Sauna e hammam: em que são diferentes?
Cada cultura tem suas próprias receitas para limpar e manter a beleza. Portanto, nos países escandinavos é uma sauna finlandesa e na Turquia é um hammam. Apesar de esses e outros procedimentos serem realizados sob a influência do vapor, ainda existe alguma diferença na temperatura de fundo, no nível de umidade e nos princípios de construção entre eles.
Peculiaridades
Sauna
A sauna é conhecida como um banho finlandês e está presente em quase todas as residências, instituições públicas e hotéis escandinavos. Existem saunas em muitas instalações desportivas, clínicas e fábricas. Eles se distinguem pelo vapor quente, mas seco. A temperatura de aquecimento na sala de vapor pode chegar a 140 graus, enquanto o nível de umidade não ultrapassa 15%. Essa combinação torna o ar da sala mais leve. Em média, a temperatura é mantida em torno de 60-70 graus, o que possibilita a instalação de sauna em qualquer chalé e até mesmo em um apartamento.
O princípio de funcionamento da sauna é bastante simples - o fogo na fornalha aquece as pedras, dão o calor recebido para a sala de vapor, assim o ar é aquecido à temperatura desejada. As saunas estão equipadas com chaminés que permitem que o vapor saia com segurança da sala de vapor.
Quando o nível de aquecimento necessário é alcançado, os visitantes da sauna sentam-se em bancos e de vez em quando derramam água quente na fornalha para obter uma nova porção de vapor. Muitos adicionam óleos essenciais, que melhoram o funcionamento do sistema respiratório humano. O ar aquecido causa uma separação intensa do suor - este princípio forma a base de todo o procedimento do banho.
Na maioria das vezes, após a sauna a vapor, os visitantes tomam um banho frio ou mergulham em água gelada (piscina ou até mesmo um buraco no gelo) - desta forma o corpo é resfriado à temperatura normal.
Saunas infravermelhas recentemente se tornaram populares. O aquecimento das massas de ar neles ocorre devido aos emissores infravermelhos embutidos nas paredes e no teto da sala.
Hammam
O princípio de funcionamento do hammam turco difere em muitos aspectos da sauna tradicional, mas isso não o impediu de ganhar um grande número de fãs. A popularidade deste banho se deve ao seu sabor oriental inerente e efeito específico nos órgãos e sistemas vitais de uma pessoa.
A temperatura no hammam turco varia de 32 a 52 graus, e a umidade é mantida em torno de 90-95%. O teto desse banho permanece frio - isso permite que o vapor se assente e se condense em sua superfície.
O hammam na técnica clássica inclui várias salas, que são convencionalmente divididas em salas técnicas e casas de banho directas. No bloco auxiliar está localizado o equipamento e é gerado vapor quente, que é conduzido pelos canais equipados até os banheiros. No passado, o vapor era obtido mantendo-se a água fervendo em uma grande caldeira, hoje, para isso, é instalado um gerador de vapor.
O vapor provoca aquecimento uniforme nas paredes, assim como no chão e nas camas. Graças a este efeito, ocorre um aquecimento uniforme dos ossos, músculos e articulações.
A parte da sauna inclui três quartos, cada um com sua própria finalidade. Há um camarim confortável perto da entrada, a temperatura é mantida entre 32-35 graus. O projeto prevê a instalação de um chuveiro para que os usuários possam lavar o suor e a sujeira.
Em seguida, vem a própria sala de vapor, aqui o nível de aquecimento é mais alto - 42-55 graus.Em espaçosos hammams, quartos são fornecidos adicionalmente, onde, se desejado, a temperatura pode ser aumentada para 65-85 graus, mas tais condições são a exceção e não a regra.
O ar altamente umidificado é bombeado para a sala de vapor, de modo que o vapor é sentido fisicamente. Além disso, o ar pode ser aromatizado adicionalmente - isso permite que o turista relaxe totalmente.
A terceira área do hammam é uma área de relaxamento, onde você pode relaxar totalmente e descontrair após os procedimentos, beber uma xícara de chá de ervas e conversar com a família e amigos.
Características comparativas
A principal diferença entre uma sauna finlandesa e um hammam é que eles oferecem diferentes níveis de calor e umidade. Nas saunas, as massas de ar são aquecidas até 100 graus ou mais com uma umidade de, no máximo, 15%. No hammam, o microclima é completamente diferente - a temperatura não passa de 45 graus e a umidade chega a 95%.
Os usuários observam que, apesar do ar quente, é fácil estar na sauna, enquanto a alta umidade do hammam é muito pesada para pessoas com problemas dos sistemas cardiovascular e endócrino.
O banho finlandês é forrado com material de madeira por dentro, enquanto o hamam é um prédio de tijolos, forrado com pedra por dentro.
Para atingir o nível de aquecimento desejado, um fogão especial é instalado na sauna diretamente na sala de vapor. Em torno dele, forma-se um invólucro de metal, que fica a certa distância dele - a massa de ar quente penetra do chão na fenda formada, passa perto do forno quente, sobe e diverge ao longo da sala de vapor. Graças a esta estrutura, o aquecimento da divisão leva muito pouco tempo.
O princípio da propagação do calor no hammam é ligeiramente diferente. Aqui está instalado um equipamento especial - um gerador, que é responsável pela geração de vapor. É servido na sala de vapor através de um sistema ramificado de canos, que aquecem o hamam.
Na verdade, esse gerador é um grande tanque onde a água é mantida fervendo. A temperatura do vapor chega a 100 graus, o próprio vapor fica saturado de umidade e se espalha pela parte inferior.
Qual é a melhor escolha?
Ao escolher entre um banho turco suave e uma sauna quente, deve-se proceder exclusivamente a partir de preferências pessoais, bem-estar e outros fatores subjetivos. Algumas pessoas, principalmente os idosos, não toleram bem o ar quente, portanto, de acordo com as características microclimáticas, preferem um hammam mais suave. Muitos usuários, por outro lado, gostam do calor, por isso preferem uma sauna finlandesa.
A sauna é adequada para pessoas sem doenças cardíacas. O fato é que é difícil respirar ar quente, embora contenha pouca água e muito oxigênio. Quando o aquecimento das massas de ar na sala ultrapassa a marca de 36,6 graus no corpo de qualquer pessoa, o suor começa a ser intensamente produzido. Em condições de baixa umidade, ele evapora rapidamente da superfície da pele.
Um banho finlandês será a melhor solução para:
- usuários que são recomendados para permanecer em um ambiente úmido;
- aqueles que preferem um leve efeito térmico no corpo;
- aliviar a tensão nervosa, estresse e condições depressivas;
- remoção de toxinas e toxinas dos tecidos;
- reduzindo as manifestações de fadiga;
- treinar a base hormonal e o funcionamento do sistema autônomo;
- aumentar a imunidade;
- tratamento de doenças broncopulmonares, patologias dos órgãos urinários e do sistema músculo-esquelético.
No hammam a humidade aumenta e tende a condensar na pele, por isso a transpiração nestes banhos é mínima e o corpo húmido nada mais é do que consequência da condensação. A epiderme e os cabelos não ressecam durante o procedimento, por isso esse efeito é considerado mais favorável para alérgicos e pessoas com doenças de pele.Em tal sauna, os poros abrem muito mais rápido do que em um banho finlandês, então hammams são mais eficazes do ponto de vista cosmetológico.
O hammam é indispensável para:
- fãs de solário e tratamentos de spa;
- restauração do funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos;
- aquecimento uniforme das articulações, ligamentos e músculos;
- livrar-se de condições estressantes;
- terapia de doenças da nasofaringe e ARVI;
- acelerando o metabolismo;
- rejuvenescimento geral do corpo.
O tópico da perda de peso merece uma consideração separada. Para começar, notamos que livrar-se dos odiados quilos com a ajuda de apenas um banho, seja um hammam ou uma sauna regular, não funcionará. Claro, ambos os tipos de procedimentos podem ajudar a perder o excesso de peso corporal, mas em um futuro muito próximo ele retornará - imediatamente após o volume de fluido no corpo ser restaurado. Porém, se sua tarefa é conseguir um visual bem cuidado e bonito, então é melhor dar preferência ao hammam. É especialmente eficaz contra doenças de pele, descamação e casca de laranja.
Devido ao metabolismo acelerado, a camada de gordura subcutânea é rompida muito mais rapidamente, devido à expansão dos poros, as toxinas nocivas, assim como as toxinas e o excesso de fluidos, são totalmente removidos dos tecidos.
Não há opinião inequívoca sobre o que é preferível após um treino intenso - um hammam ou uma sauna. Assim, ficar em um banho finlandês acelera o ácido lático acumulado no tecido muscular, alivia efetivamente as sensações dolorosas. Normalmente, os treinadores aconselham fazer um pequeno alongamento após uma sauna quente - isso permite que você treine seus músculos tanto quanto possível.
O hammam depois da prática desportiva ajuda a relaxar, bem como a repor as energias gastas, normalizar a respiração, melhorar o trabalho das glândulas sebáceas e limpar a pele. Pode ser visitado antes e depois dos esportes.
No entanto, não importa quão significativas sejam as diferenças entre uma sauna e um hammam, apenas uma coisa importa - ambas as salas de vapor ajudam a melhorar a saúde e ajudam a prevenir muitas condições patológicas.
Para as diferenças fundamentais entre uma sauna e um hammam, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.