Banho japonês: tipos e sutilezas de arranjo

Banho japonês: tipos e sutilezas de arranjo
  1. O que é isso?
  2. Tipos e características
  3. Furako
  4. Ofuro
  5. Sento
  6. Seleção de assento
  7. Características de construção
  8. Recomendações

Os banhos russos e finlandeses (saunas) são conhecidos por todos os residentes da Rússia, mas o mesmo não pode ser dito sobre os banhos japoneses. Eles são extremamente exóticos, mesmo na aparência, dificilmente reconhecíveis. Essa abordagem para o negócio de banhos tem suas vantagens e você precisa entendê-las.

O que é isso?

Um banho japonês para quem lá vem pela primeira vez nem parece estranho: é difícil livrar-se da ideia de que não se trata de um banho de forma alguma. Você verá um barril cheio de água. Seixos ou serragem quente são empilhados na banheira próxima, mas é impossível adivinhar como usar essas coisas, qual é o seu significado, pela sua aparência externa. Sujeito a regras rígidas no banho de estilo japonês, você pode obter um prazer extraordinário. Embora seja chamada de balneário, não há fogão ou bancos usuais. É impossível entender tudo isso, se você não levar em conta que o banho japonês é representado por três tipos diferentes.

Tipos e características

Para um melhor entendimento, consideremos detalhadamente cada tipo de banho japonês.

Furako

Quando a palavra "misteriosa" furako é pronunciada, significa apenas um barril no qual a água quente é despejada. Mas se falarem da fonte furako, então já é uma banheira inteira com fogão a lenha (e essa banheira tem necessariamente um formato redondo).

Os seguintes são usados ​​como matérias-primas:

  • Carvalho;
  • lariço;
  • cedro;
  • pinho.

O cano é equipado com um banco interno para acomodar o lavável. Claro, a capacidade do produto deve ser grande o suficiente. O Furako é tradicionalmente feito com fundo duplo para que possa colocar o forno no interior. Para evitar que o cilindro não utilizado resfrie, ele é equipado com tampas.

Ofuro

Este é o nome das caixas de cedro, numa delas é utilizada serradura, nas outras seixos este sistema é necessário para uma das importantes etapas do trabalho. Este esquema implica uma forma retangular de ofurô, a caixa é quase sempre feita de cedro ou maciço de carvalho. O método de aquecimento típico é inferior. Em produtos modernos, dispositivos de aquecimento elétricos são amplamente utilizados. Quanto ao tamanho, devem ser tais que você possa deitar no ofurô a toda a altura. Coloque pelo menos 40 kg de serragem dentro. O aquecimento, dependendo do tamanho do banho, é fornecido por uma instalação elétrica com uma potência de 1.500 - 6.000 W.

Sento

Ao contrário das duas palavras anteriores, este não é mais um tipo de dispositivo separado, mas o nome de um banho público japonês. Ele fornece uma piscina com água, cuja temperatura chega a 50-55 graus. Antes do banho, costumam tomar um banho de contraste. Em seguida, os visitantes seguem para confortáveis ​​salões e participam da cerimônia do chá. Os banhos japoneses modernos podem oferecer serviços adicionais, que incluem massagem, máscaras de beleza e bandagens médicas. Cada cliente poderá escolher um programa estritamente de acordo com suas preferências.

Apesar de todas as diferenças de nomes no arranjo, os princípios-chave permanecem estritamente inalterados. Em contraste com a sauna, a cura e a limpeza são alcançadas sem o efeito de temperatura significativa ou alta umidade. Use água morna, serragem e seixos. As caixas nas quais os visitantes do banho japonês são imersos têm grossas paredes de metal e devem ser equipadas com meios de aquecimento elétrico. O banho japonês está relacionado ao finlandês, russo, turco apenas ao uso de aquecimento a lenha. Tudo o mais é diferente. A diferença se deve a diferentes filosofias, normas culturais tradicionais.O budismo tem uma atitude negativa em relação à matança de animais, que na Idade Média só permitia a fabricação de sabão (não havia outras tecnologias). Por isso, os japoneses trilharam o caminho de usar a água mais quente que pode ser aproveitada sem sabão, então a necessidade de produtos cosméticos e de higiene vai desaparecer.

O furako e o ofuro tornaram-se muito populares por outros motivos (devido à abundância de fontes termais características do Japão). Essa circunstância possibilitou a construção de diversos banhos que consomem água quente natural e quase não desperdiçam combustível.

Deve-se notar que mesmo em um país insular tão pequeno existe uma diferenciação cultural interna., em algumas regiões, os nomes "furako" e "ofuro" referem-se à cuba e ao barril, respectivamente. Mas a abordagem não muda: você pode usar um recipiente com serragem somente após o banho. Para melhorar o resultado, ingredientes naturais de origem vegetal ou mineral são adicionados à água. Mesmo vapers experientes e com boa saúde não devem ficar em furako e ofuro por mais de 15 minutos; para iniciantes ou pessoas com o corpo debilitado, esse tempo é três vezes menor.

    Sentado em um barril, deve-se evitar a imersão do coração na água. Se houver o menor desconforto, é preciso sair imediatamente do recipiente, sem contar com adaptação após alguns minutos. Será bom se o visitante de um banho japonês tomar um banho antes de mergulhar.

    Os benefícios serão os seguintes:

    • melhorando o trabalho da circulação sanguínea e dos rins;
    • fortalecer a proteção contra o estresse físico e mental;
    • ajuda na perda de peso;
    • normalização da pele.

    Tudo isso será alcançado apenas sob uma condição - o uso correto dos procedimentos de banho e a eliminação dos erros típicos. Normalmente, nos banhos públicos japoneses, um funcionário especial é designado para explicar o que e como fazer. Além do banho, antes de se lavar, é aconselhável vaporizar os pés, fazer uma massagem. O primeiro barril a ser mergulhado é enchido com água a uma temperatura máxima de 45 graus. Em seguida, eles vão para o segundo recipiente, onde o líquido já está aquecido a 45 - 50 graus.

    Para economizar espaço, a água em estabelecimentos comerciais e residências particulares costuma usar apenas um barril, variando o aquecimento da água neste por meio de equipamentos especializados.

    Após o banho, certifique-se de secar e ir mergulhar na banheira com serragem de cedro ou álamo tremedor. Essa parte do procedimento do banho permite relaxar e suar, além de receber uma porção substancial das substâncias biologicamente ativas contidas na madeira. Além disso, são usados ​​ervas medicinais e óleos essenciais. A parte seca do banho é muito quente, esquenta até 60 graus. É categoricamente inaceitável que crianças menores de três anos freqüentem uma casa de banhos japonesa, assim como mulheres grávidas. A proibição se aplica a todos que têm doenças cardíacas e vasculares. É inaceitável para pacientes com tuberculose, qualquer outra infecção aguda.

    Seleção de assento

    O equipamento de um banho japonês em áreas abertas tem suas sutilezas. Você precisa escolher uma área onde o sol não aqueça muito. Caso contrário, a madeira vai aquecer e secar. Recomenda-se não deixar o furaco seco por muito tempo. É inaceitável construir uma casa de banhos onde criará condições restritas. É impossível que ela mesma tivesse cãibras. É importante que o banheiro japonês não seja muito extenso: isso implicará na necessidade de aquecer a área desnecessária.

    A separação do edifício de outros edifícios e objetos também é necessária porque aumenta a proteção contra incêndio. Quando não há muito espaço no local, vale a pena combinar o furaco com um prédio residencial, e não colocá-lo na rua ou em prédio separado. A escolha de uma solução de dois níveis ajuda a reduzir ainda mais a área ocupada. O balneário em si está localizado na primeira camada, e a camada superior é reservada para o banheiro. Se desejar, você pode distribuir diferentes partes do banho japonês em altura, você pode relaxar na casa.

    Características de construção

    Nos banhos japoneses, na maioria das vezes eles usam um fogão a lenha baseado em aço inoxidável dos mais altos graus. Ao trabalhar de forma independente, você precisa prestar atenção especial à perfeição do design do cano e suas dimensões. Para três pessoas que lavam ao mesmo tempo, o furako é feito com um diâmetro de 150 - 160 cm, uma altura de 100 - 120 cm. Os barris de banho produzidos nas fábricas têm dimensões de 130 - 200 e 100 - 120 cm, respectivamente , a espessura da parede é de 4,2 a 4,8 cm. Ao planejar a construção de uma banheira japonesa com suas próprias mãos, você precisa considerar: este projeto será bastante pesado.

    A base será pressionada por:

    • um grande barril de água;
    • assar;
    • uma caixa com uma porção significativa de serragem;
    • visitantes e os móveis que utilizam.

    A fundação é geralmente feita com fita ou padrões colunares., buscar diligentemente a colocação horizontal do edifício, os desvios devem ser mínimos. Portanto, em uma área onde ainda existem irregularidades relativamente pequenas, é necessário o uso de estacas. As covas são perfuradas ao longo do perímetro, com vão entre os quais é de exatamente 150 cm, os caixilhos das estacas devem ser reforçados, depois de colocados na cava são sempre concretados com concreto. Após a secagem da moldura, são colocados tijolos sobre ela, que devem ser protegidos do contato com a umidade.

    Onde o fogão e o furako ficarão, uma fundação especial é equipada (necessariamente monolítica). Com uma reserva de 10 cm de diâmetro, uma cova especial é cavada com uma almofada de areia cuidadosamente compactada com 10-15 cm de espessura.A próxima camada de cascalho também deve ser socada com a ajuda de meios improvisados. Para tornar a base rígida, é utilizada uma moldura de reforço, vazada com concreto. Acima dos pilares da parte principal da fundação, este troço deve elevar-se 50 - 100 mm, sendo impossível dispensar a impermeabilização dos pilares.

    Quando se trata de paredes, você pode aplicar:

    • madeira redonda;
    • toras arredondadas;
    • madeira;
    • armações pré-fabricadas.

    As melhores e mais fortes estruturas são aquelas feitas de cedro ou carvalho maciço, mas a maioria das pessoas não pode pagar por esses produtos. O substituto ideal para eles é o uso de madeira de pinho e lariço. Caso contrário, não há diferenças na construção das paredes dos banhos japoneses e russos. Quanto à cobertura, independente da presença de uma ou duas inclinações, sua inclinação deve ser mínima. Para a construção de caibros, pode-se escolher a madeira mais acessível, desde que seja resistente e dure muito tempo. A escolha do material de cobertura também é ilimitada.

    O espaço interno é muito mais específico. Não há necessidade de equipar uma sauna a vapor. Para que a temperatura da água seja mantida em um nível ideal, o ambiente deve ser isolado com muito cuidado. Tradicionalmente, os construtores russos escolhem forro de tília ou pinho para essa finalidade.

    É estritamente inaceitável o uso de qualquer material sintético para acabamento.mesmo que reproduzam excepcionalmente bem a aparência de um acabamento natural. Em um banheiro japonês, como em qualquer outro, a lavanderia não pode ser equipada com tomadas. A parte elétrica (exceto iluminação à prova d'água) está localizada no camarim. Fogões de aço inoxidável são os melhores, uma cuba de ferro fundido de alta qualidade ajudará a manter o calor por um longo tempo.

    Recomendações

    Como furako é uma estrutura bastante complexa e difícil para não profissionais prepará-la, é melhor solicitar um projeto individual ou comprar uma amostra pronta. Para a manufatura, vale a pena usar tábuas de árvores que crescem há pelo menos 200 anos. Depois de concluído o trabalho, a superfície do barril deve ser coberta com cera (isso aumentará sua vida útil). Não use estruturas metálicas para conexão. Certifique-se de fazer algumas escadas de madeira para que você possa entrar e sair do furako de forma autônoma, sem interferir um no outro.

    Se o barril for colocado em cima do forno, é recomendável colocar um termômetro confiável dentro: então será mais fácil controlar a temperatura da água.Ao escolher um design com uma localização interna do forno, é utilizado um defletor vertical, graças ao qual os usuários não estão expostos ao risco de queimaduras. O forno deve estar totalmente submerso em água: basta levar estruturas que possam ser vedadas. Furakos aquecidos por fogões externos através de um abastecimento de água de aquecimento são a solução mais moderna e segura.

    Neste último caso, será necessário providenciar um tubo adicional para drenar o líquido resfriado (a torneira abaixo ajuda a drenar o recipiente). O aquecimento a lenha é preferível para banhos ao ar livre; dentro do edifício, um sistema elétrico é mais usado. A verdadeira tradição japonesa significa uma grande área de estar.

    A lentidão e a calma budistas exigem o uso de grandes mesas, cadeiras e sofás confortáveis, reservando um local para fazer o chá. Uma instalação sanitária em um banho japonês é estritamente necessária. Para a impermeabilização superior dos pilares de fundação, recomenda-se a utilização de betume líquido, recoberto com duas camadas de material de cobertura. Na decoração de interiores não se deve utilizar pinho e abetos: estas espécies aquecem-se facilmente (o risco de queimaduras é grande). Qualquer madeira deve ser tratada com compostos anti-sépticos. Sempre é feito um sistema de ventilação, graças ao qual a sala vai secar mais rápido.

    Um banho de serragem de estilo japonês é preenchido com serragem aquecida a 50 graus. Tradicionalmente, a serragem de cedro misturada com farelo de arroz e plantas medicinais trituradas é considerada a mais valiosa em termos de propriedades medicinais. Você não deve pensar que usar um banheiro japonês em um apartamento na cidade é um sonho inatingível.

    Sua imitação é realizada por meio de técnicas especiais:

    • a água é despejada na banheira, aquecida exatamente a 37 graus;
    • por 12 a 15 minutos de banho, você precisa aumentar gradualmente a temperatura para 41 a 43 graus;
    • visitantes aquecidos saem, vestem robes atoalhados;
    • a transpiração leva cerca de 1⁄2 hora;
    • uma bebida adequada é o chá com adição de framboesa ou mel;
    • o procedimento termina com secagem ao ar e duas horas no leito sob cobertores.

    Depois de experimentar esse regime de lavagem, será mais fácil entender se um banho japonês é realmente necessário ou se é um exótico injustificado. E se a decisão for positiva, todas as sutilezas e nuances já são conhecidas. É hora de começar a trabalhar para tocar um dos lados da vida de um distante país asiático em poucos meses.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário