Como isolar um banho por dentro?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Esquema de isolamento
  4. Cálculos
  5. Montagem
  6. Adendo

A questão mais importante no projeto de uma banheira é o isolamento e as maneiras pelas quais você pode fazer isso da maneira mais eficiente possível.

Peculiaridades

Na maioria das vezes, o banho era utilizado apenas como sala especial para procedimentos de higiene. Reter o calor em prédios de madeira durante o inverno era bastante difícil. Na Rússia, com suas duras condições climáticas, o balneário servia apenas para lavar. No entanto, os antigos gregos passavam seu tempo em seus banhos discutindo questões de política e arte, guerra e paz. Voltando aos tempos modernos, podemos concluir que nossa atitude em relação aos banhos assumiu as características dos tempos antigos. É banal manter a higiene com o chuveiro, e o banho é predeterminado por uma função lúdica. Com tecnologia e materiais modernos, é fácil definir uma temperatura confortável em qualquer dia, apesar do frio.

A função mais importante do banho é a sala de vapor. A temperatura nele é tradicionalmente definida em 90 ° C e 130 ° C.

Materiais (editar)

Levar em consideração várias características importantes ajudará na escolha bem-sucedida do isolamento. Um material de alta qualidade deve ter uma barreira de vapor, caso contrário a penetração de umidade piorará sua condição e deixará de reter calor.

As matérias-primas que compõem sua base devem atender às normas ambientais, caso contrário, a alta temperatura provocará a liberação de toxinas que poluem o meio ambiente e prejudicam a saúde humana. O calor na sala será retido por mais tempo com um baixo grau de condutividade térmica do isolamento. O material deve atender aos padrões de segurança contra incêndio - sua inflamabilidade deve ser minimizada correlacionando corretamente o tipo de revestimento de isolamento e a temperatura no banheiro.

A baixa higroscopicidade do agente isolante protegerá a superfície do banho da penetração de umidade do interior da sala. O período de garantia é maior para isolamento com alta repelência à água. O material isolante deve ser capaz de manter sua forma por muito tempo e não encolher, fazendo com que o calor do banho permaneça por um longo período.

A gama de materiais de isolamento é apresentada em três grupos. Os isoladores de calor orgânicos são usados ​​há muito tempo para reter o calor em um banho. Eles são feitos de matérias-primas naturais e ecologicamente corretas. Uma opção comum entre eles é estopa com ou sem impregnação de resina, serragem, camadas de musgo, junco, feltro denso ou fibras de juta. Os ingredientes naturais são absolutamente seguros para a saúde humana, mas têm muitas qualidades negativas. A base vegetal do isolamento contribui para a sua fácil inflamabilidade, portanto, o nível de segurança contra incêndio do edifício é reduzido.

A estrutura seca de uma substância é suscetível à umidade, que é absorvida do ar. A presença de água na camada isolante contribui para o seu resfriamento sob a influência da temperatura externa, fazendo com que o banho resfrie mais rapidamente. A criação de uma camada de isolamento térmico a partir de matérias-primas orgânicas é um processo demorado, cuja implementação requer experiência do mestre neste campo.

Os materiais orgânicos são atraentes para pequenos roedoresque o percebem como comida. A massa vegetal é um ambiente favorável para o desenvolvimento de microrganismos, o crescimento de bolores e fungos.

A segunda opção são os isolantes térmicos semi-orgânicos, cuja fabricação é feita por analogia com o tipo anterior, mas com adição de cola. A interação dos componentes naturais da planta com uma base adesiva confere resistência e dureza à camada isolante.

A estrutura isolante tem aspecto de azulejos. Placas de junco, turfa e aglomerado mantêm a alta temperatura dentro do balneário por muito tempo. A exposição ao vapor afeta negativamente o aglutinante, tornando-o diluidor, portanto, o uso de substâncias semiorgânicas é inaceitável em ambientes com alto grau de umidade do ar. Não é recomendado instalar isolamento de azulejos em uma sala de vapor, onde o teor de umidade do ar é máximo. Este material é mais adequado para o aquecimento de camarins.

O terceiro tipo de isolamento é sintético. A variedade de materiais sintéticos se divide em duas categorias. O isolamento de polímero inclui espuma de poliestireno, poliestireno expandido e espuma de poliuretano. Seu uso é limitado - o revestimento não deve ser colocado em uma área de alta temperatura. O forte aquecimento do polímero causa uma reação química interna, resultando na formação de estireno, cujos vapores são prejudiciais à saúde humana. Além disso, altas temperaturas podem causar incêndio do isolamento sintético, portanto, seu uso será apropriado em um banheiro arejado.

O isolamento Penoizol, o único material de isolamento de base sintética, está aprovado para uso em salas de vapor. Uma camada de folha fina de alumínio é colocada em cima do polímero, evitando o aquecimento a um nível perigoso. O isolamento mineral é permitido para uso em qualquer parte do banho. Eles são representados por duas subespécies - lã de basalto e lã de vidro. Eles são altamente resistentes ao fogo e altas temperaturas.

Você pode escolher uma estrutura de um bloco de concreto, blocos de concreto de argila expandida, bloco aerado, tijolos de silicato de gás. Você pode isolar o prédio antigo com penoplex ou vidro de espuma. Para um bloco de concreto ou sistema de bloco, a serragem picada é mais frequentemente escolhida.

Esquema de isolamento

A temperatura máxima no banho é mantida na sala de vapor ou na sauna, enquanto o vestiário fica na divisa com a rua, por isso está constantemente sujeito a um leve resfriamento. Os banheiros são menos dependentes do tipo de material isolante de calor, seu ar é especialmente aquecido fracamente.

O processo de colocação do isolamento é formado em função do material da estrutura do banho. De construção recente, devido à baixa condutividade térmica da madeira, não necessita de cuidadoso isolamento. Após 2-3 anos, o fortim de madeira encolhe e aparecem fendas entre os troncos ou vigas. Para isolá-lo, recomenda-se fazer a calafetagem entre as copas com material natural, a fim de preservar o microclima no interior do edifício.

Uma estrutura de madeira feita de toras ou vigas demora a secar. Após a secagem, formam-se lacunas entre as peças, por onde o ar frio flui para o interior. A fibra de juta é usada para preencher cavidades estreitas entre os elementos de madeira, uma vez que se comprime bem. Colocar o isolamento diretamente durante a construção irá facilitar o trabalho. O estudo final de pequenas áreas é realizado após a conclusão da construção com o auxílio de um martelo e calafetar. O assentamento do material isolante em um banho de tijolos é necessariamente realizado durante o processo de construção, uma vez que o tijolo emite calor rapidamente.

O esquema de isolamento térmico tradicional é uma fachada ventilada com dobradiças. Uma camada de isolamento é colocada no exterior das paredes, após o que é revestida com tapume ou ripa. Um espaço cheio de ar é formado entre a camada de material isolante e o revestimento externo.A presença de um entreferro serve para reter o calor, evita a formação de vapores condensados, a reprodução de bactérias putrefativas e o desenvolvimento de humidade. Uma forma alternativa de isolar a sala de vapor é instalar uma estrutura de madeira ao seu redor. As propriedades de isolamento térmico da madeira substituem o material de isolamento térmico. Para fazer isso, você precisará de uma viga, torneamento, lã de rocha, isolamento de folha e forro.

A superfície da madeira é forrada com torneado e depois com lã de rocha. Um isolamento folheado a folha é aplicado à camada de material mineral, após o qual há um revestimento de ripa de acabamento. Um balneário do tipo painel implica aquecedores leves - placas de junco, lã mineral e poliestireno expandido. Antes de colocar um revestimento isolante térmico, as paredes dos painéis devem ser submetidas a um tratamento com leite de cal para eliminar o impacto dos fatores negativos. Após a secagem, a estrutura de cal proporcionará ao edifício resistência ao fogo e resistência aos processos de decomposição. Quando um banho está localizado em uma área de clima frio, é recomendado isolar suas paredes com placas de fibra ou junco. Em zonas climáticas amenas, é preferível usar material de gesso ou serragem.

Cálculos

Antes do início do isolamento, a área de trabalho é limitada. As áreas não destinadas a isso são cobertas com papel em rolo para evitar contaminação. Para o isolamento do teto e das paredes, você precisará de um trilho de barra de 5 x 5 mm. Para consertar a futura camada de isolamento, é necessária uma caixa. Para um banho de tijolos, é preferível escolher um perfil de drywall. A fixação das suspensões ocorre em média após 0,7 m, a distância entre os perfis deve ser ligeiramente inferior à altura do isolamento.

Recomenda-se o uso de barras em um banho de madeira. O isolamento térmico com materiais a granel é acompanhado da observância da distância entre as barras de 45-60 cm. A fixação das peças torneadas é feita por meio de buchas, parafusos auto-roscantes no caso de superfície de madeira ou âncoras para uma base de pedra. Dependendo do material de construção, o comprimento do hardware de fixação é selecionado. Para madeira - 2-2,5 cm, para estruturas mais densas - a partir de 4 cm.O comprimento está associado às peculiaridades do uso de fechos.

Durante a instalação das ripas, os fechos são selecionados com um comprimento que garanta uma forte fixação da madeira ou drywall. O tamanho da seção transversal da barra é determinado levando em consideração a espessura da camada isolante a ser aplicada. Ao isolar com material orgânico ou semi-orgânico, é necessário usar uma película de barreira de vapor de água para garantir uma longa vida útil. Folha, fita isolante, parafusos auto-roscantes - meios auxiliares durante o trabalho. A fita adesiva é necessária para isolar a superfície. 1-2 carretéis são suficientes para todo o volume da área tratada. Ele cola as juntas do isolamento da telha para criar um plano vedado de uma peça. Das ferramentas em processo de aquecimento, você precisará de uma faca, um nível, uma chave de fenda e um fio de prumo.

Dependendo da superfície e de sua localização, é calculada a quantidade de isolamento necessário. Ao calcular a massa, é necessário levar em consideração os custos brutos e possíveis erros, que também consomem material. Por exemplo, uma mistura à base de serragem exigirá: 10 partes de serragem, 0,5 partes de cimento, 1 parte de cal e 2 partes de água. Outra receita para fazer quase a mesma massa inclui 8 partes de serragem, 1 parte de gesso e a mesma quantidade de água. A composição dessa mistura inclui 5 partes de serragem e argila.

Montagem

As instruções passo a passo para aquecer uma casa de banho consistem em várias etapas. Para começar, vale a pena criar um isolamento térmico para as aberturas. Portas e janelas com vazamentos permitem a passagem de uma quantidade significativa de calor e são um ponto de entrada para o ar frio externo. Portanto, recomenda-se fazer a porta da sala de vapor pequena, com os parâmetros adequados mínimos necessários.Para estabelecer um obstáculo ao caminho do ar com uma temperatura baixa, a soleira deve estar tradicionalmente localizada 25 cm acima do nível do chão.

Uma porta de madeira terá a menor condutividade térmica. As placas constituintes, sem lascas e nós, devem ser o mais uniformes e firmes possíveis entre si. Se desejar, as portas podem ser isoladas, assim como as paredes, durante o processo de montagem. Após o encolhimento natural do produto de madeira, as fissuras resultantes devem ser reparadas com juta ou estopa, e a porta voltará a armazenar calor com alta qualidade. A iluminação da casa de banhos é maioritariamente feita de forma artificial, pelo que as janelas são de pequenas dimensões. A exceção é o banheiro, onde a janela pode ser de qualquer área, porém, para evitar hipotermia, é aconselhável torná-la também pequena.

O vidro utilizado nas molduras deve ser duplo. A folga de ar entre os vidros duplos cria um acúmulo de ar que retém o calor dentro da sala de sauna. O vidro é instalado usando um selante para selar as aberturas entre a moldura, o que pode permitir a passagem de ar frio. As demais lacunas entre a abertura da janela e o caixilho devem ser preenchidas com isolamento mineral, por exemplo, lã mineral, sobre a qual é aplicada uma camada de filme impermeabilizante.

O isolamento térmico da superfície do teto inclui trabalho de isolamento do telhado, uma vez que sua grande superfície na ausência de uma camada isolante permitirá a passagem de grandes volumes de ar frio. O calor do ar aumenta durante o resfriamento, e o teto frágil contribuirá para o resfriamento rápido do banho. Com uma cobertura de telhado de isolamento de alta qualidade, o processamento do teto pode ser negligenciado. O isolamento é possível desde que o balneário esteja localizado separadamente de outros edifícios e tenha um telhado inclinado.

O isolamento é realizado com qualquer revestimento de isolamento térmico aplicado no piso do sótão. O processo de instalação de isolamento sintético no telhado é semelhante à tecnologia de isolamento de superfície de parede. Ao usar isolamento orgânico, a estrutura é inicialmente preparada. Quando uma mistura de serragem seca é despejada, ela deve ser seca, limpa de alcatrão e impregnada com um anti-séptico. Para isolamento, uma camada de serragem é coberta por cima com uma camada de membrana ou polvilhada com cinzas.

O isolamento do teto é feito com lã de basalto. É colocado na superfície das paredes com uma moldura pré-fixada. A camada de isolamento térmico deve exceder a espessura de um revestimento semelhante nas paredes, uma vez que o ar quente subindo entra em contato com a superfície do teto, cuja temperatura excede o resto dos indicadores de temperatura. O revestimento isolante deve ser instalado com pequenas folgas nas paredes. No futuro, pode ser usado para isolar paredes, colando as juntas com fita adesiva.

As paredes internas do banho são cobertas com um composto isolante após a preparação preliminar da superfície. É necessário dar lisura, portanto, fissuras e fissuras são como massa de vidraceiro entre as paredes de tijolo. As paredes de madeira são tratadas para eliminar o aparecimento de mofo e bolor. Primeiro, barras ou perfis de gesso cartonado são fixados à superfície da parede. O isolamento é colocado no espaço resultante. No topo é aplicado um revestimento de barreira de vapor de água e instalada uma caixa de madeira.

Antes de instalá-lo, é necessário medir a largura do material de isolamento. As dimensões resultantes podem não ser válidas devido a uma possível deformação durante o movimento. Portanto, o ripado é fixado a uma distância menor que a resultante de forma que o material seja colocado entre a parede e o ripado com pouco esforço.O isolador térmico deve ser posicionado o mais firmemente possível entre eles, a fim de evitar a formação de vãos, permitindo a penetração de ar frio e a ocorrência de gotas de condensação. A altura do torneamento deve corresponder à espessura da camada de isolamento térmico. A última etapa está terminando.

As barras são fixadas à superfície da parede com as próprias mãos, um componente isolante de calor é colocado entre elas. Em seguida, o material isolante é colocado no mesmo local. Com uma distância bem definida, o isolante térmico é mantido na superfície da parede sem o uso de fixadores adicionais. Nos locais de conexão, o isolador térmico folheado a folha é vedado para estanqueidade com fita adesiva de alumínio. Da mesma forma, os pontos de contato do material isolante com a caixa são colados com uma pega de pelo menos 5 cm de isolante e uma barra.

A vedação das juntas deve receber atenção especial.para eliminar a possibilidade de penetração de líquido na camada de isolamento. Além de colocar uma camada de isolamento térmico, a proteção contra umidade é instalada para ela. Nas salas da sala de vapor e sala de lavagem, o método de barreira de vapor de folha é usado, que ao mesmo tempo irá refletir o calor. Posteriormente, o banho vai aquecer com menos tempo e custos de combustível. Para isolar o banheiro e o vestiário, cuja temperatura é mais baixa do que na sala de vapor, você pode usar outros materiais isolantes de calor. A sua colocação é efectuada com sobreposição de uma laje sobre a outra em 5 cm e com a sua posterior fixação com braçadeiras com grampeador.

As juntas e grampos para preservação de calor de alta qualidade são cobertos com uma camada de fita adesiva. Não deixe um espaço entre as camadas de material de barreira de vapor e o isolamento. Sobre as barras fixas é fixado um ripado de pranchas de madeira com 20 mm de espessura para posterior revestimento com ripa.

Os pisos dos banheiros são de dois tipos - madeira ou concreto. O lado técnico da aplicação de um revestimento isolante térmico não depende do material do piso, exceto que a estrutura de concreto requer uma camada ligeiramente maior de isolamento. A versão clássica da matéria-prima para a criação de uma camada isolante no piso é a argila expandida. A espessura da camada do material preenchido deve ser precisamente correlacionada com a espessura da parede da sala. Em média, o tamanho da camada de argila expandida é 2 vezes a espessura das paredes. O grau de isolamento pode ser aumentado aumentando razoavelmente a camada de preenchimento.

Imediatamente antes do procedimento para adormecer, é necessário marcar a base. Realiza-se delimitando a área coberta em secções de 1 m de largura ou outra dimensão conveniente. O campo com marcações prontas é coberto com uma película de barreira de vapor. Ao puxar, suas bordas ao longo da parede devem estar localizadas acima do nível do chão. A colocação do filme não é necessária se o material de cobertura já estiver na superfície da base. Para facilitar o trabalho, devem ser instaladas as guias e seus fechos. Eles são colocados com suporte nas marcações aplicadas e são fixados com pregos ou parafusos.

Ao longo da borda do nível, é necessário arranjar balizas - peças auxiliares, que orientará ao preencher a argila expandida. A altura de instalação das guias é calculada em função da espessura necessária do isolamento. A argila expandida deve ser derramada na superfície e nivelada com uma ripa de madeira de comprimento apropriado.

Adendo

Ao isolar uma banheira de madeira, a melhor opção é um aquecedor feito de material consumível - serragem. Para garantir sua barreira de vapor, um método simplificado pode ser usado - a quantidade de isolamento de madeira necessária para uma célula entre as barras é colocada em um saco plástico. As propriedades do polietileno evitam a penetração de umidade na massa de serragem.

O procedimento de aquecimento envolve iniciar o trabalho a partir da superfície do tetopara que você não danifique acidentalmente as paredes e o piso ao processá-lo.Na zona de saída da chaminé a temperatura é elevada, por isso, por motivos de segurança, utiliza-se um isolamento mineral - lã de basalto. Distingue-se pela sua refratariedade e resistência ao fogo. A passagem do tubo pelo teto deve ser coberta com uma tampa protetora de metal.

Você pode ver dicas para construir uma banheira com blocos de concreto aerado neste vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário