Isolamento de banho faça você mesmo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de aquecedores
  3. Instruções passo a passo
  4. Dicas úteis

A casa de banhos é utilizada há muito tempo não só para manter a pureza do corpo, mas também é famosa pelas suas qualidades para aliviar perfeitamente o cansaço, curar o corpo e permitir ao mesmo tempo divertir-se. E hoje em dia não há opção melhor do que ter seu próprio balneário em seu terreno. Lá você pode passar o dia inteiro com prazer, trocando as visitas à sauna com o chá e conversando com os amigos. O principal é que a sala de vapor não esfria rapidamente e se mantém bem aquecida. E para isso é necessário isolar adequadamente o balneário para que todos os cômodos internos se aqueçam rapidamente e possam se manter aquecidos por muito tempo.

Peculiaridades

Nos bons velhos tempos, os banhos eram construídos com madeira redonda e não funcionavam com materiais isolantes. Um indicador de calor era uma madeira cuidadosamente selecionada, uma moldura de alta qualidade e ranhuras densamente enterradas entre as copas. Naquela época, o isolamento era substituído com auxílio de musgo, estopa ou juta e calafetada em duas etapas - durante a derrubada da casa de toras e após seu encolhimento.

Muitas pessoas em nossa época preferem o isolamento naturalembora a secagem seja necessária antes do uso, é um material que não agride o meio ambiente. Este processo de aquecimento é muito trabalhoso e demorado, requer uma certa habilidade e destreza. Costuras mal colocadas permitirão que o calor passe e a umidade começará a se acumular nas ranhuras, o que contribuirá para o apodrecimento da árvore e a rápida liberação de calor da sala de vapor.

As tecnologias modernas tornaram possível encontrar mais de um método alternativo de isolamento.

Graças ao isolamento térmico, os banhos bem isolados têm uma série de vantagens inegáveis:

  • esse tipo de banho leva mais tempo para aquecer, mas também esfria por muito tempo;
  • tem o menor consumo de calor;
  • o microclima desejado é alcançado nele;
  • há controle de umidade;
  • protegido de mofo e bolor.

E para conseguir tais resultados com o banho, você deve antes de tudo abordar este processo com competência, embora, à primeira vista, não haja nada de complicado nisso. Para maior eficiência, o banho é isolado por dentro e por fora. A colocação externa do isolamento térmico ajuda a proteger o material de que é feito o banho. Mas o isolamento externo por si só não será suficiente. Em diferentes salas do banho, é necessário manter um determinado regime de temperatura e nível de umidade. Para isso, é fornecido isolamento interno e um material adequado é selecionado para cada ambiente individual.

Tipos de aquecedores

No mercado de materiais de construção modernos, existem vários tipos de isolamento. E antes de fazer uma escolha a favor de um determinado, lembre-se de que a obtenção de um efeito curativo dependerá diretamente do material que você escolher.

Dentro de casa, materiais naturais e seguros devem ser preferidos. A camada de isolamento térmico deve ser amiga do ambiente. No balneário, cada cômodo tem seu regime de temperatura específico e, com seus indicadores altos, os aquecedores são capazes de liberar substâncias tóxicas. Isso precisa ser levado com muito cuidado.

Um indicador bastante baixo de higroscopicidade e condutividade térmica é um requisito importante para o acabamento, porque quanto mais baixo, menos calor passa pelo material.

Todos os aquecedores disponíveis no mercado de construção estão divididos em vários grupos.

Orgânico

Eles são conhecidos há muito tempo. Nossos avós e bisavôs também usaram esse material em mãos para preservar e reter o calor no banho.

Na produção de isolamento orgânico, são utilizadas matérias-primas naturais naturais:

  • estopa de linhaça comum ou tratada com alcatrão;
  • musgo;
  • serragem de processamento de madeira;
  • feltro ou juta.

Sua vantagem indiscutível é que todos são de origem natural, e a desvantagem é um alto nível de absorção de umidade, risco de incêndio, dificuldade de uso e vulnerabilidade a roedores e microrganismos nocivos.

Semi-orgânico

Na produção desse material, são utilizadas matérias-primas naturais, mas os adesivos são utilizados no processo tecnológico. Este isolamento não é adequado para o acabamento de salas de vapor. Isso inclui placas de aglomerado e placas de turfa.

Sintético

Eles são classificados em vários tipos.

  • Polímero, que incluem poliestireno, poliestireno expandido, penofol, espuma de poliuretano. É terminantemente proibido o uso destes materiais na vedação da sala de vapor e junto ao fogão, pois podem incendiar-se facilmente e emitir gases nocivos durante a combustão. Mas quando usados ​​em salas contíguas, são muito úteis. Em salas de vapor, apenas a espuma de espuma é permitida, que é coberta com uma camada de papel alumínio e evita que o calor escape.
  • Lã mineral - incluem lã de vidro e lã de basalto. Eles têm excelentes propriedades de resistência ao fogo e são resistentes a altas temperaturas. Sua única desvantagem é que eles absorvem umidade. Lã basalto é recomendada para uso em uma sala de vapor.

Atualmente, os principais fabricantes de materiais de isolamento térmico encontraram uma opção adequada para o isolamento de banhos e salas de vapor. Agora é produzida lã mineral especial à base de pedra ou fibra de vidro. É usado para isolar superfícies feitas de qualquer material. Este produto é produzido com tecnologia moderna e é feito de cacos de vidro e areia.

Na fabricação de lã de rocha, são utilizadas rochas semelhantes ao grupo basalto do gabro. Essas matérias-primas são fundidas em alta temperatura e as fibras são obtidas a partir da massa líquida, que são então formadas em placas de vários tamanhos. O produto resultante não arde, não há fumaça dele, nenhuma substância tóxica é liberada e evita a propagação do fogo.

A lã mineral à base de fibra de vidro tem fibras elásticas e dispostas horizontalmente, graças a isso, o produto distingue-se pela sua firmeza e elasticidade. É de fácil instalação na estrutura e é capaz de preencher todas as áreas vazias. A vida útil deste produto é de pelo menos 50 anos, mas com o tempo ela diminui. Isso se deve a um trabalho de baixa qualidade. A lã mineral, por outro lado, não se deforma, com instalação adequada pode durar 50 anos, e alguns tipos podem durar até 100.

Atualmente, tapetes de fibra de vidro de fabricantes como Ursa, Isover, Knauf e lã de rocha de isolamento Rockwool e Technonikol são amplamente utilizados no mercado russo.

Ao isolar as salas de vapor, o material deve resistir a altas temperaturas e não ser afetado pelo fogo, portanto é melhor usar chapas de alumínio. A superfície sobre a qual a folha de alumínio é aplicada deve ser direcionada para o interior da sala. Isso isolará o material para refletir o calor e evitar que o material se molhe. Ao instalá-lo, não há necessidade de usar barreira de vapor.

É importante notar que hoje em dia, na maioria das vezes, os banhos são isolados de blocos com lã mineral, penoplex, espuma de vidro e ecowool. Você pode escolher a opção que melhor lhe convier.

Instruções passo a passo

O processo de isolamento e instalação do próprio material não é difícil. O isolamento é em rolos enrolados ou em placas de diferentes tamanhos. As guias são fixadas à superfície e o isolamento é colocado entre elas. Para esta operação serão necessários blocos de madeira, cuja espessura deve ser igual à espessura das esteiras a serem montadas.Se decidir instalar um isolamento com uma espessura de 10 cm, as barras devem ter o tamanho adequado. As barras podem ser fixadas com parafusos auto-roscantes, buchas ou buchas, dependendo do material da parede.

Os contra-trilhos são fixados aos racks principais a uma distância de 50 cm um do outro para criar uma almofada de ar entre a barreira de vapor e o revestimento. Este método é usado para isolamento interno e externo. A única diferença no isolamento externo é o material usado na construção da banheira.

Na hora de escolher o isolamento térmico externo e o método de isolamento, um ponto importante será qual material foi utilizado na construção e as condições climáticas da região. A banheira de madeira não precisa ser isolada da rua. O material de madeira é capaz de lidar com este problema sozinho, retém bem o calor e o isolamento entre as filas é um bom isolamento térmico. Mas com o tempo, a fortificação de madeira se acomoda e vão se formando entre as fileiras, o que contribui para a saída do calor. Para remover essas fissuras, é necessário cavar as fendas entre as coroas com material natural ou aplicar lã de basalto. A sua estrutura permite manter o microclima pretendido e ajuda a árvore a "respirar". Este método é adequado para os tipos de banhos que são montados com madeira comum, vigas perfiladas, toras comuns e arredondadas.

Para aquecer o banho da estrutura, recomenda-se o uso de tipos macios de aquecedores de alta densidade protegidos da umidade, pois são montados dentro da estrutura. Você pode usar uma mistura de serragem, aparas de madeira, gesso e cal, que servirá como uma excelente barreira para a fuga de calor.

Banheiras de tijolos, embora tenham uma alta condutividade térmica, não são incomuns. Uma parede de tijolo pode congelar rapidamente sem um bom aquecimento interno. E nos banhos, como você sabe, não há aquecimento constante no inverno. Para eliminar esta desvantagem, na maioria dos casos, uma moldura de material de madeira é construída dentro desses banhos, que é então acabada e servida como decoração.

Freqüentemente, ao construir banhos, blocos de espuma e blocos de gás são usados. Este material, devido à sua porosidade, é capaz de reter bem o calor, mas falta um aspecto atraente e pode absorver umidade. Neste caso, este material requer isolamento externo. A principal característica do processo de isolamento é fornecer ventilação entre a parede e o isolamento. Portanto, é recomendável deixar o ar em tais banhos.

O isolamento da parede interna da banheira está diretamente relacionado ao objetivo deste ou daquele cômodo. A parte mais básica do banho é a sauna a vapor. A temperatura na sala de vapor de um banho russo pode chegar a 90 graus, e nas saunas - até 130. É difícil manter esse calor por um certo tempo se a sala de vapor não tiver isolamento de alta qualidade. Ao realizar este processo em ambientes fechados, é recomendável usar apenas materiais naturais, naturais, que não emitem substâncias nocivas em altas temperaturas. Nesses casos, lã basalto ou aquecedores naturais são perfeitos.

Ao isolar a superfície em um banho de espuma de concreto, é necessário fixar guias de uma barra ou perfil de metal. Com uma altura baixa, você pode fazer apenas com racks verticais e usar algodão em rama com densidade de 65 cr / m. filhote. A largura entre as ripas verticais deve ser 15-20 mm menor do que a largura do algodão a ser colocado.

Em uma sala de vapor com uma estrutura de moldura, apenas material de madeira deve ser usado. Para equalizar as diferenças de temperatura nas barras de madeira da moldura, é necessário fazer cortes verticais, através dos quais a madeira é fixada à superfície com ferragens. A presença de tais ranhuras ajuda a guia a se mover ao longo da parede durante o encolhimento, se o banho for montado de material de madeira. Uma película de barreira de vapor é fixada no interior da estrutura.

Na sala de vapor, é aconselhável utilizar o penofol na forma de barreira de vapor, que é colocada no interior da sala com uma camada reflexiva. O ponto de encaixe deve ser colado com fita adesiva. Em seguida, uma lã mineral é montada na camada reflexiva, que é então coberta com uma película de barreira de vapor. Um trilho de 25-30 mm é pregado na própria estrutura para permitir que o ar passe entre o filme e o material com o qual a superfície será acabada. E no último momento, o isolamento é fechado com um material de acabamento, na maioria das vezes no banho é um material feito de madeira.

Em um banho de barra ou outro material de madeira, a juta é usada para isolamento interno. Este procedimento é realizado com auxílio de um macete de madeira - macete, cinzel e espátula calafetadora. A juta é colocada nas fendas entre as fileiras e martelada firmemente com esses dispositivos.

Uma sala de lavagem, um quarto de vestir ou uma sala de descanso podem ser isolados com espuma de poliestireno, uma vez que não é relativamente quente nestes quartos. O processo é semelhante ao anterior, a moldura também é instalada. A distância entre os montantes verticais deve ser igual à largura da espuma, de modo que ela se encaixe bem entre eles. Não é necessário proteger a espuma da umidade, então o filme não é usado. Você também pode prender essas folhas na parede com cola, mas essa opção só é adequada para revestimentos de tijolo ou espuma de concreto. Depois que a espuma foi fixada, você pode começar a terminar.

Recomenda-se isolar a parede próxima à fornalha apenas com lã de basalto e com a condição de usar uma folha de metal ao redor dela.

Um lugar importante no isolamento térmico de um banho é ocupado pelo processo de isolamento do telhado. Uma grande quantidade de calor pode escapar por ele. Para o seu isolamento, é adequado qualquer material isolante térmico que possa ser colocado no piso do sótão. Este processo é semelhante ao processo de isolamento de parede.

O processo de vedação do banho da perda de calor, assim como em casa, deve ser iniciado pelo teto. Todo o calor é coletado logo abaixo do teto, tão mal isolado que pode causar um banho frio. A tecnologia para esse processo vai depender do material utilizado. A melhor opção para vedação do teto em uma banheira é o uso de lã basalto. Encaixa-se da mesma forma que o isolamento da parede, começando pelo equipamento da estrutura.

Se decidir isolá-lo com serragem ou argila expandida, deve-se fazer uma moldura no piso do sótão entre as vigas do piso e aí colocar o material fornecido. Deve-se lembrar que a chaminé também vai para o sótão, portanto, é necessário colocar lã basáltica ao seu redor, pois possui alta resistência ao fogo e não se presta à combustão, e montar uma tela protetora de aço inoxidável. Folha.

O piso da banheira pode ser de madeira ou concreto. Para evitar que o ar frio entre na banheira pelo piso, ela é isolada com argila expandida ou espuma. Ao isolar com argila expandida, é necessário desmontar o contrapiso e remover uma camada de terra 40-50 cm abaixo da soleira. Em seguida, é feita a impermeabilização, para isso, uma película comum ou material de cobertura é adequado. Nas laterais, as pontas deste material devem se projetar além da superfície do piso.

Na etapa seguinte, é feita uma mesa áspera. ou faz-se uma almofada de 15 cm de entulho e areia, sobre a qual se deita argila expandida. Sua camada mínima deve ser de 30 cm, caso contrário não haverá o efeito adequado do frio. Uma argamassa de cimento com 5-7 cm de espessura é despejada sobre a superfície da argila expandida, levando-se em consideração o ângulo de inclinação para o ralo. E na última etapa, o piso final é colocado. Em princípio, a argila expandida pode ser despejada em uma moldura feita de pranchas preparadas previamente no piso e uma camada impermeabilizante pode ser colocada sobre ela e então coberta com uma cobertura de acabamento de uma prancha de madeira. Mas este isolamento não é adequado para salas de vapor e salas de lavagem, onde existe um alto teor de umidade.

Mas se tiver que escolher como isolar o piso de uma banheira, deve optar por um piso de concreto para acabamento com ladrilhos, desde que seja uma lavanderia ou sala de relaxamento, ou de madeira, mas é preferível colocá-lo em uma sala de vapor.Mas um piso de concreto tolera muito melhor a umidade, então sua vida útil é mais longa do que um piso de madeira.

Existe também um método mais prático de isolamento de piso - é o uso de penoplex como isolamento. Mas em uma sala de vapor, esse tipo de isolamento não funcionará, porque esse material emite substâncias nocivas em altas temperaturas. Portanto, é mais aconselhável usá-lo em ambientes menos quentes. Para implementar esta opção, é necessário desfazer-se da velha betonilha ou revestimento de madeira e retirar o solo. Em seguida, preenchemos uma betonilha rugosa com uma espessura não superior a 10 cm e colocamos penoplex ou outro isolamento deste tipo sobre uma superfície plana. Colocamos uma malha metálica no isolamento forrado e fazemos uma régua de cimento com 5-10 cm de espessura. E após o endurecimento da solução, realizamos o revestimento do piso final.

Existe outra maneira de isolar pisos em uma banheira, e ela está encontrando um número cada vez maior de aderentes - esse é o sistema de "piso aquecido". Este processo consiste em que os tubos são despejados no piso de concreto, água quente circula por eles e o revestimento do piso é aquecido. Mas, neste caso, não se trata de isolar, mas de aquecer o chão, e são conceitos ligeiramente diferentes, mas a essência é a mesma.

O isolamento das aberturas de portas e janelas nas laterais da fachada também ajuda a aumentar significativamente o calor nos quartos. Para tal, as portas da banheira são feitas o mais pequenas possível, especialmente na sala de vapor. As janelas são montadas o mais próximo possível do chão e as janelas de vidros duplos densos são instaladas, enquanto as vedações são colocadas em todo o perímetro das portas e janelas.

Na sala de vapor, para preservar o calor, é necessário abandonar por completo a presença de uma janela, e na sala de lavagem pode-se montar uma pequena para ventilar esta sala úmida.

Dicas úteis

Uma faca afiada comum é usada para cortar placas de lã mineral. Não é recomendável selar o isolamento durante a instalação, pois quanto menor for o seu volume, menores serão as propriedades de isolamento térmico.

Se o piso da sala de vapor for feito de ladrilhos e mesmo que não aqueça muito, são definitivamente necessários apoios para os pés de madeira.

O isolamento de parede faça você mesmo perto do fogão é fornecido apenas com lã de basalto com equipamento de tela de proteção usando uma folha de metal de aço inoxidável.

        Deve haver uma distância de 1-2 cm entre o material de acabamento e a barreira de vapor.Também são deixadas pequenas lacunas ao longo da borda do teto e na parte inferior da parede.

        Quem gosta de vaporizar bem não deve abrir mão dos modernos materiais de isolamento. Negligenciá-los afetará a qualidade do processo.

        Ao isolar um banho, independentemente do material de que seja feito - madeira, blocos de concreto, concreto aerado ou blocos de concreto de argila expandida, não se esqueça da ventilação adequada das instalações. Essas reparações terão um efeito positivo não só na sua saúde, mas também na durabilidade dos materiais de acabamento, uma vez que não acumulam condensação.

        Para obter informações sobre como isolar o teto em uma banheira, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário