Regras para instalar um fogão em uma banheira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas necessárias
  3. Como instalar você mesmo?
  4. Forno com canal de combustível remoto
  5. Forno de metal
  6. Aquecedores
  7. dicas e truques
  8. Fabricantes e avaliações
  9. Exemplos e opções de sucesso

Instalar um fogão é a etapa mais importante na organização de um espaço de banho. O aquecimento eficaz da sala de vapor só pode ser alcançado com uma abordagem competente. Para entender o processo, é necessário considerar os detalhes da instalação da estrutura do forno, bem como o algoritmo para todo o trabalho.

Peculiaridades

Os fogões de sauna são fabricados levando em consideração os seguintes parâmetros:

  • dimensões mínimas;
  • velocidade de aquecimento;
  • quantidade mínima de combustível;
  • preço ideal.

Uma característica importante do fogão da sauna é a velocidade de aquecimento da sala. Portanto, na hora de escolher, deve-se atentar para a correspondência das dimensões da unidade com os parâmetros do edifício. Deve-se ter em mente que o vapor é um componente importante tanto para a sala de vapor como para todo o edifício.

A taxa de aquecimento está diretamente relacionada ao correto preparo do local para o forno. Sua localização clássica no banheiro deve fornecer aquecimento para todas as dependências do edifício. As peculiaridades dessas medidas implicam na obrigatoriedade de equipar com canal de combustível remoto.

O layout da unidade requer um isolamento extremamente cuidadoso das estruturas. Este trabalho deve ser preparado tendo em mente as temperaturas mais altas. Especialmente quente na chaminé da unidade.

A escolha de um local para um fogão em uma banheira deve ser determinada por uma série dos seguintes fatores:

  • características de design do fogão;
  • o princípio do dispositivo.

A possibilidade de escolha de um local é um tanto limitada por um fogão de sauna de ferro com uma fornalha remota. Mas as opções modernas são equipadas com uma fornalha telescópica. Se necessário, o comprimento dessa fornalha pode ser aumentado, de modo que as opções para escolher um local também estão se expandindo. Para um aquecimento uniforme, o recuperador é instalado levando em consideração a difusão dos fluxos de convecção. A melhor opção de instalação do fogão é na sauna a vapor, com fornalha no camarim. Assim, você conseguirá o aquecimento de dois quartos ao mesmo tempo.

O custo ideal do dispositivo pode ser alcançado pela fabricação própria de um fogão para banho.

Ferramentas necessárias

Ao planejar a instalação de um recuperador de calor, é necessário cuidar não só da eficiência, segurança e funcionalidade, mas também das ferramentas necessárias.

Para melhorar a qualidade da instalação, você deve primeiro preparar:

  • chapas de aço (8 mm de espessura);
  • um tubo com uma circunferência de cerca de 50 cm;
  • hastes de metal, seção 100 mm;
  • grelha, fornalha, portas de ventilador;
  • chaminé;
  • torneiras de água quente;
  • um tanque para água com um volume de até 1 metro cúbico.

Para a instalação da estrutura, uma máquina de solda, uma retificadora certamente será útil. É importante selecionar todos os materiais componentes de acordo com os SNiPs e PPBs existentes. Por exemplo, tubos de amianto galvanizado não são recomendados para uso.

Como instalar você mesmo?

Ao escolher o local correto para o fogão, leve em consideração a localização das peças que precisam estar acessíveis para a inspeção periódica. Uma betonilha com isolamento, aplicada sobre uma base com primário, na mesma fase de construção com uma fundação, servirá como um pedestal fiável e de elevada qualidade. Se os pisos da banheira forem não inflamáveis, por exemplo, pisos de cimento ou concreto, nenhuma proteção adicional é necessária. Materiais retardadores de fogo são usados ​​apenas para pisos de madeira.

Se o solo no local estiver levantando, não é necessário colocar para o fogão, que não está conectado com a fundação nas estacas roscadas do pedestal da laje. Ele pode ser associado à base do balneário se o dispositivo for raso. Para o feixe, as bases da fornalha e do banho são ancoradas.

Regras para arranjar um pedestal para um fogão

As dimensões da base devem ser 20 cm maiores que o fogão metálico com telas de proteção, a altura da base deve ser igual à profundidade da base do banho. É permitido preencher a parte livre com alvenaria.

O processo tecnológico passo a passo envolve:

  • Preparação da cova.
  • Instalação de cofragem.
  • Rede de braço.
  • Preenchimento com argamassa de cimento.
  • Cobrindo a base assentada com uma camada de impermeabilização.
  • Colocar tijolos em várias linhas.

Um pedestal separado para o trocador de calor pode ser evitado se a tora e o contrapiso tiverem resistência suficiente para suportar o peso da estrutura.

Opções de solução:

  • colocar uma folha de metal em cima de uma folha de basalto;
  • colocar uma base de tijolo ou pedra sob o fogão;
  • colocação de ladrilhos de grés porcelânico ou cerâmico.

As partes verticais que ficarão em contato com a estrutura são protegidas por uma folha de material resistente ao calor. Os valores específicos dos parâmetros encontram-se indicados nas instruções do fabricante da salamandra. Os valores estão interligados com o nível térmico real da estufa e suas nuances estruturais.

Forno com canal de combustível remoto

Considere a instalação de um aquecedor de fogão de fábrica com um canal de combustível remoto, que é o mais adequado para um banho de aldeia.

A instrução padrão assume as seguintes etapas de trabalho:

  • disposição de uma abertura na parede;
  • isolamento térmico do fogão;
  • proteção contra fogo de paredes;
  • instalação de estrutura de chaminé.

A área próxima à estrutura é coberta com argila, argamassa de cimento ou vidro líquido. Já é permitido colocar o fogão nesta base. O local do fogão está precisamente alinhado com a direção da chaminé. Uma abertura é preparada na parede, ao lado do local designado para ela. Deve ser maior do que o cinzeiro.

A superfície da parede é protegida com isolamento mineral do tipo bulk. A parede contígua ao corpo do recuperador tem acabamento em material resistente ao calor. Nos banhos com moldura, assim como nas estruturas de madeira, a zona de junção é revestida com tijolos. As telhas de proteção térmica são coladas no topo da alvenaria. Para fixar o forno, são utilizadas dobradiças especiais, aparafusadas com âncoras.

Uma chaminé ideal não deve ter curvas e curvas, e os primeiros metros devem ser de aço resistente ao calor. Para o tubo, é desejável ter um invólucro feito de material isolante de calor. O tubo reto padrão é conduzido para fora do telhado. Portanto, as aberturas de montagem são preparadas nos pontos designados no telhado. O espaço ao redor é preenchido com lã mineral e folha de amianto. O tubo é fechado com um invólucro.

Em geral, com a abordagem correta, a instalação do recuperador levará de dois a três dias úteis. Porém, será possível usá-lo em pelo menos sete dias. É necessário que os sistemas de proteção colocados sob a fundação recebam o grau de confiabilidade necessário. O enchimento do aquecedor com pedras só é possível após 14 dias. Durante este período, o pedestal sob o forno dará o encolhimento necessário.

Forno de metal

Os fornos de metal para salas de vapor estão em alta em popularidade. Modelos de ferro são movidos a lenha, carvão e outros tipos de combustível. Uma das qualidades positivas do design é seu pequeno tamanho. A unidade é ideal para localização em pequenos banhos.

Para um fogão comprado, mesmo um fogão de ferro fundido, muitas vezes não é necessária uma placa monolítica sob a base. Outro ponto positivo é que uma pequena estrutura metálica aquece mais rápido. Um forno de tijolos, por exemplo, aquece por 3-4 horas. Mas um fogão de tijolos proporciona um aquecimento mais uniforme das instalações.

As formas dos fogões de metal são:

  • vertical;
  • horizontal;
  • em forma de barril e outras configurações interessantes.

O projeto implica a presença obrigatória de um tanque de água quente e uma grade para o aquecedor

Aquecedores

Aquecedores com sauna a vapor separada criam um microclima ideal para os visitantes. Portanto, a máxima atenção é dada à construção do aquecedor.

Ela deve ser:

  • produtivo;
  • seguro;
  • compactar.

As regras para a disposição de um aquecedor implicam na presença obrigatória de:

  • bases de metal;
  • guias para cortar o fluxo de vapor.

As pedras de banho são geralmente colocadas em uma base à prova d'água.

Os fogões de aquecimento são do tipo permanente. Ao contrário de outros tipos de fogões, a cantaria acumula melhor o calor, pois funciona como uma espécie de evaporador. Um líquido é despejado na superfície das pedras, que, sob a influência do calor, se transforma em banho de vapor.

Além disso, se um fogão à prova d'água for instalado acima da fornalha, o vapor pode ser obtido durante a queima da lenha e não se apagará com água. Se o fogão estiver em uma caixa simples, o vapor só pode ser obtido depois que o combustível tiver queimado completamente.

A temperatura das pedras na primeira opção de colocação pode atingir até 600 graus, e na segunda opção de colocação até 300-350 graus. Acredita-se que, com a colocação ideal das pedras, o vapor suave não deve causar queimaduras e dificultar a respiração.

dicas e truques

Apesar de todas as limitações da segurança contra incêndio, o layout do fogão da sauna dentro da sala de vapor é permitido de diferentes maneiras. Por exemplo, se você mover o dispositivo para um canto, poderá liberar muito espaço de trabalho. A colocação do recuperador a meio da parede permitirá a instalação de bancos e prateleiras nas laterais, aumentando o número de assentos. No entanto, a última opção não é muito fácil de manter e durante os procedimentos de banho.

As instruções para a instalação do recuperador na banheira pressupõem que o móvel esteja o mais próximo possível da parede. Neste caso, a distância aos materiais combustíveis das paredes deve ser de pelo menos um metro. As regras para a instalação da unidade em um banho acabado envolvem a marcação do local em relação ao lag. Assim, será garantida uma distribuição uniforme da carga nos apoios.

As superfícies de madeira são revestidas com uma base protetora, o que garantirá alta resistência da madeira a temperaturas extremas. A eficiência do aquecimento é melhor se a parte da combustão estiver muito próxima da base. Alguns artesãos até instalam especialmente um fogão, afundando-o 10-15 cm no chão para que as tábuas aqueçam. Quando o recuperador é instalado por baixo do chão, é inconveniente colocar lenha na fornalha.

Fabricantes e avaliações

Empresas separadas geralmente se especializam na produção de fogões de aquecimento e sauna. Por exemplo, "Termosfera" conhecida pelos seus agregados, que estão no mercado há mais de quatro anos. Os produtos são feitos de materiais de paredes espessas usando tecnologias inovadoras.

A melhor opção para um fogão de sauna desta empresa Bashkir "Gorynych 3"... O modelo está equipado com um sistema de combustão longitudinal, que permite o aquecimento de todo o edifício dos banhos sem caldeira adicional e radiadores de aquecimento.

Outro fabricante conhecido no mercado nacional é a empresa "Teplodar"... O modelo mais popular desta empresa "Taiginka 16 T"... A estrutura de pequeno porte aquecerá a sala de vapor em até 16 metros cúbicos. Ao mesmo tempo, o sistema foi concebido de forma a que tanto a cabina de duche como a sala de descanso da pequena casa de banho sejam quentes. As críticas sobre o fogão são, em sua maioria, positivas.

Fornos "Ermak" são apresentados no mercado com uma ampla gama de designs com diferentes características. O equipamento de aquecimento pode funcionar com madeira, eletricidade, gás.

Variações notáveis:

  • "Ermak 12" - projetado para 6-14 metros cúbicos. m sala de vapor;
  • "Ermak 16" - 8-16 metros cúbicos m;
  • "Ermak 24" - 12-24 metros cúbicos m;
  • "Ermak 30" - 15-30 metros cúbicos m.

Os usuários observam o design atraente especial dos fornos domésticos "Bárbara"... Esses dispositivos garantiram uma demanda estável e não têm queixas. Chega de boas críticas da empresa "Hefesto", produzindo unidades sólidas para banhos de até 120 metros cúbicos. m. A principal vantagem desses dispositivos é a alta qualidade, confiabilidade e bom desempenho.

Exemplos e opções de sucesso

O recuperador encontra-se no centro da sala de vapor, com bancos e prateleiras nas laterais.

Fogão instalado no canto da sala de vapor, equipado com fogão para criar vapor suave.

Fogão de sauna de metal com escudo de metal contra fogo, embutido na própria parede.

Fogão de sauna com fachada de tijolo. Esta opção o protegerá contra queimaduras. O calor do recuperador não diminui devido ao entreferro entre o corpo e o material de acabamento.

Para dicas de como instalar o fogão em uma banheira, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário