Como isolar o teto em uma banheira?

Contente
  1. Por que fazer isso?
  2. Tipos de estruturas de teto
  3. Seleção de material
  4. Barreira de vapor e impermeabilização
  5. Guia passo a passo
  6. Conselho de profissional

A realização de procedimentos de banho cura e fortalece todo o corpo. Os adeptos desta ação preferem ter a sua própria sauna no local. Como qualquer outra estrutura, um edifício de banho precisa de isolamento das paredes, teto e chão. Uma vez que o ar aquecido sobe até o teto, o isolamento do sótão e do espaço do teto é obrigatório. Isso manterá o ambiente aquecido e confortável.

Por que fazer isso?

As principais salas do banho russo são a sala de vapor e o camarim. A sala de vapor mantém um alto nível de temperatura e vapor. O ar úmido aquecido tende a escapar pelas aberturas no teto e nas paredes. É impossível fazer uma sala de vapor selada de madeira. O principal vazamento de calor ocorre pelo teto à medida que o ar quente sobe. Para reduzir a saída de calor, o isolamento é instalado. O material de isolamento térmico atuará como uma barreira e protegerá a sala de vapor do resfriamento rápido. O isolamento da sala de vapor reduzirá a perda de calor.

Você pode isolar o teto da lateral do piso do sótão ou de baixo. A tecnologia de obras de isolamento térmico inclui um dispositivo de estrutura multicamadas. O resultado de um isolamento de alta qualidade do teto será uma redução nos custos de aquecimento e um aumento no tempo para manter um calor confortável no ambiente.

Tipos de estruturas de teto

Uma casa de banhos pode ser construída sem ou com sótão. A presença de sótão depende do tipo de telhado. Um telhado plano não significa um sótão. Se o telhado for inclinado, você pode organizar um sótão frio ou sótão no segundo andar. Para um tipo de telhado de sótão, são necessárias vigas de piso poderosas. Para um banho, o isolamento correto é realizado fora do teto.

De acordo com o método do dispositivo, as estruturas de teto são:

  • bainha;
  • painel;
  • plano.

O teto suspenso é revestido com tábuas afiadas ou ranhuradas ao longo da parte inferior das vigas do piso do sótão. Nesse caso, a carga é distribuída para as vigas de apoio. A necessidade de instalação de uma torneira adicional depende do peso das placas de madeira com as quais o teto é bainhado. As tábuas corretamente ajustadas podem ser deixadas com um acabamento fino. O arquivamento é feito dentro do banheiro.

Aspectos positivos do preenchimento do teto por dentro:

  • força elevada;
  • adequado para diferentes áreas da sala;
  • a disposição do sótão é possível;
  • o espaço do sótão permanece funcional.

Um painel de teto é um conjunto de painéis ou painéis. Cada painel está equipado com uma camada de isolamento térmico. A estrutura de torneamento é fixada às vigas do piso. Em seguida, toda a área da sala é coberta com escudos. Um selante resistente à umidade é colocado nas juntas. Na sala de vapor, a selagem das costuras deve ser realizada com especial cuidado.

Os tectos de chão podem ser dispostos se a largura do edifício dos banhos não ultrapassar 2,6 metros, uma vez que o tecto é colocado nas paredes. A instalação é simples - placas grossas são colocadas no topo das paredes de suporte de carga. Com tetos planos, o sótão não pode ser utilizado para guardar objetos pesados ​​e grandes, pois a estrutura não suporta muito peso. O deck é considerado o tipo mais barato de estrutura de teto.

Seleção de material

O balneário é uma sala específica onde um nível de alta temperatura leva a um aumento do risco de incêndio.Todos os materiais de construção precisam obedecer estritamente à segurança contra incêndio. As estruturas de madeira são tratadas com compostos retardadores de fogo.

Existem também requisitos aumentados para isolamento:

  • Resistência ao fogo. O isolamento não deve suportar combustão.
  • Limpeza ecológica. O isolamento deve estar livre de substâncias tóxicas.
  • Resistência à umidade. A alta umidade leva à destruição dos materiais de construção.
  • Bioestabilidade. Fungos, roedores e insetos não devem se desenvolver no isolamento.
  • Funções de proteção. O isolador de calor não deve deixar o ar frio do sótão para a sala de vapor. O isolamento é uma barreira ao calor, o mantém dentro.

Para isolar o banho do lado do sótão, são utilizados isolantes térmicos na forma de placas, rolos e material solto.

Volume

O isolamento a granel inclui:

  • argila expandida;
  • serragem;
  • ecowool;
  • vermiculita;
  • espuma de poliuretano;
  • concreto aerado.

A sua utilização é eficaz, visto que não existem juntas durante a instalação, o que pode tornar-se em pontes frias e reduzir a função de isolamento. Rolls produzem lã mineral e espuma de polietileno. Os materiais na forma de placas para banhos não são usados ​​com frequência - são poliestireno e espuma de poliestireno.

A argila expandida é uma argila cozida porosa de diferentes frações.

Para edifícios de banho, é considerado um isolamento ideal, uma vez que apresenta as seguintes características:

  • alta resistência garante longa vida útil;
  • não inflamável, resistente a altas temperaturas;
    • é uma matéria-prima natural que não agride o meio ambiente;
    • conveniente para o enchimento, não fica empoeirado, não precisa de preparo preliminar;
    • roedores não começam nele, não crescem mofados, não são afetados por fungos;
    • é um material acessível e barato.

    Um grande número de qualidades positivas da argila expandida não anula as desvantagens que devem ser levadas em consideração durante a instalação. Em comparação com isoladores de calor artificiais, a argila expandida tem condutividade térmica 2 vezes maior. Este facto é levado em consideração e uma camada de 25-35 cm é recoberta com argila expandida, o que permite obter um bom efeito de poupança de calor.

    Os próprios grânulos de argila são leves, mas a espessura da camada de preenchimento é pesada.

    Para suportar muito peso, você precisa de vigas de piso potentes e tetos falsos fortes. Durante a construção, isso é calculado com antecedência.

    A próxima característica da argila expandida é sua suscetibilidade à água. Ao sinterizar em grânulos de argila expandida, uma película vítrea é formada. Isso reduz a capacidade de absorção de água do material natural. Mesmo assim, para um isolador de calor, a taxa de absorção de umidade de 10-20% é bastante alta. Para evitar o acúmulo de umidade no material, aumentando assim o peso, utiliza-se a impermeabilização. Sujeito a todas as condições de trabalho de instalação, o isolamento de argila expandida se tornará seguro e durável.

    O isolamento com serradura é uma forma conhecida de isolamento térmico de tectos de casa de banho, ainda hoje relevante. A serragem de madeira é um material natural ecologicamente natural formado a partir do processamento da madeira. Esta é a forma mais barata e econômica de isolar o teto da lateral do piso do sótão.

    A serragem tem características negativas:

    • a eficácia do isolamento térmico depende da densidade e espessura da camada de serragem;
    • alto grau de inflamabilidade e inflamabilidade;
    • alto nível de absorção de umidade;
    • os ratos podem começar;
    • a serragem requer uma preparação laboriosa e materiais adicionais.

    Para reduzir as qualidades de combustível e higroscópico, a serragem limpa não é colocada no teto, mas misturada com cimento e uma estrutura multicamadas é organizada. O fundo é nivelado com argila, seguido de serragem úmida misturada com cimento e cal. Para evitar que a camada anterior se rache ao secar, você pode cobrir tudo com terra. Obtém-se assim um isolamento térmico "respirável", resistente à água e ao fogo.

    Aquecedor moderno para banho - ecowool.É composto por fibras de celulose com aditivos químicos que melhoram as propriedades do material.

    O isolamento térmico de um banho de ecowool se justifica, pois tem muitos aspectos positivos:

    • aditivos retardadores de chama conferem incombustibilidade;
    • a pureza ecológica se deve à composição natural;
    • o isolamento térmico é comparável ao isolamento artificial;
    • o ácido bórico no ecowool evita que os roedores se iniciem e os microorganismos se multipliquem;
    • o baixo peso permite que você aplique uma camada de qualquer espessura;
    • no caso de se molhar após a secagem, mantém as propriedades de isolamento térmico ao mesmo nível;
    • longa vida útil.

        Ao usar ecowool, é necessária uma boa ventilação do espaço do sótão. Isso é necessário para reduzir o teor de umidade do isolamento, uma vez que o nível de absorção de umidade pode ser de até 20%. Ecowool pode ser aplicado úmido ou seco.

        Um melhor isolamento com uma espessura menor resultará em um método úmido usando equipamento de pulverização. Isso pode se tornar uma limitação no uso de ecowool.

        A vermiculita consiste em mica crua, expandida a uma temperatura de 900 graus. De acordo com suas características, a vermiculita se assemelha a argila expandida. É resistente ao fogo, confiável, leve, bio-resistente e ecologicamente correto. Mas o nível de seu isolamento térmico é mais alto e comparável ao da lã mineral. A vermiculita absorve facilmente a água e evapora o vapor quando ventilada sem perder sua qualidade.

        A espuma de poliuretano raramente é usada como aquecedor para banhos devido ao seu alto custo. Mas esse isolamento vale seu dinheiro, uma vez que não tem propriedades de desempenho negativas. É um plástico líquido pulverizado com um dispositivo especial. Uma camada monolítica e selada é criada. A espuma de poliuretano tem o menor coeficiente de condutividade térmica, não é afetada por fogo e água. O alto custo com o envolvimento de organizações terceirizadas para instalação limita o uso de espuma de poriuretano.

        Rolos

        A lã mineral laminada é um isolamento fibroso comum usado para isolar várias estruturas. A composição difere dependendo do tipo de lã mineral. A lã de vidro é feita de uma liga de vidro. Os minerais rochosos são usados ​​como matéria-prima para a lã de rocha.

        Uma limitação para o uso de lã de vidro é a complexidade da instalação. Uma espécie de lã mineral - lã basáltica, muitas vezes isolada sozinha. Para sauna a vapor, vale a pena escolher uma opção com papel laminado colado em um dos lados do rolo.

        Entre as vantagens de usar em um banho estão:

        • o algodão não queima, mas derrete quando começa um incêndio;
        • alto nível de isolamento térmico;
        • peso leve não carrega o teto;
        • é conveniente isolar com lã mineral, devido à sua maciez e elasticidade, pode ser colocado sobre um fundo irregular;
        • não há terreno fértil para ratos e insetos no algodão.

        A principal desvantagem da lã mineral é a higroscopicidade - a absorção de umidade pode ser de até 40%. Como existe um ambiente úmido no banho, a aplicação de impermeabilizantes de alta qualidade e proteção contra vapor torna-se uma necessidade. As qualidades ecológicas da lã basalto também estão em dúvida. Para combinar as fibras na produção, são usados ​​compostos químicos prejudiciais à saúde humana.

        Rolos de folha refletora de polipropileno expandido ou polietileno são usados ​​como barreira de vapor e para aumentar a taxa de aquecimento do banho. O material tem se mostrado positivo, pois apresenta baixo peso, propriedades hidrorrepelentes e baixo coeficiente de condutividade térmica. É considerado um material ecologicamente correto, resistente à luz ultravioleta e a solventes químicos. Quando queimado, ele se decompõe em água, liberando dióxido de carbono. A espuma de polipropileno é resistente a temperaturas de até 200 graus, espuma de polietileno - até 120 graus.

        Lajes

        Isolamento de laje barato eficaz - poliestireno, não é usado para edifícios de banho, pois quando a temperatura sobe acima de 70 graus, o material deforma, derrete com a liberação de fumaça tóxica cáustica.

        Penoplex vem substituir a espuma - espuma de poliestireno extrudado. Possui excelente isolamento térmico e propriedades hidrofóbicas. O peso leve e o tamanho das lajes 60 * 120 cm permitirão isolar rapidamente o teto. As placas de material não devem entrar em contato com o tubo quente. Também é suscetível à destruição por radiação ultravioleta. A desvantagem do penoplex é seu baixo respeito ao meio ambiente, portanto, o uso de isolamento de teto em um banho é uma decisão controversa.

        As placas podem ser utilizadas para a produção de lã mineral. Ele retém todas as propriedades da versão roll, a única diferença está na rigidez.

        Barreira de vapor e impermeabilização

        A necessidade de organizar o vapor e a impermeabilização depende do tipo de isolante térmico. A instalação de camadas protetoras é necessária para lã mineral, lã ecológica, argila expandida, serragem. Existe uma certa regra para a ordem das camadas. A primeira camada é uma barreira de vapor e, em seguida, um aquecedor. O tampo é fechado com impermeabilização com reentrância de ventilação de 2 a 5 cm.

        Um alto nível de umidade em um banho requer um piso com barreira de vapor de alta qualidade. Ele executa duas funções ao mesmo tempo - ajudará a proteger o isolamento hidrofóbico da entrada de vapor da sala. A barreira não permitirá que a umidade seja absorvida pelo isolamento, aumentar seu peso e piorar a condutividade térmica. Além disso, a proteção de vapor não permitirá que a umidade penetre no espaço do sótão, fazendo com que a condensação caia nas estruturas de madeira do telhado.

        A barreira de vapor pode ser instalada a partir do sótão ou dentro de casa. Para proteção interna, a barreira de vapor é fixada entre o forro do teto e o acabamento externo. A barreira de vapor externa é colocada sobre o piso do sótão e as vigas.

        A principal tarefa durante a instalação é criar a camada de barreira de vapor mais rígida.

        Os seguintes materiais de barreira de vapor são usados:

        • argila com 2-3 cm de espessura;
        • glassine;
        • papelão proliferado;
        • papel encerado;
        • papel para telhados;
        • membrana de barreira de vapor;
        • folha com base de papel kraft;
        • folha à base de pano de vidro;
        • folha à base de lavsan.

        A impermeabilização é necessária para que a umidade do sótão frio não penetre no isolamento. A água pode se formar como resultado da formação de condensação quando não há ventilação suficiente no sótão. Vazamento no telhado também pode ocorrer. A camada superior de impermeabilização evitará que o isolamento se molhe.

        Para a impermeabilização, utiliza-se um filme espesso de polietileno, material de cobertura ou filmes impermeabilizantes modernos.

        Guia passo a passo

        De acordo com o tipo de isolamento utilizado e o tipo de estrutura do teto, os métodos de instalação do isolamento térmico variam. A escolha da estrutura do teto depende do tamanho da banheira, do orçamento, do número de "operários", do tipo de isolamento.

        A versão plana da construção do teto é adequada para pequenos edifícios de banho. Esta é uma forma conveniente e econômica. O teto é colocado nas paredes. Esse teto pode ser com um sótão, mas é mais frequentemente feito sem sótão. O piso pode ser de madeira com ranhuras ou tábuas comuns não cortadas, mas bem encaixadas, com uma espessura de mais de 4,5 cm.

        Para um teto plano, isoladores térmicos de enrolamento são adequados.

        Com o uso de lã mineral, o isolamento ficará assim:

        • Um material de barreira de vapor é colocado no topo do piso de madeira. Uma boa solução seria usar espuma de polietileno ou polipropileno. Isso dará propriedades de isolamento adicionais à camada de isolamento. As juntas são fixadas hermeticamente.
        • Um rolo de lã mineral é colocado por cima. Se a lã de basalto estiver sendo montada, que tem folha de um lado, então é possível não colocar um filme de barreira de vapor.Ao usar polipropileno, a espessura da camada de lã mineral pode ser reduzida em 20%.
        • Em seguida, a lã mineral é coberta com um material impermeabilizante.
        • No final, um piso de tábuas ásperas é colocado.

        Para um teto plano, não são usados ​​materiais de isolamento térmico pesados, como argila expandida. É necessário que a camada de isolamento térmico seja pequena, menor que 15 cm, caso a camada ultrapasse a altura da parede, é necessário construir uma caixa protetora sobre a parede, alongando toda a estrutura.

        Você também pode usar o método tradicional - isolar o teto com uma mistura de serragem e cimento. Para prepará-lo, leve um balde de serragem seca e meio litro de cimento. Esta mistura é agitada adicionando água gradualmente em pequenas porções. O resultado deve ser uma mistura úmida, homogênea e solta.

        Cubra gradualmente toda a superfície com uma espessura de 10 cm com este material, aperte bem. Após a secagem, uma estrutura monolítica é formada. Se aparecerem rachaduras devido à evaporação desigual do líquido, elas serão revestidas com argila líquida. De cima, não é necessário aplicar impermeabilização, mas de baixo para fazer uma camada de barreira de vapor.

        O desenho do tecto falso pode ser feito à mão sem o auxílio de. Neste caso, vigas de madeira são colocadas nas paredes. Vigas fortes podem formar a base de um sótão tipo sótão. O teto é suturado na parte inferior da viga, e a parte superior se tornará o piso do sótão. O isolamento térmico é colocado entre as vigas.

        Todos os tipos de isolamento em massa, rolos de lã mineral e placas podem ser usados ​​como isolantes térmicos.

        Se os materiais de enchimento forem selecionados, o trabalho de instalação será realizado na seguinte ordem:

        • Madeira barata é enfiada na parte inferior das vigas.
        • Um filme de barreira de vapor é desenrolado ao longo da parte inferior das placas ásperas, preso com uma tira de madeira.
        • Após a proteção do vapor, o forro é acabado com ripa, instalada com um vão de 2 cm.
        • Do lado do sótão, obtém-se uma superfície dividida por vigas de piso. O isolamento da espessura necessária é derramado nesta caixa. Se o isolamento despertar nas rachaduras do teto áspero, eles devem ser cobertos. A camada de isolamento térmico deve estar 2-4 cm abaixo da viga.Esta é uma folga de ventilação natural.
        • Um piso do sótão de tábuas ou painéis à base de madeira é colocado nas vigas. Se a argila expandida for usada para isolamento, é necessário impermeabilizar sob o piso.

        A lã mineral em rolos e placas é montada de acordo com o seguinte algoritmo:

        • Perpendicular às vigas, a camada de barreira de vapor é fixada com trilhos na lateral da sala.
        • Em seguida, é realizada a instalação do acabamento final do teto. São usados ​​forro, tábuas afiadas ou tábuas de madeira macho e fêmea.
        • A lã mineral é colocada no espaçador entre as vigas do piso. Quando o tamanho do rolo ou laje não corresponde à largura entre as vigas, então um conjunto de rack ou malha deve ser construído a partir de baixo. Se a espessura da lã for maior do que a viga, ela deve ser aumentada com ripas de madeira até a altura em falta. A falta de altura pode ser tratada de forma alternativa - uma camada menor de algodão pode ser compensada colocando a espuma na camada superior.
        • Qualquer material impermeabilizante é sobreposto no topo das vigas.
        • Na impermeabilização são pregadas tábuas de projecto, que servem de pavimento para o sótão.

            Se o tipo de painel for escolhido como a criação do teto da banheira, será necessária uma preparação preliminar. As dimensões dos painéis são calculadas com base na largura do vão interbloco. Pense no esquema de colocação. Uma lacuna de 4-5 cm é deixada entre as vigas e os painéis.

            Os painéis são feitos de madeira serrada de baixa qualidade, unidos em duas camadas perpendiculares entre si, fixando as laterais. Todas as peças de madeira são tratadas com um composto retardador de fogo. Uma barreira de vapor reflexiva é colocada no topo de cada painel. Uma alternativa seria lã basalto com folha.Um pedaço de lã mineral, uma camada de ecowool, uma mistura de serragem com cimento ou argila expandida solta são colocados na barreira de vapor. O painel está pronto para instalação.

            Desta forma, os painéis são elevados até ao sótão de acordo com o esquema. Em seguida, proceda à instalação, posicionando-a no mesmo plano das vigas do piso. As lacunas entre as vigas e os painéis são perfuradas com isolamento. Acontece uma estrutura celular, que é coberta por uma película impermeabilizante. Um sótão pode ser instalado nas vigas. O levantamento de painéis pesados ​​e a instalação suspensa não envolve a instalação automática.

            Conselho de profissional

            Para instalações de banho, o critério de respeito ao meio ambiente do isolamento é importante, portanto, é melhor escolher isoladores térmicos naturais naturais que atendam às normas de segurança contra incêndio. Argila expandida, aterros de cimento-serragem preparados e vermiculita são adequados para isolamento térmico. Eles podem ser colocados independentemente de acordo com a tecnologia de instalação.

            Ao instalar o isolamento, você precisa construir uma caixa de aço protetora para o tubo da chaminé. A argila expandida pode ser despejada na caixa. Certifique-se de que as estruturas de madeira não tocam na chaminé.

            Ao isolar com lã mineral, é preferível optar por uma instalação multicamadas com juntas anteriores sobrepostas. Este método evitará vazamento de calor pelas costuras do isolamento. Isso não afetará o custo do isolador térmico, já que ele é vendido em metros cúbicos. Você não precisa exceder a espessura da camada planejada, mas escolha um rolo mais fino de algodão.

            Para edifícios de banho, os materiais de folha são mais relevantes.porque a folha reflete os raios infravermelhos de calor do teto, melhorando a taxa de aquecimento da sala de vapor. Assim, os custos de aquecimento são reduzidos. A barreira de vapor com folha é colocada com o lado reflexivo voltado para baixo. Fita adesiva é usada para fixar as juntas dos filmes de barreira de vapor. Para formar uma barreira de vapor hermética, as costuras são sobrepostas em 10 cm e, em seguida, fixadas.

            A espessura da camada montada de um isolador térmico particular é calculada com base nas características climáticas e no coeficiente de condutividade térmica do material.

            O valor médio da espessura da camada de isolamento térmico para isolamento natural é de 25-35 cm, para materiais artificiais - 15-20 cm.

            Quanto maior a diferença de temperatura entre o ambiente e a sala de vapor aquecida, mais rápido o ar quente tende a sair da sala. A vedação competente de todas as fendas, fendas e buracos tecnológicos evitará uma saída rápida de calor. Uma camada de isolamento térmico monolítico com uma barreira de vapor reflexiva selada reduzirá significativamente a perda de calor.

            Como e como isolar o banho, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário