Lindos projetos de banhos de bar

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades e variantes
  3. Tipos de madeira
  4. Fundação
  5. Estilo
  6. Acabamento externo
  7. Design de interiores
  8. dicas e truques
  9. Belos exemplos

Os felizes donos de casas particulares muitas vezes não param na reforma e na área local, muitos deles precisam de um balneário para uma vida plena e confortável fora da cidade ou no campo. O balneário é parte integrante de nossa cultura.

Nossos ancestrais passavam horas na sauna a vapor todos os sábados, após uma semana de trabalho árduo. Os contemporâneos não estão prontos para mudar essa tradição por nada. E com razão, porque os procedimentos de banho expelem a depressão e o cansaço, temperam a saúde e proporcionam sensações incríveis.

Peculiaridades

Ao construir uma banheira, os seguintes fatores devem ser considerados:

    1. o número de visitantes principais (membros de famílias particulares, visitantes frequentes);
    2. o número de quartos funcionais necessários (camarim, banho turco, sala de relaxamento, lavabo, terraço);
    3. o número de níveis no banho.

    O layout futuro e o cálculo do material de construção dependem dessas condições.

    Opções frequentemente projetadas: 3 por 4, 6 por 4 e semelhantese. Como os metros quadrados do terreno não são tão extensos, os proprietários muitas vezes têm que sacrificar o tamanho do banheiro em favor da casa.

    Variedades e variantes

    Considere projetos do menor ao mais espaçoso e suas opções de layout possíveis:

      • 3x3 m... Mesmo em uma casa de banho tão pequena, uma sala de lavagem e uma sauna a vapor de 1,5 por 1,5 m, bem como um banheiro espaçoso de 3 por 1,5 m, servirão bem.
      • 3x4 m... Um projeto que se encaixa em uma sala de vapor e camarim bastante espaçosos. Este último, neste caso, serve simultaneamente de camarim e de descanso. Muitas vezes você pode encontrá-lo nesta área da casa de banhos do país.
      • 3x5 m... Já um layout mais espaçoso: uma grande sala de relaxamento, uma espaçosa sauna a vapor e até um local para um banho.
      • 3x8 m... Layout alongado, que lembra uma suíte. Tudo começa no terraço, em seguida, o camarim, a sala de relaxamento, a sala de banho e a sauna a vapor seguem-se.
      • 4x4 m... Outro projeto pequeno, mas já é capaz de acomodar uma lavabo independente, além de uma sala de relaxamento e uma sauna úmida.
      • 4x5 m... No layout deste banho, a preferência é dada a uma espaçosa sauna a vapor, mas ainda resta muito espaço para uma sala de relaxamento.
      • 5x5 m... Uma grande sala de relaxamento permite receber um número significativo de convidados. É caracterizada pelas dimensões ideais da sala de vapor e um pequeno espaço para o duche.
      • 6x3 m... Neste projeto, o espaço é dividido em sala de relaxamento e sauna a vapor. Um pequeno vestíbulo também é fornecido para não deixar o calor sair da sala.
      • 6x4 m... O layout permite anexar um sótão, o que oferece oportunidades adicionais para relaxamento. Pode-se observar também no desenho que o lavabo, junto com a sauna a vapor, ficaram bastante amplos, e o lavabo abre oportunidades para acomodar mais visitantes.
      • 6x6 m... Uma sauna de dois andares com uma grande sala no sótão em 2 andares, um chuveiro e um banheiro, uma sauna a vapor no piso térreo. Tal plano afirma ser uma pousada de verão.

      Com planos padrão, você pode construir um balneário com varanda e piscina.

      No caso de finanças limitadas, vale a pena parar em projetos de um andar de uma pequena filmagem: 3x4, 3x6 ou 4x6. Esses planos ideais são fáceis de fazer com suas próprias mãos.

      Tipos de madeira

      Para a construção de uma banheira, o material preferido é a madeira.

      Isso se deve a uma série de razões:

        • devido à geometria rígida das peças, o material se ajusta facilmente e o tempo de construção é reduzido;
        • o material natural é feito de madeira natural, o que o torna amigo do ambiente e recomendado para quem sofre de alergias;
        • retém o calor por conta própria, mas se necessário, basta realizar um isolamento térmico adicional;
        • este material uniformiza bem o nível de umidade;
        • fornece baixo encolhimento em comparação com uma tora sólida;
        • não se presta a deformação linear e rachaduras perceptíveis;
        • tem resistência ao fogo, umidade, decomposição, mofo;
        • o custo de matérias-primas adicionais para acabamento é excluído, uma vez que a madeira é um material de construção totalmente autossuficiente.

        Existem vários tipos de madeira:

        • Aplainado... É produzido cortando toras de madeira para decoração de paredes com uma largura de 150-200 milímetros. Um dos tipos mais baratos, porém, devido ao fato de que o material é feito de madeira com um nível natural de umidade, ele se racha rapidamente, cede à deformação e encolhe significativamente. Além disso, esta vista possui falhas de geometria, o que, por sua vez, atrapalha o trabalho com docking. E após a conclusão da construção, é necessário isolamento adicional.
        • Perfilado... Para dar a geometria correta e dimensões precisas, ele passa por um processamento especial. Isso oferece uma vantagem significativa de instalação. Devido ao nível significativamente baixo de umidade (22 por cento), esta barra é resistente a retração, secagem e deformação significativas.
        • Colado... Difere na mais alta qualidade. Para sua produção, são utilizadas matrizes de lamelas, que são cuidadosamente selecionadas, polidas, secas e coladas com cola resistente à umidade em duplo blank. Em seguida, seguem para a linha de fresagem - na saída, obtém-se um produto com espessura de 180 milímetros e comprimento de 12 metros. Este tipo de toras tem um nível ótimo de umidade, não encolhe, não deforma e não apodrece. Sua única desvantagem é o preço alto, mas permite economizar no isolamento térmico adicional e na decoração externa.

        Fundação

        Apesar do tipo de fundação escolhido, deve-se considerar com antecedência a presença de um sistema de drenagem de água centralizado. Não será supérfluo analisar o solo antes da ereção para entender que tipo de fundação é mais adequado. A base deve ser forte e resistente ao gelo.

        A madeira é um material leve que não requer uma base sólida. Mas para banhos de dois andares, vale a pena escolher uma fundação em faixa com aprofundamento de até 0,5 metros, a base da banheira deve estar acima do nível do solo.

        Muitas vezes, uma fundação colunar é usada. São vigas de concreto feitas de blocos e tijolos, erguidas a uma certa altura. São instalados a uma distância de 2 metros entre si ao longo de todo o perímetro do futuro banho, nas intersecções das divisórias de apoio, no local onde está instalado o recuperador de calor. mas não é recomendado instalá-lo em solos argilosos.

        É possível projetar uma fundação de parafuso de estaca.

        Suportes tubulares de aço com pá de hélice são aparafusados ​​ao solo abaixo do nível de seu congelamento com o mesmo passo da versão anterior. Pode até ser instalado em declives acentuados.

        Estilo

        A escolha da direção do banho para pequenas áreas é pequena: é um banho finlandês ou russo. Mas o hammam turco dificilmente caberá em pequenos lotes de terra.

        Os banhos finlandeses diferem dos russos em calor seco (até 100 graus) e baixa umidade (7 a 8 por cento). Por sua vez, os russos esquentam até 80 graus com uma umidade de 70 por cento.... Além disso, a ventilação adicional é instalada na sauna finlandesa, caso contrário, será insuportável estar nela, enquanto o banho russo é simplesmente ventilado.

        O banho russo tem condições muito mais confortáveis ​​e naturais.... As saunas a vapor finlandesas são ligeiramente estilizadas, nossa sauna a vapor padrão, com um fogão e geralmente com bancos de dois níveis, parece um pouco diferente lá.

        Os banhos finlandeses modernos parecem um barril por dentro, com bancos de cada lado.

        Essa sauna tem várias vantagens:

          • a estrutura já está pronta e móvel: pode ser colocada em qualquer lugar, sem ter que demorar vários meses a construir, e se houver necessidade de se deslocar, o balneário pode ser facilmente transportado;
          • nenhuma permissão e aprovação são necessárias para a instalação;
          • aquece rapidamente;
          • compacto: as salas de vapor são feitas para no máximo três pessoas, porém, há uma escolha de qualquer tamanho;
          • resistente a climas de verão e inverno;
          • o preço é inferior ao custo de construção de uma estrutura de capital.

          A estrutura de tal banho é erguida com a ajuda de toras fixadas umas às outras com estacas macho e fêmea, para sua resistência são complementadas com chapas de aço. As toras também são tratadas com óleos para vedação. Por dentro, os bancos reguláveis ​​são de tília, já que não emite alcatrão. UMA em vez de um fogão, a sauna é aquecida por um gerador de vapor ajustável com um compartimento especial onde você pode adicionar ervas aromáticas e óleos... Deve-se notar que um banho finlandês geralmente é feito de cedro, o que aumenta muito suas propriedades de cura.

          No entanto, ainda é inferior ao russo. Primeiro, o excesso de ar seco não é bom para a pele e os pulmões.

          O fato é que as pedras da banheira finlandesa estão abertas e, se você exagerar na água, o ar ficará muito seco e pouco saudável.

          O forno de tijolos no banho russo não seca o ar, as pedras são cobertas. Devido à alta umidade da sala de vapor russa, respira-se livremente e o vapor leve não seca a pele: o corpo se aquece bem, junto com o suor saem as toxinas. Além do mais, o principal atributo é uma vassoura a vapor... É mais confortável de usar porque não queima o corpo. Em uma sauna finlandesa, uma vassoura só vai trazer muitas sensações desagradáveis.

          Você não encontrará um verdadeiro fogão russo em uma loja: ele é colocado por profissionaisque conhece todas as nuances do seu trabalho. Você pode construir uma fornalha sozinho, mas isso também exigirá um estudo cuidadoso do estilo, caso contrário, você pode acabar com uma sauna que funciona mal, em vez de um banho russo.

          No banho russo, o espaço é dividido em zonas secas (vestíbulo ou camarim, sala de relaxamento com camarim) e úmidas (ducha, banho turco). Freqüentemente, eles anexam uma varanda ou constroem um mirante próximo para recreação ao ar livre e equipam um cômodo adicional sob o telhado.

          Acabamento externo

          A decoração principal das paredes da banheira em barra consiste em polir a superfície e, em seguida, processar as suas paredes com compostos especiais que resistem ao crescimento de parasitas no interior da madeira, protegem a árvore do fogo e realçam a sua beleza natural. Esta é uma etapa muito importante que não deve ser ignorada.

          No entanto, os acabamentos decorativos são feitos com revestimentos, tijolos ou painéis de fachada. Isso dará à sauna uma aparência moderna e fornecerá proteção adicional.

          Uma casa de toras com um acabamento de tijolo ou pedra no porão da fundação parece muito bonita. Esta opção parece mais tradicional, mas também bastante moderna.

          O teto da banheira pode ser uma decoração. Pode ser em empena ou inclinada se o edifício for adjacente à parte residencial.

          Você pode pintar em qualquer cor ou escolher um telhado decorativo: telhas, ardósia natural, ladrilhos de cerâmica, madeira.

          Design de interiores

          Banhos de design moderno repletos de conforto e aconchego, o ambiente é propício ao relaxamento e descanso.

          Em muitos aspectos, o design depende da decoração interior das paredes e do piso. E, claro, para um banho tradicional, isso é madeira. No entanto, neste caso, nem todas as espécies de árvores são adequadas.

          O material de acabamento deve atender às seguintes condições:

            • resistência a temperaturas extremas e alta umidade;
            • segurança e respeito ao meio ambiente: o material não deve causar alergias, ao entrar em contato com a pele não deve deixar queimaduras e não deve liberar toxinas em altas temperaturas na sala de vapor;
            • resistência ao desgaste;
            • facilidade de atendimento;
            • tem uma bela superfície.

            Então, espécies de árvores decíduas são bem adequadas para a sala de vapor: amieiro, tília, álamo tremedor... Aquecem bem, mas quando em contato com eles não se formam queimaduras, têm uma textura leve e bonita, são fortes o suficiente e não criam problemas no cuidado. Além disso, a tília exala um aroma agradável quando aquecida.

            É melhor montar o forro de madeira verticalmente: As gotas de condensação drenam mais rápido. Além disso, é muito importante não expô-lo a vernizes ou tintas. O piso geralmente é acabado com madeira, no entanto ainda é aconselhável usar ladrilhos, e colocar uma treliça de madeira no topo... Isso evitará que o molde se forme.

            A mobília da sala de vapor é simples - bancos retos e redondos, alinhados ao longo de uma parede em várias fileiras. E os itens de decoração são conchas de madeira, bacias, vassouras penduradas na parede e ramos de ervas aromáticas para criar um perfume.

            Também é desejável cobrir a tradicional sala de relaxamento na banheira com ripa de madeira. Nesse caso você pode usar árvores coníferas: abetos, pinheiros, abetos... Seu aroma incrível é saudável. Você também pode usar bétula.

            Os móveis são uma grande mesa e bancos de madeira maciça. Para adicionar um toque moderno, você pode colocar uma mesa de bilhar no meio da sala, se o tamanho da sala permitir. Assim, o visitante não só terá um descanso, mas também diluirá o descanso com um lazer interessante.

            Os bancos sanitários podem ser substituídos por poltronas macias, um sofá ou móveis de vime com almofadas macias. As lâmpadas servirão como itens de decoração. Recomenda-se considerar um cenário de iluminação diferente: a luz principal sob o teto, adicional - na forma de lâmpadas de chão ou arandelas, que ajudará a criar uma atmosfera mais privada e pacífica propícia ao relaxamento.

            Você pode diluir o interior com decoração forjada, pratos pintados ou itens esculpidos.

            O banheiro é melhor revestido, e se estiver na sala de vapor, isole-o com vidro. Os ladrilhos podem ser combinados com a madeira para se misturar com o interior principal.

            Uma casa de banho com azulejos contrastantes brilhantes não ficará menos bonita.

            dicas e truques

            Ao desenvolver um plano para um futuro banho, estude as dicas e erros que outros proprietários tenham encontrado para não repetir sua amarga experiência. Essas dicas serão especialmente interessantes para quem vai tomar banho por conta própria.

            Conselho número 1. Os profissionais recomendam que, ao despejar uma base, teste-a em uma pequena forma: uma bacia de metal, um balde ou qualquer outro objeto semelhante. Depois que o cimento secar, bata no asfalto ou com um martelo, para saber se a base tem uma composição de boa qualidade.

            Vale lembrar que uma solução de alta qualidade é obtida se você seguir uma ordem de mistura clara: primeiro, a água em temperatura ambiente é despejada no recipiente, depois o cimento é despejado e tudo é bem misturado, e a pedra triturada é adicionada à mistura resultante , a areia é derramada no final.

            É esta ordem que permite atingir a resistência máxima da fundação.

            Além do mais, a fundação é derramada em temperaturas positivas: de +7 graus e acima.

            Nota: a temperatura positiva deve ser mantida todo o tempo que a mistura secar.

            Este período, em regra, atinge as duas semanas, pelo que se recomenda o início da construção do balneário no final da primavera.

            Conselho número 2. Escolha o tipo certo de madeira. Para zonas húmidas, por assim dizer, opte por choupo ou tília: são mais resistentes à elevada humidade do banho e menos susceptíveis a fissuras. Além disso, tal fortificação é mais fácil de restaurar quando está em ruínas. Mas o camarim pode ser coberto com coníferas.

            Conselho número 3. Vale a pena monitorar com muito cuidado o assentamento da madeira. As toras devem ficar o mais apertadas possível umas nas outras, pois disso depende o calor do banho. É melhor comprar um corte de madeira no inverno, porque não tem rachaduras e entalhes e é o mais durável. Por isso é necessário perguntar ao vendedor o período exato de corte.

            Conselho número 4. Mesmo os melhores logs devem ter tempo para encolher. Geralmente dura de 5 a 7 meses ou todo o período de inverno. Só então as lacunas podem ser preenchidas sem poupar o material: quanto mais denso, melhor. O musgo rosa e o reboque de urtiga são os melhores para isso.

            Conselho número 5. A parte mais importante de um edifício é a segurança contra incêndios de alta qualidade. Isso significa que a chaminé deve ser costurada em uma caixa de metal por onde passa pelo telhado e protegida por tijolos vermelhos cozidos. Também é necessário certificar-se de que o fogão está o mais afastado possível de produtos de madeira e paredes: a distância mínima é de 40 centímetros.

            Conselho número 6. Verifique se há som em todas as conexões do forno. Se for sonoro, isso indica que o produto é de alta qualidade. Verifique também as travas das portas do forno. No processo de abertura e fechamento, nada deve interferir com eles.

            Conselho número 7. Cobrir o fogão com ladrilhos confere-lhe protecção adicional e torna-o ainda mais intensivo em energia. Grés porcelânico esmaltado funciona melhor, mas ladrilhos de argila queimados em temperaturas acima de 1000 graus também podem ser usados.

            Conselho número 8. Aqueça bem o banho: você precisa colher lenha do verão, escolha carvalho, bétula ou amieiro. As árvores coníferas não funcionam: dão fuligem quando acesas. É necessário monitorar o teor de umidade das toras - apenas as toras secas são jogadas no braseiro.

            Conselho número 9. Os especialistas também recomendam testar pedras que são fornecidas com água para o vapor. Antes de começar a cozinhar a vapor, verifique as pedras da seguinte forma: despeje água quente sobre as pedras, pendure um pano de algodão branco antes de vaporizar. Depois que o vapor acabar, verifique se há fuligem na tela. Nesse caso, as pedras não são muito boas. Se você não vai trocá-los, então este procedimento deve ser repetido até que toda a sujeira saia deles. Certifique-se de que o recuperador está intacto, sem fissuras ou fendas. O ruim - limpe imediatamente.

            Conselho número 10. Organize a ventilação no banho com competência. É melhor fazer embaixo, pois todas as nossas impurezas caem no chão, mas o ar deve fluir de cima. Além disso, as portas da sala de vapor devem abrir para fora.

            Conselho número 11. Para maior retenção de calor, as janelas e portas da banheira devem ser pequenas.

            Conselho número 12. Use óleos para obter um aroma agradável. Porém, não pingue nas pedras, é melhor colocar óleo em um balde com uma vassoura encharcada, ou colocar algumas gotas nas paredes.

            Conselho número 13. Organize a calha corretamente: deve ser bem inclinada e de concreto.

            Conselho número 14. Se você quiser um banho russo de verdade, seu principal componente é um aquecedor. Não dá para comprar - o forno só pode ser feito por um profissional que conhece todas as sutilezas. A variedade de fogões oferecida pelas lojas é adequada apenas para banho ou sauna finlandesa.

            Conselho número 15. O banho russo é construído apenas em madeira. Eles escolhem uma barra ou toras sólidas.

            Belos exemplos

            Uma seção de um banho compacto de 3x4 m: um pequeno vestíbulo e uma espaçosa sauna a vapor.

            Sauna em uma casa de troncos com telhado de duas águas.

            Sauna a lenha com um pequeno terraço.

            Sauna em madeira perfilada com esplanada.

            Uma sauna de dois andares com um gazebo anexo.

            Um belo projeto de um balneário perto de um lago doméstico com um pedestal de pedra voltado.

            O projeto de um balneário com piscina e um mirante sob o mesmo teto no pátio de uma casa particular.

            Plantas baixas grandes podem acomodar uma pequena piscina coberta.

            Banho tradicional russo.

            Mobiliário interior ergonômico para a sauna a vapor.

            Uma abordagem bastante interessante para a organização do fogão.

            Banho com boiler aberto.

            Sauna de barril finlandesa.

            Enchimento interno do barril de banho finlandês.

            Decoração muito incomum do banho. Os barris fornecidos irão ajudá-lo a ficar mais confortável na sala de vapor, já que pode mergulhar a qualquer momento, enquanto permanece na sala de vapor.

            Para uma revisão de vídeo detalhada de um banho de madeira, veja o vídeo abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário