Prateleiras no banho: faça você mesmo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de material
  3. Tamanhos e formas
  4. Multiestágios
  5. Localização
  6. Guia passo a passo
  7. Tratamento
  8. Dicas de cuidados

"Móveis" no banho não brilha com delícias decorativas. Seu principal objetivo é a máxima funcionalidade e proporcionar total conforto aos viajantes. É habitual fazerem em madeira natural quaisquer bancos ou prateleiras num balneário - este é um material ideal para um banho turco, que é altamente amigo do ambiente, fácil de manusear e tem um aspecto tradicional e muito atractivo.

Você pode facilmente fazer prateleiras no banho com suas próprias mãos. Graças ao design simples desse tipo de "móvel", mesmo um não profissional poderá produzi-lo em um curto espaço de tempo com alta qualidade e muito mais barato do que se as prateleiras fossem compradas em uma loja ou feitas sob encomenda em uma fábrica.

Peculiaridades

É impossível imaginar um balneário tradicional sem prateleiras: muitas vezes em vários níveis, uma reminiscência de uma ampla escadaria. Por outro lado, essas prateleiras são chamadas de dosséis. Eles são parte integrante de qualquer sala de vapor.

Uma prateleira, ou dossel, é um piso de madeira - uma espécie de banco alongado de várias camadas localizado ao longo de uma ou várias paredes da sala. Para que você possa relaxar na sauna a vapor, essas prateleiras são feitas com a expectativa de que até mesmo uma pessoa grande e alta possa se deitar silenciosamente sobre elas. Além disso, a prateleira em várias camadas permite que os turistas escolham independentemente o regime de temperatura mais confortável para eles.

As prateleiras da sauna podem ser divididas em três tipos. A opção mais comum são as prateleiras usadas como bancos; são adequados tanto para pequenas salas de vapor como para salas grandes e espaçosas. As espreguiçadeiras não são tão populares quanto os bancos, mas também podem ser encontradas em uma variedade de banheiras. E, finalmente, o terceiro tipo de prateleiras de banho - espreguiçadeiras. Praticamente não diferem das espreguiçadeiras de praia, podem ser utilizadas com igual sucesso tanto como sofá como como poltrona, o que as torna muito funcionais, embora longe do design tradicional de uma banheira.

O design da prateleira é extremamente simples. Elementos decorativos não são bem-vindos, pois podem causar ferimentos, e simplesmente estragam o design externo tradicional da sala de vapor. A simplicidade e a pequena seleção de formatos de prateleiras é facilmente explicada: é comum reservar uma pequena sala para o banho, que pode ser fácil, rápida e econômica o suficiente e sem gastar recursos extras para se aquecer. Portanto, o mais querido pelos mestres é a forma retangular comum das prateleiras.

Seleção de material

Antes de prosseguir com a fabricação da estante, vale a pena dar uma olhada mais de perto nos materiais, madeira, com que podem ser feitas. Nem todas as espécies de árvores são adequadas para fazer móveis de sauna com elas. Afinal, eles terão que suportar quedas de temperatura e, em princípio, um regime de temperaturas muito altas. Some-se a isso o aumento da umidade do ar e fica claro que poucas raças serão capazes de suportar tais condições extremas.

As raças adequadas devem ter três propriedades principais. Em primeiro lugar, essas placas devem ser resistentes à ignição (portanto, o conteúdo de vários tipos de compostos resinosos nelas deve ser mínimo), altas temperaturas e umidade. Em segundo lugar, para que aqueles que têm descanso no banheiro possam se sentar e se deitar confortavelmente sobre eles, eles não devem ter alta condutividade térmica.E em terceiro lugar, para evitar o desprendimento de lascas e o aparecimento de lascas em veranistas, as rochas devem ser muito densas e não em camadas.

Diversas variedades de árvores são as mais adequadas., que pode ser listado literalmente nos dedos. Na maioria das vezes, costuma-se usar tília, choupo e lariço na fabricação de prateleiras. Mas usar coníferas (a menos, é claro, que a árvore tenha passado por um processamento especial, do qual o mestre tem certeza) é fortemente desencorajado. De fato, devido ao conteúdo de resina, as coníferas não são apenas combustíveis, mas também respondem a altas temperaturas liberando essas mesmas resinas, que podem causar queimaduras térmicas.

As placas Linden são muito fáceis de processar, agradáveis ​​à vista e também resistentes a todo tipo de manchas. Eles dificilmente apodrecem ou racham e, quando aquecidos, começam a exalar um cheiro agradável de madeira. Além disso, a tília é muito fácil de processar e barata em comparação com outras variedades de madeira. A única coisa que pode ser considerada uma desvantagem é que com o uso prolongado em ambientes com alta umidade, a árvore começa a escurecer.

As tábuas de Aspen são geralmente consideradas um dos melhores materiais para a produção de móveis para sauna. Esta também é uma opção bastante econômica, que se distingue por sua durabilidade. Inicialmente, esta árvore não é muito nodosa, portanto, não é muito difícil de processá-la. Infelizmente, a principal desvantagem desse material é sua predisposição para o apodrecimento das fibras no interior da madeira, o que é imperceptível à primeira vista. Portanto, você precisa abordar cuidadosamente a escolha de tais placas.

O material mais caro, mas conveniente e popular para banhos é o carvalho africano - abashi. Este material, que se apresenta em cores escuras e claras, tem uma resistência incrível e baixa condutividade térmica: aquece muito lentamente e, portanto, protege quem está apoiado nas prateleiras de abasha de qualquer, as menores queimaduras, mesmo em temperaturas muito altas. Este material, que é importante, é resistente a danos mecânicos e, portanto, uma de suas principais desvantagens - as dificuldades associadas ao processamento inicial de vigas abasha e seu alto custo.

Às vezes, placas de bétula também são usadas como material. Esta madeira não se distingue pelo aumento da resistência, não resiste à alta umidade, é propensa ao apodrecimento e à formação de fungos. É claro que, com um processamento correto e consistente, as características da bétula aumentam significativamente, mas em qualquer caso, não é recomendado usá-la no banho.

Apesar de os especialistas aconselharem evitar coníferas no interior dos banhos, o cedro pode ser um bom material para os regimentos. Como todas as coníferas, o cedro produz resina, por isso suas placas devem ser tratadas de forma especial, ou seja, totalmente isentas de quaisquer substâncias resinosas. Ao mesmo tempo, o cedro não perde o cheiro agradável da madeira natural. É resistente a processos de decomposição, forte e durável, e sua superfície possui um padrão amadeirado peculiar.

A remoção preliminar de elementos resinosos permitirá o uso de qualquer madeira de coníferas para as prateleiras. Se o proprietário não tiver medo das dificuldades em encontrar placas bem processadas, os móveis podem ser de abeto ou pinho. Porém, em nenhum caso o tratamento preliminar deve ser negligenciado, caso contrário, sob a influência de altas temperaturas, os minerais e resinas contidos nas coníferas começarão a fluir literalmente das placas no sentido mais literal.

As prateleiras de larício costumam ser uma solução bastante lucrativa. Quase não emite resina, tem um agradável cheiro adocicado e um padrão de madeira muito bonito. A única desvantagem é sua alta condutividade térmica: não será fácil sentar-se em tal prateleira em uma sala de vapor quente.

O próprio padrão de madeira é uma ótima decoração para a sala de vapor.portanto, nenhuma tinta é usada para as prateleiras. Além disso, quando exposta a altas temperaturas, a tinta pode começar a descascar e liberar substâncias tóxicas. E para proteger os produtos de madeira da formação de fungos, mofo e processos de decomposição, você pode usar uma variedade de impregnações à base de água: são resistentes a altas temperaturas e protegem perfeitamente a madeira.

O principal requisito que se aplica a todas as variedades de árvores, o que for finalmente reconhecido como o mais preferível: não deve haver nós no material selecionado ou eles devem ser removidos sem o perigo de enfraquecer a resistência da estrutura.

Além disso, é muito importante fazer o cálculo correto do material selecionado. A seção transversal mínima da madeira que será usada para criar a estrutura de suporte da futura prateleira deve ser de 50x70 mm. As placas planejadas para conectar partes da estrutura de suporte devem ter uma seção transversal de 20x80 mm ou mais. Quanto mais espessa for a madeira, melhor, porque mais peso ela pode suportar, e isso é muito importante para estruturas de várias camadas. Para o pavimento, são escolhidas placas mais finas e mais estreitas com uma espessura de 10 mm ou mais.

Tamanhos e formas

As dimensões das prateleiras dependem, é claro, do tamanho da sala, que se decidiu tomar como banho. Para uma sauna a vapor, estruturas em camadas complexas em três etapas são frequentemente escolhidas; no entanto, uma sauna a vapor russa tradicional deve ter duas fileiras de prateleiras. Para além da tradição, esta é a opção mais simples e cómoda para o construir você mesmo.

Em geral, o tamanho da prateleira é determinado em função da altura média dos visitantes do banho.

Altura

A altura mínima da sala onde se encontra a sala de vapor é de 210 cm, caso contrário a formação de vapor e o aquecimento da sala podem não fluir correctamente. A prateleira (ou sua parte do meio, se estamos falando de uma estrutura de várias camadas), por sua vez, deve estar localizada aproximadamente no mesmo nível do polegar da mão para baixo. Consequentemente, sua altura média será de cerca de 80 cm. No que diz respeito às camadas superiores, a distância entre a prateleira superior e o teto não deve ser inferior a 120 cm: isso proporcionará ao visitante espaço suficiente, independentemente de ele apreciará os procedimentos de banho enquanto está sentado ou deitado. ...

Em algumas composições, a altura das próprias prateleiras é determinada por valores ligeiramente diferentes. Portanto, a camada inferior do piso deve ser de pelo menos 30 cm para fornecer ao móvel a máxima ventilação natural. É melhor que a altura média das prateleiras seja em média 40 a 60 centímetros, embora no final dependa do número de prateleiras.

Comprimento e largura

De acordo com a norma, a prateleira longa mínima, que deve proporcionar conforto para quem está deitada nela com as pernas dobradas na altura dos joelhos, é de cerca de um metro e meio. Se o tamanho da sala permitir, o comprimento da prateleira aumenta para 1,8 m: este tamanho permite que a pessoa se deite sem dobrar as pernas. Mas cada pessoa tem sua própria altura, portanto, o comprimento ideal da prateleira é considerado como 220 cm.

A largura mínima da prateleira é de 40 cm. Como regra, essas dimensões têm uma prateleira localizada na camada inferior. Raramente é utilizado para sentar, principalmente, sua finalidade é servir de apoio para os pés de uma pessoa em repouso. Mas, se necessário, a prateleira inferior pode se tornar um lugar onde você pode se refrescar perfeitamente após o calor das camadas superiores.

O tamanho do banco corrido mais popular é de 60 cm. Esta largura permite que você se sente confortavelmente na sauna, mas, infelizmente, pode não ser suficiente para uma postura confortável. Portanto, a largura mais confortável é de 95 cm. Nesses assentos, o turista pode sentar-se na prateleira, com as pernas dobradas para dentro, ou ficar deitado quieto.

As dimensões mostradas aqui geralmente são suficientes para que uma pessoa alta e grande se sente confortavelmente em uma prateleira. Se o quarto do banheiro permitir, então a mobília pode ser grande - no final, tudo depende das necessidades e desejos individuais do dono do banheiro. Outra coisa é que tomar tamanhos menores que os indicados não é categoricamente recomendado, pois neste caso as prateleiras serão simplesmente desconfortáveis.

Depois que as dimensões principais das prateleiras forem determinadas, você pode continuar a considerar as várias formas desse design.

Canopies escalonados - Este é talvez um dos tipos de móveis mais populares para uma sala de vapor. As prateleiras são dispostas ao longo de uma das paredes em várias camadas - geralmente em duas ou três camadas, de modo que o grau de aquecimento aumenta com o aumento da altura. O estrato superior deve situar-se por cima de uma caldeira de aquecimento ou recuperador tradicional, mas ao mesmo tempo deverá manter-se a distância acima de 120 cm entre este e o tecto para garantir o máximo conforto à pessoa sentada.

Cortinas de canto ou em forma de L - esta também é uma versão bastante comum da composição interior de móveis de banho. As prateleiras de madeira encontram-se num dos lados opostos à caldeira ou recuperador de calor e o outro numa das paredes livres. A altura dessas prateleiras pode ser selecionada individualmente, portanto, é a opção mais bem-sucedida para salas pequenas em que a funcionalidade deve ser combinada com economia de espaço.

Canopy Coupe - esta não é a opção de design mais popular para o espaço interior da banheira, mas por si só é muito interessante. Além disso, tal composição é espacialmente extremamente benéfica para pequenos espaços. Duas prateleiras estão localizadas uma em frente à outra - exatamente como nos vagões de trens comuns. Assim como nos trens, as prateleiras superiores podem ser dobráveis, o que também ajuda a economizar espaço.

Normalmente, a estrutura, que posteriormente precisa ser coberta com tábuas de chão, é construída a partir de postes de suporte, que se assemelham às pernas peculiares de uma bancada, conectadas por tábuas de jumper. No entanto, as prateleiras podem ser feitas sem pés - então o suporte principal ficará nas paredes onde os móveis serão fixados.

O próprio piso consiste em pranchas densamente compactadas e cuidadosamente polidas, as costas do assento são construídas aproximadamente com o mesmo princípio. A distância entre eles deve ser de 1 a 2 cm.Uma solução interessante e bonita, aliás, será a instalação de uma luz de fundo multicolorida no vão entre as placas.

Às vezes, separadamente da cama, um apoio de cabeça especial, na maioria das vezes removível, também é feito. Este dispositivo de madeira dá a oportunidade à pessoa em repouso de se sentar no sofá com verdadeiro conforto, permite-lhe relaxar os músculos da coluna e do pescoço. O design do apoio de cabeça em si é simples e não contém muitos elementos: se desejar, você também pode montá-lo junto com as prateleiras.

Multiestágios

À primeira vista, a disposição das prateleiras pode levantar algumas questões, por exemplo, por que elas são, na maioria dos casos, um design de vários estágios.

A razão é, de fato, muito simples. Quando aquecidos, o vapor de água e o ar quente aumentam, enquanto a temperatura perto do chão é muito mais baixa. Assim, cada usuário poderá escolher independentemente em qual modo de temperatura é mais conveniente para ele estar: na parte inferior, onde não está muito quente, ou no topo da "pirâmide" da sala de vapor, onde está a temperatura é o mais alto. Portanto, se o dono da sala de vapor decidiu fazer prateleiras com as próprias mãos, então não é altamente recomendável retirar-se da estrutura escalonada usual.

É importante notar que em pequenas salas de vapor, a camada inferior geralmente está localizada quase no nível do chão, o que permite criar ventilação natural e torná-la mais eficaz. Também é importante lembrar que a camada superior será feita mais larga do que as inferiores (para que possa ser usada como um sofá), enquanto a distância do sofá ao teto não deve ser inferior a 100-120 cm.

Localização

Depois que as dimensões da futura prateleira forem determinadas, você pode começar a planejar a localização dos móveis do banheiro. Vale lembrar que, por exemplo, em um tradicional banho russo, costuma-se cozinhar a vapor deitado, e as prateleiras são compostas por uma ou duas camadas. Outra coisa é a sauna finlandesa, na qual os visitantes, via de regra, tomam banho de vapor sentados. Deve haver pelo menos três camadas, o que significa que a distância da camada inferior ao teto deve ser muito maior.

Um diagrama desenhado corretamente antes de iniciar o trabalho de instalação deve facilitar muito o trabalho do mestre. e mais tarde permitirá que quem descansa na sauna ou no banho de vapor desfrute da sala de vapor com o máximo conforto. No diagrama, vale a pena mostrar todas as dimensões da sala, e também observar onde estão localizados os equipamentos e as aberturas das portas e janelas.

Vale a pena considerar várias nuances, como o fato de as cortinas não poderem ser instaladas embaixo de paredes com janelas, pois o vapor quente e a alta temperatura podem rachar o vidro e ferir os veranistas.

As prateleiras podem ter uma espécie de pés de moldura, sobre os quais será colocado o piso. No entanto, este não é um pré-requisito, mas apenas uma das opções. Você pode fazer prateleiras sem racks, então a moldura de madeira será fixada diretamente na parede.

É importante lembrar que as prateleiras nunca devem se encaixar perfeitamente nas paredes. Afinal, a livre circulação de ar é muito importante para os móveis de madeira dos banheiros, o que garante que a árvore fique completamente seca e a protege dos processos de decomposição e formação de fungos e mofo. Portanto, durante o processo de instalação, uma lacuna de cerca de 10 cm é deixada entre o piso e a parede (anteriormente pedaços de madeira são fixados na parede, aos quais outros elementos de moldura são posteriormente fixados). Os parafusos auto-roscantes com que é feita a fixação devem ser cuidadosamente cravados na madeira para que as tampas não fiquem na superfície.

Isso não quer dizer que as opções de prateleiras sejam muito diversas, porém, se necessário, dependendo do tamanho do banheiro, você pode escolher o móvel mais adequado. Para espaços pequenos, por exemplo, opções de economia de espaço podem ser encontradas. Prateleiras retráteis, que são feitas na forma de prateleiras em trens, são suficientes. Outra opção são as prateleiras dobráveis ​​ou extraíveis. Quando montados, parecem parte de uma parede e quase não ocupam espaço. Existem também prateleiras removíveis que, se necessário, podem ser levadas para a sala de vapor e colocadas ou removidas.

Guia passo a passo

Como já foi mencionado, as prateleiras não são nada difíceis de fazer com as próprias mãos. Basta olhar os desenhos aproximados, captar o princípio geral e traçar o seu próprio esquema, tendo em conta as dimensões da sala de banho.

Para processar o material de origem e construir a estrutura desejada a partir dele, você precisará estocar um determinado conjunto de ferramentas. Deve incluir uma fita métrica, uma serra para madeira, um martelo e um macete, uma furadeira e uma chave de fenda, um cinzel. Pregos de madeira são preferíveis para fixar o piso. Afinal, os pregos de metal inevitavelmente aquecem e podem arruinar todo o prazer dos veranistas. Você pode, claro, fixar as placas com parafusos na parte de trás da estrutura, mas isso é bastante difícil, não confiável e, além disso, requer um cálculo muito preciso, que um profissional pode não conseguir fazer.

O número de suportes necessários para a estrutura que será capaz de suportar as prateleiras acabadas é determinado em função da espessura final das pranchas de madeira. Assim, se for decidido pegar uma prancha com 22 centímetros de espessura, os suportes serão colocados a uma distância de 60 centímetros um do outro.

Madeira adequada deve ser adquirida de acordo com um desenho preparado com antecedência., a árvore em si deve ser de alta qualidade, não apresentar rachaduras, vestígios de podridão e todo tipo de lascas e vagens - as tábuas devem ser aplainadas e lixadas.Recomenda-se levar madeira da mesma espécie para os postes de sustentação da moldura e do piso.

A espessura das placas de piso é selecionada individualmente, dependendo de sua largura. A melhor opção é quando a espessura da placa é quatro vezes menor que sua largura.

A árvore em si deve primeiro ser cuidadosamente preparada: o material não deve ter defeitos claramente visíveis e quaisquer defeitos, nós, rachaduras e lascas. Além disso, costuma-se usar madeira da mesma espécie para a moldura e o piso.

Existem várias opções para montar uma prateleira de várias camadas, elas não diferem muito umas das outras e seguem princípios gerais. Abaixo está apenas um deles - uma prateleira retangular tradicional.

Fabricação de quadros

A moldura, no caso de uma prateleira, desempenha a função de suporte mais importante; é uma base sobre a qual é fixado um piso feito de placas com acabamento semelhante de piso fixo ou removível. Essas bases de suporte em aparência e finalidade lembram as pernas de uma loja comum.

Para fazer a moldura, uma grande barra de madeira é usada., cujo tamanho e seção são determinados em cada caso individualmente. Porém, na maioria das vezes, para a montagem da moldura da futura prateleira, aconselha-se levar uma dezena de vigas pré-preparadas com seção total de 5 por 7 cm, bem como (caso seja decidido fazer uma prateleira com pernas) 5 pranchas que funcionarão como racks.

Essas pernas de suporte devem ser instaladas na posição vertical e mantidas juntas por fileiras de travessas. Às vezes, a moldura pode ser equipada pelo método kosour escada, e uma opção muito rara é a instalação de prateleiras de banho sem suportes, fixando-as imediatamente na parede (em regra, isso é típico para saunas finlandesas ou banhos construídos com tecnologias semelhantes) , e os assentos e espreguiçadeiras para isso, parecem prateleiras e espreguiçadeiras presas às paredes, encontradas em vagões de trem.

Montagem

Depois que a base da moldura estiver preparada para a instalação, é hora de prender a estrutura diretamente na parede da banheira. As bancadas devem ser fixadas com a observância obrigatória de uma folga de cerca de 11 cm.

Primeiro, a estrutura da camada superior é montada. Não é proibido o uso de parafusos auto-roscantes para que a moldura não se quebre. Em seguida, a primeira das fileiras de suportes de apoio é fixada na parede, a distância entre eles é de 60 a 85 cm. No topo da barra, um “degrau” é formado para que possa ser fixado “na fechadura ”.

Em frente aos suportes de mancal, uma segunda fileira de racks é instalada, e seus topos são unidos por uma viga transversal. Para maior confiabilidade, a estrutura é montada com cantos de metal e, em seguida, os suportes de suporte são "amarrados" com tábuas. Os próximos níveis são criados de maneira semelhante.

Para pisos, geralmente são utilizadas placas finas e estreitas. Isso lhes dará a capacidade de secar rapidamente após usar a sala de vapor, o que significa mais uma vez proteger contra possível apodrecimento.

Instalação

Por fim, quando a moldura da futura prateleira estiver montada, é hora de instalá-la no banheiro. Anteriormente (para dar melhor estabilidade à prateleira e, adicionalmente, protegê-la da umidade), gaxetas de borracha especiais são colocadas nas partes inferiores das barras.

Então é hora de instalar as placas de piso na estrutura. Deve-se começar a fixar a base para os assentos da camada inferior da estrutura, deixando pequenos espaços de 1 a 2 cm entre as tábuas. Isso é necessário para drenar o excesso de água condensada e permite a livre circulação de ar dentro da prateleira de madeira, devido a que a estrutura irá secar rapidamente, e a possibilidade de sua destruição devido a processos de degradação interna causados ​​por alta umidade será significativamente reduzida.

Seria preferível encher e fixar as tábuas à moldura com pregos ou alfinetes de madeira.Se, no entanto, forem usados ​​pregos ou parafusos auto-roscantes, eles devem estar localizados na parte interna do piso, ou devem ser "afundados" na madeira, aprofundados alguns milímetros para evitar queimaduras térmicas para os veranistas, o que pode arruinar todo o prazer dos procedimentos de banho.

Nem sempre, mas o espaço vertical entre o piso e os assentos da prateleira também pode ser revestido com fileiras de tábuas. No entanto, deve-se ter em mente que embora este design pareça atraente, na verdade, ele apenas complicará a circulação do ar e complicará o processo de limpeza.

Para garantir a secagem mais eficiente dos assentos, pode-se dar preferência a estruturas removíveis. Esse piso solto serve tanto como assento quanto como sofá. É fácil retirá-lo do local estabelecido e retirá-lo para secar. Os encostos dos bancos são feitos de acordo com o mesmo princípio, os encostos de cabeça são uma espécie de "almofadas" de banho, assim como todo o tipo de dispositivos que ajudam o banhista a assumir a posição mais relaxada, por exemplo, com as pernas na posição nível da cabeça, ou ainda mais alto.

Tratamento

A etapa final será o beneficiamento da prateleira resultante com compostos especiais que irão torná-la mais confortável de usar, além de proporcionar maior vida útil. É geralmente aceito que em uma sala de vapor tradicional, a madeira não deve ser processada em princípio, ela deve ser cuidadosamente lixada. De fato, com uma boa ventilação, pode não haver necessidade de reforço adicional da fibra de madeira, mas um seguro extra nunca fará mal, mas poderá garantir aos móveis um serviço longo e de alta qualidade.

As oficinas em primeiro lugar (de fato, muitos artesãos recomendam fazer este procedimento com tábuas nos primeiros estágios de preparação da moldura para saturar a árvore de todos os lados) devem ser impregnadas com poderosos anti-sépticos. Afinal, o contato constante com ar úmido e muito quente contribuirá inevitavelmente para a destruição da árvore. Além de apodrecer, podem desenvolver-se na árvore bolores, fungos e muitos organismos prejudiciais.

Uma das opções de impregnação pode ser a impregnação natural, por exemplo, o óleo de linhaça puro acaba sendo a opção mais econômica e acessível.

Os agentes anti-sépticos são freqüentemente usados ​​como impregnações., que conferem à madeira resistência à umidade e a impregnam por completo. À primeira vista, uma solução inesperada pode ser o uso de alvejantes: esses compostos especiais não só protegem a madeira, mas também, em caso de escurecimento, devolvem-na à sua cor original. Além disso, também existem formulações especiais projetadas para uso direto na sauna.

No entanto, em nenhum caso deve-se usar produtos químicos e vernizes como impregnação, e também não se deve pintar o piso de madeira com tinta. Em condições de alta umidade e mudanças constantes de temperatura, tais substâncias inevitavelmente começarão a se decompor e liberar uma variedade de substâncias tóxicas. Além do cheiro desagradável, que pode transformar a sala de vapor de um local de descanso em uma verdadeira tortura, essas substâncias podem causar dores de cabeça e reações alérgicas.

Naturalmente, antes de aplicar qualquer composição de reforço na árvore, as placas devem ser cuidadosamente lixadas com lixa, limpas de poeira e detritos deixados após o lixamento e só então proceder à impregnação.

Dicas de cuidados

A primeira e mais importante regra, que deve ser rigorosamente observada, é a obrigatoriedade de secagem e ventilação da sala após cada sessão na sala de vapor. Isso ajudará a proteger os móveis de madeira dos efeitos nocivos do excesso de umidade. Aliás, o fogão da sauna também ajudará a secar o ambiente, se, após a finalização dos procedimentos de água, ficar funcionando por um tempo.

Ao arejar o ambiente, vale a pena abrir todas as portas e janelas., cobrindo todos os recipientes com água e tanques com tampas.

Banho é um cômodo no qual, como um banheiro, é necessário manter a limpeza e monitorar cuidadosamente a higiene interna. Obviamente, as altas temperaturas protegem a sala de vapor do aparecimento de todos os tipos de micróbios e bactérias, mas não são capazes de proteger a sala do aparecimento de sujeira. A limpeza regular não pode ser evitada. Será necessário lavar os restos de sujeira que permanecerem nas prateleiras após os procedimentos, vestígios de condensação.

Após o término dos procedimentos de banho, não será supérfluo limpar as superfícies com uma toalha secamesmo se houver uma luz de fundo. Isso não removerá a umidade que conseguiu ser absorvida pela madeira, mas facilitará muito a secagem da superfície externa das prateleiras, o que significa que também irá acelerar a secagem dentro da árvore.

Ao mesmo tempo, dadas as especificidades da sala de banho, ou seja, o seu design maioritariamente em madeira, é impossível utilizar agentes de limpeza químicos na sala de vapor. A melhor opção acaba sendo um sabão em pó simples. Será útil usar escovas macias. Se houver sujeira pesada na árvore que não seja fácil de remover, use uma lixa.

Além disso, para proteger melhor as fibras internas das placas da madeira, é necessário reimpregnar a madeira com compostos especiais, pois com o tempo elas podem evaporar.

Como fazer uma prateleira para banho com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário