Isolamento para banho: critérios de seleção

Antes de construir uma banheira, você precisa ficar intrigado com a questão de como isolá-la por dentro. É importante abordar a escolha do material isolante com grande responsabilidade, pois disso dependerá a durabilidade da edificação, bem como a segurança e o conforto ao se estar na sala de vapor. Existem dezenas de variações de isolamento no mercado. Entre as inúmeras propostas, você precisa escolher matérias-primas isolantes de calor de alta qualidade que atendam a todos os requisitos de construção.

Peculiaridades

Uma parede homogênea em qualquer edifício não retém bem o calor, pois ela mesma é capaz de absorver parte da energia térmica. Para reduzir a perda de calor, os engenheiros civis começaram a criar estruturas multicamadas, consistindo não em uma, mas em vários materiais que diferem em densidade, porosidade e outros indicadores. As paredes multicamadas são capazes de "manter" a temperatura por muito tempo.

Para criar tal estrutura, você não pode prescindir de isolamento. A escolha correta e a instalação correta de materiais de isolamento térmico do interior de uma banheira ou sauna irão reduzir a perda de calor e reduzir o consumo de combustível. Você deve saber que nem todo aquecedor é adequado para aquecer uma sala de vapor. A melhor solução seriam produtos ecológicos, resistentes à alta umidade e com propriedades bactericidas (evitando a formação e reprodução de fungos).

Os materiais de isolamento térmico aplicados devem diferir nas seguintes propriedades:

  • Baixa condutividade térmica. A eficiência do material depende diretamente deste parâmetro.
  • Capacidade de não se deformar durante o uso a longo prazo.
  • "Combinação" com materiais de construção e revestimento previamente selecionados.
  • A presença de indicadores mínimos de absorção de umidade.
  • Conformidade com os requisitos sanitários e higiênicos e padrões de segurança contra incêndio.

Para não se enganar na escolha de um isolante térmico, é preciso estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de isolante.

Tipos: prós e contras

Para o isolamento térmico de um banho, uma variedade de materiais são usados ​​em diferentes estados de agregação. Podem ser produtos granulares, produtos de fibra, aquecedores de líquido e de extrusão, filmes.

Os fabricantes oferecem as seguintes matérias-primas de isolamento térmico:

  • Penotherm - material de polipropileno, laminado com folha de alumínio. A venda vem em rolos. Pode ser usado tanto para banho quanto para sauna. Difere em durabilidade (vida útil de pelo menos 50 anos), leveza, elasticidade, respeito ao meio ambiente, custo acessível. Com sua ajuda na sala de vapor, você pode criar o efeito de uma "garrafa térmica". O isolamento não emite substâncias nocivas quando aquecido. Entre as vantagens de um isolante térmico, também é possível notar a possibilidade de sua reciclagem. O material não tem inconvenientes.
  • Penoplex - matéria-prima extrudada, ideal para estruturas de pórticos ou estruturas de tijolos. O material é resistente a alta umidade, fácil de instalar e durável. As desvantagens do penoplex incluem sua inflamabilidade e a liberação de substâncias nocivas à saúde quando inflamadas. Devido a tais características, recomenda-se processá-lo com agentes de combate a incêndio antes de instalar o isolamento.
  • Izover. O material é fornecido ao mercado em rolos, esteiras ou placas. Os produtos são feitos de fibra de vidro. Adequado para isolar pisos, paredes e tetos. A Isover oferece aos clientes materiais não combustíveis com alto isolamento térmico e acústico. A desvantagem do isover é a baixa resistência à umidade.Quando a água é absorvida, as propriedades de isolamento térmico da matéria-prima se deterioram acentuadamente.
  • Os "aquecedores em funcionamento" também incluem produtos Technonikol com o mesmo nome da marca. A empresa produz diversos tipos de materiais que se diferenciam em suas propriedades e características técnicas. A maioria dos isoladores de calor são feitos à base de lã mineral não combustível (basalto). Todos os produtos oferecidos pelo fabricante possuem alta resistência à compressão, resistência ao fogo e baixa permeabilidade ao vapor.

Além dos aquecedores apresentados para o banho, existem muitos outros materiais isolantes de calor. Eles são divididos em vários grupos: não inflamáveis, naturais e folheados. Considere os prós e os contras de cada um desses aquecedores.

Não inflamável

Ao escolher produtos de isolamento térmico para banhos, em primeiro lugar, deve-se estar atento à sua resistência ao fogo. Existem várias opções para materiais não combustíveis.

  • Minvata. As matérias-primas são capazes de suportar altas temperaturas, por isso é aconselhável utilizá-las para isolar uma sala de vapor. No entanto, o algodão hidrófilo tem a capacidade de absorver vapores e reter umidade. Por causa disso, suas qualidades de isolamento térmico pioram. Para preservar as propriedades do isolamento, é necessário instalar uma camada de barreira ao vapor no momento do assentamento.
  • Lã basalto (uma espécie de lã mineral). As fibras de basalto podem suportar temperaturas de 700 graus. Os produtos são diferenciados por altas qualidades de isolamento, durabilidade, repelência à água e retenção de forma durante a operação de longo prazo.
  • Ecowool - matérias-primas de celulose, cuja utilização é aconselhável para melhorar as propriedades de isolamento térmico do forro. Difere em baixa condutividade térmica. As desvantagens incluem a capacidade de absorver umidade (o nível de absorção de umidade pode chegar a 20%).
  • Argila expandida. É usado para isolar pisos e tetos. O material é feito de argila e vários aditivos. Tal isolante térmico "tem medo" da umidade, portanto, ao colocá-lo, é necessário cuidar de uma camada adicional de impermeabilização.
  • Vidro espumado - um produto ideal para isolamento térmico de estruturas de banho, resistente à alta umidade. As desvantagens incluem um preço considerável para os produtos.

Todos os isolantes térmicos apresentados não são apenas incombustíveis, mas também seguros, uma vez que não emitem substâncias nocivas quando aquecidos.

Natural

Aquecedores naturais ou naturais encontraram ampla aplicação na melhoria do isolamento térmico de instalações de sauna. Desde os tempos antigos, as pessoas usam feltro, estopa de linhaça e musgo como material isolante. Esses produtos são valiosos porque fornecem troca de ar natural. Além disso, os isolantes térmicos naturais têm propriedades bactericidas, praticamente não apodrecem.

Outros benefícios das matérias-primas naturais incluem:

  • pureza ecológica e inocuidade para a saúde humana;
  • longa vida útil;
  • baixo custo;
  • pequenos indicadores de condutividade térmica.

No entanto, o isolamento natural tem suas desvantagens. Sua principal desvantagem é a inflamabilidade. Claro, o material pode ser pré-tratado com compostos refratários antes da instalação, mas por causa disso, as matérias-primas não serão totalmente ecológicas.

Outra desvantagem é o alto risco de danos ao isolador de calor por roedores e pássaros. Os insetos podem começar em materiais naturais, que podem "anular" as propriedades de isolamento térmico do isolamento. Além disso, alguns dos materiais podem causar reações alérgicas graves.

Frustrar

Para isolar os tetos das saunas ou banhos, é aconselhável o uso de materiais reflexivos com folha de alumínio. Graças a um revestimento especializado, evitam que os raios infravermelhos escapem. Normalmente, o isolamento laminado ou reflexivo é feito de polipropileno expandido.Alumínio polido ou lavsan metalizado é instalado em um de seus lados.

Isolamento de folha resistente à umidade:

  • não inflamável;
  • tem propriedades de barreira de vapor;
  • durável.

As desvantagens do material incluem seu alto preço e "medo" de cargas de energia, por isso você precisa ter muito cuidado ao trabalhar.

Como escolher?

Vários materiais de construção podem ser escolhidos como o material principal para a construção de banhos: madeira, blocos, tijolo. É importante notar que diferentes materiais devem ser usados ​​para isolar diferentes edifícios. Para "preservar" o máximo possível o calor da sala de vapor, é importante seguir os conselhos dos construtores profissionais.

Para isolar uma banheira de paralelepípedos, é recomendável comprar placas de lã mineral, que deve embainhar as paredes de madeira por dentro. Antes de iniciar os trabalhos de isolamento do edifício, é necessário selar as vãos com estopa ou musgo. Para o isolamento de um piso de madeira, você pode usar espuma de poliestireno extrudado e, para o teto, um isolante térmico refletivo de folha metálica.

Para estruturas de pórticos, a melhor solução seria comprar placas de lã basáltica (a densidade dos produtos deve ser superior a 110 kg / m3). A fibra de vidro é recomendada para o teto. Para saunas de tijolo, concreto ou bloco, o isolamento de fibra mineral é a escolha ideal.

Dicas de instalação

Quando a banheira estiver construída e o material de isolamento térmico selecionado, você pode iniciar o trabalho de isolamento térmico. O autoaquecimento de um edifício é um processo complexo, mas bastante real. Se você está confiante em suas habilidades, pode recusar os serviços de construtores profissionais.

Qualquer que seja a casa de banho - de madeira, tijolo ou bloco, o processo de aquecimento será o mesmo. Antes de iniciar o isolamento térmico da sala, é preciso pensar na barreira de vapor. Este é um ponto importante, pois mesmo na escolha de um isolamento resistente à umidade, existem grandes riscos de sua deterioração prematura devido ao acúmulo e penetração de condensado através das camadas protetoras.

Para evitar a penetração de umidade, é recomendado o uso de folha de alumínio. Neste caso, é importante que a camada de barreira de vapor seja monolítica. Uma superfície "uniforme" pode ser criada colando a folha com fita metalizada.

Isolamento de pisos

De acordo com as leis da física, o ar quente em uma sala sempre tende para cima. Apesar disso, grande parte é capaz de "se perder" em contato com pisos frios. Para reduzir as perdas de calor e acelerar o aquecimento do banho, é importante escolher um isolamento de piso de alta qualidade e instalá-lo corretamente.

Ao isolar uma banheira, em primeiro lugar, é necessário começar com o isolamento térmico do piso. Observe que diferentes tipos de estruturas requerem diferentes tecnologias de isolamento. Se a banheira for equipada com piso maciço, recomenda-se levar lã mineral. O isolante térmico deve ser colocado próximo à superfície áspera do piso e, a seguir, coberto com uma camada impermeabilizante. Após o trabalho feito, você pode instalar o piso acabado.

Se o piso da banheira apresentar vazamentos, o procedimento será diferente do descrito acima. Neste caso, você precisa cavar uma pequena cova (não mais de meio metro) e preenchê-la com 5 centímetros de areia. Um isolante térmico é colocado na massa de areia compactada. O isolamento colocado deve ser derramado com uma solução de cimento e migalhas de espuma. O processo termina com a instalação de acabamentos em postes de madeira pré-assentados.

Estágios de isolamento de parede

A sequência de isolamento térmico das paredes de banhos e saunas é a mesma do isolamento de outros objetos. Todo o processo consiste em várias etapas.

  • Aplicação de ripas de madeira na superfície da parede. É importante que o espaçamento seja menor que a largura do isolador de calor. Você pode escolher lã mineral ou fibra de basalto como material isolante de calor.
  • Depois de instalar o isolamento, você precisa colocar uma camada de barreira de vapor de folha (com uma superfície reflexiva dentro da sauna). O material é fixado com ripas finas. O papel kraft espessado também pode atuar como barreira de vapor.
  • A etapa final é a instalação do material de revestimento.

Ressalta-se que para melhor preservação do calor, o banho precisa ser isolado não só por dentro, mas também por fora. Isso se aplica não apenas às paredes, mas também ao pedestal. Para o seu isolamento, as placas de espuma ou espuma de poliestireno são as mais adequadas. Assim, é possível proteger ao máximo o ambiente do frio externo, o que é especialmente importante no inverno. Graças ao isolamento térmico externo de alta qualidade, os riscos de mofo e odores desagradáveis ​​dentro da sala de vapor são reduzidos.

A maneira mais rápida e fácil de isolar paredes externas é instalar fachadas ventiladas. Para isso, a superfície da parede deve ser coberta com uma camada impermeabilizante protetora e, em seguida, revestida com forro, revestimento ou tábuas.

Isolamento de teto

Qualquer sala de vapor precisa de isolamento de alta qualidade. Se não houver camada isolante de calor no caminho do ar quente tendendo para cima, muito combustível será necessário para aquecer o banho e manter a temperatura ideal nele. No entanto, este não é o único problema. Na ausência de isolamento na superfície do teto, a condensação se acumulará gradualmente, o que com o tempo causará danos ao teto.

Para o teto, é imprescindível dar preferência aos materiais não combustíveis. Lã mineral ou produtos de folha são suficientes. Se houver um sótão no banheiro, uma barreira de vapor de folhas finas de alumínio deve ser instalada acima do isolador de calor. A instalação do isolamento é realizada abaixo ou acima das vigas. O material isolante instalado também deve ser coberto com uma bainha impermeabilizante.

          Se não houver sótão na sala de vapor, a argila expandida pode ser usada como isolamento. Para fazer isso, eles precisam preencher a superfície de barreira de vapor previamente colocada. A camada de argila expandida deve ter pelo menos 25 cm.

          Graças à escolha de materiais isolantes de alta qualidade e à decoração interior e exterior correctamente executada, não só será garantido um agradável descanso na casa de banho, mas também a segurança dos procedimentos de vapor. É por isso que a seleção dos materiais de construção e a execução da obra devem ser encaradas com grande responsabilidade.

          Para os critérios de escolha de um aquecedor para banho, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário