Lindos designs de banho

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Sutilezas de design
  4. Zoneamento
  5. Projeto
  6. Estilo
  7. Fundação
  8. Paredes
  9. Piso
  10. Estrutura do telhado
  11. Ventilação
  12. dicas e truques
  13. Belos exemplos

O balneário é há muito um local de descanso tradicional no nosso país. Hoje é uma grande oportunidade de combinar procedimentos de bem-estar e convívio com os amigos. Este é o melhor remédio para a depressão e o tédio do inverno. O balneário hoje é parte integrante da maioria dos projetos de casas de campo e chalés de verão. Construir um bom banho que atenda a todas as suas necessidades não é uma tarefa fácil. No entanto, depois de ter construído um balneário de alta qualidade e ter compreendido os meandros da construção e do design, será possível desfrutar dos resultados por mais de uma dúzia de anos.

Peculiaridades

Dependendo das necessidades do cliente, as construtoras modernas oferecem uma variedade de projetos - desde casas compactas de um andar 3x3 até amplas banheiras de dois andares com piscina, banheiro, terraço e gazebo, além das instalações principais - uma sala de lavagem e uma sala de vapor. O balneário pode ser um prédio separado na área local, ou pode ter um telhado comum com a casa, ou ser conectado a ele por uma galeria coberta.

Uma moderna casa de banhos é construída com as habituais vigas de madeira ou troncos, mas também de blocos de argila expandida, painéis SIP, tijolos e outros materiais. A escolha de opções é tão ampla que você pode escolher um projeto que atenda 100 por cento a todos os seus requisitos e orçamento. É necessário que o banho também cumpra as regras de segurança (em primeiro lugar, incêndio), GOST, códigos de construção e regulamentos (SNiP).

Materiais (editar)

Foi mencionado acima que os materiais para a construção de uma banheira podem ser muito diversos. Cada tipo de material possui características, vantagens e desvantagens próprias.

Uma banheira de madeira tem muitas vantagens. Isso é respeito ao meio ambiente, e um cheiro agradável de madeira na sala e bom isolamento térmico. A madeira libera substâncias que promovem a saúde quando exposta a altas temperaturas, criando um efeito de aromaterapia. Uma casa de banho de madeira vai durar pelo menos 10 anos. Madeira tratada especialmente com anti-sépticos pode durar 2 a 3 vezes mais.

Um tronco (arredondado ou picado) é um material tradicional para a construção de um banho. Escolhendo o tipo de árvore, é melhor ficar em coníferas, por exemplo, pinheiros, abetos, lariços. São adequados para todos os ambientes, exceto para a sala de vapor, devido ao forte cheiro de resina. Para uma sala de vapor, espécies de madeira como choupo, tília, bétula ou carvalho são mais adequadas. Os banhos feitos de troncos de pinho redondos ou picados são duráveis ​​e não estão sujeitos a deterioração. Freqüentemente, toras de bétula, carvalho e álamo tremedor ou tília são usadas para a construção de uma banheira. A tília e o álamo ficam bem aquecidos e não queimam a pele quando aquecidos. A construção de um andar de um balneário requer cerca de 10 fileiras de toras. Na maioria dos casos, é dada preferência a um tronco arredondado com juntas de canto prontas e ranhuras para isolamento.

A barra de madeira é considerada um material altamente ecológico, durável, tem baixa condutividade térmica e por isso é perfeita para o banho. Uma casa de banhos de madeira tem um aspecto esteticamente agradável, as paredes são lisas e agradáveis ​​ao toque. Na construção, um perfil convencional ou viga dupla é usado.

Um feixe duplo consiste em várias camadas: interno e externo, entre os quais o isolamento (ecowool) e várias substâncias (anti-sépticos, ácido bórico, etc.) são colocados, garantindo a segurança contra incêndio do edifício.A parede dupla de madeira tem uma elevada eficiência térmica, apesar de ter apenas 220 mm de espessura. A pequena espessura da madeira também garante que o banho se aqueça rapidamente. Outra vantagem importante é que um banho de madeira é construído em um curto espaço de tempo (cerca de 3 meses) e em qualquer época do ano.

O tijolo é frequentemente utilizado para a construção de uma banheira, uma vez que é amigo do ambiente e mais durável do que a madeira, tem um aspecto esteticamente agradável e não necessita de revestimento adicional e tem um bom isolamento térmico. A principal vantagem é a resistência ao fogo e a segurança do ponto de vista das influências externas. A principal desvantagem é o preço alto, o longo tempo de construção e o custo do sistema adicional de isolamento e ventilação. Um banho de tijolos leva muito tempo para aquecer - o tempo de aquecimento pode chegar a várias horas. No entanto, esse banho vai servir por muito tempo, depois de alguns anos, apenas a substituição da decoração interior será necessária.

Os blocos de argila expandida são feitos de uma mistura de argila expandida, cimento, água e areia. São considerados ecologicamente corretos, duráveis ​​(sujeitos a certas regras operacionais) e um material bastante orçamentário. Devido à sua baixa condutividade térmica, os blocos de argila expandida são resistentes ao gelo. Os blocos para construção são bastante grandes - o bloco médio tem dimensões de 390x90x188. Graças a isso, em contraste com uma banheira de tijolos, tal edifício pode ser erguido em um tempo muito curto.

Na construção, são utilizados vários tipos de blocos: parede, divisória, chaminé, frontal, comum, canto ou revestimento. Portanto, se um conjunto de blocos for ordenado, é importante que eles tenham uma determinada marcação. Também existem blocos para escolher: sólidos ou vazios.

A principal desvantagem dos blocos de argila expandida é sua alta higroscopicidade, devido à qual a umidade pode se acumular no bloco. Isso leva à destruição das paredes. Portanto, ao construir um banho de argila expandida, é necessário pensar muito bem no sistema de ventilação para evitar o acúmulo de vapor nas paredes. Para a construção de um banho, blocos calibrados (multi-slot) com uma conexão groove-ridge são excelentes. Devido à presença de muitas fendas longitudinais, a transferência de calor é aumentada, aumentando assim a resistência das paredes.

A construção de uma banheira feita de concreto aerado ou espuma de concreto é mais barata do que outros materiais. A principal vantagem dos blocos de concreto aerado é a rapidez e a facilidade de construção. Eles também são eficientes em termos de energia e têm um bom isolamento térmico. A vida útil de tal banho é mais longa do que a de madeira. Os blocos são leves, não carregam a fundação e são adequados para construir uma banheira em qualquer lugar. Ao escolher painéis de concreto leve como material de construção, é imperativo pensar sobre isolamento e revestimento (revestimento externo). Por dentro, as paredes da sala de vapor são rematadas com madeira tratada com anti-séptico. Isso tem implicações tanto utilitárias quanto estéticas. A madeira é agradável à pele, não queima, retém o calor e fica bonita. Depois de vários anos de uso, apenas a substituição da decoração interior é feita, os blocos de concreto permanecem no mesmo estado e não precisam ser substituídos. As paredes internas do banheiro são geralmente dispostas com ladrilhos de cerâmica antiderrapantes.

Para a construção de uma banheira, um material bastante moderno é adequado - os painéis SIP. Eles são feitos de lascas de madeira comprimidas e isolamento de espuma de poliestireno. As paredes do balneário feitas de painéis SIP são leves e não requerem uma fundação profunda. Você pode construir uma casa de banhos com painéis em apenas três dias. Outra vantagem é o bom isolamento térmico, devido ao qual o banho aquece bem e com rapidez. Se você usar painéis SIP especiais (de placas OSB-3), pode proteger as paredes de apodrecimento e mofo. É melhor construir um banho com painéis SIP não por conta própria, mas recorrer à ajuda de mestres. É muito difícil construir você mesmo essas paredes com alta qualidade.Entre as deficiências, pode-se destacar o alto custo do material, fragilidade e deformação em temperaturas de 120 graus.

Sutilezas de design

Antes de construir um banho, você precisa decidir sobre um projeto. Você pode usar projetos prontos, contatar especialistas ou elaborar um projeto você mesmo. Esta é uma etapa importante, apesar de a construção de uma banheira não necessitar de licença e aprovação do projeto. O projeto preliminar permitirá evitar erros durante a construção e com cálculos de materiais e orçamento para construção.

Primeiro você precisa decidir sobre o número e o tamanho das instalações.

A escolha do tamanho do edifício dependerá de vários fatores. Primeiro, no tamanho da área local. Em segundo lugar, no tamanho da família e nas empresas com as quais você vai descansar. Em terceiro lugar, sobre as capacidades financeiras, uma vez que os materiais de alta qualidade serão bastante caros. O balneário pode ser uma casa separada ou estar sob o mesmo teto da casa. Um balneário separado deve estar localizado a pelo menos 10 metros da casa. Isso é necessário tanto para regras de segurança como para impedir a entrada de fumaça do recuperador de calor nas salas de estar. Os banheiros com telhado inclinado ou com dossel sob a garagem parecem modernos. As empresas de design moderno oferecem uma grande variedade de modelos e estilos de banheiras, basta decidir a área a construir.

Projetos de banho maiores que 10 m2 geralmente incluem um camarim (vestíbulo). Desempenha uma função importante na construção. Este é um local para armazenar um estoque de lenha, agasalhos e sapatos e, o mais importante, uma zona de transição entre uma rua com baixa temperatura e um banho aquecido. O camarim pode ser equipado em sala de relaxamento ou combinado com esta. Para maior conforto, essa parte do banho deve ocupar uma área duas vezes maior que a sauna a vapor. A porta da frente abre para fora e é melhor colocá-la no lado sul, então os desvios na frente da porta serão mais baixos. As janelas de vidros duplos estão posicionadas 1 metro acima do chão.

Idealmente, o fogão está localizado na sala de descanso e aquece tanto a ele quanto a sala de vapor. Neste caso, a fornalha está localizada na sala de recreação, o aquecedor - na sala de vapor. As prateleiras da sala de vapor devem ser posicionadas de forma que haja espaço para o fogão e para os corredores das prateleiras. A localização das prateleiras pode ser diferente dependendo da posição em que os visitantes irão tomar banho (sentados ou deitados). Se a sala de vapor não tiver caixa de ventilação, é necessário colocar uma pequena janela de vidro duplo para ventilar o banho.

A porta da sala de vapor é geralmente menor e tem uma altura de cerca de 1500 mm com uma soleira alta. A sala de vapor pode ser combinada com uma sala de lavagem e separada por uma pequena divisória. Deve-se ter em mente que neste caso a temperatura ambiente será um pouco mais baixa e o ar ficará mais úmido.

A sala de lavagem é geralmente projetada como uma sala separada. Dependendo do tamanho da banheira, pode haver uma sala de banho nela, bem como uma pia batismal ou uma piscina, bem como um banheiro em uma área separada. Em caso de restrições de espaço, a piscina e a banheira de hidromassagem estão localizadas do lado de fora. O tamanho da sala de lavagem deve ser maior do que a sala de vapor, caso contrário, não será confortável usá-la. Há também uma janela na área de lavagem. Deve ser colocado sob o teto, a uma distância de 1,5 metros do chão, para evitar correntes de ar.

Dependendo do tamanho da área, o layout do primeiro andar do banheiro inclui um terraço ou uma varanda de verão. É importante que o balneário e a varanda sejam construídos com os mesmos materiais, e também estejam localizados a uma distância de 10-15 mm um do outro, ou seja, sem um feixe rígido de alicerces. A distância entre eles é preenchida com material elástico e coberta com platibandas. O piso da banheira deve ficar 50 mm abaixo do piso da varanda. Isso se explica pelo fato de que o peso da banheira com o fogão e a varanda são significativamente diferentes, portanto, a fixação rígida das coberturas e solas pode fazer com que o edifício se incline e se deforme. Neste caso, a varanda deve ser projetada em conjunto com o banho.Se a casa de banhos já foi construída, pode anexar um terraço em vez de uma varanda.

O balneário com o segundo andar também desempenha o papel de uma casa de campo, e locais para pernoite dos hóspedes e para procedimentos de relaxamento e bem-estar aquáticos. Nos projetos de banheiros de dois andares no segundo andar, pode-se pensar na disposição da área de estar: um quarto de hóspedes, um quarto, além de uma sala de bilhar, banheiros e uma varanda. Em vez de um segundo andar completo, você também pode equipar um sótão como hóspede ou quarto. Caso o banho seja necessário para a atribuição de camarim, o resto do espaço é de 2 pisos ou sótão equipado. É necessário pensar cuidadosamente sobre a localização das estruturas de suporte e uma fundação sólida, pois é criada uma carga adicional na fundação. O segundo ponto importante é o isolamento térmico e de vapor entre os pisos. Caso contrário, não será possível evitar o aparecimento de mofo no teto.

Projetar um banho de canto pode causar algumas dificuldades no zoneamento, mas pode economizar muito espaço. A disposição da banheira de canto assume a localização da sala de descanso e da sala de vapor em ambos os lados do fogão (a fornalha vai para a sala de relaxamento, o fogão vai para a sala de vapor). A entrada para o balneário é coberta em ambos os lados.

Pequena

Os projectos mais comuns de pequenos banhos térreos com cerca de 16 m2 implicam a presença de três salas principais: uma sala de vapor, uma casa de banho (duche) e uma sala de descanso. Pode ser uma banheira quadrada 3x3 ou 4x4 ou uma retangular com uma proporção de parede de 5 por 3 ou 6 por 3. Uma banheira 3x5 é bastante adequada para uma pessoa ou uma família pequena. O tamanho da sala de vapor não é superior a 4 m2. Por exemplo, um projeto de uma pequena banheira 4x3. Dividimos todo o espaço em 2 partes: uma sala de vapor e uma pequena casa de banho, separadas por uma divisória fina, juntas constituem metade da área (2x3), a segunda metade é uma sala de relaxamento também 2x3 de tamanho. Esse banho pode ser um prédio separado ou uma extensão da casa. Hoje, muitos clientes são atraídos por projetos combinados, por exemplo, banheiros com um bloco de utilidades (com um celeiro) sob o mesmo teto. Para um pequeno banho, uma base sobre estacas é adequada.

Média

Tal banho pode incluir, para além das três divisões principais, também um local para cozinha, bem como uma varanda ou quarto de vestir. O layout também pode ser com um banheiro separado. A sala tem espaço suficiente para móveis estofados. Este é um balneário no qual você pode passar a noite, se necessário. Assemelha-se bastante a uma mini casa de campo. Um projeto típico de um banheiro médio 6x3 pode ter o seguinte layout. Dividimos toda a área em três partes ao longo do lado comprido: uma sala de descanso (3x2), uma sala de lavagem (2x2) e um camarim (1x2) no meio, uma sala de vapor (3x2). A sala de descanso, a sala de lavagem e a sala de vapor estão localizadas uma após a outra nesta ordem. Do camarim - a entrada para a sala de recreação. Outra versão de uma casa de campo típica de verão é quadrada com 3-4 quartos e tem dimensões de 5x5. Para um banho médio de madeira, você pode usar uma base colunar. É uma construção simples, perfeita para estruturas de madeira leve.

Grande

Uma grande banheira de um andar com um tamanho de cerca de 40 m2 é adequada para uma residência de verão com uma grande área local. Pode ter closet separado, varanda mais espaçosa e cozinha, além de piscina e terraço com churrasqueira. Você pode fazer um projeto com uma fonte pequena. Um grande número de projetos de grandes banhos com dimensões de 6x8 ou um pouco mais - 9x7, com terraços e um vestíbulo, são apresentados por designers eminentes. Uma banheira com paredes 6 por 8 acomoda todos os componentes necessários para um bom banho: no piso térreo pode-se colocar uma sala de vapor, uma sala de lavagem, uma sala de relaxamento, uma casa de banho, um terraço e um vestíbulo. Um banho com uma proporção de parede de 7 para 9 é, na verdade, uma pequena casa de campo. Mesmo uma banheira térrea deste tamanho pode ser equipada com tudo o que você precisa para um bom descanso.

Zoneamento

Dependendo do tamanho do banho, todo o espaço pode ser dividido em 3 ou mais zonas.Mesmo um banheiro com tamanho mínimo de 2x3 é recomendado para ser dividido por divisórias internas, e não sair de um cômodo. Em primeiro lugar, uma sala de vapor de pequena dimensão aquece mais rapidamente e, em segundo lugar, a sala de lavagem deve ser separada para que a sala de vapor não cheire a humidade. E, por último, o camarim deve ser protegido do vapor, caso contrário não será confortável ficar nele.

Primeiro, você precisa alocar um camarim, o resto do espaço é para uma sala de lavagem e uma sala de vapor. Normalmente, em um pequeno balneário, uma pequena área é alocada para ele na entrada, de um lado da qual há uma porta para a rua, do outro - para o lavabo. O menor camarim tem espaço suficiente para um pequeno banco. Um terço de toda a área é suficiente para isso. Se a banheira tiver um tamanho maior que 2x3, por exemplo, 6x6, então aqui uma grande área pode ser alocada para o camarim, combinando-a com a sala de relaxamento. Então você pode alocar para esta zona metade de toda a área. Se a área permitir, então em frente ao vestíbulo, você pode construir um terraço ou alocar uma área para uma varanda. Neste caso, não é necessária uma sala de convívio interior, podendo ser equipada na esplanada e utilizada no verão. Esta opção é ideal se o balneário for anexo à casa e você puder relaxar no inverno diretamente na casa.

Em seguida, você deve separar a sala de vapor da sala de lavagem. A combinação de lavanderias e salas de vapor não é incomum, mas o ideal é que haja uma divisão entre elas. Se o banho for utilizado por uma pessoa ou por uma pequena família, então para o lavatório basta destinar uma área de 600x600 mm. Apenas um chuveiro pode ser colocado nele. Equipe o resto da área para uma sauna a vapor. Se possível e necessário, você também pode colocar um banheiro, piscina ou banheira de hidromassagem na área de lavagem. Um exemplo de zoneamento para um banho de 20m2 (4x5): uma sala de recreação de 8,5 m2, uma lavabo e um banheiro de 2,2 m2, uma sauna a vapor de 4,8 m2.

A área de banho mais importante é a sala de vapor. Ao planejar o tamanho da sala de vapor, deve-se ter em mente que é necessário 1 m2 mais espaço para o fogão por pessoa. Como regra, o tamanho mínimo de uma sala de vapor é de 2 m2. Se o fogão não for de tijolo, mas de metal, deve ser separado por uma divisória de tijolo para evitar queimaduras. Além disso, o forno de metal deve estar a 1 metro da parede. Isso não se aplica ao forno de tijolos.

Ao zonear uma sauna a vapor, não só as preferências dos proprietários são importantes, mas também as regras de segurança contra incêndio e as normas de construção.

O tamanho da sala de vapor é determinado por vários fatores:

  • dispositivo de sistema de ventilação;
  • os materiais com os quais o banho é construído;
  • o tamanho da família que usará o banho;
  • características do forno instalado na sala de vapor (tamanho, potência, tipo);
  • o número e a localização das prateleiras e outros equipamentos na sala de vapor, os parâmetros ergonômicos da sala de vapor.

Em uma pequena sauna a vapor, 1-2 lugares para sentar são suficientes; em uma grande, você pode colocar várias prateleiras horizontais. Para economizar espaço, você pode colocar as prateleiras em cascata. Divisões e zonas adicionais (sala de bilhar, quarto, cozinha) são alocadas dependendo da área disponível. Freqüentemente, esses quartos estão localizados no segundo andar.

Projeto

A decoração de interiores é uma etapa não menos importante do que o design das instalações. O design da moderna casa de banhos tem muitas variações, desde o tradicional ao muito original e inovador. Uma coisa permanece praticamente inalterada - o predomínio da madeira no interior. A árvore em si parece esteticamente agradável em termos de design e design de interiores. Vários detalhes importantes no interior irão adicionar ainda mais atmosfera ao interior.

As paredes e o teto das salas de vapor e banheiros podem ser estofados com tábuas ou tábuas. As seguintes espécies de madeira têm textura e aroma agradáveis: tília, choupo, choupo, carvalho, assim como o caro carvalho africano abasha.

Desenhos originais "antigos" são frequentemente criados através de marcenaria especial (escovação e queima).Nesses interiores, são necessários tecidos bordados, elementos forjados, acessórios de madeira com entalhes e paredes decoradas com vassouras. Assim, é criada a atmosfera de uma cabana na floresta. Isso confere ao interior uma certa primazia. A grelha protetora nas partes metálicas do fogão, bem como as molduras de madeira dos espelhos das casas de banho e banho turco também podem ser transformadas em elemento decorativo. Como decoração, você pode usar tanto toras brutas quanto pedaços de pedras nas paredes.

Na maioria dos banheiros modernos, você ainda pode ver placas perfeitamente lisas, uniformes e muitas vezes envernizadas e uma decoração minimalista moderna. As prateleiras devem ser tratadas com óleo, cera ou aqualak. Em vez de lâmpadas tradicionais e luminárias com persianas de madeira, são utilizadas pequenas lâmpadas de LED. Em geral, a iluminação do banho é calma, não ofuscante, criando um ambiente de relaxamento e intimidade. A decoração em um banheiro moderno, via de regra, é mínima - são misturadores cromados na pia, ladrilhos no chão e vários acessórios de interior.

Cantos arredondados, silhuetas flutuantes de móveis em uma banheira - isso é praticamente a regra hoje. O arredondamento no interior acompanha a textura da madeira e a complementa, criando uma sensação de fluidez e relaxamento.

Pisos de banho também podem ser dispostos com tábuas ou ripas. Hoje, os ladrilhos são usados ​​com mais frequência em pisos, pois são mais fáceis de limpar e parecem mais modernos. Para um banho, cores pastéis calmas em tudo, inclusive na decoração, serão as mais adequadas. A sala de lavagem pode ser totalmente revestida a azulejo, na sala de vapor apenas no chão. Por conveniência, você pode colocar uma grelha de madeira em cima dos ladrilhos da sala de vapor. Em vez de ladrilhos, você também pode usar forro tratado com um aqualak especial.

Estilo

Dependendo do gosto, preferências e necessidades dos proprietários e das finanças, o estilo do banho pode ser muito diverso - um banho russo, um chalé, uma sauna finlandesa, um hamam turco, um banho romano, um banho japonês (ofuro, sento ou furako), etc. Cada tipo de banho tem seu próprio estilo de construção e design de interiores. Além disso, pode ser construída no estilo geral com a casa e outras construções no território. Considere vários estilos de interiores de banho.

Banho estilo russo, via de regra, implica a presença de apenas dois ou três cômodos: um camarim, uma lavabo e a própria sauna úmida. São consideradas tradicionais "estampas populares", talha em madeira, vassouras nas paredes, uma toalha de mesa bordada e um samovar, além de tapetes nos bancos. O banho russo tem um tamanho pequeno, o que facilita o aquecimento até a temperatura desejada. A temperatura média da sala é de 45 a 70 graus. Os materiais de construção são geralmente de madeira, menos frequentemente de tijolo. Um elemento obrigatório de um banho russo é um fogão de tijolo ou metal. Geralmente está localizado entre a sala de relaxamento e a sauna a vapor. Idealmente, um banho russo é construído perto da lagoa. Se não estiver lá, uma pia batismal ou uma piscina são dispostas ao lado do edifício dos banhos.

Banho no estilo escandinavo (Sauna finlandesa) difere da russa, em primeiro lugar, porque a temperatura do ar nela excede significativamente a temperatura do banho russo e atinge 130-160 graus. O banho finlandês tem um interior muito simples, máximo de materiais naturais na decoração, mínimo de decoração. Idealmente, deve ser localizado em um local pitoresco, para que após os procedimentos de banho você possa desfrutar de uma bela vista da floresta ou lago. A decoração interior da sauna finlandesa é geralmente feita de madeira clara. Os móveis também apresentam formas simples e claras, sem estampas ou entalhes. O estilo escandinavo é um estilo ecológico, portanto, o respeito pelo ambiente enfatizado é visível em tudo - da construção à decoração. No interior em si, pode haver 1-2 acentos brilhantes, caso contrário - tons neutros.

Sauna estilo chalé - casa alpina, também tem alguns elementos de estilo country e eco.O interior utiliza madeira e pedra naturais, películas naturais, mantas e tapetes na sala, iluminação original por LEDs, mosaicos, etc., bem como uma paisagem de montanha desde a janela. Há muita madeira na decoração (troncos, cabanas de troncos, cânhamo, etc.). O balneário de estilo oriental (hamam turco) é caracterizado pelo uso de mosaicos e azulejos com ornamentos orientais. A decoração tem muitas cores vivas, vermelho e dourado. Estatuetas, pufes, narguilé, cômodas, mesas baixas e outros móveis ocupam quase todo o espaço do banheiro.

Fundação

Antes de construir o banho em si, é importante selecionar e projetar uma base. Desempenha um papel importante tanto como base sob as paredes, quanto como proteção do banho contra o excesso de umidade. Os principais tipos de fundações são de fita, parafuso, monolítica e colunar. A escolha da fundação depende do tamanho do banho, do número de pisos, das características do solo no canteiro de obras.

Qualquer solo é adequado para a construção de uma fundação em faixa. É necessário levar em consideração o tamanho do próprio banho, bem como declives e afundamentos do solo. É importante considerar a profundidade da água. A base em tiras requer mais tempo e esforço para ser construída, mas é perfeita para banheiros pesados ​​de dois andares. O trabalho de escavação para colocar a fundação da faixa é necessário.

A fundação do parafuso é adequada para qualquer tipo de solo. É constituído por estacas de aço com pontas para aparafusar ao solo. Os tubos estaca são de vários diâmetros, sólidos ou ocos, sobre os quais são instalados toros para as paredes da banheira. Imediatamente após instalar as estacas, você pode começar a construir um banho.

As fundações colunares são freqüentemente usadas para pequenos banhos de madeira. Freqüentemente, é escolhido por aqueles que constroem uma casa de banhos com suas próprias mãos. A fundação da coluna é muito fácil de instalar. Pilares feitos de madeira, concreto ou metal estão localizados nos cantos do edifício e na intersecção das paredes. No entanto, essa base não é adequada para banhos maciços e pesados.

As fundações monolíticas são freqüentemente usadas para as fundações de grandes banhos e na construção de materiais pesados. Ele fornece uma base sólida para a estrutura, protege contra afundamento e umidade. Uma fundação monolítica é uma camada contínua de cimento e pedra britada.

Separadamente, é necessário considerar a base para o forno. Se o peso total de um forno de tijolos for igual ou superior a 750 kg, será necessária uma fundação separada para esse forno. O peso de um forno de tijolos é calculado pela fórmula: o volume do forno é multiplicado por 1350 kg. Para um forno de tijolos, uma fundação de concreto é adequada. Deve ser mais alto e mais profundo do que o porão do banheiro. Para construir uma fundação de concreto, você deve primeiro organizar um fosso. Seu fundo está coberto de entulho e abalroado. Em seguida, você precisa fazer uma cofragem de madeira ao redor do perímetro da cava e processá-la com betume quente. O material de cobertura é adequado para isso. Além disso, pedras grandes e pequenas são despejadas no poço.

A próxima camada é de cimento com areia na proporção de 1: 3. Depois de um dia, você precisa preenchê-lo com pedras novamente e preenchê-lo com uma argamassa de cimento e areia. Repita as camadas todos os dias seguintes até que o nível superior da base seja alcançado. Uma semana depois que a fundação estiver pronta, você pode começar a construir um forno de tijolos nela.

Paredes

As paredes do banho, conforme mencionado acima, são feitas de madeira, tijolo, concreto, painéis de abutre ou argila expandida. Para as paredes de um balneário de madeira, geralmente é usada uma barra com as dimensões de 95x145, 145x145, 150x150 cm ou toras de 200-220 mm. Quanto à decoração das paredes interiores, costumam utilizar-se com maior frequência diferentes tipos de madeira (para a sala de vapor), ladrilhos de cerâmica (para a casa de banho e para o lavabo). É importante considerar as propriedades do material quando aquecido. A madeira é propensa a apodrecer, portanto, as paredes de madeira devem ser tratadas com uma solução anti-séptica. As coníferas têm um cheiro forte de resina e, portanto, não são recomendadas para salas de vapor.

Vários tipos de madeira podem ser usados ​​para decoração de paredes., por exemplo, combinando tons escuros e claros.Tília, aspen têm uma tonalidade agradável e são confortáveis ​​para a pele, portanto, muitas vezes são esses tipos de madeira que são usados ​​para as paredes das salas de vapor. No banheiro, é mais eficaz usar tábuas de cedro ou zimbro perfumadas. É tradicional para as saunas finlandesas usarem abetos e pinheiros nas paredes. Regra geral, o forro térmico é utilizado para a decoração de paredes interiores, pensada especificamente para as paredes da banheira (não forma fendas, bolor, fungos, não apodrece e não seca).

Piso

O piso da sauna pode ser feito de vários materiais. Primeiro, diferentes materiais podem ser usados ​​em cada uma das zonas. Pode ser madeira, pedra natural ou ladrilhos de cerâmica. Recomenda-se escolher o ladrilho de forma que o padrão corresponda à estrutura da madeira das paredes, além de tons pastéis neutros. Os ladrilhos devem ser antiderrapantes. Caso contrário, é necessário cobri-lo com uma treliça de madeira tratada com aqualac.

Estrutura do telhado

A construção da cobertura é a última etapa dos trabalhos externos na construção do banho. A cobertura para banho é uma estrutura bastante simples, podendo ser facilmente erguida sem a ajuda de profissionais. Um telhado de rolo feito de chapa de aço, relva, telhas ou folhas de ardósia é adequado como telhado para uma banheira de madeira. A próxima pergunta que precisa ser respondida é se o telhado será de dois ou um passo.

Se o balneário for adjacente à casa, o telhado será definitivamente inclinado. Na maioria das vezes, o telhado é plano. Um telhado de duas águas é mais caro, mas permite equipar o espaço sob o telhado como quartos adicionais. O ângulo de inclinação da encosta é determinado pelas preferências do proprietário, capacidade financeira (quanto mais alto, mais caro) e varia de 2,5 a 60 graus. O grande ângulo de inclinação é bom porque a neve em tal telhado no inverno não dura, rolando para baixo. No entanto, um telhado alto não é recomendado em áreas onde sopram fortes ventos.

Ventilação

O sistema de ventilação de ar é muito importante para o uso confortável da sauna. Deve ser pensado na fase de projeto e corresponder ao tamanho da banheira. Como regra, a alimentação mista e a ventilação de exaustão são realizadas no banho. Para isso, o projeto inclui canais para a entrada do ar externo e para a extração do ar de exaustão. A entrada de ar é realizada através de respiros especiais e um ventilador ou tubo de ventilação instalado adicionalmente.

É preferível colocar as aberturas de entrada junto à estufa para que o ar aqueça mais rapidamente. As aberturas de exaustão e um soprador de forno (um orifício no forno abaixo da fornalha) permitem que o vapor escape para o exterior. É melhor colocá-los em frente às entradas (na parede oposta). Se a saída de exaustão estiver localizada mais próxima do chão, um tubo de ventilação deve ser instalado para aumentar a tiragem. É melhor se o orifício estiver na parte inferior e na parte superior. Você precisa arejar a sala de vapor a cada 20-30 minutos.

dicas e truques

Se você estiver construindo uma banheira a partir de uma barra, é importante que a barra seja lisa e uniforme, sem buracos de minhoca. É necessário escolher os materiais de construção da melhor qualidade, uma vez que um balneário bem construído pode durar mais de uma dezena de anos.

Ao construir uma banheira, as regras de segurança contra incêndio, GOST e SNiP devem ser observadas.

Gás, carvão, óleo combustível e eletricidade podem ser usados ​​para aquecimento. Este último é o mais conveniente, embora caro em termos de equipamento. Para aquecimento com eletricidade, vários modelos de fogões são oferecidos no mercado moderno. Pode ser aquecedor elétrico, piso aquecido, convetor ou caldeira.

Belos exemplos

A disposição das prateleiras em cascata na sala de vapor economiza espaço e é muito conveniente para grandes empresas. Nesse caso, você pode tomar um banho de vapor tanto sentado quanto na horizontal.

O estofamento de tábuas de parede não é apenas prático, mas também esteticamente agradável. A disposição das placas na vertical e na horizontal torna o interior da sala de vapor mais interessante.

Interior de sauna moderna em madeira escura.As pedras também podem ser usadas como decoração.

O interior é no antigo estilo russo. Samovar, muitas esculturas em móveis, janelas, portas, além de pratos e acessórios típicos da cabana.

Interior em estilo chalé. Os materiais naturais no design e vários detalhes brilhantes são características do estilo.

    Balneário em estilo Art Nouveau com parede de vidro e vista para o lago. Tons claros de madeira, vista pitoresca e simplicidade do interior criam uma sensação de relaxamento completo e imersão na natureza.

    Para informações sobre como fazer um banho com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário