Sauna na varanda: tipos e características do arranjo
É bom se você tiver uma cabana de verão e uma casa de banho nela. Mas e se você morar em um apartamento? Afinal, você realmente quer relaxar e ganhar forças depois de um dia cansativo em sua própria sauna. Há uma saída - equipá-lo na varanda ou loggia.
Se você é o proprietário de uma grande varanda, pode equipar um banheiro aqui mesmo, é claro, observando todos os requisitos da lei na implementação de redesenvolvimento. Na sua própria sauna, você estará sempre tranquilo e seguro de que a higiene é observada e o quarto está limpo, e você não terá que perder tempo viajando e pagando por este caro prazer em outros estabelecimentos.
Claro, você pode comprar uma mini sauna pronta, mas isso terá de ser gasto com ela. É mais fácil equipar com as próprias mãos a construção de uma mini-sala de vapor na varanda. Normalmente, uma sauna compacta tem 80 cm de largura e 2 m de altura. Se você tem habilidade em construção e deseja fazer uma sauna a vapor com suas próprias mãos, use as instruções detalhadas na Internet e meios improvisados, ou contrate um mestre competente para aconselhamento profissional.
Diferenças entre a sauna a vapor russa e a sauna finlandesa
Antes de erguer uma estrutura na varanda, decida o que será. Por exemplo, se a estrutura interna de uma sauna a vapor russa e finlandesa for quase a mesma, os sistemas de aquecimento e aquecimento serão completamente diferentes. Num banho russo, trata-se de lenha e pedras clássicas, às quais é fornecida água, de onde se obtém vapor húmido. E, claro, a presença de uma vassoura é obrigatória, com a ajuda da qual o corpo será limpo. Mas as saunas finlandesas mais modernas geralmente são equipadas com um fogão elétrico e fornecem vapor seco.
Claro, uma opção mais simples e prática é uma sauna seca.quando não necessitar de ocupar espaço adicional para lenha e cinzas limpas no recuperador e no chão, e as pedras aquecidas por lareira eléctrica aumentam a temperatura da divisão em poucos minutos. Mas a sala de vapor russa tem sua própria "alma", e quem não quer vapor com uma vassoura perfumada. A escolha do tipo de sauna é consigo.
Vantagens e vantagens de uma sauna a vapor compacta
A ideia de uma sauna na varanda é ideal e bastante fácil de implementar. Os comentários sobre essa sauna são em sua maioria positivos, e há muitas vantagens e vantagens no design da sauna a vapor na varanda:
- custos financeiros mínimos;
- o efeito de uma verdadeira sauna;
- tamanho pequeno;
- o uso de lenha não é obrigatório;
- aquecimento rápido da sala;
- higiene e segurança pessoal (banho turco próprio protegerá contra doenças que podem ser transmitidas em locais públicos);
- comodidade (não há necessidade de deixá-los em casa, você pode tomar banho a qualquer hora do dia ou da noite).
Como construir uma minibanheira na varanda
Como o abastecimento e a saída de água da varanda é muito problemático e caro de estabelecer, vale a pena limitar-se aos procedimentos de vapor em uma mini sauna e continuar os procedimentos de água no banheiro ou no chuveiro. Antes de iniciar as obras, é aconselhável reforçar a estrutura da varanda com apoios e, a seguir, cuidar do isolamento da divisão por dentro e por fora. É melhor que a sauna fique ao lado das paredes do prédio, e não pelo menos um lado voltado para a rua. Afinal, se a perda de calor for muito alta, a sala não será capaz de aquecer até as temperaturas exigidas.
As paredes da sala de vapor são feitas "surdas", e as janelas com vidros duplos são instaladas no "camarim" (a parte envidraçada da varanda). Não se esqueça de providenciar um local para ventilação. Certifique-se de equipar a sala de vapor com um orifício de ventilação do tipo plug. Após cada banho, ventile bem a sala para se livrar do excesso de umidade, ou faça durante a lavagem, se houver necessidade de baixar a temperatura da sala de vapor.
Materiais necessarios
É necessário um mínimo de 2 pessoas para instalar a sauna e os seguintes materiais de construção:
- isolamento (lã mineral em todo o perímetro da sala);
- barras ao longo da altura da varanda;
- membrana impermeabilizante;
- papelão de amianto;
- folgizol;
- cabo;
- resina;
- tubo;
- Isopor;
- Pranchas;
- manga de metal;
- ferramentas auxiliares.
Isolamento de sauna
Junto com janelas de plástico confiáveis, que ajudarão a manter a temperatura no "camarim" da melhor maneira possível, será necessário isolamento adicional e isolamento da sala de vapor. Para isolar o teto de uma sala, um material isolante como lã mineral é adequado. É durável e totalmente seguro de usar. No teto, as vigas são fixadas a cerca de 35 cm uma da outra e lã mineral é colocada no espaço entre elas e, em seguida, é fixada a folha-insol.
Antes de processar as paredes, é necessário instalar a fiação do medidor de eletricidade à sauna. Vale a pena usar um cabo especial resistente ao calor. Para poupar a área externa da varanda, ela deve ser isolada com espuma. No interior, vigas de 50x50 mm são colocadas verticalmente a uma distância de cerca de meio metro. O espaço entre eles é preenchido com lã mineral para isolamento. Em seguida, as paredes são cobertas com isolamento de folha, no qual as ripas são posteriormente pregadas. Esta estrutura é no final revestida com ripa ou outro material de madeira. Ideal para acabamento de placas com encolhimento inferior a 10%.
Antes de isolar o piso, lembre-se de que a própria estrutura do piso deve ser montada com uma inclinação em direção à rua, para que a condensação e a umidade não se acumulem dentro da sala e não criem problemas para você e seus vizinhos. Troncos separados por 30 cm são colocados no chão e preenchidos com lã mineral. O chão é primeiro coberto com impermeabilizante e depois com placas. E na sala de vapor, o piso é feito pelo menos 10 cm mais alto do que no resto da sala para proporcionar um escoamento adicional de líquido.
Instalação de elementos de aquecimento
O principal elemento de aquecimento na sala de vapor de uma sauna é um aquecedor elétrico ou um fogão de fábrica. Se você escolher uma lareira elétrica, um queimador infravermelho aquecerá o ambiente. O recipiente para as pedras no topo não só ajuda a aquecer rapidamente o ambiente, como também libera vapor. A propósito, o peso total das pedras não deve ultrapassar 15 kg - o suficiente para aquecer a sala de vapor. O recuperador é conectado através de seu próprio RCD em uma máquina de 25A a uma tomada separada.
Escolha elementos de aquecimento adaptados às condições da sauna e protegidos contra a entrada de condensação. Nestes fornos, os terminais geralmente estão localizados na parte traseira e protegidos da umidade. Além disso, é desejável que o fogão tenha uma grelha incombustível e uma bandeja especial para água. Por razões de segurança, as superfícies ao redor do fogão devem ser revestidas com papelão de amianto, de alta resistência ao calor.
Iluminação
Ao instalar a sala de vapor, preste atenção especial por onde passará a fiação elétrica. Da central, vale a pena colocar um cabo com chave de segurança. Mas as tomadas e distribuidores dentro da sauna devem ser abandonados por razões de segurança. Para a iluminação da sala de vapor, são utilizadas lâmpadas do tipo ponto fechado, por exemplo, dispositivos da classe IP54 com proteção contra água.
Leia as instruções para a luminária - a temperatura de operação deve ser de pelo menos 120 C. Para que a luz não atinja os olhos e não interfira na pessoa sentada, monte as lâmpadas no canto da parede posterior.Nas lojas você pode encontrar todos os tipos de abajures de madeira - eles se encaixam perfeitamente no design da sala de sauna.
Terminando o trabalho dentro da sauna
Como material para o acabamento da sala de vapor, a madeira de larício, tília, choupo ou choupo é mais adequada. É melhor evitar o uso de espécies excessivamente resinosas, pois a resina pode ser liberada da madeira em temperaturas particularmente altas e criar um odor muito forte.
Dependendo do tipo de sauna que você escolher (de canto ou de parede), é importante planejar racionalmente a localização das poltronas e do fogão. Uma sala de vapor compacta na varanda geralmente é projetada para 2 pessoas, e a prateleira será pequena - a largura da varanda. Para a construção de 2 camadas, as barras são fixadas ao chão e entre si e, em seguida, são criados lugares de assento com uma distância mínima entre eles - 50 cm.
Após a fixação, todas as superfícies são lixadas e cobertas com uma solução contra o inchaço com a umidade e a secagem com temperaturas excessivamente altas. As portas da sala de vapor podem ser feitas de madeira ou vidro resistente ao calor. Para economizar espaço, as portas devem necessariamente abrir para fora. E não se deve usar fechadura na porta, porque se uma pessoa adoecer na sauna, o acesso a ela deve ser aberto. E mais uma nuance importante: certifique-se de cobrir todos os parafusos da sauna com buchas de madeira. Isso o ajudará a evitar possíveis queimaduras de metal quente.
Decoração de sauna
No final das obras, vale a pena decorar a sala de vapor e o “camarim” de uma forma bonita e prática. Cabides podem ser feitos à mão. Compre um termômetro especial para monitorar as condições térmicas dentro da sala de vapor. Observe que na sauna você deve usar elementos decorativos feitos exclusivamente de madeira ou outros materiais naturais resistentes ao calor.
Como a saúde depende muito da higiene e limpeza, não se esqueça de limpar e secar a sauna após cada sessão, e observe as medidas de segurança ao usar eletrodomésticos e fogão.
Conclusão
Há muito que as varandas e galerias deixaram de ser apenas um local para uma pausa para fumar, um depósito para os preparativos para o inverno e um depósito de coisas desnecessárias. Cada vez mais, os modernos estão a tentar aproveitar com benefícios este espaço num apartamento, tornando-se espaços funcionais a partir de varandas como uma cozinha, um quarto ou mesmo uma sauna. Alguém "banho" na varanda parecerá uma tarefa impossível. Mas esse não é o caso, especialmente porque a maioria dos russos mora em apartamentos pequenos e simplesmente não têm a oportunidade de tomar banho de vapor.
Certamente você não se arrependerá se escolher a opção de sauna na loggia, porque tal procedimento ajudará não só a relaxar, mas também a melhorar a saúde, uma vez que o vapor remove as toxinas do nosso corpo. Não tendo gasto tanto tempo e dinheiro, você poderá realizar seu sonho, e então não precisará invejar os donos de casas particulares. Como pode ser agradável relaxar após uma longa semana de trabalho, “recarregar as baterias” e apenas passar um tempo agradável com a família e amigos em sua própria sauna.
Para uma visão geral da sauna na varanda, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.