Processo de construção do banho: rápido e barato!
Desde os tempos antigos, o balneário foi glorificado e era parte integrante do folclore russo. Muitas vezes é referido como um lugar para limpar o corpo e a alma. É especialmente agradável ter sua própria sauna a vapor em uma casa de verão ou em uma casa particular, que é bastante simples de construir com suas próprias mãos, sem o envolvimento de ajuda externa.
Peculiaridades
O balneário é um local com um conforto e aura especiais, que exige a observância cuidadosa das condições, regras e etapas de construção. No mercado moderno existe uma grande variedade de materiais, graças aos quais a construção de uma sala de vapor pode ser realizada de forma muito rápida e econômica.
Para construí-lo sozinho, você precisa pensar em alguns pontos.
- O local do futuro banho. Sua localização não deve ser escolhida ao acaso. Existem várias prescrições e dicas que o ajudarão a determinar o território para futuras construções.
- De qual fundamento será lançado, de que forma será.
- As dimensões do edifício. Os mestres aconselham calcular a área de tal forma que para cada pessoa haja cerca de 3-4 metros quadrados. Por esse motivo, é necessário pensar com antecedência qual será o número aproximado de pessoas que visitarão o balneário.
- Material, quantidade, compra.
- Selecione o tipo de aquecimento (caldeira elétrica ou tradicional com lenha). Um banho tradicional russo requer um fogão de verdade. As modernas salas de vapor estão cada vez mais equipadas com um aquecedor elétrico, que aquece rapidamente a sala a uma temperatura pré-determinada, e também não requer manutenção constante do fogo.
- Decorações e acessórios. É sempre agradável estar em um quarto agradável e limpo. Isso também se aplica ao banho. A decoração exterior desempenha um papel importante. O design qualitativo e habilidoso sempre contribuirá para o relaxamento físico completo e a paz de espírito. Não se esqueça dos acessórios de banho (baldes, vassouras, chapéus e outros). Claro, sem eles, você pode cozinhar e lavar bem, mas há ocasiões especiais na vida em que “romance de banho” é simplesmente necessário.
Você pode começar a trabalhar somente quando o proprietário tiver decidido todas as etapas. Caso contrário, esse processo pode ser atrasado por muito tempo sem datas exatas para o fim.
Mestres experientes na construção de banhos aconselham-no a pensar cuidadosamente em todos os detalhes e a não se apressar durante a construção. Especialmente quando você faz isso sozinho. É preciso muito esforço para tornar este lugar um balneário verdadeiramente real, e não apenas um cômodo onde você possa se lavar.
Onde localizar?
A localização do banho é uma das questões mais importantes. A conveniência e o conforto na hora de usá-lo dependem disso. Também é importante onde é planejado. Muitas pessoas pensam que pode ser qualquer terreno no país, o porão de uma casa particular, um telhado ou o porão de um prédio alto.
Existe um grande número de regras, que visam principalmente a segurança de uma pessoa e de sua casa (se houver uma próxima ao futuro banho).
- É aconselhável fazer do banho um prédio separado, pois com uma impermeabilização mal feita, os cômodos vizinhos podem ser umedecidos. Se a área do terreno permitir, é melhor colocá-lo a 8-10 m da casa principal. Se isso não for possível, você pode fazer na forma de uma extensão da casa. Muito útil quando ela está no quintal.
- Atenção especial deve ser dada à drenagem e abastecimento de água. O balneário deve estar localizado a pelo menos 25-30 m do poço ou furo. Isso se deve ao fato de que a sala de vapor é um local direto de poluição da água, que não deve fluir ao longo do solo, mas em um ralo especialmente designado.
- É bom quando existe um reservatório a uma distância de 30–40 m. Não vale a pena colocar mais de perto, já que o início das enchentes é possível, a estrutura vai inundar.
- Não é recomendado localizar este edifício próximo a uma faixa de rodagem. Esta receita é mais ética do que segurança. Nem sempre é agradável quando estranhos podem vê-lo nu.
- O balneário não deve limitar-se a áreas próximas, para não incomodar os vizinhos quando os proprietários decidem descansar e tomar um bom banho de vapor.
- É desejável que as portas estejam voltadas para o sul e as janelas para o oeste. Essas dicas estão relacionadas às condições climáticas e à psicologia humana. Diz-se que o vento do norte é muito mais frio, então há uma boa chance de pegar um forte resfriado. Quanto às janelas, os raios do sol poente vão ajudá-lo a relaxar e
O banho é uma sala com alta temperatura dentro, então, infelizmente, casos de seu incêndio não são incomuns. A este respeito, a escolha do local para a sua localização deve depender do material de que a fundação e as paredes de suporte são feitas. De acordo com as regras de segurança contra incêndio, se o edifício for feito de materiais de construção não combustíveis, ele pode estar localizado a 5–6 m da residência (casa). Se for uma madeira maciça ou se parte da sala de vapor tiver uma base ou acabamento de madeira, a distância aumenta para 8–12 m.
Não se esqueça que existem casas e prédios vizinhos no território vizinho. A localização também deve ser levada em consideração, pois o descumprimento das normas pode ocasionar procedimentos desagradáveis e, consequentemente, a demolição do banho estabelecido.
Projetos
Nem todos podem se orgulhar de uma grande casa e um enorme terreno. Mas tendo uma propriedade modesta ou grande, você sempre quer ter seu próprio balneário ou pelo menos uma mini sauna a vapor.
Se houver área de construção suficiente, você pode criar um banho de referência, que deveria ter uma sauna a vapor, um camarim, uma sala de relaxamento (às vezes é feita uma piscina) e um chuveiro ou lavabo. Lá você pode lavar os restos de sabonete e xampu, ou preparar o corpo para o calor (as pessoas tomam um banho quente com água morna). Os proprietários de uma área verdadeiramente ampla podem equipar a casa de banhos com sala para jacuzzi, massagem, bilhar e outros.
Mas numa pequena área para construção, pode facilmente combinar vários quartos (quarto de vestir e sala de descanso, quarto de vestir e casa de banho). Ressalta-se que o conforto e aconchego no banho não desaparecem com isso.
Dependendo da quadratura, você pode encontrar a solução perfeita. Por exemplo, se for construído um banho com um tamanho de 3 sq. m, então pode caber uma pequena sala de vapor (cerca de 1,8 m²) e uma sala de pré-banho (1,2 m²). Este espaço pode ser suficiente para uma ou duas pessoas visitarem sem muito desconforto.
O edifício tem 6,5 m². m vai caber o mesmo número de quartos, mas eles serão mais espaçosos. É melhor alocar 3,5 sq. m, e o resto é um lugar para um camarim. Alguns proprietários colocaram um pequeno chuveiro no canto.
Na presença de 9 ou 10 sq. m você pode planejar o território de uma forma mais interessante. Para o "lugar mais quente" é melhor dar 5 metros quadrados. m, que pode acomodar confortavelmente 2-3 pessoas. O resto pode ser facilmente dividido em um local para trocar de roupa e um pequeno box de chuveiro.
Banhos medindo 12-15 m². m é muito mais fácil de equipar, pois você não precisa cortar cada metro. Aqui já pode dar mais espaço ao banho turco para lá ir com uma pequena empresa (3-4 pessoas), ou combiná-lo com uma lavandaria (1 m2) e fazer um amplo salão com uma mesa para beber chá.Também é fácil dividir a sala em 3 salas separadas: uma sala de vapor, uma sala de duche e uma sala de vestir.
Quando há espaço para se virar, é muito mais fácil dividir o espaço. Tudo depende das preferências do dono da banheira. Se ele adora grandes empresas, então é claro que é melhor focar no tamanho da sauna, porque você pode relaxar em casa depois de todos os procedimentos. Mas quando a solidão e o romance no banho são mais apreciados, vale a pena considerar um quarto para descansar. Lá, a pessoa poderá sentar-se numa poltrona com um chá quente, pensar na vida, comunicar-se sinceramente com um amigo, ler um livro.
Materiais (editar)
O melhor é fazer você mesmo a seleção e compra do material para a construção do banheiro, pois será possível verificar a qualidade antes da instalação. O mercado está transbordando de opções. Graças a isso, você pode construir facilmente uma bela sauna a vapor de alta qualidade e econômica com um camarim. A maioria dos mestres afirma que o material do qual a construção do banho (sua fundação) é feita não afeta os procedimentos do banho de forma alguma. Nesse sentido, mais atenção deve ser dada à escolha do componente interno, ou seja, o material que ficará dentro da sala de vapor.
Na mente da maioria das pessoas, um banho é feito apenas de uma árvore ou pedra. Mas não é assim. Os materiais são aprimorados em suas qualidades e também são combinados dependendo da região de residência.
Para as regiões do sul, não é aconselhável usar madeira ou árvore para a moldura, pois existem muitas pragas (escaravelho, escaravelho, barbo e outros). O fungo e o mofo aparecem devido à alta temperatura e umidade. Portanto, a vida útil é muito curta - 2–4 anos. Para a parte sul da Rússia, o uso de pedra ou tijolo é recomendado. Na maioria das vezes, são usados blocos de concreto de madeira, policarbonato (para um banho de verão), concreto aerado e painéis sanduíche.
Para as regiões do norte, a madeira é mais preferível. Pelas suas características naturais, não necessita ser tratado com produtos químicos de pragas. Por este motivo, o balneário será mais amigo do ambiente.
Se for decidido fazer um banho de moldura de madeira, uma viga de madeira será necessária diretamente para as paredes. (o valor é comprado com base no projeto) ou travessas de madeira (um material de construção bastante barato), material de isolamento e revestimento. Podem ser placas OSB. São serragens comprimidas com resina, cera e ácido bórico.
Para o revestimento interno, também aceitam placas pré-preparadas, e para o externo - forro ou forro euro. Às vezes (para economizar dinheiro) as pessoas usam paletes de madeira. Graças à sua forma, paredes bastante fortes podem ser dobradas. Claro, eles precisarão ser isolados. Essa opção é a mais bem-sucedida para uma sauna a vapor de verão. Para construir uma moldura e paredes em um banho de tijolo ou pedra, você precisará de tijolos de silicato, rocha de concha ou pedreira. Cada vez mais, eles começaram a usar blocos de concreto. Quanto à decoração externa e interna, os materiais podem ser diferentes.
Às vezes, quando possível, os artesãos qualificados fazem uma base de um recipiente de metal. A construção está avançando muito rapidamente. Mas aqui existem algumas nuances (é necessário fazer buracos para a porta, fazer uma divisória adicional para a própria sala de vapor e outros). Todas as paredes também são cuidadosamente isoladas e revestidas.
A decoração interior do tecto do quarto de vestir pode ser feita de tipos de madeira como amieiro, tília ou pinho. Se falamos sobre o teto na sala de vapor, então aqui os especialistas recomendam a montagem do forro (ele tolera melhor as altas temperaturas). Deve ser de uma espécie de árvore que não emita resinas de cheiro forte (abetos, pinheiros, abetos). As melhores opções para isso seriam tília, amieiro, cedro. Em nenhum caso deve ser usado aglomerado ou fibra. Quando aquecidos, eles liberam substâncias que prejudicam o corpo humano.
O isolamento de paredes também requer atenção especial. O banho é isolado, via de regra, apenas por dentro, mas também podem colocar a camada externa deste material (na própria moldura da estrutura).Se a construção for feita de corte de madeira, o isolamento é colocado na estrutura de treliça (torneamento). Para fazer isso, use lã mineral ou outro isolamento orgânico. No caso de um banho de pedra ou tijolo, a mesma lã mineral é retirada, mas é colocada em uma camada mais espessa (5–6 cm).
Na própria sala de vapor, após uma camada de isolamento, é obrigatoriamente colocada uma barreira de vapor. Para esses fins, pode-se usar uma folha densa ou um filme autoadesivo especial de três camadas. Consiste em uma malha de policloreto de vinila com duas camadas de folha com orifícios finos para a evacuação do vapor. Para o pavimento da sala de vapor, convém utilizar todas as mesmas madeiras que foram utilizadas para o revestimento das paredes e do tecto e, no camarim, normalmente são colocados ladrilhos. É conveniente lavá-lo e desinfetá-lo de mofo e bolor.
Áreas importantes
O balneário não é apenas uma sauna a vapor, mas também um lugar para descanso e relaxamento. A fim de restaurar totalmente as forças e limpar espiritualmente, deve haver zonas como uma sauna a vapor, um vestiário (vestiário), um chuveiro. Claro, quando o território é pequeno, não há espaço suficiente para todos os tipos de anexos, mas você sempre pode encontrar uma saída. Por exemplo, combine áreas funcionais em uma sala.
Uma casa de banhos sem camarim é desconfortável de usar, especialmente se a casa estiver a 10-15 metros de distância. É necessário para que a pessoa possa se despir com calma e se preparar para o procedimento. Além disso, esta sala desempenha um papel importante no equilíbrio térmico. O trocador ajuda a não "perder" o calor da sauna, além de bloquear a passagem das correntes de ar frio no inverno. Além disso, todos os acessórios de banho estão armazenados aqui: baldes, conchas, vários géis e xampus, roupões de banho, chapéus para proteger os cabelos do superaquecimento, chinelos e muito mais. Sem esta sala, o uso do banho será desconfortável e inconveniente. Se for grande o suficiente, você pode colocar uma pequena mesa ali para beber chá de ervas, seca e fria para sair.
Se falamos de um banho, então, de acordo com as recomendações dos médicos, ele deve estar lá. Antes de entrar em uma sala quente, você precisa preparar seu corpo - tome um banho quente. Será mais fácil para o corpo suportar mudanças repentinas de temperatura e os poros se abrirão muito mais rápido para a sudorese ativa e limpeza posterior. Esta área não tem de ser grande (na forma de uma cabina de duche ou uma "banheira de pé" instalada). Um metro quadrado, que pode ser coberto com uma cortina, é o suficiente. No caso em que é possível fazer um banho grande e completo, então pode ser equipado com uma sala separada para uma sauna ou colocar um jacuzzi. Tudo depende das preferências do proprietário.
O mais importante ao construir uma banheira com suas próprias mãos é torná-la o mais confortável possível para seu uso.
Tecnologia de instalação
O processo de construção de um banho em si não é difícil se você tiver um plano de ação claro. Para obter um edifício bonito e de alta qualidade, é necessário seguir uma série de etapas passo a passo.
- Prepare a área para futuras obras. Isso inclui limpar detritos do solo, cavar arbustos (se houver), remover pedregulhos e nivelar a superfície (é necessário remover aterros ou preencher buracos profundos). Eles também fazem marcações para verter a futura base.
- Fundação. Pode ser diferente em sua configuração e tipo de instalação. Os artesãos recomendam colunar ou pilha.
- Construção de paredes e instalação de cobertura. Nesta fase, estão a ser construídas paredes, é feito o isolamento, são feitos orifícios para portas e janelas, está a ser construída uma cobertura (é necessário deixar uma abertura para a chaminé).
- Decoração de interiores das instalações. É feito com base no estilo escolhido. Portas são instaladas, janelas são inseridas. A sala está a ser preparada para a colocação dos elementos necessários ao banho turco e ao banho em geral.
- Instalação de recuperador de calor e bancada de convés na sala de vapor.
- Arranjo de móveis e acessórios.
Seguindo estritamente o plano de trabalho, acabará por construir um bom banho.Construtores experientes aconselham investir antecipadamente no cronograma de cada etapa para que a construção não se arraste por meses ou anos.
Fundação
No caso em que um pequeno banho é planejado, é mais conveniente e barato fazer uma base de tira comum. O mais importante é fazer um bom isolamento térmico, caso contrário o chão absorverá o calor da divisão. Como resultado, pode formar-se condensação e, em seguida, uma série de consequências desagradáveis.
A criação da fundação inclui várias etapas.
- Antes de construir, é necessário limpar e marcar a área. Como regra, 10-15 cm de solo são removidos. Os limites do edifício são marcados com estacas de madeira (15–20 cm). Uma linha de pesca ou fio é puxado entre as estacas. A regularidade dos cantos é verificada (devem ser exatamente 90º).
- Em seguida, o solo é escavado ao longo de uma trajetória marcada a uma profundidade de 60–70 cm (a terra pode ser lançada para o centro, ainda assim será útil). Uma camada de areia de 10-15 cm de espessura é despejada no fundo da trincheira resultante e compactada. Às vezes, para maior densidade, é levemente umedecido com água. Seguindo a areia, uma camada de pedra de granito é derramada ou um tijolo é colocado em uma camada. Esta será uma estrutura de suporte para o torneamento, que é feito de uma barra de metal grossa e também é assente em uma estrutura sólida.
- A cofragem é martelada a partir de pranchas de madeira. Servirá como forma de rejuntamento. A este respeito, as placas devem ser 40-50 cm mais altas do que o nível do solo.
- A argamassa é preparada em certas proporções: 1 parte de cimento, 3 partes de areia e 3 partes de brita fina. Em consistência, deve se parecer com creme de leite. Deve ser derramado imediatamente. É aconselhável calcular inicialmente a quantidade necessária, caso contrário, obterá uma base com camadas mal conectadas.
- Para trabalhos posteriores, você precisará de um vibrador de construção, que pode ser alugado. Com a sua ajuda, é necessário “sacudir” a argamassa de cimento vazada para que todo o ar saia e os vazios desapareçam.
- A próxima etapa é alinhar a camada superior. Após 5-6 dias, você pode remover as laterais de madeira. Nesta forma, a base é deixada até que esteja completamente seca e colada. Os artesãos recomendam resistir a 20-25 dias antes de continuar a construção. Durante este tempo, a base deve ser regada com água, caso contrário, podem formar-se fissuras devido à secagem irregular.
- Não se esqueça das aberturas especiais para comunicações (canos de esgoto, fiação elétrica). Na fase de vazamento, os tubos já devem estar no local planejado.
Se você planeja construir um grande balneário e o local tem um formato complexo, acidentado e irregular, é melhor instalar a fundação em estacas. Eles são de vários tipos: alguns enrolam, enquanto outros "aparafusam" no chão. Para um banho, ambas as opções são adequadas.
Antes da sua instalação, é realizado no local um trabalho preparatório semelhante ao da fundação da faixa. Uma atenção especial deve ser dada à questão do congelamento do solo no inverno. Normalmente, esses dados são verificados de acordo com o SNiP. Com base nas informações recebidas, é adquirido um tubo de metal com espessura de parede de 3-5 mm.
Seu comprimento deve ser a soma dos seguintes valores:
- o comprimento da camada de congelamento da terra;
- 40-50 cm para afundamento de estacas;
- 50 cm acima do nível do solo.
Para facilitar a inserção do tubo, ele é afiado. Cada elemento é instalado no solo a uma distância de 1 m entre si ao longo do perímetro da área construída. É muito importante que as pilhas estejam niveladas. Para fazer isso, cada tubo é nivelado usando um nível (uma régua com líquido e uma escala).
Um “chapéu” quadrado (625 cm2) deve ser soldado em cada pilha. São feitos furos em suas extremidades para a instalação de uma moldura de concreto armado. Todos os elementos metálicos devem ser revestidos com uma solução que impeça a corrosão. Em seguida, uma camada de areia, cascalho é colocada e compactada e tudo é preenchido com argamassa de cimento usando a tecnologia de fundação de faixa. Depois de instalar a fundação, você pode começar a instalar as paredes.
Paredes
De acordo com sua diversidade de espécies, as paredes são:
- quadro;
- tijolo;
- de um bloco de espuma;
- de uma queda de uma árvore.
Para a instalação de paredes com caixilharia de madeira, é necessário instalar a base sobre a grelha (deve haver película impermeabilizante por baixo). Depois disso, os racks são montados nos cantos do futuro banheiro. São fixados com cantos metálicos e, para maior resistência, são aparafusados lanças (vigas em ângulo de 45º).
Uma viga de madeira é instalada a cada meio metro ao longo de todo o perímetro com as travessas oblíquas obrigatórias. Não se esqueça das aberturas de portas e janelas que não precisam ser bloqueadas. As vigas verticais são unidas por vigas horizontais em uma linha. Depois que a moldura das paredes estiver pronta, elas podem ser revestidas. Mas antes disso, toda a madeira está coberta de impregnação de podridão e mofo (o mofo preto é especialmente terrível).
Em seguida, são colocados o isolamento, o filme de barreira hídrica e o material de revestimento. Se o tijolo foi escolhido para a construção das paredes, então é melhor escolher o vermelho. Ele tem as propriedades mais adequadas - não "puxa" o calor, como o tijolo branco.
Normalmente, a parede é feita com duas camadas de tijolo. O início dos trabalhos é efectuado a partir dos cantos, visto que o nível será definido a partir deles. A camada de cimento de ligação não deve ultrapassar 2 cm. Para comodidade da alvenaria, os artesãos são aconselhados a puxar a linha de pesca a nível. No lugar da futura janela e porta, um lintel de concreto armado é colocado. Além disso, as paredes são construídas até a altura necessária.
A construção das paredes com um bloco de espuma é feita da mesma forma que para um tijolo. A única diferença é que a cada 4 linhas você precisa colocar uma malha de metal. Vai dar maior rigidez e resistência à parede.
O mais interessante, do ponto de vista da obra, será a instalação de paredes a partir de um corte de madeira. É muito importante que todos os troncos tenham o mesmo diâmetro (um pequeno erro de 1–3 cm é permitido). Antes da instalação, cada um deles é examinado quanto a defeitos (há nós, casca) e também é tratado com um anti-séptico. Além disso, em cada elemento, são feitos "orifícios" de 1 raio. Nos primeiros troncos, que são colocados na base, um lado é feito reto para que não "rolem". O outro feixe se encaixa como um quebra-cabeça. Nos cantos, é amarrada uma corda, partindo do próprio piso, e todas as juntas entre as barras são colocadas com isolamento em forma de fita.
Cobertura
Seguindo o guia para a construção de um balneário, o próximo passo após a instalação das paredes será a instalação do telhado. Este processo não exige muito tempo e esforço.
Existem 3 grandes grupos de telhados:
- plano;
- inclinação única;
- frontão.
O resto das espécies são uma espécie de grupos de tipos. Os profissionais aconselham a instalação de um telhado inclinado para pequenos banhos. Se o edifício for de dimensões impressionantes, então o lado funcional da cobertura já está sendo selecionado aqui (por exemplo, o 2º andar para a área de lazer, feito de sótão).
Se as paredes forem de tijolos, a primeira camada (antes da colocação das vigas) será uma camada de material de cobertura como impermeabilizante. Em seguida, uma moldura de madeira é montada ao longo do perímetro das paredes usando âncoras. Servirá de suporte para todas as demais estruturas que constituem a "espinha dorsal" da cobertura. Uma caixa de madeira da forma selecionada é feita no topo. O isolamento é "inserido" nele e uma folha de barreira de vapor é necessariamente colocada. Após a conclusão dessas obras, você pode prosseguir para o revestimento externo e interno. Por dentro, é melhor embainhar o teto com tábuas ou pranchas preparadas.
Piso
Os pisos da banheira devem receber a devida atenção, uma vez que com eles uma pessoa tem contato direto e frequente.
Assim como as paredes, os pisos vêm em 3 tipos:
- de madeira;
- tijolo;
- concreto.
Concreto
O tijolo é indesejável como pavimento devido às suas propriedades físicas (baixa transferência de calor). Ele fica muito quente e pode causar queimaduras graves nos pés. O material mais comumente usado, prático e durável é o concreto.Mas deve ser entendido que tal piso é muito frio e requer uma camada adicional de isolamento na parte superior.
Instalar esta opção é muito simples.
- Primeiro, a areia é derramada sobre a base acabada (pelo menos 15 cm). A seguir, coloca-se a brita ou brita numa camada uniforme de 10 cm. Não se esqueça do ralo, por baixo do qual é necessário deixar espaço e retirar o cano, que deve ir para a sarjeta ou fossa séptica.
- Depois de colocar a "almofada", uma camada primária de concreto de 5–7 cm é derramada. Quando secar, deve-se começar a aplicar o isolamento (lã mineral, perlita, espuma) e a impermeabilização. Uma malha reforçada é colocada em cima deles.
- Quando a malha está presa, o piso pode ser derramado. Os mestres aconselham tomar uma mistura pronta, uma vez que é difícil fazer você mesmo. Recomenda-se começar a trabalhar pelos cantos em direção à porta. Assim que o piso estiver seco, é necessário começar a assentá-lo. Podem ser ladrilhos, laminados e outros materiais.
Madeira
Os pisos de sauna mais práticos e confortáveis são de madeira. Eles são de dois tipos.
- Deixando a água passar por si mesmas para o orifício de drenagem (treliça ou fluxo). Esta é a opção de pavimento mais simples e económica. Nenhum material de isolamento é necessário para instalá-los. São feitas de acordo com o mesmo esquema de um pavimento normal, apenas deixam um espaço entre as tábuas a serem colocadas e o pavimento com um orifício de drenagem de 5 a 10 cm. Para isso, é instalada uma moldura adicional, sobre a qual um a cobertura é montada. O mais importante é processar qualitativamente a madeira para evitar que apodreça e fique úmida. Como regra, esse piso é feito na própria sala de vapor.
- Pisos fixos (não gotejantes). Normalmente são feitos em um camarim ou banheiro, mas também podem ser feitos em uma sauna a vapor. Para começar, é feita uma drenagem para que haja uma drenagem total da água. Em seguida, é feita uma preparação idêntica do piso, como na versão com concreto. Em seguida, um isolamento de impermeabilização é colocado e um piso de madeira fino é colocado em cima dele. É muito importante revestir todas as fissuras e juntas com selante.
Fiação
Deve-se notar imediatamente que apenas a pessoa que possui o conhecimento e as habilidades na área de engenharia elétrica pode fazer a fiação de forma independente. Será muito difícil para um iniciante neste assunto, mesmo que siga as instruções passo a passo.
A instalação da fiação elétrica deve ser realizada em uma sequência estrita e clara.
- Aterramento de todas as estruturas metálicas, caixas elétricas ou gaxetas para proteger você e as pessoas de choques elétricos.
- Conectando o cabo de alimentação. Em ambientes onde não haja contato com a água, é depositado em caixas plásticas especiais. Onde houver água ou vapor, é colocado em tubos de PVC.
- Encaminhamento de cabos para salas sem acesso à água. Da caixa de junção, um fio é colocado ao longo das mesmas ranhuras de plástico. Além disso, um orifício de passagem é feito na parede, onde haverá uma lâmpada em outra sala, e é anexado a ela. Ele também se conecta a um switch. Uma manga de metal deve ser inserida na passagem do fio na parede e preenchida com um composto não inflamável.
- Fornecimento de eletricidade para a sauna a vapor. É importante notar que é estritamente proibido encontrar uma caixa de junção e interruptores dentro dela. Recomenda-se o uso de dispositivos de iluminação de baixa tensão nesta sala. Também é necessário baixar a tensão do fluxo de eletricidade ali, para isso são utilizados transformadores abaixadores. O cabo que vai entrar na sala de vapor através do orifício na parede deve ser resistente ao calor. O furo na parede é processado da mesma maneira que acima. É muito importante marcar todos os condutores na caixa de distribuição, caso contrário, será difícil encontrar a causa no caso de falha de energia.
- Instalação de tomadas. A sua instalação é realizada de forma semelhante. O mais importante é que qualquer tomada esteja a pelo menos 60 cm da pia e do chuveiro.Além disso, cada um deles deve ter uma capa de plástico protetora que os protege da umidade.
Ao conectar a fiação elétrica ao banho, você deve selecionar um cabo de acordo com o equipamento a ser instalado, deve-se levar em consideração sua potência e consumo de energia elétrica. Todos os trabalhos devem ser realizados com sapatos de borracha, em local seco e com luvas de borracha.
Terminando o trabalho
Hoje é muito lucrativo fazer o acabamento sozinho. Se você solicitar este serviço de uma empresa, poderá obter uma quantia bastante alta. A obra de acabamento é um complexo de atividades construtivas que visa a melhoria externa e interna do edifício. O material é selecionado com antecedência. A sua escolha deve ser feita com muita seriedade e responsabilidade, pois sob a influência do calor e da água pode emitir odores ou alterar a sua forma.
Os mestres aconselham fazer o trabalho em paralelo, e não em partes (primeiro a fachada, depois a sala de vapor e assim por diante). Mas deve haver uma certa sequência. Primeiro, o teto é acabado, depois as paredes e, em seguida, o chão. Na hora de terminar os reparos, janelas e uma porta (pelo menos áspera) já devem estar inseridas.
O acabamento interno (assim como externo) é realizado em uma série de etapas que devem ser seguidas.
- Todo o material adquirido deve ser aclimatado. Por exemplo, se uma árvore é escolhida para trabalhar, ela precisa ficar deitada por vários dias na sala.
- Instalação da moldura sobre a qual será aplicado o revestimento.
- Marcador de isolamento.
- Impermeabilização.
- Instalação de painéis (madeira, forro e outros).
Trabalho semelhante é realizado de fora.
Design externo
A decoração externa da banheira é tão importante quanto a interna. É sempre agradável quando a casa e a sauna a vapor construída nas proximidades estão em harmonia, criando um estilo único de terreno.
Como e de que fazer o revestimento externo da banheira depende dos seguintes fatores:
- Estilo geral. A harmonia e combinação de edifícios farão sempre as delícias do proprietário;
- O revestimento deve cumprir certas funções: proteção contra as intempéries, isolamento do calor interno, contenção das correntes de ar frio.
As paredes de um banho russo clássico são geralmente feitas de acordo com as antigas tradições - troncos sólidos. Este é realmente um dos ambientes mais aconchegantes e agradáveis. Essas paredes não precisam de acabamento adicional, mas às vezes um cabo de corda é colocado ao longo das costuras, que é embebido em resina.
Hoje, existe uma grande seleção de materiais que podem ser usados para decorar a fachada de uma casa de banho de forma bonita e rápida. Pode ser forro, revestimento (metal, plástico), painéis de fibrocimento e outros.
O tipo mais comum de revestimento é o revestimento do painel. Recomenda-se escolher vinil ou madeira. Eles são mais adequados para o tema do banho. Eles devem ser montados em uma ripa especialmente instalada de madeira com camadas de isolamento. Às vezes, ele é conectado com um perfil de metal. Além disso, é instalado em uma junta circular a junta.
O segundo material mais popular para design externo é o forro. É cómodo porque possui lâminas de várias larguras (podem ser seleccionadas para qualquer estrutura), que podem ser em plástico, MDF ou madeira. A última opção é escolhida com mais frequência. O mais importante é que todas as pranchas sejam bem tratadas com uma solução especial que protege o material da humidade e do apodrecimento. O forro de plástico (vinil) também dura muito tempo, mas desbota rapidamente devido à ação da luz solar direta. Mas sua vantagem é que ele não tem medo de umidade e mudanças bruscas de temperatura. O forro é instalado da mesma forma que os painéis laterais.
Se a casa de banhos for construída de tijolos, mas você quiser que ela se pareça com uma casa de madeira, neste caso, você pode fazer um revestimento de uma casa de bloco. Esta é uma madeira de acabamento que se assemelha ao eurolining. É feito com uma tecnologia especial - 4 placas são cortadas em um círculo de um tronco de árvore redondo.Como resultado, as placas são perfeitamente planas e planas de um lado e convexo-semicirculares do outro. Com a ajuda deles, é fácil criar uma imitação de uma casa construída com o abate de uma árvore.
Design de interiores
Desde a infância, a imagem de um simples banho russo está embutida na cabeça de cada pessoa. Via de regra, o interior desta sala é inteiramente feito de madeira natural (amieiro, tília), há cadeiras de madeira com pernas de ferro forjado na mesma mesa, vassouras novas feitas em casa de bétula ou carvalho penduradas nas paredes, e o mais importante é o cheiro de resina de madeira, folhas cozidas no vapor, sabão.
Para preservar a atmosfera de um verdadeiro banho tradicional russo, é melhor comprar móveis de madeira (mesa, cadeiras, bancos). É muito bonito quando tem elementos esculpidos. Tapetes de malha ou vime feitos em casa às vezes são colocados nos assentos. Eles são feitos com ornamentos brilhantes para adicionar conforto e alegria ao ambiente.
É aconselhável não colocar tapete no chão do vestiário. Fungo e mofo crescerão devido à alta umidade. É melhor usar ladrilhos comuns ou placas de madeira tratadas com uma solução especial. As prateleiras nas paredes não serão supérfluas. Eles também são feitos de madeira. Canecas para cerveja, uma chaleira ou lindas figuras de brownie cabem perfeitamente aqui. Tudo depende da imaginação do proprietário.
A sauna também deve ser aconchegante. Normalmente, a iluminação com um abajur de casca de bétula é colocada nos cantos, ganchos forjados nas paredes que seguram baldes e baldes. Os baldes também podem ser de estilo étnico. Eles têm alças esculpidas ou uma borda de metal no meio. Um painel decorativo feito de madeira é freqüentemente instalado ao longo da borda superior do teto. Ornamento étnico, animais, processo de banho e assim por diante são recortados nele.
O camarim ou o banheiro também estão repletos de acessórios. Muitas vezes são feitos por conta própria, à procura de mercados de pulgas ou feiras folclóricas. É fácil encontrar colheres de pau, sapatilhas, estatuetas esculpidas de brownies, gravuras em casca de bétula e outros acessórios. Com a ajuda deles, é fácil adicionar aconchego e calor a uma determinada sala.
O cheiro é parte integrante do interior do banho russo. Graças a ele, a pessoa relaxa o máximo possível e repousa inteiramente (corpo e alma). Cada um dos quartos é dominado por seu próprio cheiro. Na sala de vapor, é o aroma de carvalho ou vassoura de bétula cozida no vapor. É bom colocar uma lâmpada de aroma no galpão e alterá-la para se adequar ao seu humor todas as vezes.
Estilo
No século XXI, existe uma grande variedade de banhos. Sua principal diferença está na temperatura de exposição ao corpo humano, bem como na quantidade e qualidade do vapor no próprio ambiente (banho turco).
- Banho russo. Temperatura de aquecimento a vapor - 40º - 75º, umidade cerca de 60%. Graças a essas condições, o corpo humano se aquece qualitativa e profundamente, e um alto nível de umidade ajuda a abrir os poros rapidamente e a começar a suar. O resultado é uma limpeza de pele de alta qualidade.
- Hamam (banho turco). Aqui a temperatura é ligeiramente mais baixa - 35º - 60º, e a umidade é cerca de 85-100%. As condições nesta sala de vapor são mais suaves. Graças a isso, você pode ficar aqui por um bom tempo, fazer vários tipos de procedimentos cosméticos (massagens, peeling e outros procedimentos). O corpo se aquece gradualmente e a pele fica constantemente úmida. Assim, as camadas profundas da pele são "abertas" e vaporizadas.
- Banho finlandês. A diferença entre essa sala de vapor é que ela usa temperaturas bastante altas (120º - 150º) e o nível de umidade é muito baixo (10–15%). Nesse sentido, uma ida para um banho assim tem uma série de contra-indicações e condições para permanecer nele. Não é incomum que a pele de uma pessoa fique muito seca ou que tenham surgido queimaduras. Mas, ao mesmo tempo, o corpo se aquece e relaxa muito bem.
- Banho de água japonês. Este tipo de sala de vapor é muito específico. Uma pessoa se senta em um barril de água, que esquenta até 60º. A pele fica bem aquecida e com vapor, mas não respira debaixo d'água.Devido a isso, ocorre sudorese profusa, toxinas e toxinas são removidas da pele.
Como escolher uma caldeira?
O coração de qualquer banho ou sala de vapor é uma caldeira de aquecimento ou fogão. Sem ele, em princípio, o funcionamento desta sala não pode ser realizado. O mais importante é que a caldeira de aquecimento possa aquecer até uma temperatura suficiente e, consequentemente, ter uma boa produção de calor. Além disso, é necessário que uma pessoa seja capaz de regular o nível de aquecimento com intervalos perceptíveis de temperatura. Todos esses parâmetros dependem do material com que é feita a caldeira, bem como da correta seleção da potência e do tamanho da sala de vapor.
As caldeiras de banho são feitas de metal. Via de regra, trata-se de aço normal ou especialmente processado. Em modelos mais caros, sua espessura pode ser de 1–1,5 cm. Durante a operação de longo prazo de tais fornos, a chamada "fadiga do metal" pode aparecer. Este fenômeno se manifesta em uma ligeira deformação da forma. Por causa disso, a porta de abastecimento do combustível pode começar a emperrar ou as soldas podem "rastejar". Por esse motivo, os artesãos recomendam o uso de caldeiras de ferro fundido. Eles são muito mais fortes e têm uma vida útil mais longa.
A principal função da caldeira é aquecer a divisão o mais rapidamente possível à temperatura desejada. Essa habilidade o eleva de muitas maneiras acima do fogão de tijolos usual. Por sua vez, os fogões de metal podem ser convencionais ou de longa duração. É melhor escolher a segunda opção, uma vez que tal caldeira esfria muito mais lentamente e mantém o calor por muito tempo, além de economizar combustível.
Ao escolher um fogão para sala de vapor, é necessário levar em consideração suas características de design e conveniência humana. Cada caldeira possui uma porta onde é colocada a lenha ou o carvão. Em alguns modelos, está dentro da sala de vapor. Por outro lado, é cómodo, uma vez que não é necessário sair da divisão para aumentar a temperatura. Mas, ao mesmo tempo, está sempre úmido na sala de vapor, e a lenha ou o carvão deste umedecem. Acontece que primeiro o combustível é seco na fornalha, e só então dá a temperatura necessária. Além disso, a partir da madeira e do carvão, lascas e detritos se acumulam, o que pode ferir pés delicados cozidos no vapor.
Deve haver um aquecedor na caldeira. Lá são colocadas pedras de tamanho médio (podem ser seixos trazidos do mar). Como estão no metal quente, também esquentam. Durante o banho, despeja-se água e forma-se o vapor, tão necessário na sala de vapor.
O aquecedor pode ficar no topo da caldeira ou na lateral. A opção lateral é melhor, pois a água só entra nas pedras. Este vapor é considerado mais suave e correto. É ideal quando este projeto (que lembra uma caçamba de treliça forjada) não toca as paredes da caldeira. Isso se deve ao fato da pedra manter a temperatura por muito tempo, podendo deformar a parede adjacente do aquecedor, diminuindo assim a vida útil da caldeira.
A maioria dos modelos possui um recipiente especial onde a água é aquecida. Ele é recolhido com uma concha e derramado sobre pedras para aquecer o ambiente. Pode ser colocado em qualquer lado da caldeira, mas é melhor se ficar suspenso por um tubo (chaminé). Então a água não vai ferver, mas sempre estará morna. Além disso, o risco de escaldar uma parte do corpo é reduzido.
Deve-se prestar atenção especial ao peso e às dimensões da caldeira. Se a sala de vapor for grande, deve corresponder ao tamanho da sala. Se o piso não for preparado com antecedência, ele pode simplesmente desabar sob seu peso. Normalmente, o futuro local para a caldeira é derramado com concreto ainda durante a construção da fundação. Quando o recuperador é pequeno, pode ser instalado diretamente no chão, mas é preferível colocar uma camada de tijolo, pois a madeira seca e deforma com a alta temperatura.
A questão mais importante é como escolher a potência da caldeira de acordo com o tamanho do banho? Para calcular corretamente os parâmetros do aquecedor, é necessário conhecer as características do edifício construído.
Leva em consideração:
- o material do qual o telhado é feito;
- espessura da parede;
- número de janelas;
- características do terreno onde está localizado o balneário;
- o coeficiente de calor liberado pela combustão do combustível utilizado.
As razões acima são as principais razões pelas quais parte do calor é removido da caldeira. Se você conhece claramente esses dados, os cálculos serão mais precisos e corretos. Então, todas essas informações são inseridas na fórmula. Por si só, é muito grande e, sem conhecimento no campo da física e da matemática, será difícil calcular a resposta correta. É melhor levar os dados conhecidos a um especialista. Normalmente, em qualquer loja especializada em caldeiras e sistemas de aquecimento, sempre existe essa pessoa.
O mais importante na hora de escolher uma caldeira não é focar no preço, mas sim na qualidade e nas características do produto. Caro não significa bom. É importante saber que se quase qualquer parte da caldeira quebrar, você terá que trocá-la totalmente.
Adendo
Mesmo um mestre experiente no campo da construção e reparo terá dificuldade em construir uma banheira de forma absolutamente correta. Como em qualquer outro negócio, existem nuances e sutilezas de trabalho aqui, e elas só podem ser aprendidas com uma pessoa que está profissionalmente engajada neste negócio.
A primeira coisa que os mestres aconselham é que o melhor é fazer um banho em um período seco e quente do ano. Isso se deve ao fato de que todas as soluções, massas e impregnações devem secar até o fim. Caso contrário, existe o risco de instalação de madeira mal processada, que durará apenas metade do período prescrito.
Antes de iniciar a construção, é imperativo criar um projeto detalhado do futuro banho. Deve indicar as dimensões exatas, a disposição das tubagens de esgoto e de abastecimento de água. Para a fiação elétrica, é melhor fazer um desenho separado. Com base no plano, será mais fácil calcular a quantidade de material necessária e o construtor iniciante compreenderá imediatamente o trabalho que não pode realizar sem a ajuda adicional de profissionais. Ele será capaz de fazer um orçamento para os custos de trabalho auxiliar de fora.
Se você deseja construir um balneário confortável e espaçoso, e não há muito espaço no local, então ele pode ser feito como uma extensão da casa. Assim, será possível economizar na “4ª parede” e espaço.
Para que o banho sirva por muito tempo, os mestres aconselham arejá-lo com a maior freqüência possível. Graças a isso, os revestimentos de madeira e metal secam e não ficam expostos à formação de mofo e bolor.
Belos exemplos
- Este exemplo mostra que mesmo um pequeno banho pode ser bonito e confortável. Há uma pequena sauna a vapor e você pode mergulhar na água fria do calor externo. No verão, uma mesa e cadeiras são facilmente colocadas ao lado dela, onde será agradável sentar, tomar chá sob a lua e as estrelas.
- Aqui é mostrada uma espaçosa sauna a vapor, onde uma empresa amigável pode caber facilmente. Devido a esse tamanho, há um lugar para uma pessoa deitar-se a toda a altura e vaporizá-la com uma vassoura de banho, enquanto outros turistas podem sentar-se em silêncio e relaxar.
- Nessa sala de vapor, é muito agradável relaxar o corpo e a alma. Durante o procedimento, haverá a oportunidade de contemplar as belezas da natureza. E a redondeza das formas confere ao ambiente um charme leve e um conforto adicional.
Para informações sobre como fazer um banho com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Obrigado pelo artigo útil e interessante!
O comentário foi enviado com sucesso.