Banho Arbolite: prós e contras, princípios básicos de construção
A construção de uma casa de banho é uma obrigação em qualquer casa de veraneio e apenas numa casa de campo. No entanto, em vez de soluções tradicionais, você pode usar uma abordagem mais moderna - para construir uma casa de banho de concreto de madeira. Na prática, esse material não é pior do que tijolo, madeira ou blocos de concreto aerado.
Vantagens e desvantagens
Uma importante qualidade positiva de um banho de concreto de madeira é um isolamento térmico decente. Portanto, por dentro é mais fácil aquecer o ar até a temperatura desejada. O mesmo ar preencheu as lacunas dos cavacos que compõem o material. É por isso que uma excelente retenção de calor é garantida. Outros uma propriedade importante do concreto de madeira é a sua incombustibilidade.
Uma casa de banho construída com esse material tem aproximadamente a mesma resistência à umidade que uma casa de banho construída com blocos de concreto. A alta resistência biológica (suscetibilidade zero à decomposição e nidificação de fungos) permite estender a vida útil. A resistência estrutural ideal é mantida mesmo em alta umidade.
Outra vantagem característica do concreto de madeira é o seu preço acessível, com o qual os custos de construção são minimizados.
A leveza desse material, em comparação com os blocos de concreto monolítico e concreto aerado, possibilita a utilização de uma fundação leve. E isso reduz ainda mais os custos de construção e encurta o tempo de trabalho. Não há necessidade de utilizar equipamentos pesados e atrair um grande número de especialistas experientes. Para processar concreto de madeira, não há necessidade de usar uma ferramenta complexa ou altamente especializada. A colocação de blocos não difere da formação de uma parede de tijolos. Os elementos Arbolite são usados para construir estruturas no 1º e 2º andares com bastante calma.
Mas mesmo todos os pontos acima não permitem que este material seja considerado uma solução ideal em todos os casos. Em primeiro lugar, podem surgir dificuldades na obtenção de uma mistura de trabalho. Em condições artesanais, é muito difícil fazer os blocos e a composição que os conecta. Mais precisamente, algo pode ser feito, mas o cumprimento da norma não é garantido. A produção do trabalho requer o uso de substâncias especiais e uma sequência estrita de manipulações tecnológicas.
Além disso, a arbolita é muito fácil de deixar passar. A substância pode absorver água e, portanto, a barreira de vapor das paredes de todos os cômodos é imprescindível.
Não adianta só sair e deixar o banho secar. Para que dure mais é necessário aquecer o recuperador com meia carga de lenha antes de terminar os processos de rega (o ideal é que haja ainda mais).
Tanto na compra de uma fábrica de concreto de madeira, quanto na contratação de profissionais para sua fabricação, é necessário garantir que contenha sulfato de alumínio. Se este componente for usado, o risco de inchaço do material é reduzido. O material que incha, absorvendo muita umidade, pode rachar facilmente com o frio.
Além disso, o acabamento de tal superfície é muito difícil. Arbolite, mesmo da mais alta qualidade, tem uma geometria muito pobre, que só é compensada pelo uso de uma mistura de cimento-areia. Teremos que nos certificar de que a neve seja removida da base para que não entre água.
Como escolher um projeto de banho?
Se estiver decidido a usar concreto de madeira, é hora de decidir sobre o tamanho.Muitas vezes, um balneário em uma área suburbana é construído com um segundo andar residencial e, neste caso, a busca por um projeto adequado tem suas características próprias. O tamanho total do prédio é escolhido de acordo com quantas pessoas vão usá-lo ao mesmo tempo. Para o uso constante e sistemático de um banheiro desse tipo, é necessário construir uma residência suburbana quase completa. Mesmo neste caso recomenda-se a escolha de projetos que permitam no piso térreo, para além da sala de vapor, colocar uma sala de lazer, um ginásio e algumas outras salas de serviço.
Visto que mesmo quando se usa concreto de madeira leve, a massa total de uma banheira de dois andares é bastante grande, é irracional colocá-la sobre uma base colunar leve.
Os especialistas recomendam a instalação de uma fita de concreto armado inquebrável. Deve necessariamente ir abaixo da linha de congelamento do solo.
Quanto ao aquecimento, o aquecimento com caldeira a gás de duplo circuito é provavelmente a melhor escolha. Ao mesmo tempo, no rés-do-chão, por uma questão de respeitar as tradições e a cor necessária, um fogão normal é montado a um fogão.
Caso não seja possível a ligação ao gasoduto principal, é aconselhável aquecer o banho com caldeira a combustível sólido. Na ausência de um sistema central de abastecimento de água ou de energia insuficiente, o abastecimento de água deve ser fornecido por uma bomba de um poço ou poço.
Em locais com clima adverso, é útil colocar essas fontes de água dentro do próprio banho. Por motivos óbvios, vale a pena colocar uma escada interna, levando ao segundo andar. Como tudo que você precisa colocar em uma área limitada é difícil, às vezes você tem que recorrer a profissionais para fazer um projeto individual.
Princípios básicos de construção
Fundação
Ao construir um banho de concreto de madeira com suas próprias mãos, às vezes a base é feita de uma laje isolada equipada com reforços. A espessura recomendada para tal laje é de 3 cm. É imperativo providenciar o isolamento da área cega. Para evitar que a base fique molhada, todo o líquido é drenado através do tubo de drenagem. Tanto as características da área cega quanto o uso de um sistema de drenagem são levados em consideração ao cavar uma fossa.
Quando uma laje é montada, não se deve esquecer de passar as comunicações por ela em locais estritamente definidos pelo projeto. Os vibradores são freqüentemente usados para dar ao concreto as qualidades necessárias.
Paredes
Nas instruções passo a passo usuais para a construção de banheiras de madeira e concreto, o fato de serem construídas na primavera é frequentemente ignorado. Mais precisamente, os profissionais que redigem essas instruções esquecem esse fato, que para eles é mais evidente. Se necessário, os blocos podem ser cortados nas partes desejadas usando uma serra circular. É complementado com um disco de 33 cm. As aberturas devem ser reforçadas.
Instalação de janelas e portas
Para o banho, recomenda-se escolher janelas e portas de madeira. A espessura da estrutura deve ser tal que o ponto de orvalho fique dentro da unidade de vidro. Se a espessura exigida for superior a 22 cm, deve-se reforçar a proteção térmica ou usar vidros triplos. Parafusos auto-roscantes e âncoras em paredes de concreto de madeira quase sempre são aparafusados manualmente... Apenas em alguns casos as ferramentas são usadas.
Certifique-se de avaliar quais são as dimensões da abertura, como ela está localizada. Se necessário, se o nível mostrar a presença de excessos, eles são cortados e a superfície deverá ser lixada. Este a parte do bloco onde os cavacos são expostos, não coberta com uma camada de cimento, deve ser impregnada com uma mistura protetora... Os óleos naturais são a melhor opção para processamento.
Faça o mesmo ao instalar as portas.
Reboco das paredes externas
Em alguns casos, apenas as costuras podem ser acabadas com gesso, e o resto da superfície pode ficar sem acabamento. Em salas úmidas, todo o volume é rebocado. Em salas secas, todas as superfícies, exceto as costuras, são estofadas com tábuas... Se, no entanto, o gesso for aplicado, uma preparação cuidadosa não é necessária - a adesão à superfície é fornecida inicialmente.Mas, para estender a vida útil da estrutura, é útil usar tela de arame de aço.
É importante desde o início escolher uma opção específica: ou limitando-o ao gesso áspero, ou acrescentando-o com uma camada de acabamento final. Na maioria das vezes, é usada uma massa de cimento-areia com 2 cm de espessura.As qualidades decorativas desse revestimento são pequenas, mas é muito barato. Se você usar um gesso de cal um pouco mais caro, pode melhorar a permeabilidade ao vapor da estrutura.
Fazendo o teto
Em primeiro lugar, eles equipam a sobreposição. O material deve ser tratado com retardantes de fogo. Placas de montagem feitas de metal selecionado são utilizadas para a fixação das vigas.
Avançar:
- bainha com tábuas;
- faça o isolamento com argila expandida ou outro material (na maioria das vezes com lã de basalto);
- formar uma barreira de vapor;
- fazer proteção hidráulica;
- colocar um revestimento de tábuas.
Decoração de interior
O material com o qual as paredes do banho de arbolita são acabadas internamente deve ser:
- estritamente higiênico;
- tolera perfeitamente o ar aquecido, o contato com a água;
- não tóxico;
- resistente a danos mecânicos.
Não é necessário isolamento. A barreira de vapor só é instalada na sala de vapor. Para sua fabricação, utiliza-se material revestido de folha metálica. Uma caixa com uma abertura para ventilação é colocada acima dela. Já há um forro preso a esta caixa.
Avaliações
A atratividade de um banho de concreto de madeira para os proprietários está associada não apenas ao seu baixo custo e resistência ao fogo. Construtores amadores indicam que o trabalho é feito o mais rápido possível. O método de estilização é bastante simples. Graças ao uso de isolamento e forro de folha, você pode fornecer aquecimento até 100 graus em 90 minutos.
É importante notar que, com impermeabilização de baixa qualidade, as paredes podem desabar rapidamente.
Para os prós e contras do concreto de madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.