Banho com terraço: opções de projeto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Localização do edifício
  3. Seleção de materiais para construção
  4. Projeto
  5. Opções de design
  6. Dicas úteis

No entendimento de qualquer russo, uma casa de banhos é algo mais do que um lugar para se lavar. Isso é descanso, comunicação em uma família calorosa e uma empresa amigável. Não é por acaso que é precisamente sobre a construção de tal objeto que eles primeiro pensam ao desenvolver uma área de terreno suburbana.

Freqüentemente, o balneário acaba sendo um complexo complexo, que pode incluir uma sala de relaxamento, um local para preparar comida e um terraço onde as pessoas se reúnem após o banho.

Peculiaridades

Os banhos modernos podem ser de madeira, tijolo ou edifícios pré-fabricados com estrutura. Existem outras opções de escolha de materiais e método de construção.

O balneário costuma ser construído com uma varanda ou terraço. O terraço pode ser equipado com um forno de churrasco. Mas mesmo na versão mais simples, essa extensão adicionará conforto ao passar férias fora da cidade.

As melhores opções para o planejamento de um lote de terreno suburbano são exatamente as obtidas ao criar tais complexos. Junto com a casa de banhos, surge um local no local, fechado do sol e da precipitação por um telhado.

O terraço pode ser cercado por paredes de vidro... Isso permitirá que você não fique literalmente isolado da natureza e não experimente os efeitos das condições climáticas adversas, como vento e chuva inclinada.

Combinar uma banheira com um terraço também simplificará muito a questão da construção. Afinal, um balneário separado e um mirante não só ocupam mais espaço no território, mas também exigem um investimento muito mais significativo de dinheiro, esforço e tempo durante a construção de cada objeto independente.

Localização do edifício

Para a localização do banho, você precisa escolher o local certo, levando em consideração uma série de fatores:

  • É mais correto que, de olho na direção do vento predominante, o balneário seja o último na linha de edifícios. Se acender repentinamente, neste caso haverá uma grande probabilidade de que o fogo não se espalhe para outros edifícios.
  • Se o balneário e o edifício residencial forem construídos como objetos separados, a distância entre eles deve ser de pelo menos oito metros. As razões são as mesmas do caso anterior.
  • É aconselhável colocar o balneário longe da estrada. Mesmo de acordo com os requisitos do Código de Terras, essa distância não deve ser inferior a cinco metros.

O terraço, pelo seu design, é uma extensão do edifício principal. Além da cobertura, combinada com o banho, pode ser protegida até certo ponto do vento, uma vez que possui uma parede comum com o edifício principal e divisórias condicionais em todo o perímetro.

Um andar principal é organizado perto do terraço de verão... Pode ser feito de madeira, às vezes é revestido com ladrilhos ou algum outro material de acabamento. Dos móveis deste site há bancos, cadeiras, cadeiras de balanço e uma mesa de jantar.

Um terraço é geralmente feito ao longo de toda a fachada do banho... É conveniente não só em termos de construção, mas também em termos de vida cotidiana. É bom sair da sala de vapor para um lugar tão equipado, aqui você pode cozinhar e comer.

O terraço pode ser grande ou pequeno. Com uma abordagem razoável, pode sempre ser o mais conveniente e funcional possível.

Seleção de materiais para construção

A madeira é um material tradicionalmente utilizado para a construção de banhos. Em geral, é feito um quadro lógico. A árvore tem muitas vantagens:

  • retém bem o calor - não há necessidade de pensar em medidas de isolamento adicionais;
  • a estrutura de madeira tem um cheiro e uma atmosfera especiais, típicos de um banho tradicional russo;
  • como a árvore respira, a umidade dentro do banheiro é regulada;
  • a partir deste material, você pode criar edifícios de uma ampla variedade de formas, incorporando soluções arquitetônicas originais;
  • não há dúvidas quanto ao respeito pelo meio ambiente, já que a árvore é segura para os humanos e, nas condições de banho, cria um efeito adicional de melhoria da saúde.

A desvantagem de um banho de madeira só pode ser a susceptibilidade deste material a bolor, apodrecimento, bem como uma probabilidade significativa de incêndio no caso de manuseamento descuidado do fogo. Em uma banheira de tijolos, o risco de incêndio é muito menor.... Mas a sala em si leva mais tempo para aquecer, o que significa que mais lenha terá de ser gasta para lavar e vaporizar.

As estruturas de tijolos para esse fim devem ter excelente ventilação., uma vez que o condensado que surge durante o funcionamento torna-se a causa do aparecimento e propagação do fungo.

Ao mesmo tempo, não se pode deixar de notar a compatibilidade ambiental dos tijolos e o fato de que um edifício de qualquer configuração pode ser construído a partir deles. A longa vida útil de tais banhos também não é o último argumento a favor da escolha de um edifício de tijolos. A sua construção pode ser mais barata do que a de madeira.... Além disso, não há necessidade de acabamento especial. O tijolo fica bem por si só.

Às vezes, faz sentido não se concentrar em materiais tradicionais, mas escolher algo mais moderno para o complexo de banho. Por exemplo, blocos de silicato de gás. O silicato de gás pertence à categoria de produtos de tecnologias modernas. Ele tem seus próprios méritos, o que obriga a fazer uma escolha a seu favor na hora de construir uma banheira.

Eles diferem:

  • confiabilidade;
  • longa vida útil;
  • segurança ambiental;
  • resistência ao fogo;
  • boas propriedades de isolamento térmico;
  • aqueles que não apodrecem;
  • facilidade de instalação;
  • preço pequeno.

Uma questão importante na construção de um banho é a construção da fundação. Mais frequentemente do que outras, uma fundação de faixa é feita para essa estrutura usando concreto armado, entulho ou tijolo.

Para a fundação do parafuso, são utilizadas estacas especiais, sobre as quais se apoiará a estrutura. A fundação colunar é uma das mais econômicas. Com a ajuda de pilares, pode-se preparar uma base para uma pequena banheira com terraço.

Projeto

Para obter exatamente o que você precisa ao projetar um banho, você precisa ter em mente o seguinte:

  • para quantas pessoas deve ser projetado um lavabo com uma área aberta para recreação;
  • se será usado apenas no verão ou também será capaz de operar no inverno;
  • qual layout será mais adequado;
  • de que material construir;
  • qual é o preço de construção aceitável.

Se o banho for usado apenas em climas quentes, você pode não pensar muito em aquecer o camarim. Se a banheira for operada durante todo o ano, a localização da entrada torna-se especialmente importante.

Um planejamento competente permite reduzir os custos de construção. Portanto, se você fizer uma área de churrasco externa confortável que possa acomodar facilmente muitas pessoas, o quarto de hóspedes pode não ser necessário.

Às vezes é suficiente anexar um terraço a um balneário existente, se for novo o suficiente. Se o balneário for de um prédio antigo, é melhor colocar uma área de lazer sob o telhado entre o prédio de lavagem e a casa. É importante escolher um local para ele de forma a não atrapalhar a ideia arquitetônica e estilística existente.

A área do banho pode ser diferente - de pequena a impressionante, por exemplo, 6x4, 3 por 9 metros e assim por diante. Num grande terreno, existe um lugar para uma estrutura de 6 por 9 metros. É adequado para uma grande família e uma grande empresa. Esse espaço acomodará facilmente não apenas uma sala de vapor, uma sala de lavagem, mas também uma cozinha, um banheiro, uma sala de recreação, uma sala de bilhar e assim por diante. Ao mesmo tempo, o banho pode ser de dois andares.No segundo andar, faz sentido fazer um quarto de hóspedes espaçoso.... O terraço pode ser equipado com um fogão que se parece com uma lareira.

Esse complexo de saúde pode ser feito, por exemplo, a partir de um tronco arredondado. Variações no layout são possíveis. Por exemplo, se você organizar uma sala de estar no piso térreo, separando-a do terraço com uma parede de vidro, sempre haverá muita luz nesta sala, e o próprio terraço parecerá maior. Quando o tempo mudar, será conveniente para os hóspedes se deslocarem da área aberta para a sala de estar e vice-versa.

Alguns projetos de banhos com sótãos proporcionam escada externa para o segundo andar do lado do terraço. Assim, você pode ganhar espaço adicional na própria casa.... Embora muitos possam achar essa decisão de design controversa.

Às vezes é mais fácil anexar um balneário a uma casa existente, incluindo uma garagem. Neste caso, bastará uma extensão de 5x6 metros com terraço.... A funcionalidade da habitação se expandirá e com o calor será possível passar agradáveis ​​momentos ao ar livre em um local protegido do sol.

Você pode levar em conta o projeto de um banho de canto com terraço. Com essa abordagem de planejamento, ele pode ocupar pouco espaço no local, embora permaneça espaçoso no interior. Tal o projeto será especialmente interessante quando o balneário for colocado muito perto de um edifício residencial... Existem também projetos para terraços de canto que faz sentido aplicar neste caso.

Se você abordar o assunto minuciosamente, poderá ir até uma casa de banho de verdade. Além do banho, pode realizar as funções de uma ampla variedade de recreação. Aqui você pode selecionar quartos para os hóspedes, playground para as crianças, dança e churrasqueiras. No verão, esse complexo torna possível viver ao ar livre a maior parte do tempo.

Ao desenvolver um projeto de banho, você precisa levar em consideração uma série de nuances associadas à localização e disposição do terraço. Um lugar para ele deve ser alocado levando em consideração a direção do vento. A construção da casa de banho deve obscurecer o local e, ao mesmo tempo, a lareira, para que os turistas definitivamente não tenham que respirar fumaça.

Se a função do terraço é proteger as pessoas do sol quente, não deve ser construído no lado sul.... Isso só será bom se os proprietários gostarem de tomar sol.

Claro, não se pode ignorar a paisagem circundante. Seria estranho ter um terraço com vista para um banheiro externo ou cerca. É muito mais agradável ver uma floresta, rio ou lago deste local. Do ponto de vista do planejamento, o terraço pode estar localizado frontalmente, ou seja, ao longo da fachada do edifício principal, tanto lateralmente quanto em ângulo e ao longo de todo o perímetro do banho.

Para uma pequena empresa, uma área de 7 a 8 metros quadrados será suficiente. Mas se o território permitir, é melhor fazer pelo menos 9 a 10 quadrados. Neste caso, entre outras coisas, um par de espreguiçadeiras ou poltronas será acomodado tranquilamente aqui. E a pessoa ocupada com a preparação dos kebabs terá espaço suficiente para se virar. Neste caso, o calor do fogão não interfere nos demais.

A maneira mais fácil de cobrir o chão é com tábuas de madeira. Embora as lajes de pavimentação também funcionem. Em grandes terraços, a pedra natural é usada para tal cobertura.

Existem muitos projetos típicos de banhos com terraços. Os escritórios de arquitetura, ao criar opções para esses objetos, levam em consideração os requisitos para o uso de determinados materiais de construção e métodos de instalação. Embora ninguém vá proibir a realização de um projeto individual.

Opções de design

Para um passatempo agradável na sauna com terraço, deve pensar cuidadosamente no design do interior e na área aberta. Muitas vezes, do lado de dentro, a sala é revestida com tábuas de um determinado tom. É melhor escolher tons suaves que sintonizem com o relaxamento.

É necessário certificar-se de que não haja grandes saliências e cantos agudos nas divisões.... Mesmo se houver espaço suficiente no banheiro, na sala de vapor ou no banheiro, uma pessoa relaxada pode tocar a borda sem sucesso e se ferir. Pela mesma razão deve-se ter cuidado para garantir que os pisos não sejam escorregadios.

É melhor usar materiais naturais para decorar o interior.... Os modernos, como o plástico, "não se dão bem" com o banho, pois podem derreter ou começar a emitir odores desagradáveis. Mesmo que não sejam venenosos, a experiência de férias será arruinada.

No banho, é necessário providenciar todos os acessórios necessários: vassouras, chapéus, óleos aromáticos, xampus, sabonetes, panos. É bom escolher uma prateleira conveniente para eles, que seja sempre fácil de alcançar.

Para a iluminação, é melhor não usar lâmpadas fortes que não permitem que você entre em sintonia com o relaxamento. Melhor deixar a luz amarela e suave.

O desenho da área aberta também é de grande importância. Pode ter cortinas grossas que bloqueiam o espaço do terraço do sol quente ou frio. Elementos deslizantes feitos de vidro ou policarbonato podem ser usados ​​aqui... Graças a isso, o terraço pode ser usado quase todo o ano.

Uma parte importante é o forno no terraço. A impressão geral de uma banheira com terraço depende muito de seu dispositivo e design. Uma base separada é colocada para o churrasco. O forno é feito de tijolos refratários em uma base alta... Durante a sua construção, é melhor providenciar um nicho para armazenar um pequeno abastecimento de lenha.

Quanto ao surgimento de fumos, cria-se uma chaminé separada com chaminé alta para retirá-lo, de modo que os odores desagradáveis ​​e os fumos não se espalhem pelo terraço e pelo banho.

É melhor colocar o chão ao redor com ladrilhos, pois quando uma faísca atinge sua superfície, ela definitivamente não acenderá. Embora em todo o terraço, o chão pode ser forrado a ele. Caso se sobreponha à área cega da casa, dará unidade à solução arquitetônica do local.

Para tornar o terraço elegante, é uma boa ideia organizar um jardim de flores ao redor dele. Lindas flores ficarão ainda mais bonitas contra o fundo, por exemplo, do revestimento entalhado da parede decorativa do prolongamento, deliciando o olhar das pessoas reunidas para o descanso.

Dicas úteis

Ao planejar a construção de um banho com terraço, algumas regras devem ser levadas em consideração:

  • Independentemente de a banheira ser grande ou pequena, deve obrigatoriamente ter salas separadas para closet, ducha e sauna a vapor.
  • Para o terraço, é melhor organizar uma fundação de pilha. Isso dará estabilidade adicional ao objeto inteiro.
  • Ao projetar um terraço, ele pode ser feito sob o mesmo teto da sauna, coberto com o mesmo material de cobertura. Porém, é mais prático usar policarbonato para o dossel. Um dossel surdo pode servir de obstáculo para que a luz entre nas janelas do banheiro. E então terá que acender a luz com antecedência. No caso de usar policarbonato, não é necessário dispor uma base reforçada, e o teto translúcido não ficará pendurado sobre sua cabeça.
  • Se o piso do terraço for acabado com lajes de pavimentação, será necessário preparar uma pequena base de laje para ele. As placas são primeiro cobertas com isolamento e, em seguida, são colocadas as telhas. É melhor não negligenciar essa ordem de trabalho para que o revestimento dure mais do que uma estação.
  • Se o piso em uma área aberta for feito de uma placa composta especial, não haverá necessidade de se preocupar com a pintura periódica do revestimento, uma vez que ao ar livre a tinta em um piso normal rapidamente desbotará e se desintegrará. O revestimento composto durará décadas.
  • Durante a construção de banhos térreos e de dois andares com terraço, em nenhum caso se deve desviar do projeto. Isso é especialmente importante quando a fase de cobertura começa. Na construção de banhos, os telhados de duas águas são os mais usados. Seu dispositivo deve passar na sequência correta. Primeiro, é feita uma crista, as vigas são fixadas, uma caixa é enfiada nas vigas, que é preenchida com isolamento e fechada com isolamento. Por fim, a cobertura é revestida de ardósia, ondulina, papelão ondulado ou outro material escolhido para esse fim.
  • Você deve abordar cuidadosamente a questão da instalação do fogão na banheira.É necessário arranjá-lo de forma que possa aquecer todos os cômodos contíguos à sala de vapor. Mas se o balneário funcionar no inverno, deve-se providenciar aquecimento individual nos quartos, já que não é possível aquecer todos os quartos com um único fogão.
  • Ainda na fase de projeto de um balneário operado em qualquer época do ano, é necessário providenciar um vestíbulo que impeça a entrada de frio no prédio. Graças a isso, a estadia nele será mais confortável e o consumo de combustível será reduzido.
  • O fogão em si pode ser não apenas a lenha, mas também a carvão ou a gás. A escolha do método de aquecimento depende do orçamento do proprietário da banheira e de suas preferências.

Para uma visão geral de um banheiro com terraço, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário