Tudo o que você precisa saber sobre estantes de tília
Linden evoca as associações mais calorosas - flor de tília, mel de tília, bancos de tília para um banho. O que está por trás de tal reputação e isso é realmente bom? Falaremos sobre as vantagens do uso dessa madeira na hora de organizar uma prateleira em um banho nesta revisão.
Vantagens e desvantagens
Ao construir prateleiras para um banho, a maioria dos usuários tende a escolher entre tília e álamo. Entre todas as madeiras de lei, essas são as mais acessíveis e, à venda, são muito mais comuns do que outras. Bétula e choupo se tornarão uma opção mais barata, e os proprietários de chalés caros preferem prateleiras feitas de madeira abasha. Mas as coníferas não são adequadas para a construção de móveis de banheiro, pois as agulhas soltam resina.
Assim, a linden é a melhor solução em termos de preço e qualidade.
É quase um material ideal para decorar banheiros. Linden - árvore caducifólia, não contém resinas que possam causar queimaduras. É um material de acabamento valioso que possui muitas características úteis em comparação com outras espécies de madeira. Vamos considerar os mais importantes.
-
Hipoalergênico... Tradicionalmente, a tília pode ser usada sem nenhum dano à saúde, tanto em ambientes com microclima padrão quanto em salas de vapor, onde prevalecem a umidade e as temperaturas elevadas.
-
Características estéticas... Linden mantém sua tonalidade original por muito tempo. Para efeito de comparação: as coníferas começam a desaparecer em alguns anos.
-
O efeito de cura. Sob a influência do calor, a tília libera fitoncídeos. Eles têm um efeito tônico e curativo nos sistemas nervoso, respiratório e circulatório.
-
De facil operação... Não é necessário usar detergentes especiais para limpar móveis de banheiro de madeira de tília. Basta enxaguar com água e secar bem.
-
Segurança... Em altas temperaturas, as prateleiras de tília não aquecem, o que elimina completamente o risco de queimaduras durante os procedimentos de higiene.
Ao mesmo tempo, na escala de robustez, a tília ocupa a posição mais baixa entre outras árvores.... Esta é uma madeira macia - na verdade, simplesmente não existe um material de madeira menos durável. No entanto, se você cuidar bem das prateleiras, elas vão durar muitos anos. Claro, a tília pode apodrecer rapidamente, mas se você não secar o banho após o uso, mesmo o larício forte não durará muito.
Nos últimos anos, o thermolip é frequentemente usado para a construção de prateleiras. Esta é uma madeira modificada, que se distingue pela sua resistência a altas temperaturas e umidade constante.
Tais parâmetros operacionais são alcançados com a ajuda de tratamento térmico: a massa de madeira é aquecida a 180-190 graus, como resultado, o teor de umidade dos materiais diminui para quase 0%.
Devido a esta modificação, as prateleiras termolip adquirem baixa condutividade térmica, resistência a influências externas e proteção eficaz contra a degradação. Junto com a umidade, a árvore se livra de todos os polissacarídeos, as pragas não começam na prateleira. Além do mais, Thermolipa dá um rico aroma de mel que preenche a sala de vapor e, em combinação com altas temperaturas, cria um microclima saudável.
Além das vantagens listadas, a madeira tem uma série de características únicas que a distinguem de muitos outros materiais de madeira.
-
Higroscopicidade - a madeira quase não absorve água.Além disso, possui características repelentes à água, o que aumenta significativamente sua vida útil.
-
Bioinertness - a thermolipe não tem medo de bactérias e insetos destruírem a árvore. Ela não tem medo de fungos e podridão, por isso não precisa de nenhum tratamento inseticida ou fungicida.
-
Estabilidade geométrica - devido à resistência ao calor e à higroscopicidade, as prateleiras não incham quando expostas à alta umidade e não secam sob a influência de altas temperaturas. Assim, o móvel mantém sua geometria por muito tempo, não se deforma e não perde tamanho.
Não existe uma decisão inequívoca de qual tília preferir - natural ou tratada termicamente - não existe, cada um procede de suas próprias tarefas e capacidades.
Se você planeja usar o banho de vez em quando, o de costume serve. Se o banho for operado com mais frequência do que uma vez por semana, você precisa tentar maximizar a vida útil do material. Nesse caso, é melhor escolher os termolips.
Visão geral dos tamanhos
A opção mais fácil é prateleiras de camada única... Neste caso, eles representam uma ou duas espreguiçadeiras onde você pode caber em pleno crescimento. Pelos padrões, seu comprimento é de 200-230 cm e sua largura é de 90 cm. Eles devem estar localizados a uma altura de 75-90 cm do chão.
Ao escolher uma opção de camada única, a altura da prateleira da banheira é determinada como a altura da borda superior do recuperador mais 10-15 cm ou de acordo com a altura do atendente do banho.
Essa prateleira pode, adicionalmente, ser acompanhada por um banco móvel para pernas com uma altura de 40-45 cm. Com tal degrau, a estrutura adquire uma disposição condicionalmente de duas camadas, de modo que os usuários podem, se desejar, sentar-se no banco, como na camada inferior.
Regras de processamento
As prateleiras estão localizadas nos banheiros. Isso significa que a madeira de tília está constantemente exposta à alta umidade e ao calor. Isso impõe certas restrições aos preservativos de madeira usados.
Todo tratamento preventivo deve ter como objetivo criar um obstáculo à exposição à umidade e ao ar. – sua ausência impede que os fungos se multipliquem. Normalmente ceras, óleos e também ceras de óleo lidam com essa tarefa.
Você precisa usar apenas aqueles feitos de ingredientes naturais - na maioria das vezes é cera de abelha ou óleo de linhaça.
Impregnações você pode fazer você mesmo ou comprá-lo pronto na loja. Em qualquer caso, eles formam uma película impermeável na superfície. Obstrui os poros da madeira, evitando que a água e o vapor quente penetrem nas fibras internas da tília.
Se as prateleiras mudaram de cor, o primeiro passo é corrigir essa situação. Independentemente das razões para o escurecimento, você precisa usar a mesma ferramenta - "Brancura". É uma solução de hipoclorito de sódio em água com propriedades branqueadoras. Ao mesmo tempo, devolve a tília à sua tonalidade natural e mata os microorganismos patogênicos. Mais importante ainda, ele destrói o fungo que causa o azul. O cloro desaparece rapidamente da superfície da madeira, então esse alvejante não trará danos. Se o escurecimento for grande, é melhor removê-lo com uma lixa ou lixa.
Chamamos a atenção para o fato de que no caso do mofo, o ácido bórico ou o bórax proporcionam maior eficiência.
Em geral, cuidar de uma prateleira de tília não é diferente de cuidar de móveis de banheiro feitos de outros tipos de madeira. No entanto, as atividades devem ser mais frequentes. Eles exigem mais cuidados e exames preventivos regulares.
O comentário foi enviado com sucesso.