Como fazer um fogão tipo sauna "faça você mesmo"?
A maioria dos proprietários de áreas suburbanas, junto com a construção de uma casa, a melhoria do território adjacente, também está planejando a construção de um banho. É mais conveniente para alguém recorrer aos serviços de artesãos profissionais, mas para alguém uma casa de banhos construída pelas próprias mãos tem um valor especial indescritível.
O principal elemento do banho é o fogão. Apesar do grande número de detalhes importantes, é perfeitamente possível projetá-lo sozinho se você estudar todas as sutilezas e nuances do negócio de fornalhas.
Peculiaridades
Com toda a similaridade da funcionalidade dos fornos, os requisitos para modelos diferentes serão diferentes. O fogão da sauna deve ter um alto rendimento. Uma vez que deve ocupar pouco espaço, embora tenha energia suficiente para aquecer a sala de vapor a temperaturas significativamente altas, deve aquecer rapidamente e reter o calor por um longo tempo.
O design do fogão não é tão complicado, mas há uma série de condições significativas. Um parâmetro muito importante é a segurança do forno.... Por exemplo, o chamado fogão quente aumenta a temperatura do banheiro em pouco tempo devido ao fato de suas paredes serem aquecidas a uma temperatura de até 100 graus Celsius.
Se você tocar descuidadamente nessa superfície quente, uma queimadura será inevitável. Além disso, neste caso, é impossível controlar o grau de aquecimento, que é muito desgastante para o corpo e até mesmo a insolação. Ao contrário dos fogões convencionais para aquecer uma sala, os fogões da sauna têm elementos adicionais, como um aquecedor ou um tanque de água.
O aquecedor é um recipiente no qual são colocados paralelepípedos de diferentes tamanhos. Aquecidos a altas temperaturas, ajudam a reter o calor na sala de banho, sendo também geradores de vapor direto. As pedras são despejadas com água, a água da evaporação cria a umidade necessária e um ambiente confortável na sala de vapor.
O depósito de água pode ser equipado com torneira para maior comodidade. Na ausência de uma central ou outro suprimento de água no banho, um recipiente com água quente torna-se necessário para os procedimentos de banho.
Variedades
Há um grande número de modelos de fogões que você mesmo pode fazer. Eles diferem em características diferentes. Em geral, os fogões de banho condicionalmente são divididos em dois tipos - frios e quentes. Um forno quente, como mencionado acima, aquece completamente, incluindo suas próprias paredes, daqui o calor se espalha por toda a sala da sauna a vapor. E se esse fogão tem um ponto negativo no fato de que a sala vai superaquecer, então um fogão frio não terá esse problema, pois aquece apenas a própria fornalha e as pedras no fogão... Mas, neste caso, uma fonte adicional de calor é necessária, especialmente no inverno.
Há uma grande probabilidade de que esse aquecedor centralizado não resista ao grande volume de ar no banho.
A próxima característica é a constância do aquecimento. Há fornos de aquecimento contínuo, eles são aquecidos durante os procedimentos de banho por tempo ilimitado. Não é necessário aquecê-lo a temperaturas muito altas, basta manter constantemente um determinado nível jogando lenha. Com aquecimento constante, o calor e a umidade são estáveis, o ambiente é confortável.
Forno de aquecimento intermitente bem aquecido antes de visitar o banho.Depois disso, a sauna manterá por muito tempo a temperatura obtida devido às pedras que ficam dentro do aquecedor. Um efeito adicional interessante desse recuperador é o cheiro, muito agradável com notas de madeira, que surge da deposição da fuligem de madeira nas pedras.
Para fazer a escolha certa, você precisa descobrir como os diferentes fornos também são caracterizados.
Por material de fabricação
O primeiro modelo a procurar é forno de tijolos... Construtores experientes recomendam este material específico como o mais adequado para um banho. A maior vantagem é a qualidade do vapor que sai do calor deste forno. O calor gerado por ele é macio e uniforme, por isso o vapor é denso, quente, mas não escaldante.
Outra nuance agradável para quem tem gosto estético - você pode criar uma solução de interior incomum ou clássica a partir de tijolos, então o fogão da sauna não será apenas útil, mas também agradável para a construção dos olhos.
Ao mesmo tempo, deve-se notar que forno de tijolos requer espaço livre... Existem, é claro, projetos de tamanho pequeno, mas ainda mais frequentemente as dimensões de tal forno são bastante grandes. Além disso, para instalá-lo, será necessária uma base adicional, já que o fogão é pesado, o que também pode afetar a área livre do banho.
Os fornos de tijolos, por sua vez, também vêm em diversos tipos. Dependendo das características da construção, o recuperador será denominado “branco”, “cinza”, “preto”.
Banho "em preto" é conhecido na Rússia há muito tempo. Antes era a única opção para o banho e se acreditava que visitá-la traz saúde, mata enfermidades e fortalece o corpo.
O resultado final é o seguinte: no balneário, um fogão está sendo construído com pedras e entulho. Esse fogão não tem uma chaminé separada. Devido à simplicidade de seu design, eles conseguiram projetar tais fogões mesmo em uma vida militar em marcha, organizando banhos para soldados. Ou seja, o fogão derrete, a lenha é constantemente lançada para se conseguir uma combustão forte, a fumaça da lenha queimando vai diretamente para a sala.
Demora várias horas para aquecer completamente o forno e a sala. Depois disso, o banheiro é ventilado e o aquecimento é interrompido. Claro, o banho não vai conseguir se aquecer por muito tempo depois que o combustível queima, mas, via de regra, isso bastava para a lavagem.
Após esses procedimentos de aquecimento, tudo no balneário foi coberto com uma camada de fuligem, prateleiras, paredes, todas as superfícies possíveis. A fuligem era lavada com água e, em seguida, as pedras eram despejadas em caldos de hortelã e agulhas de pinheiro. Acreditava-se que, dessa forma, todas as bactérias e micróbios são destruídos., e o ar com cheiro de lenha e queimado é muito útil.
Agora, muitos adeptos do banho de "fumaça" estão reaparecendo. Eles argumentam que tal banho é realmente real, e tudo o mais que existe no momento é apenas uma paródia e não tem valor algum para a saúde e o bom humor.
Mas existe a opinião de que tal banho só pode ser organizado por atendentes profissionais e, para pessoas que não conhecem todas as sutilezas e nuances do negócio do banho, pode até ser perigoso.
Para equipar um balneário "em cinza" um tubo de chaminé é adicionado ao design mais simples do aquecedor. Assim, a fumaça e o monóxido de carbono não entram mais na sala de vapor, mas ao mesmo tempo o aquecedor é montado de forma que a fumaça saia pelo recipiente com pedras... Neste caso, após a rega das pedras, o vapor é obtido com uma mistura de névoa.
Não haverá mais fuligem no banho, mas a atmosfera única de sauna permanecerá. Esta opção pode ser adequada para conhecedores de um verdadeiro banho russo, que desejam evitar as desvantagens de um banho “preto”.
Banho "de branco" vai aquecer mais do que todos os itens acima. Mas sua dignidade é essa fica aquecido por muito tempo.
Fornalha - outro tipo original de fogão sauna de tijolos. Ele difere dos fogões convencionais porque o ar é fornecido à lenha por cima, e não por baixo. Se, na versão usual, a lenha for empilhada na grelha e acesa por baixo, então na fornalha, a ignição é realizada de cima e a direção da tiragem mudará de cima para baixo... Tal dispositivo permite que a madeira se incendeie uniformemente e mantenha um determinado regime de temperatura por um longo tempo, em contraste com os fogões de fundo, onde a madeira queima de forma acentuada e intensa, mas queima com a mesma rapidez.
A colocação de lenha na fornalha deve ser feita de uma certa maneira: toras grandes são colocadas bem no fundo, depois as médias, e lascas muito pequenas são colocadas no topo... Ao projetar um fogão com combustão de topo, você pode se recusar a instalar um cinzeiro, porque com este método de cozimento das cinzas, após o fim da combustão, você pode simplesmente varrê-lo com uma vassoura em uma concha.
Um fogão de metal é uma opção bastante comum.... Tem pequenas dimensões, pode ser quadrada ou redonda, aquece rapidamente e arrefece rapidamente. Tal fornalha pode ser comprada pronta ou pode ser soldada a partir de chapas de aço com pouca experiência em soldagem. Além disso, ele próprio pode ser feito até mesmo com material reciclado, por exemplo, restos de tubos. É fácil se queimar no metal, portanto, por razões de segurança, você pode envolvê-lo com uma camada de tijolo.
Uma das variedades de um fogão de metal é uma caldeira de banho... Se um forno de metal pode ter qualquer forma e tamanho, então uma caldeira é, via de regra, uma estrutura cilíndrica de pequeno tamanho. A caldeira pode ser colocada na sauna como fonte de aquecimento adicional.
A implementação de tal projeto com suas próprias mãos ocorre de acordo com um algoritmo que se aplica a todos os fornos metálicos. Uma folha de metal é cortada em forma, o corpo é soldado, uma fornalha e um fogão, e uma chaminé são equipados. Depois disso, a caldeira pode ser revestida com um tijolo para não correr o risco de queimar por um circuito quente.
Pela localização da fornalha
O principal elemento técnico do forno é a fornalha. Ele pode ser localizado dentro e fora da sala de vapor.
Se a fornalha estiver dentro de uma sala de vapor, pode ser conveniente porque você não precisa ir muito longe para aquecer. Mas, ao mesmo tempo, dado que, via de regra, o banho turco é pequeno, existe um grande risco de queimaduras.
Uma fornalha remota é uma escolha muito mais conveniente e segura... Neste caso, existe um aquecedor na sala de vapor, possivelmente com um tanque de água, e a câmara do forno é colocada no camarim. Obviamente, com esse arranjo, a possibilidade de se queimar é minimizada.
Para instalar um trocador de calor para um banho - um elemento especial levado separadamente para aquecer água, você precisa se concentrar na localização da fornalha, uma vez que ela pode estar localizada na chaminé ou no próprio forno.
Por tipo de combustível
Um verdadeiro balneário, é claro, é aquecido com lenha. É a lenha, um material ecologicamente correto que cria a própria atmosfera de cura para a qual tudo começou. Mas também existem exceções.
O fogão pode funcionar a gás, o "combustível" pode ser energia elétrica e, em outros casos, uma substância combustível líquida, como diesel ou óleo diesel. Ao trabalhar essas opções é importante lembrar que esses alimentos são tóxicos e se for tomada a decisão de aquecer o banho desta forma, é imperativo levar o sistema de combustão para a rua.
Forno elétrico - uma opção interessante para quem não quer se esforçar muito no preparo do banho, não gosta de seguir o processo de aquecimento. Uma possível desvantagem de tal forno pode ser que ele não é completamente econômico. Mas para aqueles que estão prontos para sacrificar a atmosfera de um banho russo a favor da comodidade e do conforto, este forno pode ser a opção perfeita. Não haverá fuligem nesse fogão, não há necessidade de arranjar uma chaminé, e a vantagem mais importante é que você pode definir exatamente a temperatura de aquecimento ideal para você.
O forno elétrico é adquirido pronto e instalado de acordo com as instruções. Se tudo for feito corretamente, esse forno estará absolutamente seguro no funcionamento, os modos de aquecimento-resfriamento serão regulados automaticamente e é muito conveniente controlar todas as suas funções com o controle remoto.
Forno a gas também tem muitos apoiadores. É caracterizado pela facilidade de instalação, facilidade de manutenção, segurança quando usado corretamente e é muito compacto. Este tipo de forno está equipado com queimador a gás. Existem modelos equipados com depósito de água, tabuleiro de pedra. Nesse projeto, há sempre um fusível que não permitirá que o gás se espalhe se o fogo apagar repentinamente.
Ao instalar um forno a gás, você deve seguir as regras de segurança. O principal requisito é a distância entre as paredes da fornalha e as paredes da sala (pelo menos 50 cm). A fundação do forno deve ultrapassar seu perímetro em pelo menos 10 cm... Você também precisa prestar atenção ao tamanho do queimador - eles devem se ajustar ao tamanho do forno. A principal vantagem do modelo a gás é sua eficiência e durabilidade. Os fornos a gás podem durar cerca de 25 anos.
O próprio forno é um dispositivo perigoso, fornos que operam com óleo diesel, óleo diesel e mineração têm uma classe de risco muito alta... Além disso, esse fogão é a única opção que pode aquecer muito rapidamente uma sala muito congelada, o que pode ser uma grande vantagem para quem visita uma cabana de verão várias vezes durante o inverno, por exemplo.
Decidida a instalação de tal unidade, é imprescindível recorrer à ajuda ou recomendações de especialistas. Visto que em tal forno o produto de óleo é aquecido a altas temperaturas, com uma abordagem incorreta do dispositivo de tal forno, o combustível pode inflamar até uma explosão.
Um forno a diesel pode ser de circuito duplo, pavio e gotejamento. O circuito duplo é uma espécie de pistola de calorque aquece instantaneamente até mesmo a sala mais fria. O consumo de combustível é muito elevado, pelo que este tipo de recuperador não é particularmente relevante para instalação na banheira.
O fogão de pavio é mais um design de viagem... Se você deseja usá-lo para aquecimento, certifique-se de que todas as suas peças sejam feitas de materiais de alta qualidade e sejam cuidadosamente encaixadas umas nas outras. Mas esse dispositivo tem muito pouco poder em qualquer caso.
Um forno de gotejamento movido a diesel é a melhor opção, que pode ser usado como banheiro.
O princípio de operação de tal aparelho é que o combustível goteje em um recipiente com um evaporador quente. O forno é ligado com um pavio aceso, o evaporador é aquecido. Depois que o pavio está quase completamente queimado, gotículas de combustível são lançadas. Uma vez no recipiente do evaporador, as gotas fervem e o vapor se inflama, liberando calor.
O existente o fogão - "fogão" pode ser refeito com sucesso para este tipo de combustível... É imprescindível realizar todo o trabalho em estrita conformidade com o esquema, executado em conformidade com todos os requisitos de segurança.
Por método de aquecimento
A próxima característica importante de um fogão de sauna é o tipo de dispositivo de aquecimento, que determina a forma como as pedras são aquecidas e, portanto, a temperatura e o vapor no ambiente. Tudo é simples aqui.
O aquecedor pode ser aberto ou fechado.... No tipo aberto, as pedras são colocadas acima do compartimento de combustível. É sobre eles que se deita água quente para obter vapor. É adequado para espaços pequenos, porque o recuperador arrefece rapidamente com regas frequentes das pedras. Se o forno estiver equipado com depósito de água, este desenho será mais cómodo, pois tudo estará à mão.
Um tipo de aquecedor fechado é uma opção melhor por muitas razões.Neste projeto, as pedras estão localizadas atrás da porta. Levará mais tempo para aquecer o banho, mas as pedras podem armazenar calor por até um dia.
Em um tipo fechado, o compartimento de combustível está localizado fora da sala, eliminando a possibilidade de gases de monóxido de carbono entrarem na sala de vapor. Todo o forno aquece da mesma forma, o que cria uma atmosfera suave de calor uniforme. Com este arranjo de pedras, há menos possibilidade de escaldar com vapor quente ao regá-las.... Atrás de uma porta fechada, as pedras mantêm o calor por muito tempo, então a temperatura no banho permanecerá alta por muito tempo.
Existem também modelos de fogões do autor que podem ser adquiridos e instalados. Esses são designs padrão que foram aprimorados de várias maneiras. Por exemplo, um forno de água, que retém uma quantidade suficiente de oxigênio na sala de vapor devido à camada de água que é colocada nas paredes do forno.
O recuperador de calor Kurin é uma espécie de recuperador de calor de tijolo para banho, que tem as suas características próprias de dispositivo para um aquecimento mais cómodo e uniforme da sala de banho.
As sutilezas da manufatura
É mais fácil fazer um fogão de metal com as próprias mãos, mas com muita vontade e paciência, você também pode fazer um de tijolo. Antes de iniciar a construção, é necessário ter uma ideia geral dos requisitos básicos para a construção de uma salamandra para casa de banho.
O recuperador deve ser instalado encostado a uma parede oposta àquela equipada com prateleiras.... O tubo da chaminé não pode ser desenhado para poder aderir às superfícies do tecto, é necessário deixar um vão, que será preenchido com material refractário e coberto com uma capa protectora. Uma folha de metal é colocada no chão em frente à câmara de combustível para proteger a sala da possibilidade de incêndioquando as brasas saem do fogão.
Tijolo
Os designs mais comuns de fogões de tijolo para sauna, que você mesmo pode fazer, também diferem na localização do tanque para aquecimento de água. Existem fornos com tanque montado no fundo e fornos com tanque montado no topo.
Antes de iniciar a construção do forno, você precisa preparar os materiais necessários:
- o próprio tijolo;
- argila e areia;
- uma tigela para misturar a solução;
- ferramentas para marcação e alvenaria;
- materiais isolantes;
- separadamente, você precisa preparar os materiais para criar um tanque para a água da chaminé, se decidir fazê-los você mesmo. Você também pode comprá-los prontos.
Para construir um fogão a ser instalado na sala de sauna, tijolo deve ser comprado de uma qualidade superior ao normal para construção... Também deve ser refratário e ter formas claras e dimensões uniformes.
Assim chamado tijolo fireclay - de acordo com seus parâmetros, a opção mais adequada para um fogãoem pé na banheira, mas também deve-se ter em mente que seu custo será muito maior do que um tijolo comum, portanto, é possível utilizá-lo parcialmente, nos locais mais significativos, por exemplo, para uma fornalha - o local de maior aquecimento. E para as paredes externas, chaminé e decoração, pode-se usar tijolo vermelho comum, mas não de baixa qualidade.
Você pode verificar facilmente as capacidades de um tijolo, conhecendo algumas maneiras simples. O som será o primeiro parâmetro de referência. Se você bater nele com um martelo, o som que emana da superfície deve ser sonoro e claro. Se o som for abafado e parecer ir para dentro, há uma grande probabilidade de que haja rachaduras dentro do tijolo que o tornam frágil e frágil. Neste caso, o seu forno corre o risco de desabar após um curto período de utilização.
O segundo indicador é a aparência do tijolo. De acordo com os padrões, o tijolo deve ter dimensões 250 * 120 * 65... Um desvio dentro da faixa normal é considerado 2 mm. Não deve haver defeitos visíveis, rachaduras ou lascas no tijolo. Uma ligeira presença de ranhuras é permitida. Às vezes, uma placa semelhante a um filme pode ser vista na superfície do produto.Esse tijolo deve ser descartado, pois isso indica um defeito na produção. Esse tijolo não vai fixar no lugar certo, pois o filme vai atrapalhar a adesão necessária.
O terceiro marco está dentro do tijolo. No sentido literal, o tijolo deve ser dividido em duas partes e examinar cuidadosamente a superfície do chip. A cor deve ser uniforme e não deve apresentar estrias ou manchas mais escuras. Sua presença indica uma violação da tecnologia na fabricação, queima de tijolos. Não é categoricamente recomendado usar tal tijolo para a construção de um fogão de sauna.
Iniciando a construção, você precisa instalar corretamente a base do futuro forno. A base deve ser impermeabilizada para mantê-la fria. A folha de material de cobertura é perfeita para esse propósito.
A base deve ser aproximadamente 10-12 centímetros maior que o forno... É coberto com uma viga de concreto ou aço e um tabuleiro será instalado no topo dessa sobreposição.
Em seguida, você precisa preparar uma solução que irá aderir os tijolos uns aos outros. Para a mistura, você precisa de argila, areia e água. É aconselhável utilizar argila igual à utilizada na fabricação de tijolos.... Deve ser misturado com água e deixado por um dia. A areia é adicionada por último. A consistência deve ser lisa e espessa.
Para saber se a mistura foi preparada corretamente, é necessário movê-la lateralmente com uma espátula, ao longo da superfície. A mistura não deve rachar, borrar, grudar na espátula, a solução deve manter bem a sua forma... Existe mais uma maneira. O pau de madeira deve ser mergulhado na solução. A camada da mistura que se depositou no stick não deve ser superior, mas não inferior a 2 mm. É melhor preparar a solução em pequenas porções.fazendo uma nova porção após usar a anterior.
Após a instalação da fundação, iniciando a alvenaria, é necessário ter diante dos olhos os desenhos, de acordo com os quais a obra será executada. Um esquema pré-preparado de acordo com o qual o assentamento de tijolos será executado simplificará e agilizará muito o processo.
A ordem de assentamento dos tijolos é padrão e raramente feita de outra forma. As primeiras fiadas de tijolos são colocadas, via de regra, em camada contínua, que será a chamada almofada de fogão. Duas linhas serão suficientes... A terceira linha começa a ser assentada, com base no desenho. A grelha, a porta do soprador e o compartimento das cinzas são normalmente colocados aqui. A porta do soprador é instalada usando arame galvanizado. A porta é fixada no meio da parede e seus segmentos inferiores são dispostos na superfície de uma fileira de tijolos. O arame fica escondido em ranhuras feitas na superfície dos tijolos. E a parte superior da porta será fixada na sexta fileira de tijolos.
Em seguida, quatro fileiras de tijolos são empilhadas em uma fileira. Aqui você precisa prestar muita atenção ao alinhamento dos cantos... A instalação correta do cinzeiro e da grelha depende disso. Se apenas um canto estiver errado, haverá a possibilidade de fumaça entrar na sala de vapor.... Após o assentamento de fileiras contínuas, é fixada a parte superior da porta do soprador, na sexta fileira de alvenaria.
A sétima fileira de tijolos é o nível em que a porta da fornalha e a grade são instaladas. A grelha da grelha deve estar ao mesmo nível da alvenaria, para isso são feitos recessos nos tijolos ao longo da altura dos varões da grelha. A grelha é fixada com uma solução. A grelha é aplicada firmemente à camada de mistura e batida com um martelo para uma pegada mais forte. A grelha não deve entrar em contacto com as paredes da estufa., porque a grelha, quando aquecida, aumentará de tamanho e criará pressão nas superfícies laterais, o que pode causar a destruição da fornalha. A porta da fornalha é fixada da mesma forma que a porta do soprador.
Em seguida, você precisa fazer uma abertura para o tanque de água. Considerando que o tanque entrará em contato com o tijolo em alguns pontos, para a melhor fixação é necessário envolver o tanque com um cordão de arame de amianto. O tanque está localizado nas paredes laterais.
A partir da próxima fila de alvenaria, nomeadamente a oitava, começará a chaminé, sendo necessário instalar uma divisória. Na nona fila, o próprio reservatório de água já está montado e a placa instalada. Além disso, o tijolo é instalado ao longo da altura da fornalha e depois disso a chaminé é disposta de acordo com o esquema.
O tanque de água também pode ser colocado acima da chaminé. Mas é óbvio que, estando localizado diretamente acima da fornalha, o contêiner aquece muito mais rápido.
Metal
Os fogões de metal têm suas próprias vantagens inegáveis. Por exemplo, fácil de instalar e rápido aquecimento. Isso também inclui tamanho pequeno e aparência estética. Mas com todas as vantagens, não se deve esquecer que um fogão de metal será mais exigente em termos de segurança. Portanto, ao planejar a instalação de um fogão de metal, você deve seguir rigorosamente as instruções e seguir todas as regras de instalação.
O fogão é instalado a uma distância de pelo menos 0,5 metros das paredes e itens internos.
Se um fogão de metal for operado com eletricidade, o aterramento deve ser feito. Ao escolher esta opção de aquecimento, também é necessário concordar com a fiscalização de incêndio.
O teto e as paredes da banheira devem ser protegidos do fogo, colocando um material isolante ou por acabamento com tijolos e / ou chapas de metal.
Alvenaria ou alvenaria podem ser colocadas sobre as paredes do forno para reduzir o risco de queimaduras. Uma vantagem adicional de tal forro será um aumento no tempo de manutenção do calor no forno.
Como o forno de metal é leve, geralmente não é necessário construir uma base separada. Essa necessidade pode surgir quando o forno pesa mais de 750 kg. Em outros casos, basta colocar uma folha de metal no lugar do futuro fogão ou mesmo colocar ladrilhos de cerâmica comuns. Esta camada é feita para fins de segurança contra incêndio.
O forno em si pode ser comprado pronto, mas com pelo menos um pouco de conhecimento e habilidade, você mesmo pode soldá-lo em chapas de metal.
No caso de um forno para instalação em banho, é necessário entender que o metal deve ser testado quanto à resistência e possível deformação quando exposto a altas temperaturas. Para evitar essas surpresas, você precisa aquecer as folhas de metal e ver o que acontece com a folha.... Ele pode crescer de tamanho e perder sua suavidade. Em seguida, o lençol é batido com um martelo nos locais dos outeiros e depressões até sua aparência original, e o excesso é cortado. Essa preparação evitará que o forno deforme durante o funcionamento.
Um fogão de metal na maioria das vezes não fornece um tanque de água em seu design. Uma vez que o próprio forno é pequeno, a capacidade adicional tornará a estrutura mais pesada, privando esta opção da sua vantagem óbvia para divisões pequenas. Mas é claro, se necessário e desejado, um tanque também pode ser fornecido.
Qualquer forma, o recipiente deve ser selecionado em tamanhos pequenos, pois deve haver tempo para aquecer em pouco tempo.
O fogão em tal fogão pode ser interno ou externo. Se o aquecedor for instalado do lado de fora, a água pode ser derramada sobre ele para gerar vapor. Tem um aspecto esteticamente agradável e bonito, aquece até altas temperaturas.
Um aquecedor interno permite que as pedras aqueçam maisassim, reterão o calor por mais tempo, mas neste caso o caminho da chaminé passará no mesmo local e haverá necessidade de limpeza profunda periódica da estufa dos produtos de decantação da combustão.
As próprias pedras são de grande importância para um fogão de metal feito em casa. Paralelepípedos de granito são materiais absolutamente inadequados... Eles contêm inclusões de mica, que, quando aquecidas, liberam substâncias tóxicas. A inalação desses vapores venenosos é extremamente perigosa para a saúde. O melhor para o banho são pedras naturais comuns, arredondadas, mais ou menos do mesmo tamanho, sem rachaduras e lascas.
Em lojas especializadas você pode comprar paralelepípedos feitos de basalto ou jadeíte, que são perfeitos para um fogão de sauna.
Além de escolher as pedras certas, é importante dobrá-las corretamente. Os maiores e mais pesados devem ser colocados no fundo do fogão, levando em consideração sua forma.... Se as pedras são oblongas, elas são colocadas verticalmente para que o calor que sobe possa passar livremente pela superfície da pedra. Se você negligenciar esta regra, surgirá uma barreira natural para o calor e as pedras inferiores ficarão muito quentes, enquanto as superiores permanecerão frias. Em cima de pedras grandes, pedras de tamanho médio são dispostas e, em seguida, com a camada superior, pedras pequenas.
Se as pedras forem colocadas incorretamente, o vapor na sala ficará úmido e pesado, e o procedimento de bem-estar com vaporização se tornará ineficaz.
Como no caso de outros tipos de fogões, na fabricação de um fogão de metal, a fornalha pode ser construída em uma única peça. Este projeto é instalado diretamente na sala de vapor. Esta opção é a mais simples. Um grande número de desenhos e diagramas estão disponíveis para quem desejar. A opção com uma fornalha remota é mais trabalhosa, mas com paciência suficiente, pode ser totalmente implementada.
Um ponto importante é o desenho da chaminé ao instalar um fogão de metal. Este compartimento deve ser isolado. É melhor colocar uma folha isolante entre o revestimento interno e externo do tubo.
Os fogões de metal têm uma característica interessante. O design da fornalha da maioria dos fogões é tal que permite obter o máximo de calor em um mínimo de tempo devido à rápida queima da lenha.
Surge uma situação em que a lenha queima e aquece o recuperador a altas temperaturas que não podem ser controladas. Isso ocorre porque, como padrão, o forno é equipado com uma grelha, que é projetada para aumentar a combustão fornecendo ar adicional e, portanto, oxigênio através de suas grelhas. Com tal dispositivo, a parte superior da fornalha aquece muito, enquanto a parte inferior e as laterais são ligeiramente... Há inconvenientes adicionais na operação, porque há pouco prazer - em vez de procedimentos de banho, é necessário regular a chama.
A solução para o problema é simples, como tudo engenhoso - abandonar a grade completamente. Se a porta da fornalha for selada tanto quanto possível com um cordão de amianto, a lenha pode ser colocada diretamente no fundo do fogão. Na porta, é necessário equipar um pequeno orifício com amortecedor para poder controlar o acesso do ar ao fogo.
Após essas ações, a lenha no fogão irá queimar silenciosamente por uma hora ou mais, e o próprio fogão irá aquecer uniformemente. Portanto, um ajuste de design simples, mas eficaz, tornará o forno de metal o mais conveniente possível.
O modelo mais comum de um fogão de banho de metal é um "fogão de barrilete"... Tal fornalha é móvel, mais fácil de fabricar e operar, e é familiar mesmo para aqueles que estão longe de trabalhar com fornalhas.
Este design contém todos os elementos-chave:
- Fundação;
- fornalha e soprador;
- grato;
- aquecedor interno;
- chaminé;
- recipiente para água.
Perto do fogão é perfeitamente possível equipar um local para armazenamento de lenha.
Para a instalação da versão mais simples deste forno, você vai precisar de uma máquina de solda, um pedaço de cano com paredes grossas ou um barril como corpo do forno e um recipiente para água, um cano para uma chaminé, uma grade ou varetas para sua fabricação, um material isolante.
Primeiro, preparamos a base. Para isso, é necessário liberar uma seção do piso e cavar uma fossa com cerca de 50 cm de profundidade, cujo tamanho deve ser o tamanho da fornalha com mais 30 cm ao redor do perímetro. Uma camada de pedra triturada ou tijolo triturado é forrada na parte inferior, após o que é derramado com uma camada de concreto. A próxima camada é uma folha de telhado. Não será supérfluo assentá-lo em duas camadas, mas somente depois que o concreto estiver completamente seco.
Duas camadas de tijolos refratários são colocadas nas telhas de feltro. A primeira camada está na borda.O tijolo queimado criará uma boa proteção da base contra a umidade e os efeitos das altas temperaturas.
A próxima etapa é a montagem do compartimento de combustível. O tubo, que será usado para a fornalha, é cortado em ambos os lados para, eventualmente, obter o cilindro. Neste cilindro, você precisa fazer um buraco no qual a fornalha e o soprador serão instalados. Dentro do tubo, você precisa soldar os fixadores para a grelha. A própria grelha também deve ser soldada com hastes de metal.
A seguir, deve-se preparar dois círculos recortados em chapas metálicas, soldá-los no topo do tubo, um e embaixo do outro, tendo previamente feito um furo para instalação da futura chaminé. As portas são feitas de restos de metal.
Para o correto funcionamento da chaminé, deve-se seguir a seqüência de sua instalação. O interior deve ser soldado ao fogão e deve ser instalado um reservatório de água no topo para que o tubo da chaminé passe pelo reservatório. Uma torneira deve ser inserida em uma das paredes do recipiente. O resto do comprimento do tubo deve ser retirado da sala. Também é necessário inserir uma válvula no tubo da chaminé, que se parece com uma haste de metal com um círculo preso a ela. Girando a válvula, o ar que entra pode ser controlado.
Às vezes, é mais conveniente instalar um recipiente para água perto do fogão.... Neste caso, o tanque e o compartimento de combustível são conectados por tubos de metal para circulação. Este projeto permite montar uma caixa de pedra acima da fornalha, ou seja, construir um aquecedor completo.
Opções caseiras simples
Além dos fornos de tijolos e dos modelos básicos de metal, também existem os dispositivos mais simplificados para aquecer um banho. Você pode construí-los a partir de meios improvisados com o mínimo de esforço. Claro, você precisa entender que tais estruturas dificilmente se distinguem por uma beleza especial ou enobrecem o interior, mas se o objetivo é apenas aquecer o ambiente, é bastante aceitável usar essas opções.
Ao planejar a construção de tal forno, é aconselhável preparar um desenho ou diagrama de acordo com o qual ele será montado.
Uma versão interessante do fogão pode ser obtida a partir de aros desnecessários.... Esse elemento de aquecimento é simples de projetar, ocupa pouco espaço, aquece rapidamente e emite bem o calor. Além disso, esse fogão será forte, durável e, se desejado, pode ser aquecido não apenas com lenha, mas também com carvão.
As desvantagens são aquelas inerentes a todos os fogões de metal - resfriamento rápido e probabilidade de queimaduras ao tocar acidentalmente na parede. Também deve-se ter em mente que, devido ao seu tamanho pequeno, tal forno pode aquecer uma sala pequena, idealmente não mais do que 14-15 sq. m, este projeto não é adequado para aquecimento de salas de uma área maior.
Para o corpo do dispositivo são necessários 4 discos do caminhão, que devem ser preparados com antecedência - limpos da sujeira, eventualmente com lixa. Para dois discos, é necessário retirar o meio, deixando apenas os aros. Eles serão usados como uma garrafa de água. Para tal, é necessário soldá-los entre si e fixar na parte superior uma tampa metálica para o enchimento da água e fixada na parte inferior da estrutura uma chapa metálica, na qual deverá haver um orifício para a chaminé . O recipiente resultante deve ser hermético. É necessário verificar e eliminar as deficiências, se houver.
Os dois discos restantes são usados para fazer um compartimento de combustível e um aquecedor. Em um disco, você precisa deixar a parte central, ela fará o papel de uma grelha. O segundo disco deve ser liberado do segmento central, então ao soldar duas peças, o segundo servirá como recipiente para as pedras.
Todas as partes do forno são montadas de acordo com o esquema, após o qual o forno é instalado em uma fundação previamente preparada.
Um fogão de um barril de ferro quebrado também pode ser uma boa opção para pequenas salas de vapor.... Para instalar tal forno, em primeiro lugar, você precisa colocar uma base.Deve ser uma base de concreto ou tijolo altamente resistente ao fogo.
O barril deve ser cortado com um amolador no comprimento necessário. Depois disso, um tijolo é colocado por dentro. O compartimento de combustível é destacado com perfis metálicos. Pedras são derramadas sobre eles. Em seguida, uma tampa com um cachimbo de fumaça soldado é instalada no barril.
Essa fornalha aquecerá e fornecerá seu calor às pedras, e a fumaça cairá nas fendas entre elas e evaporará.
Dicas úteis
Ao planejar a construção de um fogão para sauna, é importante avaliar corretamente seus pontos fortes e capacidades. É claro que um fogão feito à mão aquece não apenas o corpo, mas também a alma. Mas para que uma atividade tão excitante e gratificante traga prazer, você precisa de uma abordagem séria.
Os fabricantes de fogões para sauna oferecem uma ampla gama de dispositivos prontos que requerem apenas instalação. Se, no entanto, fica intrigado com a construção de um recuperador com as suas próprias mãos, deve definitivamente levar em consideração todas as dicas e recomendações.
Os requisitos de segurança contra incêndio não devem ser ignorados categoricamente. O isolamento da fundação deve estar presente. Deve ser lembrado que os critérios de segurança serão diferentes para fogões que usam diferentes tipos de combustível. A opção menos confiável é uma unidade que usa diesel, óleo diesel e misturas de combustíveis líquidos como combustível.
É necessário prever com antecedência como será resolvida a questão da ventilação no banho. O projeto correto da chaminé evitará vazamentos de fumaça e envenenamento por monóxido de carbono.
Observe atentamente as necessidades de banho da sua família. Com base nessas informações, você pode decidir qual fogão escolher. O fogão de metal aquece rapidamente a sala de vapor e, se no seu caso a duração dos procedimentos de banho for de algumas horas, faz sentido instalar uma estrutura de metal.
Para os amantes do vapor, um forno de tijolos será a opção mais adequada.pois se mantém aquecido por muito tempo e gera um vapor macio e confortável.
As paredes metálicas do fogão podem ser revestidas com alvenaria, você obtém uma espécie de versão intermediária, que tem as vantagens tanto de um fogão de tijolo quanto de um de metal
Uma excelente solução para o banho seria comprar um fogão com acabamento em ferro fundido. com o posterior revestimento de suas paredes com tijolos. O vapor desse fogão será agradável e denso e o próprio fogão durará muito tempo. Outra vantagem desta opção é o aquecimento rápido. Mas você precisa se lembrar disso tal fogão não é instalado diretamente na sala de vapor. Sua fornalha deve estar no camarim.
É bom que o recuperador seja concebido de forma a que estejam presentes os dois tipos de recuperador - fechado e aberto. Portanto, há mais oportunidades de trazer a sala de vapor à temperatura desejada. O fogão pode ser concebido como uma rede cheia de pedras. Menos metal significa menos calor.
As pedras podem ser colocadas de uma certa maneira em forma de poço, de modo que a água possa ser despejada diretamente na cavidade projetada. Isso produzirá uma grande quantidade de vapor de boa qualidade.
Além de um bom fogão, é importante isolar corretamente a sala de vapor, a drenagem de água e toda a estrutura interna da sala de vapor, incluindo o revestimento das paredes. Você pode ter que pensar em como providenciar aquecimento adicional para atender aos desejos de todos os membros da família.
O melhor combustível para um banho é a lenha de bétula.... Eles queimam uniformemente e deixam poucos resíduos. Quando queimadas, as coníferas obstruem a chaminé com muita força. É melhor não usá-los.
O volume da caixa d'água, via de regra, é calculado a partir da quantidade de 10 litros para lavar uma pessoa.
A argila para a argamassa utilizada para o assentamento de tijolos pode ser totalmente aproveitada natural, recolhida nas margens dos reservatórios. Precisa ser embebido por vários dias para ser limpo de possíveis impurezas.
Prestando atenção em todas as sutilezas e nuances do negócio de fogões, você pode construir um dispositivo que trará alegria e saúde.
Veja o próximo vídeo para uma aula magistral sobre como fazer um fogão.
O comentário foi enviado com sucesso.