Forro para banho: qual é o melhor?
A decoração interior da banheira deve ser abordada minuciosamente, levando em consideração todas as características associadas às altas temperaturas e umidade desse ambiente. Hoje, no mundo moderno, existe uma grande variedade de materiais de acabamento para saunas e banhos, que podem ser à base de pedra, madeira, tipos especiais de plástico.
Como mostra a prática de artesãos experientes, a preferência incondicional neste assunto deve ser dada a um material de acabamento especial - o forro. Apresenta uma série de vantagens, juntamente com outras, devido às suas qualidades.
Peculiaridades
- O forro é um material natural ecologicamente correto que pode ser feito de vários tipos de madeira.
- Qualquer banho ou sauna em seu prédio geralmente contém vários quartos, como um camarim, um banheiro e a própria sauna a vapor. Estas instalações diferenciam-se entre si pela funcionalidade, bem como pelos requisitos de decoração. O forro é versátil e se adapta perfeitamente a qualquer um deles.
Este material é resistente a altas temperaturas, água e alta umidade.
- Uma característica importante do forro é a segurança para o corpo humano. Os locais para sentar, assim como as paredes da sala nos banhos, não devem ser escaldantes. A árvore não é capaz de aquecer até altas temperaturas, o que torna quase impossível queimá-la.
- O forro possui altas qualidades estéticas, possui em seu arsenal uma variedade de soluções de design que podem agradar a qualquer apreciador sofisticado com sua beleza. Para entender essa variedade, é preciso conhecer melhor os tipos de revestimento.
Visualizações
O forro é diferente em design e é dividido tanto por características externas quanto por suas qualidades. Essas propriedades são influenciadas pelo seu componente lenhoso, bem como pelo tipo de processamento. Dependendo dessas duas características, é dividido nas classes "Extra", "A", "B" e "C". Vamos prestar atenção a cada um deles.
- Classe extra - excelente e o tipo de forro mais caro. Ele, como nenhum outro, é perfeito para quaisquer interiores e várias soluções de design. Essa classe pode ser chamada de elite. Os fabricantes fazem todo o necessário para evitar quaisquer defeitos visíveis em sua superfície. Eles até usam embalagens especiais a vácuo para transporte.
A espessura das placas nesta classe é geralmente de apenas 12,5 mm. A superfície é lisa ao toque e não deforma. Este tipo é perfeito tanto para acabamento sólido quanto para decoração parcial de uma determinada área da sala.
- Forro da classe "A" não é muito inferior ao tipo anterior, tem uma superfície plana sem defeitos externos visíveis. A única coisa que é permitida é alguma aspereza da superfície, que geralmente não é visível a olho nu.
- Forro classe "B" possui vários tipos de defeitos em sua superfície, por exemplo, como buracos de minhoca, lascas, rachaduras, trituramentos. No entanto, sua relação quantitativa não deve exceder 15 mm por metro em execução. Além disso, esta classe de revestimento também permite defeitos na parte final em seu desempenho, mas com uma condição - eles não devem afetar a qualidade de construção.
- Forro da classe "C" - o material de acabamento mais barato.Tem um aspecto bastante desajeitado, pois permite a presença de muitos defeitos, como núcleos, buracos de minhoca, fendas, alcatrão, podridão e até ausência parcial de nós.
A superfície de confinamento das ranhuras dessa classe de revestimento também pode estar em um estado feio, o que complicará muito o processo e afetará a qualidade de sua montagem. No entanto, o tamanho da sucata não deve exceder um quinto do plano de um metro em execução.
Depois de descobrir os tipos de material, vamos passar a familiarizar as espécies de madeira com as quais ele é feito.
Linden
Um excelente material caracterizado por sua maior resistência ao desgaste e durabilidade. Sua excelente resistência à água não permite a formação de microfissuras na superfície e protege contra deformações durante o processo de secagem. As qualidades de alta condução de calor também desempenham um papel favorável na sala de vapor, permitindo que você distribua o calor de maneira rápida e uniforme por toda a sala e reduza o tempo de resfriamento.
O material tem outra vantagem - um custo relativamente baixo com boas características de resistência. O perfume Linden, como você sabe, tem um efeito calmante na pessoa, promove o relaxamento, que é uma propriedade necessária da própria sauna a vapor.
Pinho
Ao usar coníferas para decorar os banhos, alguns cuidados devem ser tomados, tendo em vista as características internas dessa madeira. O fato é que o pinho possui alto teor de resina, o que não difere na liberação de óleos essenciais úteis. Pelo contrário, a composição de sua resina é tóxica quando excretada em abundância. Portanto, o forro feito com este tipo de madeira não é recomendado para uso em salas duplas onde haja altas temperaturas. No entanto, é bastante adequado para vestiários e decoração de pisos, onde prevalece um regime de baixa temperatura.
Aspen
O forro de Aspen tem suas vantagens. Em matéria de segurança, este material deve ter um papel de liderança. O fato é que essa madeira tem a menor condutividade térmica, portanto o risco de queimaduras é minimizado. Em questões de durabilidade e resistência ao desgaste, o forro de aspen não é muito inferior às espécies de tília.
Amieiro
Amieiro é mais caro do que as amostras acima mencionadas e há uma explicação razoável para isso. Suas propriedades são ainda melhores de usar. A sua superfície perfeitamente lisa não tem defeitos e, portanto, não haverá necessidade de lixamento e polimento adicionais após o trabalho de instalação.
Cedro
As qualidades úteis da madeira de cedro são conhecidas há muito tempo. Devido às suas qualidades curativas, este tipo de revestimento de parede está ganhando cada vez mais popularidade. Ingredientes antibacterianos, além de um agradável aroma de óleos essenciais de cedro, ajudam a repelir vários insetos.
Um tom rosa nobre que adquire saturação com o tempo, muito agradável aos olhos. Com o uso prolongado, é capaz de atingir uma bela tonalidade rubi.
A única desvantagem da raça é seu alto custo, que na maioria das vezes permite o uso de tal forro em estabelecimentos caros de elite.
Carvalho
A espécie de carvalho é a mais requintada e rara das anteriores e, portanto, merece atenção especial. O forro feito com esse material parece realmente impressionante. Pela sua textura, o carvalho apresenta um padrão muito bonito e uma cor cinza claro de tonalidade única. Devido à maior resistência e densidade, os produtos de carvalho canadense são os mais duráveis.
Outras raças
O abeto, o larício e o zimbro também podem ser usados como material para o forro. Para criar prateleiras em uma sauna a vapor, os especialistas recomendam a bétula colada. As diferenças nas espécies influenciam a durabilidade da madeira e das pranchas de madeira. A diferença também está na estética do material. Você pode escolher a opção mais adequada para sua casa.
De acordo com a estrutura e o processamento do forro, os seguintes tipos são diferenciados:
- padrão;
- fortificação;
- linha suave;
- casa de terras;
- Americano.
O chamado forro do euro ganhou imensa popularidade. É fácil e rápido de trabalhar, possui ranhuras mais convenientes para a conexão, um duto de ventilação especial e dimensões amplas - tanto em largura quanto em comprimento.
Montagem
Após a compra do forro, é necessário dar-lhe um "descanso" adequado na sala onde será utilizado. Esse descanso é necessário para que a madeira seque. O processo deve durar pelo menos um dia. Caso contrário, pode-se retirar o forro fixado na parede, o que acarretará na formação de vãos entre seus elementos.
Para aumentar a eficiência do banho, uma barreira de vapor deve ser instalada antes da instalação. O papel alumínio ou plástico é perfeito como material para isso, que é fixado em ripas pré-instaladas em um passo de um metro. Depois disso, você deve prosseguir para a caixa.
Nessa função, geralmente são utilizadas lâminas de seção retangular - 20 por 40 mm. O degrau horizontal é definido entre eles cerca de meio metro. Tal torneamento irá garantir o nivelamento do plano da superfície, além de criar um vão entre o forro e a parede, proporcionando a ventilação necessária.
O torneamento geralmente é fixado com parafusos auto-roscantes ou buchas longas. Deve-se ter em mente que as barras inferiores devem ser reforçadas, recuando 5 cm do chão, pois o pedestal passará neste local. o mesmo vale para o teto.
No vão entre a parede e as ripas, se desejar, pode-se colocar um isolamento de lã mineral. Porém, neste caso, não se esqueça de colocar outra camada adicional de isolamento para que não absorva o excesso de umidade. Precisamos pensar no isolamento na fase de projeto do trailer, para não perder a área útil.
A instalação direta do primeiro elemento de forro deve ser realizada verticalmente a partir do canto da sala. Para a fixação, deve-se usar um parafuso auto-roscante ou um prego decorativo especial. O resto do processo de instalação é feito com pregos, parafusos auto-roscantes ou dispositivos de montagem - grampos. É melhor estofar com grampos para preservar a aparência do forro sem danos.
By the way, com esta versão do estofamento, é mais conveniente desmontá-lo.
Para trabalhar com argilas, é necessário um pequeno martelo, além de pequenos pinos. O kleimer é colocado na ranhura do forro e fixado com pregos.
Depois de concluir essas atividades, você pode prosseguir para a instalação dos rodapés. No trabalho com eles, as pinças deixam de ser utilizadas e a instalação é feita com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Processamento adicional de forro
Após a montagem, o forro pode ser tratado com certos compostos que o protegem de diversos insetos e umidade, bem como coberto com outras soluções especiais que reduzem o risco de ignição. Além disso, graças a esses revestimentos, você pode brincar com seus tons, realçando ou reduzindo o esquema de cores.
Se a madeira inchar, sobressair ou ficar preta, acabar, significa que foi mal tratada com uma impregnação especial. As próprias composições devem ser de alta qualidade. Para reduzir o risco de deformação, as salas devem ser ventiladas.
dicas e truques
Vale a pena observar algumas recomendações gerais ao usar forro como material de acabamento para banhos.
- Na sauna a vapor, você não deve usar forro de coníferas. O fato é que tais raças são capazes de liberar resinas quando aquecidas, o que nem sempre tem um bom efeito na saúde humana e pode causar reações alérgicas nele. Escolha madeiras nobres.
- Estude cuidadosamente as classes de forro para evitar engano por parte dos vendedores.
- Ao secar as pranchas, preste atenção ao correto posicionamento. É melhor colocá-lo sobre uma superfície plana para evitar deformação.
- Durante o trabalho de instalação, verifique regularmente as ripas a serem instaladas no nível do edifício. Isso evitará sua curvatura no futuro.
- Ao prender o primeiro elemento do forro com um prego ou parafuso autorroscante, faça um orifício com uma broca fina para evitar o risco de rachaduras no forro.
- Não empilhe as tábuas muito apertadas umas nas outras, pois, acumulando umidade, podem inchar, o que posteriormente levará à delaminação das tábuas da parede.
- Ao escolher um forro, guie-se pelas regras da GOST. A norma estadual possui normas especialmente desenvolvidas para o uso seguro deste material.
- É necessário comprar forro de fabricantes que têm avaliações positivas.
A porta da casa de banho também pode ser cuidadosamente coberta com tábuas. Pense com antecedência sobre as precauções de segurança: a fiação deve ser isolada. As instruções de instalação devem ser rigorosamente seguidas.
Belos exemplos
O forro da banheira pode ser montado horizontalmente. Dessa forma, você pode manter o calor dentro da sala o máximo possível.
Às vezes, o material é montado verticalmente. É menos provável que isso cause fungos à medida que a ventilação é aumentada.
Como escolher um forro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.