Como construir uma sauna com as próprias mãos?
Quem nunca sonhou em ter sua própria sauna por perto? A resposta, claro, é sim, porque os benefícios de uma sauna em casa são óbvios. Em primeiro lugar, é descanso e relaxamento. Além disso, na sauna você pode sentar-se perfeitamente com um amigo, ter prazer, além disso, o efeito curativo da sauna é indiscutível.
Peculiaridades
No período moderno, não há necessidade de sair da cidade ou visitar instituições públicas para essas férias, porque você pode equipar uma sauna a vapor nas proximidades. Não é necessário fazer isso em um prédio separado. Uma sauna pequena pode muito bem caber em uma sala de estar ou no campo. Uma sauna em casa é normalmente construída em forma de cabina feita de materiais de madeira e tem um acabamento que permite conservar melhor o calor e criar vapor. Mas, se desejado, a sauna a vapor pode ser localizada em um prédio separado.
As configurações de gêmeos também podem ser diferentes. Mas, ao mesmo tempo, é necessário construir estruturas com configurações diferentes de acordo com o mesmo princípio e seguindo a mesma ordem. E você pode lidar com esse trabalho por conta própria, sem recorrer à ajuda de especialistas.
Basta escolher uma sala adequada para a sala de vapor - deve ser fechada e seca. É necessário também fornecer água e luz elétrica à sala, incentivando-se a ventilação. Neste caso, é possível colocar nele uma cabine de banho turco. Resta estocar uma atitude decisiva, ferramentas e materiais, estudar a teoria e começar a implementação prática do seu plano.
Ao construir uma sauna, você precisará levar em consideração uma série de características de um projeto de sauna. Eles determinam a confiabilidade do edifício e o tempo de seu serviço. E isso é muito importante, então vamos listá-los. Em primeiro lugar, quando a disposição das bancadas é estratificada, deve haver pelo menos 40 centímetros de uma bancada para outra. Essa distância é a mais conveniente para quem vai tomar banho de vapor. Em segundo lugar, os cantos da sala de vapor precisam ser equipados com acessórios de iluminação. A luz cairá de forma que quase toda a área da sala de vapor ficará iluminada.
Por conveniência, as bancadas precisam ser equipadas com costas ou revestimento vertical. Isso proporcionará conforto a todos os visitantes e permitirá que você relaxe o máximo possível. É preferível revestir o chão com ladrilhos de cerâmica ou outro material, o principal é que seja capaz de suportar altas temperaturas, bem como uma humidade constante. Só um piso assim pode servir por muito tempo. Mas deve-se notar que os lugares ao longo dos quais ele deve se mover devem ser de madeira. A árvore não esquenta muito, pelo que será possível deslocar-se na sala de vapor com o maior conforto.
Se você decidir fazer esse tipo de dispositivo em casa, todos os padrões devem ser atendidos. A permissão apropriada deve ser obtida.
Estilo e design
O estilo e o design da sauna a vapor, é claro, precisam ser pensados nos mínimos detalhes. Primeiro, você precisa considerar o layout da sala. Normalmente, é usada a versão clássica de uma sala de vapor de três salas - um camarim ou vestiário, uma sala de lavagem ou duche e a própria sala de vapor. Os banhos russos tradicionais geralmente incluem dois quartos, já que a sauna a vapor e o chuveiro costumam ser combinados. Portanto, ao escolher uma sauna a vapor no estilo russo, esse fato deve ser levado em consideração. Se desejar e se tiver dinheiro, você pode adicionar vários quartos opcionais à sauna.Por exemplo, é possível equipar uma fonte ou piscina, uma sala de jogos - uma sala de bilhar ou salas semelhantes, pode também adicionar uma cozinha, uma área de lazer, uma casa de banho ou uma sala de fumadores.
Ao mesmo tempo, a solução de estilo da sauna também pode ser diferente. Por exemplo, o estilo russo, que já foi mencionado anteriormente. Distingue-se pela contenção e concisão nos detalhes. Via de regra, esta é uma mesa enorme, muitos bancos e sofás, vassouras de bétula, barris de madeira e conchas. Esse interior pode ser modernizado com a ajuda de um bilhar ou, por exemplo, de uma TV.
O estilo antigo também é popular para decorar uma sala de vapor. Freqüentemente, vem acompanhado de itens forjados, utensílios de madeira e outros itens semelhantes. Também característica deste estilo é a presença de entalhes intrincados em elementos de madeira. Além disso, você pode pendurar vassouras de carvalho ou bétula na parede. Eles também podem ser representados por grama perfumada. Tudo isso pode ser usado na prática e cozido no vapor ou guardado como elementos decorativos.
Do que construir?
Você precisa construir uma sauna se tiver um determinado conjunto de ferramentas e materiais. É necessário ter uma ferramenta de carpintaria, um carrinho de mão, uma pá, uma betoneira, uma espátula, um nível de construção e um recipiente onde será preparada a solução. Nesse caso, a mistura manual da solução exigirá o uso de um recipiente de metal e uma pá. Alternativamente, você pode usar um misturador de construção, bem como uma furadeira elétrica. Isso vai exigir muita potência e um bico especial. Além disso, no processo de construção de uma sauna a vapor, você terá que usar uma serra elétrica. Graças a ele, você pode fazer um corte, corte e assim por diante. Eles podem ser usados para fins práticos ou como itens decorativos.
Você também precisará de verniz, impregnação e tinta. O mesmo é necessário para decoração.
Se falamos de materiais, então você precisa estar atento ao fato de que você não pode prescindir de lenha na hora de construir uma sauna, principalmente se você tiver uma caldeira a lenha com termostato. Este é o material ideal, geralmente usado em banhos, salas de vapor e saunas. As melhores saunas são feitas de tília, abasha e álamo tremedor. Essa madeira também é adequada para equipar uma sala de vapor diretamente na sala de estar. É importante notar que você não pode usar diferentes tipos de madeira. Mas todos podem escolher a raça que mais lhe convier.
A madeira pode ser adequada para uma sauna.
- Pinho escandinavo. Uma característica especial é o tom de rosa, que cria algum efeito decorativo. Ao mesmo tempo, a madeira de pinho quase não tem nós, mas um padrão em forma de anéis é claramente visível. Mas, ao mesmo tempo, com o tempo, a árvore começa a escurecer e envelhece rapidamente. Portanto, nem todos consideram o pinho uma opção adequada.
- Amieiro. Esta árvore é caracterizada pela alta densidade, bem como pela presença de uma tonalidade rosa-acastanhada claro. Além disso, a madeira vai deliciar os olhos com um padrão de anel intrincado. Mas geralmente a superfície externa da sala de vapor é enfeitada com amieiro.
- Cicuta. Este tipo de madeira é caracterizado por uma tonalidade marrom-rosada. Além disso, a árvore não tem resina e nós. Mas há um padrão - linhas paralelas.
- Abeto escandinavo. O tom é amarelo claro. Ao mesmo tempo, pequenos nós são freqüentemente encontrados na madeira.
- Lindens. A madeira tília não tem nós nem resina. E isso é, sem dúvida, uma vantagem. Este material pode ser utilizado em qualquer aquecedor que possua regulador.
- Aspen. Esta árvore também não será resinosa. Além disso, a madeira do álamo não apodrece. Além disso, o aspen se distingue por uma cor bege claro.
- Abashi. Trata-se da madeira de carvalho africano, que se distingue pela sua densidade, estrutura homogénea, baixo nível de condutividade térmica, assim como tons castanhos claros e pontos escuros.
Como fazer isso sozinho?
A construção da própria sala de vapor deverá ser precedida da elaboração do seu projeto. Você pode fazer o pedido, desenhar você mesmo ou procurar um protótipo pronto.Para não cometer erros de design, é recomendável decidir para quantas pessoas a sauna será projetada. Deve ser lembrado que uma pessoa precisará de cerca de 2 metros quadrados em média. Portanto, ao calcular para seis hóspedes, será necessária uma média de 12 metros quadrados de área total.
Com base no cálculo da área total, é determinado qual nível de potência do equipamento de aquecimento será necessário a fim de atingir a temperatura desejada na sala de vapor. Também é melhor, ao planejar, prever como as prateleiras da banheira serão colocadas. Deve ser cerca de um metro deles até o forno. Também é uma boa ideia pensar sobre e calcular a distância ideal de prateleira a prateleira e até a bancada durante o planejamento. É igualmente importante determinar a localização dos tubos de abastecimento de água, respiros e ralos. Ao conectar todos esses sistemas, você deve ser extremamente cuidadoso.
Recomenda-se incluir a iluminação nesta lista, bem como levar em consideração a área para salas com funções adicionais. Uma lâmpada infravermelha pode ser adicionada adicionalmente. Os esboços de esboços e desenhos devem ser realizados de acordo com o layout.
Independentemente da localização da sauna, primeiro você precisa lançar a base - coloque a base ou o chão. Se for para derramar um piso de concreto, então deve-se lembrar que essa camada deve secar até o fim antes que qualquer outro trabalho possa ser realizado na sala. Via de regra, a secagem completa ocorre em quatro semanas. Além disso, o material de cobertura é colocado na superfície de concreto em várias camadas. Neste caso, antes do vazamento, é possível prever a presença de tubos de ventilação para outros equipamentos de ventilação.
Em seguida, instalamos as barras. Os tamanhos recomendados são 15 por 15 ou 20 por 20 centímetros. É melhor excluir o contato das vigas e a fundação, portanto, primeiro o trilho é colocado no concreto, depois a viga. O espaço vazio entre os elementos de madeira deve ser preenchido com material isolante térmico, por exemplo, você pode usar selos de espuma ou juta. É importante conectar as barras entre si com segurança. Portanto, não é recomendado o uso de fixadores de metal - eles não interagem bem com alta temperatura e umidade. Mas é perfeitamente possível usar ranhuras e pinos.
No topo das vigas, é necessário fixar placas resistentes e material de cobertura. Depois disso, recomenda-se não tocar em nada por 0,5 ano, para deixar a madeira assentar. Em seguida, você pode fazer aberturas de portas e janelas e montá-las. Deve-se notar que a madeira cara de alta qualidade não leva tempo para encolher.
É importante não esquecer o tratamento anti-séptico e retardador de fogo da madeira, caso contrário a raça não será resistente à umidade. São agentes de impregnação que podem ser utilizados no material ou já em paredes, pisos, tetos e prateleiras acabados.
O acabamento das instalações deverá ser realizado com painéis de madeira. - forro de cedro ou abeto. A escolha deste material específico será a mais ideal. Neste caso, é aconselhável escolher um material em que não haja resina e nós. Nesse caso, o teto e as paredes, antes mesmo do acabamento da sala de vapor, devem ser isolados, isolados do vapor com o auxílio de lã mineral e outra camada de isolamento. Então você já pode usar o forro.
Os pisos devem ser acabados com um material especial, que deve ser escolhido de acordo com a capacidade de suportar altas temperaturas e umidade, indispensáveis em uma sala de vapor. Por exemplo, ladrilhos de cerâmica ou materiais semelhantes são uma boa escolha. A instalação dos ladrilhos é realizada em esquema padrão. Primeiro, a base é nivelada, depois os ladrilhos são fixados. Para isso, é melhor usar um fichário especial.
É aconselhável fazer o piso da sauna em madeira ou com elementos em madeira. Usar pranchas de madeira é uma boa opção.Nesse caso, os logs são usados como fixadores. É mais adequado usar placas de cinco centímetros de espessura. Para fazer com que o líquido desapareça mais rápido, você pode deixar uma pequena distância entre as placas ou gastar um tempo construindo uma escotilha separada, que será fechada por uma grade perfurada. Você também pode criar fluxos de saída para o esgoto.
Quando o piso da sauna estiver pronto, você pode pensar no elemento principal da sauna a vapor - o fogão. É importante notar que antes de instalar o forno, é necessário começar a organizar a base. As fundações variam em tipo e tamanho. Você pode escolher o correto, levando em consideração as características individuais do equipamento de aquecimento. A melhor opção seria adquirir um pequeno forno de metal. É melhor usar pedras de rio como aquecimento. Esta escolha será principalmente devido ao fato de que o paralelepípedo é acessível a todos, pode resistir a altas temperaturas e não começa a trincar.
Fazer uma sauna finlandesa em casa no país provavelmente não será muito diferente do anterior., com exceção de ter em consideração as características do solo, finalidade e frequência das visitas. Em geral, os princípios permanecem os mesmos. Também pode equipá-lo passo a passo diretamente na casa de campo, por exemplo, na casa de banho ou na cave ou numa divisão independente. Certifique-se de isolar as paredes e organizar um sistema de drenagem de alta qualidade no segundo caso.
Coisinhas úteis
É melhor equipar a sauna com orifícios de ventilação. Ao mesmo tempo, cada uma das salas da sala de vapor deve ser ventilada. A maneira mais simples de equipá-lo é criar um orifício de exaustão quase no teto, bem como criar um canal de entrada próximo ao chão. Você pode fazer a ventilação de outra maneira. Além disso, não se esqueça de organizar os móveis corretamente.
A presença de lâmpadas na sala de vapor também será útil. Isso pode criar uma atmosfera especial e incomparável na sala de vapor. É melhor equipá-los com armações especiais para protegê-los de alta umidade e temperatura. Para o mesmo efeito, a luminária é fechada com uma tampa selada.
Também é útil ficar atento às classes de resistência no momento da compra, que devem estar indicadas na embalagem ou nas instruções.
Você precisa ter cuidado e escolher as lâmpadas certas. É aconselhável manter uma distância de 30 centímetros do teto à luminária. E geralmente é proibido instalar lâmpadas acima do dispositivo de aquecimento.
Prateleiras verticais também podem ser úteis. Você pode colocar vassouras, baldes, recipientes, acessórios e outros utensílios sobre eles. Eles podem ser feitos com blocos de madeira. Também não é recomendado o uso de fixadores de metal aqui. Segundo a tradição russa, as prateleiras devem ser colocadas na parede oposta ao fogão. As prateleiras também devem ser revestidas com madeira, preservando as fissuras para que a umidade seque mais rapidamente. Um apoio para os pés ou para a cabeça também será uma pequena coisa útil.
dicas e truques
Antes mesmo de usar a sauna, você deve se familiarizar com as regras que lhe permitirão visitá-la sem prejudicar sua saúde.
As diretrizes serão as seguintes regras:
- antes de começar a cozinhar, você não deve se recusar a tomar um banho quente sem sabão;
- você não pode ser colocado imediatamente na prateleira superior, pois isso afetará negativamente a pele, ela deve estar preparada para mudanças de temperatura;
- vaporizar em pé ou sentado não é saudável; para a máxima satisfação, é melhor fazê-lo deitado;
- ao menor desconforto da sala de vapor, é melhor sair imediatamente, as consequências podem ser irreversíveis;
- Não é categoricamente recomendado sentar-se na sauna por mais de quinze minutos, pois não é saudável;
- logo após a sauna, o melhor é tomar um banho de chuveiro para tirar o suor, após o qual pode usar a piscina imediatamente;
- depois do banho turco, é útil recorrer aos serviços de um massagista, graças ao qual se pode melhorar a circulação sanguínea;
- é útil beber água, e quanto mais, melhor;
- beber álcool na sauna só terá consequências negativas, por isso é melhor recusá-lo;
- você não deve colocar roupas nos primeiros vinte minutos, pois o corpo precisa de tempo para secar.
Além disso, não se esqueça que crianças menores de quatro anos não podem ser encaminhadas para a sauna a vapor. Cuide da sua saúde e da saúde das pessoas próximas a você.
Exemplos e opções de sucesso
Um dos melhores exemplos de instalação de uma sauna a vapor é ao lado de um chuveiro em um apartamento na cidade. Esta opção é especialmente conveniente para quem deseja relaxar na sauna a vapor durante a semana após o trabalho.
Claro, é melhor construir uma sauna de madeira. Além disso, todas as prateleiras e recipientes - baldes, barris, etc. também são melhores para escolher materiais naturais.
Ao construir uma banheira com suas próprias mãos, você pode mostrar excelentes habilidades de design. A sauna pode se tornar uma verdadeira plataforma para a implementação de ideias artísticas. Assim, por exemplo, você pode organizar as paredes em um círculo, como na foto.
É importante notar que a gama de opções é enorme, então só você precisa fazer uma escolha. Ao mesmo tempo, leve em consideração seus próprios desejos, necessidades e também não se esqueça das oportunidades financeiras disponíveis.
Portanto, construir você mesmo uma sauna é um negócio complexo, no qual os conselhos de especialistas não interferem. No entanto, seguindo as instruções acima, é perfeitamente possível construir sua própria sauna ao lado de sua casa ou diretamente nela. Você só precisa ter paciência, comprar materiais de qualidade e começar a trabalhar. O resultado certamente irá encantá-lo, pois você terá um ótimo lugar para relaxar, descontrair e encontrar seus entes queridos.
No próximo vídeo, veja como construir uma sauna com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.