Banho com varanda sob o mesmo teto: exemplos de projetos

Banho com varanda sob o mesmo teto: exemplos de projetos
  1. Vantagens dos banhos com varanda
  2. Opções de construção
  3. Tipos e formas de varandas
  4. Opções de projeto
  5. Layout da varanda
  6. Construção de um edifício
  7. Instruções de estilo
  8. Dicas de decoração

Um banho na tradição russa não é apenas procedimentos hídricos, mas também uma espécie de lazer, amado por muitos de nossos compatriotas. É agradável sentar-se no balneário com os amigos após uma semana agitada de trabalho, relaxar com toda a família, limpar totalmente os poros do corpo e aliviar o cansaço psicológico acumulado. Além do relaxamento conjunto com festas de chá e churrasco, encontros masculinos e femininos de acordo com os interesses costumam ser organizados na casa de banhos. Por exemplo, uma empresa masculina se interessa em discutir seus negócios, e as mulheres organizam rituais cosméticos completos na casa de banho, que não são inferiores aos salões de spa.

Para realizar um lazer tão versátil, é necessário que o banho tenha, além da sala de vapor, lavabos e vestiários, também um local amplo para relaxar. Esse lugar pode ser uma varanda funcional localizada sob o mesmo teto com um edifício de banho.

Vantagens dos banhos com varanda

Uma das principais vantagens é a economia de metros quadrados de terreno. Com uma varanda anexada ao banheiro, você pode excluir edifícios adicionais no local, abrindo espaço para canteiros de flores ou plantações de jardim. A varanda pode acomodar uma cozinha de verão, gazebo, churrasqueira ou uma pequena piscina.

Combinar vários objetos funcionais ao mesmo tempo sob o mesmo teto reduzirá significativamente os custos de construção e material. Uma folha de telhado para um edifício combinado será mais barata do que para várias estruturas. Além disso, a construção de um balneário com varanda permitirá a manutenção de um projeto único para todo o mini-complexo.

Do ponto de vista da conveniência, este complexo de mini-banhos permitirá que você passe momentos de lazer completos em um só lugar, sem ter que ir de prédio em prédio.

Opções de construção

Qual será a varanda anexa ao banheiro depende do gosto do cliente, de sua capacidade financeira e da disponibilidade de espaço livre no local. As agências de arquitetura oferecem muitos projetos prontos para todos os gostos e também ajudam a desenvolver uma versão para computador a pedido individual.

Mesmo se você for construir com suas próprias mãos um balneário com varanda, visualizar tal projeto visual não será supérfluo.

Vamos considerar os tipos de projetos mais comuns.

  • Banho como um edifício separado. Nesse caso, a varanda pode estar localizada em qualquer um dos lados do prédio do banheiro ou mesmo ao longo dele. Tudo depende da localização do próprio banho e das funções pretendidas da varanda.

Se a extensão estiver localizada na lateral do prédio, uma pequena passagem aberta ou fechada pode levar a ela. No caso de edificações de dois pavimentos, a varanda poderá ser localizada no segundo pavimento, o que proporcionará significativa economia de espaço no local.

  • Banho de canto com varanda - um exemplo da compactação e amplitude da estrutura. Pode ocupar o canto mais escuro do local que não é usado para o plantio de plantas. Graças ao formato angular, haverá espaço suficiente dentro da sala para acomodar o banho em si e a área de lazer adjacente.

Além disso, a localização angular do banho com varanda pode dar uma visão completa da composição arquitetônica de todo o local.

  • Banho anexo á casa. Este método de planejamento permite aumentar a área da casa, enquanto reduz a construção do próprio local.A varanda nesta versão do edifício serve como um excelente local de descanso para dois edifícios ao mesmo tempo - uma casa e uma casa de banho. Mas vale lembrar que esta opção requer custos adicionais de impermeabilização e ventilação, a fim de evitar a umidade na casa.

Os parâmetros padrão e mais bem-sucedidos das varandas são 3x6, 5x6, 4x8, 5x4 metros.

Tipos e formas de varandas

A varanda é uma extensão de verão coberta da casa, em um design clássico com paredes, vãos de janela, uma fundação e um telhado. As varandas podem ser abertas ou fechadas.

As varandas abertas diferem porque podem ter apenas uma parede lateral da casa e um telhado. Têm um design mais simples e representam um alpendre espaçoso com grades e pilares de sustentação. Uma varanda fechada é uma sala de recreação de verão sem aquecimento, protegida por paredes e janelas da chuva e do vento.

Ao projetar, não será supérfluo considerar várias formas de varandas. Em vez da tradicional forma retangular ou quadrada, você pode escolher estruturas semicirculares, ovais ou mesmo triangulares do design original. Tal edifício se tornará um destaque arquitetônico no projeto paisagístico do local e um local fora do padrão para reunir convidados.

Opções de projeto

  • Sauna clássica com varanda. Um balneário independente se tornará um centro de lazer para toda a família, se uma varanda espaçosa for incluída no projeto de construção com antecedência. Aqui você pode organizar festas familiares, colocar sofás ou móveis de vime, organizar um churrasco ou área de bilhar.
  • Sauna de dois andares. Nesta versão, a varanda pode ser uma sala estreita projetada apenas para subir até o segundo andar até a sala de recreação. Se um banho deste tipo se destina principalmente a atividades de lazer, uma varanda envidraçada com uma escada que leva ao segundo andar será uma decoração do local. Para uma sala de descanso, não é necessário anexar um segundo andar completo, você pode sobreviver com um sótão espaçoso sob um telhado inclinado e uma parede anexa acima do balneário.

Um banho com uma varanda estreita e um sótão economiza significativamente metros quadrados do local.

  • Sauna com cozinha de verão. Uma ótima opção para pequenos imóveis ou para proprietários que ainda não tenham concluído a construção da casa principal. Esse banho é adequado para residência permanente no verão e acomoda todos os utensílios domésticos necessários.

A cozinha de verão é usada para cozinhar e comer, a sauna seca com sauna a vapor - para os procedimentos com água. Na varanda-cozinha, você pode organizar um local para descansar e dormir.

  • Sauna com piscina. Tomar banho ou molhar com água fria não traz tanta alegria quanto a oportunidade de mergulhar na água imediatamente após a sauna a vapor. Se não houver reservatório por perto, mesmo o recipiente mais simples com água pode fornecer essa oportunidade. A pequena piscina pode ser instalada diretamente na reentrância da varanda. A construção de uma piscina completa com blocos de espuma é uma tarefa tecnicamente complexa que requer o cumprimento de muitas nuances e o desenvolvimento de um projeto separado. Você pode simplificar a tarefa escolhendo uma banheira de hidromassagem de plástico comprada por 10-20 m². metros.

Estão à venda recipientes de plástico de várias formas e tamanhos que podem caber em qualquer divisão. Via de regra, eles vêm com todos os acessórios necessários - prateleiras, escadas, tapetes.

Layout da varanda

Considerando os vários projetos de banhos com varanda, atenção especial deve ser dada à localização do prolongamento, sua orientação para os pontos cardeais. O conforto e a funcionalidade deste quarto dependerão disso. Decida qual será a principal função da varanda como espaço de lazer. Observe que haverá muito sol na varanda dos lados sul e sudoeste, e isso pode ser inconveniente para um passatempo confortável. Ao mesmo tempo, o lado sul da varanda e a entrada do balneário serão uma salvação dos ventos do norte e dos montes de neve no inverno.

As janelas da varanda voltadas para o oeste proporcionam mais sol no verão, pois o banho é mais frequentemente iniciado à noite.

Para preparar um churrasco, determine a direção principal dos ventos em sua área. É desejável que a varanda seja protegida de rajadas de vento pela estrutura do banho.

Outro detalhe importante na hora de escolher a localização da varanda é a percepção estética. Enquanto relaxa na varanda, é melhor admirar a paisagem pitoresca do que a vista da cerca ou das estruturas utilitárias.

Construção de um edifício

Via de regra, na fase de projeto é planejada uma varanda sob o mesmo teto com banheira, e os materiais para a mesma são escolhidos da mesma forma que para a banheira. Mas isso não é um pré-requisito - um telhado e uma fundação comuns são o bastante, mas a própria varanda pode, por exemplo, ser de madeira contra o fundo de uma casa de banho de tijolos.

Deve ser lembrado que a adição de uma varanda de um material diferente só é possível para a transição de materiais pesados ​​para leves. Você pode anexar uma estrutura de madeira leve a uma banheira de tijolos, mas não vice-versa.

Outra opção é uma extensão para um balneário pronto., por exemplo, em uma situação em que o telhado de um prédio de banhos precise de reparos e substituição. Ao planejar a troca do telhado, você pode ao mesmo tempo expandir o espaço do banheiro, adicionando a construção de uma varanda ao projeto.

A base da varanda para o balneário

O assentamento da fundação é o momento mais crucial da construção, do qual depende a durabilidade da estrutura. O trabalho de assentamento da base começa com a determinação do nível de água subterrânea e o grau de elevação do solo.

Isto é especialmente importante se a varanda for construída após a construção do banho, com uma fundação separada. Acontece que a poucos metros da fundação principal, o solo apresenta uma estrutura diferente e um fluxo de água próximo, podendo levar à erosão da base e fissuras nas paredes.

A base para uma varanda e uma banheira pode ser de vários tipos.

  • Fita - a opção mais econômica, adequada para solo estável, resiste bem a estruturas pesadas. O processo de assentamento consiste em criar uma vala em todo o perímetro da estrutura proposta, instalar uma fôrma simples a partir de sucatas, colocar uma armadura e lançar uma mistura de concreto. Após o endurecimento final do concreto, você pode começar a construir as paredes.
  • Colunar. Blocos de concreto prontos ou pilares de tijolos são cavados na cova preparada com antecedência. No fundo da cava, uma "almofada" de entulho e areia é forrada, os pilares são compactados firmemente e a parte inferior dos pilares é preenchida com mástique de betume. Os pilares devem ter a mesma altura e estar a não mais de 2 metros um do outro. O espaço entre os pilares está coberto com entulho. Além disso, como no primeiro caso, o concreto é derramado.
  • Pilha. Este método é adequado para solos problemáticos com altos níveis de água subterrânea. Os poços são perfurados nos pontos previstos pelo projeto, a impermeabilização em forma de cone de feltro para telhados é colocada e o concreto é despejado. Na superfície, as estacas são interligadas por uma grade - uma estrutura de concreto armado.
  • Parafuso de pilha. Outro método descomplicado, envolvendo o aparafusamento de tubos de metal com roscas nas extremidades no solo. É importante que os tubos sejam revestidos com um composto anticorrosivo.

Andares

O contrapiso é colocado sobre uma base de concreto completamente seca. É melhor usar madeira com lacuna de deformação, pois esse material tende a se expandir com as mudanças de temperatura.

A árvore deve ser tratada com anti-séptico e compostos hidro-repelentes. Normalmente, o mercado de construção oferece muitas opções para placas de contrapiso já impregnadas e tratadas.

Ao escolher um revestimento de piso de acabamento, deve-se prestar atenção aos materiais resistentes ao desgaste, ao gelo e antiderrapantes. O balneário é aquecido apenas durante certos períodos e, no inverno, pode congelar.A madeira comum pode rachar com o tempo frio e os ladrilhos nem sempre são adequados para o banho devido ao seu escorregamento. A melhor opção seria escolher um forro ou deck feito de um determinado tipo de madeira, já tratado com compostos especiais.

Para terraços abertos, geralmente usa-se madeira de lariço ou pinho. Devido às suas propriedades resinosas, não apodrece e não perde a sua resistência, o que prolonga significativamente a vida útil do pavimento. Versões combinadas à base de madeira e polímeros também estão à venda.

Se estiver planejado um local para churrasco na varanda, é necessário fazer uma base para o churrasco com antecedência, observando todas as normas de segurança contra incêndio, como na instalação de um fogão em uma banheira.

Paredes

A estrutura da varanda é erguida sobre uma base acabada e pode consistir em vários materiais: perfis metálicos pré-fabricados, vigas de madeira, blocos de espuma, tijolos de construção. A escolha do material depende muito do tipo de varanda em si. Para um tipo aberto, uma moldura de madeira clara é suficiente, e uma estrutura fechada e quente exigirá paredes sólidas e isolamento.

Muitas vezes, as varandas são envidraçadas ao máximo ou protegidas do vento e rascunhos com policarbonato transparente. As aberturas de janela podem substituir completamente as paredes na forma de "janelas francesas" do chão ao teto, ou ser erguidas parcialmente, por exemplo, começando nas grades no nível do cinto. Interessante variante da parte envidraçada das aberturas com mosaico vitral. Isso confere à varanda um aspecto original e protege dos raios diretos do sol de verão.

Varanda

As dimensões e altura da varanda dependerão da altura do piso da varanda. A varanda pode ser feita de madeira, tijolo ou concreto. Às vezes, produtos de metal forjado são usados ​​para decorar as grades.

O principal requisito para uma varanda aberta é que os degraus devem ser duráveis ​​e antiderrapantes.

Instruções de estilo

A varanda sob o mesmo teto da casa de banhos pressupõe a unidade da composição de toda a estrutura e é uma continuação do interior da banheira. Se a banheira for projetada no estilo dos clássicos russos, uma varanda de madeira com grades e pilares esculpidos, móveis de madeira, travesseiros bordados e toalhas de mesa complementarão o sabor único do estilo country.

Uma versão mais austera do chalé - chalé, assume o luxo calmo e a elegância do interior. Para esta opção, vidros completos, espreguiçadeiras para banhos de sol e uma mesa de chá de design moderno são adequados.

O estilo oriental gravita em torno de elementos de decoração exóticos; sofás baixos e uma mesa, almofadas brilhantes, enfeites de temas chineses ou japoneses serão apropriados aqui. A forma multifacetada ou semicircular da varanda irá adicionar um toque especial a este estilo.

Para o estilo eco ou etno, são adequados móveis de vime de rattan natural ou artificial, divisórias de vime de vãos de uma varanda aberta, elementos da flora no interior.

Nas regiões ao sul, onde o sol é abundante, a varanda pode servir de local de descanso na sombra e no frescor. Um país mediterrâneo ou apenas um tema marinho será especialmente apropriado aqui. Blues, azuis e brancos frios não atrairão muito os raios de sol, criando uma atmosfera de frescor e brisa do mar.

Dicas de decoração

A última e mais agradável etapa na disposição da extensão da banheira é, sem dúvida, a sua decoração. Dependendo do estilo, pinturas com vistas da natureza ou painéis de flores são adequados para decorar as paredes.

No chão da espaçosa varanda, você pode colocar banheiras com plantas vivas ou plantar plantas trepadeiras - rosas, clematis, uvas bravas sob as aberturas não vidradas. As perenes encaracoladas envolvem a varanda com o tempo e se tornam uma proteção natural do sol forte. A planta mais despretensiosa a esse respeito são as uvas bravas. Não requer cuidados especiais, e suas folhas vão se deliciar com tons de vermelho vivo até o final do outono.

Não se esqueça da decoração noturna da varanda.Além de conduzir eletricidade, você pode cuidar de fontes alternativas de luz. Lanternas decorativas, lâmpadas de cabeceira e lâmpadas movidas a energia solar servem.

Para uma visão geral do banheiro com varanda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário