Bancadas de banho: tipos e fabricação faça você mesmo
Um balneário em seu local é o sonho de muitos. Bancos e bancos neste projeto ocupam uma posição importante, eles entrelaçam decoração e funcionalidade. Você mesmo pode fazer essa estrutura. Assim, o banco da casa de banhos se tornará um verdadeiro orgulho do proprietário.
Objetivo e tipos
A bancada pode ser portátil ou estacionária. O tamanho da estrutura depende das dimensões de um banho de aldeia particular. Um parâmetro de 60-70 cm é considerado uma altura universal. Se uma estrutura de várias camadas for feita, a distância do teto ao ponto superior da bancada deve ser de pelo menos 1,2-1,3 m.
Na maioria das vezes, as bancadas portáteis são menores do que as bancadas fixas. Muitos fatores devem ser considerados ao escolher o tipo de loja. O propósito, o tamanho da sala e o número esperado de visitantes são importantes. Pelo tipo de construção, os bancos são divididos em vários tipos.
Camada única
Na maioria das vezes, essas são estruturas móveis para pequenas salas de vapor. Esta opção é muito conveniente - você pode mover facilmente o produto para qualquer lugar. Você pode levar a bancada do lado de fora para secar ou fazer pequenos reparos. Este projeto pode ser plano (linear) e angular. É ótimo para vestiários. A bancada de camada única é fácil de fabricar e não é exigente para cuidar. Esta é uma ótima opção de criação para iniciantes. Para sua autoprodução, nenhuma habilidade especial é necessária.
Beliche
Esse banco pode ser colocado em uma sauna maior. Normalmente, a largura desse banco permite que um adulto alto se deite em silêncio. Uma escada especial é fornecida para acesso ao segundo nível. Esses bancos são instalados ao longo de paredes vazias, sem janelas e orifícios de ventilação. Caso contrário, surgirão rascunhos.
De três camadas
Esses designs são projetados para salas de grandes dimensões. É importante manter a distância adequada da bancada superior ao teto. Essa bancada é relevante em uma sala de vapor: você tem a oportunidade de escolher a temperatura do ar desejada (é mais quente na bancada mais alta). A camada intermediária torna-se estacionária, as outras duas - móveis. A distância entre as camadas deve ser de pelo menos 1m. A bancada inferior é menor (até 60 cm de largura e não mais de 95 cm de comprimento). O resto das camadas da estrutura podem ser maiores.
Escalonado
Este modelo foi projetado especificamente para salas de pequenas dimensões. A parte inferior desta estrutura é geralmente usada como um degrau. Você pode se sentar nele, você pode subir mais alto com ele. A camada superior deve ser grande para permitir que um adulto se deite.
Requisitos
A construção de uma bancada para banho é uma tarefa responsável. Existem requisitos especiais para os bancos e a madeira com que trabalhará.
Listamos os requisitos para o material:
- As fibras de madeira devem ter alta densidade, caso contrário o produto irá rachar durante a operação.
- Requer baixa condutividade térmica. Os bancos de madeira não devem ficar muito quentes, caso contrário, as queimaduras permanecerão na pele.
- A resistência à umidade do material permite aumentar a vida útil de seus móveis de banheiro.
Agora vamos descobrir os requisitos para os próprios bancos caseiros:
- Todas as barras e placas devem ser lixadas cuidadosamente com lixa de abrasividade diferente ou máquina especial.
- Certifique-se de arredondar todos os cantos dos bancos e prateleiras.
- A elevada resistência dos móveis é garantia de segurança. O banco deve suportar o peso não de um adulto, mas de vários.
- Cuidado com a impregnação com anti-séptico. Os compostos sintéticos não são adequados aqui. Eles vão liberar toxinas quando aquecidos. Ao comprar matéria-prima na loja, estude a gama de impregnações de base natural.
- O espaço sob a bancada não é costurado para uma secagem ideal da madeira.
- A estrutura não deve ser colocada perto da parede. Certifique-se de recuar cerca de 10 cm.
- O uso de vernizes e tintas é estritamente proibido.
- Coloque estruturas fixas e móveis somente perto de paredes vazias.
Seleção de material
Parece que poderia ser mais fácil do que escolher um material para uma estrutura futura. Parece a alguns que mesmo as variedades de coníferas são bastante adequadas para fazer bancos. Na verdade, não é esse o caso. Quando aquecido, a resina aparecerá na superfície dos móveis, o que pode causar queimaduras. Essas opções de madeira são adequadas exclusivamente para uma sala de lavagem ou sala de recreação, mas não para uma sala de vapor.
Aspen também parece uma boa opção. No entanto, durante a operação em condições úmidas, essa bancada começará a apodrecer por dentro. O carvalho é realmente adequado para fazer estruturas, embora o material de qualidade seja decente. Considere as variedades clássicas de árvores para móveis em uma sauna a vapor.
Linden
A alta densidade (500 kg / cm3) permite que o material resista aos efeitos das altas temperaturas, não superaquecendo. No processo de aquecimento, esta madeira libera elementos úteis para o ar. Linden é fácil de manusear e maleável. No entanto, também tem desvantagens. Você não pode prescindir do pré-processamento da madeira antes de fazer uma bancada. Se você negligenciar a preparação, o material acumulará umidade e começará a se deformar, e então apodrecer completamente.
Pinho
Do ponto de vista do preço do rênio, o pinho é considerado o material mais rentável. Procure por espécimes de boa qualidade. A madeira deve estar livre de nós, tons de azul e bolsas de alcatrão. Infelizmente, todas as principais vantagens do material a um custo acessível e chegam ao fim. O pinho tem uma densidade baixa, então esse produto não durará muito. Mudanças nos níveis de temperatura e umidade levarão à deformação e rachaduras.
bétula
É uma madeira pesada com alta densidade (600 kg / cm3), o que permite que a bancada não reaja às mudanças de umidade. A condutividade térmica da bétula está em um nível médio, mas não haverá queimaduras quando a bancada for aquecida. O material tem boa tenacidade e não deforma durante a operação. É fácil de manusear: é maleável. Para uma sauna a vapor com bancos de bétula, é importante garantir uma boa ventilação.
Para a fabricação de uma bancada, você pode usar tipos de madeira mais bizarros.
Meranti
Madeira vermelha apresenta alta obesidade (610 kg / cm3). Este material distingue-se pela sua densidade e elevado peso, por isso nunca irá encontrar o sobreaquecimento da bancada. Tal projeto será resistente a quedas de temperatura e níveis de umidade. Esta árvore não tem nós e é caracterizada pelo baixo teor de fibra, o que a torna fácil e agradável de trabalhar.
Abash
Isso é realmente ideal para fazer um banco de banho. A estrutura porosa do material não tem umidade e nenhuma tendência a acumular umidade. A densidade do material é bastante baixa (apenas 390 kg / cm3), mas não aquece mesmo com calor significativo na sala de vapor. Não é difícil adivinhar que essa madeira é cara. Isso se deve principalmente à entrega de matéria-prima da África.
Manufatura
É perfeitamente possível refinar o banho sozinho. Uma loja faça-você-mesmo é o orgulho do mestre. Dependendo de suas habilidades, você pode fazer um banco simples ou beliche. Com uma certa habilidade, você pode lidar com a segunda opção sem nenhuma habilidade especial, seguindo as instruções. Em qualquer caso, você precisará de um diagrama e desenhos.
Loja simples
Se você é um aspirante a carpinteiro, faz sentido fazer uma pequena bancada móvel. No decorrer do trabalho, você adquirirá o mínimo de experiência e será capaz de lidar com designs mais complexos e intrincados. Primeiro, faça um diagrama indicando todas as dimensões (altura, comprimento, largura).
Para a fabricação, você precisará de parafusos auto-roscantes, bem como parafusos lixados:
- placas 150 × 20 × 5 cm - 2 pçs .;
- barras 5 × 5 cm - 2 unidades;
- ripas 10 × 2 cm - 2 unid.
Considere as etapas do trabalho.
- Divida o primeiro bloco em 4 partes de 50 cm cada - essas são as futuras pernas.
- Divida o segundo bloco em 4 pedaços de 41 cm cada - serão racks horizontais.
- Faça 2 quadros. Para fazer isso, fixe as pernas usando parafusos autoatarraxantes com suportes na parte superior. Fixe a parte inferior do rack por dentro a uma altura de 5 cm do chão.
- Fixe 2 réguas sequencialmente nas estruturas usando 4 parafusos auto-roscantes. Deixe a folga entre os elementos cerca de 1 cm, aperte os parafusos auto-roscantes por dentro ou afunde 0,5 cm na madeira, cubra com massa de vidraceiro (caso contrário, ao aquecer os parafusos deixam queimaduras).
- Fixe as tiras finas na barra transversal inferior para melhor estabilidade da estrutura.
Ao fazer uma loja, de acordo com todas as regras, não se usam parafusos auto-roscantes com chave de fenda. Existem pinos de madeira especiais que são cravados nos orifícios preparados. Essa técnica é difícil para iniciantes, mas você precisa conhecê-la.
Banco de beliche
Para a fabricação de tal estrutura, você precisará de um desenho. Esta é a única maneira de levar em conta cada pequena coisa e evitar alterações na bancada. É muito mais fácil e agradável trabalhar com uma tala em branco.
Vamos considerar como fazer uma estrutura de 3 m de largura, 3,6 m de comprimento e 2,4 m de altura.
- Instale uma estrutura de madeira de 50 × 70 mm perto de uma longa parede em branco.
- Lixe 12 blocos de 110 cm e 6 blocos de 90 cm para a prateleira superior.
- Para a prateleira de baixo, lixe 6 blocos de 140 cm e 6 blocos de 60 cm de comprimento.
- Os bancos (piso) são feitos de tábuas de aproximadamente 20 × 120 mm, seu comprimento deve corresponder ao comprimento da parede.
- Para drenagem livre de água e ventilação, deixe espaços de 1 cm entre as placas.
- Para um ligamento transverso entre os postes de ambas as prateleiras, é necessário preparar 3 travessas.
- Para a camada superior, derrube os racks em forma de U e conecte-os com duas placas. Fixe a estrutura à parede usando barras de 5 × 5 ou 10 × 10 cm.
- Derrube os racks para a camada inferior em forma de L. Combine os lados longos com as verticais da camada superior. Conecte os racks inferiores com placas.
- O quadro foi concluído. Agora coloque as pranchas nas camadas. Para conectar, use métodos de fixação convenientes (a melhor opção são pregos de madeira).
Alojamento
É melhor pensar onde estará a loja na fase de construção. Nesse caso, você pode colocá-lo de forma racional. Coloque um banco contra uma parede em branco. A ausência de janelas e orifícios de ventilação eliminará a corrente de ar. As bancadas não devem ser colocadas perto do fogão. Primeiro, você pode se queimar. Em segundo lugar, você viola as regras de segurança contra incêndio.
Dicas de cuidados
Fazer móveis para diferentes ambientes do banheiro com as próprias mãos não é apenas interessante e responsável. Você é responsável pela confiabilidade e segurança da estrutura, a vida útil da bancada depende de você.
Certifique-se de levar em consideração as recomendações de profissionais experientes.
- As placas devem ser lixadas em perfeitas condições. Aproveite o tempo para arredondar os cantos para evitar ferimentos e farpas.
- Vernizes e tintas à base de óleo não devem ser usados. Quando aquecidos, esses agentes liberam toxinas no ar que podem prejudicar o corpo e causar problemas de saúde irreparáveis.
- As coníferas não são a melhor escolha para móveis em uma sala de vapor. Essas resinas secretadas são úteis, mas podem causar queimaduras se entrarem em contato com a pele.
- Tente trabalhar com fixadores de madeira. Você vai precisar de um talento especial para isso, mas o resultado vale a pena.
- Ventile a sala de vapor após os procedimentos de banho. Isso protegerá sua mobília da ocorrência de fungos, estenderá a vida útil da bancada.
- Deixe um espaço livre entre a bancada e o chão para ajudar a evaporação da umidade. Esta é uma excelente prevenção contra o apodrecimento da madeira.
- Certifique-se de deixar pelo menos 1 cm de espaço entre as placas, pois isso aumentará significativamente a vida útil de sua bancada.
Como fazer um banco na banheira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.