dissolver as substâncias.
Uma planta adulta não requer nenhuma proteção adicional antes das geadas de inverno. Se a bérberis for jovem, você deve cobri-la com estopa. A poda da bérberis Thunberg é realizada no início da primavera, enquanto a planta ainda está dormente. Via de regra, o arbusto é cortado com uma bola ou retângulo necessário para formar uma sebe. O corte sanitário é realizado no início da primavera ou no final do outono, livrando a planta de galhos congelados, secos ou danificados.
Doenças e pragas
Na bérberis "Atropurpurea" as pragas são bastante comuns, por exemplo, pulgões, moscas-serras ou mariposas. O tratamento com uma solução de sabão preparada com 150 gramas de sabão em pó diluído em um balde de cinco litros de água pode ajudar. O tratamento de arbustos com solução de clorofos ou outro inseticida adequado também ajudará a alcançar o resultado.
Dentre as doenças, os jardineiros mais frequentemente encontram bacteriose, manchas, ferrugem ou oídio. As partes danificadas do arbusto devem ser cortadas e queimadas, após o que a planta é tratada com líquido bordalês, enxofre coloidal ou solução contendo cobre. Como medida preventiva, na primavera deve-se realizar o afrouxamento do círculo tronco e a limpeza do mato ressecado.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da bérberis Thunberg "Atropurpurea", consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.