Tudo sobre as vigas para o banho
Todo proprietário de uma casa particular ou chalé de verão sonha com uma casa de banhos de boa qualidade no local. Muitas vezes, a construção é realizada por conta própria, sem o envolvimento de especialistas. Na verdade, não é difícil fazer isso, mas você precisa ter algum conhecimento nessa área.
O artigo discute as opções mais comuns para um telhado de banho, descreve suas principais características, vantagens e desvantagens. E também é dada atenção ao procedimento de instalação do sistema de vigas para os principais tipos de telhado.
Qual telhado escolher?
Ao construir um banheiro, atenção especial deve ser dada ao seu telhado. Deve ser forte, resistir bem à condensação do vapor que sobe da sala de vapor e se instala na parte interna do telhado. Para que o telhado dure o máximo possível, faz sentido colocar uma barreira hídrica ou de vapor. Os fabricantes modernos oferecem uma grande seleção de materiais de construção de qualidade que podem ser usados para esse fim.
No entanto, a forma do teto da sauna também desempenha um papel importante. Como a maioria das saunas modernas são construídas em madeira, elas podem ser cobertas por qualquer tipo de telhado. Ao escolher uma forma de telhado, as seguintes características devem ser consideradas:
- a proximidade do banho com os aposentos;
- condições climáticas e regimes de temperatura da área em que o edifício será localizado;
- tipo de solo e resistência da base do banho;
- características técnicas do edifício.
Visão geral da espécie
No processo de construção de uma banheira, surgirá a questão de escolher o tipo de telhado. Este é um dos principais elementos de construção, pelo que lhe são impostos requisitos técnicos especiais. A forma do telhado para uma banheira pode ser:
- inclinação única;
- frontão;
- multi-declive.
Cada uma das opções listadas tem suas próprias características que devem ser consideradas durante a construção. Atualmente, os mais comuns são os 2 primeiros tipos.
Estas coberturas não causam dificuldades durante a construção, desempenham bem as suas funções principais de proteção contra a humidade do exterior e retenção do calor do interior.
A aparência de um banho de inclinação única é um plano localizado com uma inclinação de 10-20 graus. Esse telhado não tem uma crista. A construção de um telhado inclinado não é difícil, pode ser feita com bastante rapidez. Uma vantagem significativa também será que esta opção é a mais orçamentária e requer custos financeiros mínimos.
Este tipo de telhado é ideal para pequenas salas ou banheiros localizados nas imediações ou adjacentes à casa. A única desvantagem é que, devido ao ângulo formado, o espaço do sótão será significativamente reduzido. E também em termos de propriedades de economia de calor, será inferior a outros tipos de coberturas.
Um telhado de duas águas é considerado padrão para um banho. Ele cumpre efetivamente seu propósito e é fácil de fabricar. Os custos para tal telhado também são baixos - você só precisa escolher um material de alta qualidade. O telhado de duas águas distingue-se pela localização da cumeeira. Ele pode ser localizado exatamente no meio ou deslocar em qualquer direção. Esse telhado não é adequado para salas pequenas, parecerá pesado e não muito apropriado. Para banhos padrão ou grandes, um telhado de duas águas é a melhor opção.
A forma multi-declive quase nunca é usada para construir uma banheira por conta própria, uma vez que é bastante problemático criá-la por conta própria, muitos erros técnicos podem ser cometidos, o que acabará por levar à necessidade de atrair especialistas.
Instalando o sistema de viga
Para a construção de paredes de banho, é aconselhável usar uma casa de toras de um tronco ou de um bar. A madeira é o material mais prático, durável e natural para o banho. É fácil fazer essa base com as próprias mãos, depois de limpar e preparar o terreno previamente.A fortificação pode ser montada com materiais prontos ou você pode processar independentemente cada detalhe do futuro banho. Ao preparar peças de madeira para uma casa de toras, é necessário prestar atenção se elas estão impregnadas com um agente de proteção especial.
Se o fabricante não tiver feito isso, não será difícil processar você mesmo a madeira. Isso é necessário para que o material não seja afetado negativamente por altas temperaturas e umidade. Nesta fase, é importante configurar um suporte fiável para a fixação posterior do telhado. Numerosos livros de referência e diagramas ajudarão a estabelecer corretamente a fundação e colocar a casa de toras.
Quando a fundação e as paredes forem instaladas, é necessário decidir sobre o tipo de cobertura do futuro banho e, em seguida, proceder à preparação da base da moldura. Muitas vezes surge a questão de como anexar um sistema de treliça a um banho picado. Você precisa entender que ele deve ficar apoiado na base - o Mauerlat, que, por sua vez, é fixado diretamente no topo das paredes. Deve ser feito de tábuas ou vigas de madeira grossas. Esta é a única maneira de distribuir uniformemente a carga nas paredes e na fundação do edifício. Para maior estabilidade do telhado, é necessário fixar um cinto especial reforçado às paredes, no qual são montados fixadores especiais para o Mauerlat.
Pode ser dispensado apenas se a banheira for compacta em tamanho e seu teto for feito de materiais leves. Em vez de um cinto blindado, às vezes são usados parafusos de ancoragem, que também desempenham bem a função de suporte adicional. Para maior confiabilidade, você pode usar peças adicionais - aperto, postes, jumpers e muito mais. Recomenda-se a montagem no solo - assim o trabalho será mais rápido e seguro.
Para que o processo de preparação do banho não se prolongue, faz sentido não trabalhar sozinho, mas envolver 2 a 3 assistentes.
Mono-pitched
Ao escolher este tipo de telhado, você precisa calcular corretamente o ângulo de sua inclinação. A neve não deve se acumular no telhado ou água estagnada, pois mais cedo ou mais tarde umidade desnecessária entrará no edifício. Se o banho estiver localizado em uma área onde a precipitação raramente cai, então você pode sobreviver com uma inclinação de 30-35 graus, se nevascas e chuvas forem frequentes, então o ângulo deve ser aumentado para 45-50 graus. Em qualquer caso, o declive não deve ser absolutamente plano ou inclinado em um ângulo obtuso.
A fixação das vigas às paredes da banheira deve ser realizada da seguinte forma: em primeiro lugar, é necessário calcular com antecedência qual será a inclinação do telhado, e construir uma estrutura de suporte com a diferença de altura necessária . A seguir, é necessário instalar sob as vigas vigas - vigas horizontais, que irão simultaneamente dar rigidez à estrutura e distribuir a carga nos apoios.
As vigas devem cobrir toda a extensão do edifício. Suportes adicionais podem ser omitidos se a área do banho for inferior a 4,5 m2. Caso contrário, é necessário usar a chamada perna da viga - uma viga chanfrada que adicionalmente suporta o telhado. As vigas são fixadas à parede de suporte por baixo e por cima. Para garantir um contato mais firme entre as peças, você pode fazer recortes especiais nelas.
Pregos de aço compridos e fios rígidos são usados para a conexão. Ao construir um telhado inclinado, é necessário certificar-se de que o telhado se estende além dos limites das paredes em alguns centímetros. Isso protegerá a casa de toras de umidade e luz solar desnecessárias.
Frontão
Antes de construir esse telhado, você precisa decidir como as vigas serão aplicadas. Os mais fáceis de fabricar são vigas suspensas ou em camadas. Para uma casa de banho, dentro da qual uma parede de suporte de carga está localizada, faz sentido escolher um tipo em camadas. O topo das vigas é preso à viga ou barra de cumeeira. Para a estabilidade da estrutura, nesta fase faz sentido utilizar postes de apoio, distribuindo-os corretamente em altura.
Em primeiro lugar, os suportes são fixados às paredes do edifício e, em seguida, ao longo de uma faixa horizontal. As vigas são pregadas na crista do telhado. Devem ser evitadas aberturas excessivas na parte inferior do telhado, uma vez que irão afetar negativamente a estrutura de madeira no futuro. Portanto, é melhor prender as vigas às paredes usando o método de corte com um ou dois dentes (espigões).
Para que as peças não se movam para os lados, vale a pena instalar adicionalmente cantos de metal.
Para para construir uma estrutura de caibro suspenso, é necessário fazer várias hastes (treliças de construção) e fixá-las na base do telhado. Seu tamanho e número dependem da área do edifício e do ângulo de inclinação. Em seguida, as vigas são instaladas uma a uma, fixadas na travessa da cumeeira de ponta a ponta, cortando ou aparafusadas com parafusos. Ao construir treliças suspensas, ferramentas adicionais devem ser usadas - aperto e lintéis.
Eles irão adicionar rigidez e estabilidade adicionais ao telhado. As vigas são fixadas ao balneário a partir da casa de toras por meio de suportes deslizantes - peças especiais que fixam com segurança o telhado à base, mas ao mesmo tempo permitem que você deixe um pequeno espaço para o encolhimento do edifício. Isso ajudará a evitar a deformação do banho, o que pode ocorrer com o tempo. O telhado é fixado à viga superior com dobradiças ou parafusos especiais.
Para obter informações sobre como instalar corretamente as vigas na banheira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.