Projeto Sauna 4x6
Um banho moderno não é mais aquele quarto rústico no pátio "na fumaça", mas um verdadeiro salão de spa em seu site. Hoje, quase todo dono de uma casa de campo ou casa de veraneio pode se dar ao luxo de investir em uma propriedade relativamente pequena, mas útil para a saúde do corpo e da alma. O tamanho ideal é considerado uma sauna de 4x6 metros: ela terá espaço suficiente para uma grande família e convidados.
Você pode fazer a construção de um complexo de banho sozinho se você tem experiência adequada nesta área, ou você pode fazer o pedido de profissionais. A participação direta do proprietário no processo de organização do seu terreno exige que ele tenha um conhecimento acima da média no assunto de interesse. Portanto, antes de obter seu próprio balneário, você precisa aprender sobre alguns dos recursos.
Peculiaridades
Os banhos em nossas latitudes são quase sagrados. Desde a antiguidade, foram construídos de acordo com certos cânones, utilizando os materiais mais adequados para esse fim, e mesmo agora a técnica de construção pouco mudou. Mas surgiram materiais novos e modernos, que de alguma forma baratearam e diversificaram o processo de construção de locais comuns de ablução. Agora a melhor solução para a construção de uma banheira é fundir a experiência antiga com tecnologias e materiais modernos.
Banheiras de tamanho médio permitem que você dê asas à sua imaginação. O futuro proprietário, que o projeta por conta própria, ou um arquiteto contratado pode brincar com a disposição dos cômodos, o material, a aparência. O tamanho do prédio 4x6 m pode até ser adequado para transformar um banheiro em uma pequena pousada - será o suficiente para construir no segundo andar.
Além disso, o edifício ocupa uma área relativamente pequena, pelo que não existe uma localização estritamente definida para o balneário no local: pode ser uma extensão ou uma estrutura separada em qualquer lado da propriedade.
Primeiro você precisa decidir sobre o local de construção e, depois de tomar uma decisão informada, lançar as bases sobre ela. Este será um passo importante e fundamental.
Projeto
Qualquer banho começa com um projeto. Antes de começar a construir, nivelar o terreno, procurar materiais, você precisa decidir como a estrutura ficará no final, e quais funções ela deve desempenhar: se será uma casa comum de um andar de 4x6 m ou um mini- casa de campo com piscina de 2 pisos. Em ambos os casos, é necessário traçar um diagrama de layout do local, que se tornará o melhor auxiliar na construção de um banho, independentemente de o proprietário do local o estar a fazer por conta própria ou ter recorrido à ajuda de arquitetos.
É imperativo levar em consideração o método de abastecimento de água do banho. Normalmente, esse problema é resolvido com a ajuda de um poço.
Ele tem suas próprias sutilezas e nuances a serem encontradas durante a construção:
- a distância do poço ao banho (a partir de cinquenta metros);
- organização do descarte de água;
- abastecimento de água no inverno.
Nesse caso, é melhor consultar profissionais que irão sugerir a melhor solução para um problema urgente.
Layout
Acredita-se que o melhor tamanho para banho no país seja de 4 por 6 metros. Tais parâmetros abrem espaço para a imaginação: a construção pode ser feita como uma casa de campo, parte dela é levada para baixo do terraço, transformando-a em uma área de lazer ao ar livre, ou você pode se limitar a construir uma modesta casa de banhos.
O balneário é uma estrutura muito específica com um propósito especial, portanto, ao planejar, é fundamental levar em consideração a altura dos tetos e limites. Largura e altura insuficientes do limiar levará à "saída" de calor da sala de vapor e uma corrente de ar, e o teto - ao aparecimento de excesso de vapor.
A altura do teto ideal é de cerca de dois metros.
Para elaborar um layout de sucesso, os seguintes fatores devem ser considerados:
- a quantidade de pessoas simultaneamente no banho;
- finalidade da sala: os metros quadrados da sala de vapor e do departamento de lavagem dependem das preferências;
- divisão direcionada de quartos;
- divisão competente do espaço.
Um projeto de layout típico inclui as seguintes premissas:
- O camarim é algo como um pequeno corredor que pode ser usado como camarim; utensílios de banho, como vassouras e chapéus, também são armazenados ali.
- A sala de vapor é o local principal do banho. Haverá prateleiras e um fogão. É melhor colocá-lo no canto do prédio.
- Sala de lavagem (ou casa de banho) - uma divisão na qual existe um duche, por vezes uma casa de banho.
- Lavabo social - providenciado à vontade e sempre que possível. Normalmente, o cômodo maior é atribuído a ele e mobiliado com todos os móveis necessários: armários, sofás, espreguiçadeiras, coisas que ficam nele. Uma das condições importantes para esta sala é a presença de uma janela.
Um balneário em um projeto individual pode incluir todas as instalações acima e ter outras adicionais. Por exemplo, às vezes o camarim e o banheiro podem ser combinados ou completamente abandonados substituindo-os por um terraço. No entanto, será uma opção mais de verão, o que é adequado para um passatempo sazonal. Se um projeto “multi-temporada” está sendo criado, é melhor criar áreas de recreação internas e externas. Mas esta opção exigirá espaço adicional e, em vez de 4, é melhor contar com 5 metros.
Se você tem fundos e vontade suficiente, pode diversificar o layout padrão adicionando um segundo andar ou uma varanda. Dois pisos permitem alargar a funcionalidade de uma banheira com dimensões de 6x4 m, uma vez que o segundo piso está a ser construído se um nível não for suficiente para organizar todas as instalações: por exemplo, se quiser mesmo arranjar uma pequena piscina, e também transformar o banheiro em uma casa com um quarto para hóspedes.
Um diagrama de projeto detalhado deve levar em consideração absolutamente todas as características e pontos arquitetônicos: desde a localização das janelas e portas até as distâncias entre as divisórias, e a largura e localização dos cômodos devem ser pensadas com antecedência.
Fundação
Esta é uma fase de construção obrigatória. Uma vez que o balneário é uma estrutura relativamente leve, é possível lidar com isso sem uma base de capitel. No entanto, você não pode fazer nada sem ele.
Ao escolher o local para a fundação, é muito importante levar em consideração o estado do solo. Ideal para construção, estanque e seco. Mas raramente isso dá tanta sorte e, portanto, vale a pena considerar a composição do solo e a proximidade das águas subterrâneas. Dependendo desses fatores, a base mais adequada para um caso particular é selecionada.
Na maioria das vezes, uma fundação de faixa é colocada, a altura da qual é de pelo menos 0,5 m e a largura de 0,3 m. É adequada para instalação em qualquer solo. No entanto, há muito mais problemas com ele do que com outros tipos: leva mais tempo para instalar, terraplenagem e trabalhos adicionais são necessários antes de sua construção.
Mas esta não é a única opção: você também pode instalar a estrutura nas estacas da fundação do parafuso. É uma base muito sólida que pode suportar até mesmo uma estrutura de dois andares e pode facilmente lidar com seu peso.
E a terceira opção: uma fundação colunar, na qual um banho leve é o ideal.
A dois metros da fundação, um orifício de drenagem é cavado para uma tubulação de esgoto. O próprio tubo é colocado em uma vala cavada especialmente para esse fim.
Paredes e telhado
O banho deve ser aquecido mesmo no inverno, por isso a qualidade das paredes e o seu isolamento durante a construção são extremamente importantes. Construídas a partir de uma casa de toras, devem ser grossas o suficiente para se manterem aquecidas por dentro, portanto, sua espessura deve ser de pelo menos 18 cm.Consequentemente, as toras usadas para criar a parede devem ter os mesmos 18 cm de diâmetro.
Você pode usar não apenas toras, mas também tijolos e outros materiais que o proprietário goste.
O resto do trabalho com as paredes para o seu isolamento, isolamento e impregnação depende da escolha do material.
Depois que as paredes do banho forem construídas, elas precisam ser fechadas o mais rápido possível. O telhado pode ser inclinado, empena ou outra forma. O tipo de cobertura também depende das preferências: pode ser coberto com ardósia, ondulina, ladrilhos. Pode ser isolado caso se pretenda fazer dele um cômodo adicional, que pode ser reservado para uma despensa ou um cômodo, ou pode ficar sem ele, deixando-o no sótão.
É muito importante fazer cálculos de carga apropriados ao construir um telhado. Com a ajuda deles, ficará claro com quais parâmetros você terá que trabalhar, bem como qual telhado é melhor escolher.
Cargas são:
- constantes: o peso do próprio telhado e da cobertura;
- temporário: cargas sazonais (neve, chuva, vento); o peso dos trabalhadores;
- naturais (não são típicos do nosso clima, portanto raramente são levados em consideração; no entanto, se a dacha está sendo construída em uma zona com maior probabilidade de desastre natural, este parâmetro não pode ser ignorado).
Uma vez que os cálculos são a parte mais importante na construção de um telhado, é melhor confiar uma questão tão responsável a um profissional.
Materiais (editar)
Quando o desenho da banheira é criado e o local para a construção é selecionado, surge a questão da escolha dos materiais. Este é um negócio responsável, pois o material utilizado influencia as características da banheira, o seu aspecto e o seu interior.
A escolha do material, por sua vez, depende do gosto dos proprietários, mas em maior medida da situação financeira. Mas as tradições de hoje não influenciam tanto a tomada de decisão, embora muitos materiais continuem sendo relevantes.
Agora, além dos materiais naturais, é possível usar concreto aerado, blocos de concreto aerado, lajes.
Para a construção de uma banheira, eles costumam escolher:
- madeira (madeira, toras arredondadas);
- tijolo;
- pratos;
- outros (blocos de concreto, blocos de gás, blocos de argila expandida e outros).
Vamos considerar cada um dos materiais com mais detalhes.
Histórico
São considerados o melhor e historicamente comprovado material para a construção de um banho picado. Ao escolher as toras, deve-se estar atento à sua qualidade: eventuais irregularidades podem afetar as propriedades de isolamento térmico. O comprimento também é importante: se as toras forem muito longas, terão que ser serradas e as curtas não funcionarão.
A escolha é influenciada pelas seguintes qualidades positivas das matérias-primas:
- estética (as toras não precisam de acabamento, além disso, trazem o aspecto do banho mais próximo do tradicional);
- respeito pelo meio ambiente e segurança para os humanos;
- alto isolamento térmico (a madeira é um material de baixa condutividade térmica, portanto, você pode economizar no isolamento térmico adicional do ambiente);
- durabilidade (com os devidos cuidados, competente aderência a todas as regras da tecnologia de construção);
- baixo custo relativo (o custo da madeira é relativamente baixo).
Normalmente, as coníferas são usadas para a construção de banhos, como o larício e o pinheiro, mas às vezes também podem ser misturadas com árvores de folha caduca: por exemplo, ao colocar as paredes, toras de árvores de folha caduca são colocadas de baixo, e árvores coníferas são colocadas em cima. Acredita-se que a melhor árvore para o corte seja o cedro. Mas ele também é caro. O mais barato é o pinheiro, tem tronco reto e não tem galhos.
Mas o lariço é mais resistente à decomposição.
É necessário lembrar sobre o isolamento térmico ao colocar paredes. Além dessa propriedade das toras, a calafetagem é usada. Para isso, levam uma corda de juta ou fibra de linho, que entrou em uso há pouco tempo. Este é um material ecológico criado especificamente para construção. Não inflamável e seguro.
A árvore queima bem. Portanto, para evitar incêndios e perdas graves de material, a moldura é tratada com impregnações especiais e compostos resistentes ao fogo.Junto com a observância das técnicas de construção e normas de segurança, o risco de combustão espontânea pode ser reduzido a zero.
feixes
Além de uma cabana de madeira, você pode usar um bar. Este método é mais barato na construção, mas a aparência sem melhorias deixa muito a desejar. E aproveita-se o material de acabamento, que são despesas adicionais: financeiras, de mão de obra e de tempo. Afinal, ninguém quer que sua própria casa de banho pareça de alguma forma escassa e feia.
Tanto a madeira quanto a tora possuem quase as mesmas características, portanto, na escolha entre um e outro material, geralmente são decididas as preferências de gosto e situação financeira do proprietário. Isso não quer dizer que uma opção seja mais preferível e geralmente melhor do que a outra, portanto, a diferença entre elas é muito condicional.
Tijolo
É muito mais difícil trabalhar tijolo e pedra do que madeira, embora às vezes seja necessário - às vezes acontece que este material é mais acessível e é necessário construir a partir dele. Como todos os materiais de construção, tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Prós:
- mantém uma temperatura alta por muito tempo (pode ser mantida durante o dia);
- durabilidade;
- segurança contra incêndios;
- disponibilidade.
Desvantagens:
- leva muito tempo para aquecer;
- alta condutividade térmica (o calor sai muito rapidamente);
- absorve e permeia a umidade.
Para compensar até certo ponto as desvantagens, recomenda-se revestir as paredes de tijolo por dentro com tábuas e adicionar uma camada de material de barreira térmica e de vapor. E para evitar o contato com o solo - a fundação é necessária aqui.
Concreto
Às vezes você tem que construir de concreto. Isso, é claro, não é páreo para um banho feito de materiais naturais: você terá que ficar muito intrigado com a ventilação e a barreira de vapor do ambiente. Se você não tiver certeza sobre a solução ideal para este problema, o concreto não deve ser usado.
Para a construção, o concreto aerado, o concreto de argila expandida e os blocos de espuma de concreto são os mais usados.
Vantagens de materiais:
- excelente isolamento térmico;
- o microclima do edifício é semelhante ao microclima de uma banheira de madeira;
- mais lucrativo e mais conveniente de usar do que um tijolo;
- baixo custo;
- força;
- facilidade de construção - um iniciante pode lidar com isso;
- o banho não encolherá.
Desvantagens:
- condensação de material de dentro;
- limitar a altura do edifício;
- a necessidade de um acabamento antifúngico especial (e também contra o mofo);
- ecológico, mas não como a madeira.
O concreto pode ser usado não só como material para paredes, mas também para fazer uma tigela de bilhar, se tal for planejado no projeto.
Painéis
Não é a opção mais popular, mas possível para a construção de um banho. Aqui, uma moldura e painéis sanduíche são usados para as paredes. Permite economizar na fundação, já que a estrutura é muito leve e não encolhe.
No entanto, você terá que lidar com a decoração interna e externa da banheira - apesar de suas propriedades semelhantes às da madeira, os painéis não parecem tão bonitos quanto gostaríamos.
De outros
Hoje, uma casa de banho pode ser construída não apenas com madeira, mas também com materiais artificiais: blocos de silicato de gás, blocos de concreto e blocos de gás. Até mesmo uma casa pode ser construída usando-os. Esses banhos "artificiais" têm suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- não toxicidade;
- Resistência à umidade;
- baixo peso do material;
- alto isolamento térmico.
A construção de tais materiais não requer estacas roscadas na fundação devido à sua leveza (a menos que o solo seja lamacento). No entanto, existe a necessidade de acabamento adicional da fachada do edifício para dar uma aparência apresentável - blocos “nus” não parecem muito atraentes.
Cálculo de materiais
Tudo deve ser pensado. De tudo o que se passou, não se constrói uma banheira - são necessários materiais especiais. Portanto, é necessário mantê-los registrados e fazer uma estimativa, calcular o custo aproximado de construção para saber quantos metros cúbicos de madeira foram trazidos.
É mais fácil pedir ajuda a especialistas, mas você pode tentar fazer os cálculos sozinho.
Que materiais são considerados:
- para telhado e paredes (vigas);
- para o chão;
- decoração de teto e interior;
- isolamento (água e vapor);
- para isolamento;
- cobertura.
É feita uma estimativa individual em função das especificidades do projeto de banho, metros quadrados e materiais utilizados. Uma abordagem competente e responsável para a construção de uma banheira ajuda a manter o orçamento e adquirir uma banheira durável e forte.
Aí está um pequeno truque: para a construção de uma banheira com moldura, pode-se encomendar um kit pronto para a automontagem.
Projeto
O interior e o exterior do balneário dependem totalmente da vontade, gosto e imaginação do proprietário. Você pode fazer uma casa de banho russa clássica, criando a atmosfera do passado por dentro, enquanto se sente como um cavalheiro rico no meio de vassouras de bétula e uma árvore. Por exemplo, os designs tradicionais podem ser complementados com ferro forjado e elementos de ferro, ervas penduradas no teto e nas paredes, utensílios estilísticos como conchas e bacias de madeira.
A regra principal da decoração interior da banheira é a calma e o relaxamento. Em um lugar de relaxamento, ninguém gostará de formas pretensiosas e cores brilhantes e chamativas - é melhor recusar essas idéias malucas. E você deve dar preferência a tons naturais calmos que vão te ajudar a relaxar e não ficar atento ao meio ambiente. Afinal, na hora de ir ao banho, o principal é o conforto e o relaxamento, e muitas vezes os olhos ficam fechados.
A luz deve ser ligeiramente fraca e quente, suave e difusa. Mas, ao mesmo tempo, você não deve arranjar o crepúsculo - nele os olhos se esforçam mais, e isso não se dispõe a descansar.
Um banho moderno dá espaço na escolha de soluções e design, porém é melhor não exagerar na originalidade, e fazer tudo com simplicidade, em cores calmas, mas com bom gosto, para que os hóspedes com certeza apreciarão a decoração de todos. os quartos da casa.
dicas e truques
Para a correta colocação do complexo de banhos, você pode contar com a orientação de especialistas.
- É melhor colocar o banho em uma colina, o que ajudará a equipar um sistema de drenagem natural.
- É melhor entrar pela entrada pelo sul, especialmente se você planeja tomar um banho de vapor no inverno - assim haverá menos neve.
- E as janelas são do oeste ou sudoeste.
- A distância da casa é de cerca de 5-6 metros de acordo com as regras de segurança contra incêndio.
- Mas não na fronteira do local para evitar olhares indiscretos.
Belos exemplos
E aqui estão alguns bons exemplos de uma sauna de 4 x 6 m que podem inspirá-lo a criar sua própria sauna exclusiva.
- O mesmo estilo tradicional em um banho de bloco de gás.
- Um exemplo com muitas linhas suaves.
- Um balneário de toras com detalhes esculpidos e até mesmo janelas com vitrais.
- Uma sala de vapor de madeira com uma janela panorâmica parece muito interessante.
Para saber como é uma casa de banho compacta feita de madeira perfilada com um sótão 4x6, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.