Barberry Thunberg "Arlequim": descrição e cultivo

Barberry Thunberg Harlequin: descrição e cultivo
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Variedade ornamental de bérberis Thunberg "Arlequim" atrai jardineiros com a coloração estética da folhagem que muda sob a influência das condições climáticas. Parece ótimo em uma variedade de composições de jardim. Para que o arbusto se sinta confortável na casa de verão, é importante seguir regras simples de cultivo.

Peculiaridades

A planta atinge uma altura de 1,2-1,5 m, mas é caracterizada por um crescimento lento: o crescimento anual é de apenas 10-15 cm. A descrição deve começar com uma copa exuberante e arredondada com muitos ramos. Os rebentos jovens têm uma cor amarelada, que vai escurecendo com o tempo.

A cultura tem folhas longas (até 3 cm) de cor bordô com manchas brancas ou rosa, e no outono a lâmina foliar é preenchida com uma tonalidade dourada. O comprimento dos espinhos nos brotos pode chegar a 1,8 cm.

A floração geralmente começa em meados de maio e dura 20 dias. As flores podem se desenvolver separadamente ou formar inflorescências vermelho-amarelas. Os bagos amadurecem no final do verão, caracterizam-se por uma forma ligeiramente alongada e uma rica tonalidade vermelha, não são comestíveis. Em climas quentes, as cores vivas decorativas são mantidas mesmo no inverno. Em geral, a variedade Harlequin é caracterizada pela resistência ao gelo e alta imunidade a doenças.

Como plantar?

A variedade apresentada atrai os veranistas pela ausência de requisitos rígidos para a composição do solo. Ele se sente confortável tanto na sombra quanto no sol, mas não gosta de alagamentos, então lugares próximos a corpos d'água ou baixadas não são adequados para o plantio. O plantio é realizado no final de abril ou início de maio, o plantio no outono é permitido antes do primeiro tempo frio.

Antes do plantio, deve-se desenterrar o canteiro de flores selecionado e aplicar fertilizante orgânico. Verbasco ou excremento de frango funcionam bem.

O processo de plantio consiste em várias etapas.

  • Cave buracos de plantio com 10-15 cm de profundidade para cada muda. A distância recomendada entre os espécimes é de 1,5-2 m. Se você planeja criar uma sebe, então 1 m é o suficiente.

  • Coloque uma camada de drenagem na parte inferior. Você pode usar, por exemplo, tijolo lascado, argila expandida ou seixos.

  • Aplique a próxima camada de mistura de nutrientes feita de solo de jardim, areia e húmus em partes iguais.

  • Coloque uma muda no centro e cubra com terra.
  • Cubra o tronco da árvore com serragem ou aparas de madeira.

  • Umedeça o local de plantio com 10 litros de água para cada planta.

  • Se houver probabilidade de geadas noturnas, isole a muda com ramos de abeto ou material de cobertura.

Como cuidar bem dele?

Rega

A variedade apresentada distingue-se pela resistência à seca, portanto, suportará verões secos. Basta irrigar algumas vezes por mês em um volume de 1 litro de água morna. Após a manipulação, costuma-se soltar o solo e adicionar uma camada de cobertura morta, como folhagem ou palha, - essas medidas permitirão que você retenha a umidade pelo maior tempo possível, proteja a lâmina de folhas de queimaduras e, gradualmente, a cobertura morta se tornará alimento adicional para a cultura.

Top curativo

Para que a planta cresça mais rápido e se desenvolva corretamente, ela deve ser fertilizada periodicamente. Húmus, composto, turfa e fertilizantes químicos complexos são adequados como cobertura. A planta precisa de nutrição adicional durante o período de formação da inflorescência e antes do amadurecimento dos frutos.

Se a muda for adquirida em recipiente separado, não há necessidade de alimentá-la no primeiro ano de vida após o transplante para o campo aberto, uma vez que todos os nutrientes úteis já estão no substrato.

Poda

O corte de arbustos é necessário para proteger contra doenças e para manter a decoratividade. Existem três opções de acabamento disponíveis:

  • conformação - realizada no outono para formar a forma desejada;
  • sanitária - é a poda da primavera, durante a qual os galhos secos, danificados e congelados são eliminados;
  • rejuvenescimento - realizado a cada 7 anos para a retirada de brotos velhos.

Qualquer que seja a tarefa de aparar, é importante realizar o procedimento com uma ferramenta bem afiada, pré-tratada com um agente antibacteriano.

Preparando-se para o inverno

A variedade "Harlequin" é capaz de resistir a geadas até -30 graus, mas nos primeiros dois anos de vida, as mudas jovens são melhor isoladas para ajudá-las a sobreviver em tempos difíceis. Como proteção do frio, o círculo do tronco é preenchido com palha, folhagem ou agulhas - uma camada de cobertura morta servirá como isolamento para o colar da raiz. Para proteger a parte aérea, os ramos são agrupados em feixe, enrolados em spunbond e fixados. É importante remover o isolamento imediatamente após as geadas da primavera, caso contrário, a planta irá danificar e morrer.

Métodos de reprodução

Você pode reproduzir uma planta de quatro maneiras:

  • sementes;

  • estacas;

  • dividindo o mato;

  • brotos de raiz.

O primeiro é o método menos promissor, pois as sementes de bérberis são caracterizadas por baixa germinação. Nesse sentido, é melhor que os floristas novatos não usem esse método.

A maneira mais simples e conveniente de cultivar são as mudas. Para a reprodução, as estacas com 10-15 cm de comprimento das brotações laterais devem ser cortadas das brotações laterais, libertadas das folhas inferiores, e as superiores devem ser encurtadas duas vezes, coloque as estacas por algumas horas em um estimulador de crescimento , por exemplo, "Kornevin" ou "Epin".

Em seguida, o material de plantio preparado deve ser colocado em um substrato de areia e turfa e cobrir o recipiente com vidro. Todos os dias o copo é erguido, as mudas são ventiladas e a terra umedecida. Após o enraizamento, novas folhas serão observadas, a muda começará a crescer ativamente, podendo ser transplantada para um vaso com uma mistura de nutrientes, e após um ano a planta está pronta para "se deslocar" para um local permanente.

Doenças e pragas

Em geral, o bérberis "Arlequim" raramente é vítima de doenças, mas sem a devida prevenção, esse problema não passa despercebido. Assim, o oídio torna-se uma doença frequente. Pode ser reconhecido pelo desabrochar esbranquiçado nas folhas. As causas da doença geralmente são níveis elevados de umidade e temperatura do ar. O tratamento com biofungicidas ou solução de sabão e refrigerante ajudará a salvar a cultura.

Dos insetos, a planta infecta mais frequentemente pulgões, que adoram se banquetear com seu suco. Uma solução de sabão de coníferas ajudará a se livrar da praga. Outro inimigo desse representante da flora é a mosca-silvestre bérberis. Parece uma lagarta roendo folhas novas e brotos. Você pode combater a praga com a ajuda do medicamento "DNOC" ou uma emulsão de óleo em óleo a 5%.

Uso em paisagismo

A variedade "Arlekino" fica muito bem em plantações em grupo, em combinação com outras variedades de bérberis. Ele também pode ser usado em mixborders, canteiros de flores de vários níveis, decorar slides alpinos com ele, decorar jardins japoneses.

Muitas vezes as sebes são criadas a partir de uma flor, as orlas são decoradas, essas composições têm sempre um aspecto pitoresco, pois os talos não ficam expostos. Para uma sebe, os espécimes são geralmente plantados em um padrão quadriculado. No primeiro ano, essa “cerca” não precisa ser formada, mas quando a cultura “ultrapassar” a idade de um ano, será necessário fazer podas para fins estéticos.

    Saiba mais sobre o barberry Thunberg "Harlequin" no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário