Fogões de sauna a lenha: prós e contras

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Diferença da caldeira
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Dispositivo de chaminé
  6. Fabricantes e avaliações
  7. Como fazer isso sozinho?
  8. Adendo

Os fogões de sauna a lenha têm prós e contras. Para apreciar totalmente esses e outros, você precisa entender os tipos e o design dos fornos.

Peculiaridades

Da época da Antiga Rus ao período soviético, os fogões de sauna a lenha eram feitos apenas de tijolos. O trabalho de preparar os fogões foi difícil e caro, mas não havia outra alternativa. Agora, junto com as estruturas de tijolos, fogões de metal são usados. Hoje, ambas as opções são usadas com aproximadamente a mesma frequência, apenas há um problema. Praticamente não existem no mercado serviços de assentamento de alta qualidade de fornos de tijolos. Existem poucos especialistas neste setor.

Outra coisa é um fogão de metal. Já vem pronto e pode ser instalado até por um mestre autodidata sem muita experiência. Estes fogões são feitos de metais diversos e normalmente são complementados por um tanque de água que pode ser colocado em diferentes locais em relação ao corpo do fogão. A construção metálica é usada não só para banhos, mas também para salas de vapor e saunas finlandesas. A única diferença está no tipo de fogão, mais precisamente, em que tipo de vapor irá fornecer.

Os modelos de fornos modernos oferecem uma ampla gama de possibilidades. Agora é possível regular não só a temperatura da água do tanque, mas também a temperatura ambiente. Também pode adquirir um recuperador de uma vasta gama de preços contactando uma loja especializada para obter ajuda ou escolhendo uma opção adequada através da Internet. Cada uma das opções tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Ao adquirir um fogão em uma loja, é possível avaliar e tocar o produto, ver visualmente suas dimensões, avaliar o modelo quanto a possíveis defeitos. Por outro lado, você tem que pagar a mais, pois o preço do produto inclui o custo do aluguel do local, eletricidade, salários dos funcionários e assim por diante.

Comprar pela Internet é mais arriscado, já que não há como avaliar pessoalmente a mercadoria, mas ao mesmo tempo, você não terá que pagar a mais. A empresa economiza muito com o aluguel de uma loja e evita outras despesas. Tudo que você precisa é alugar um depósito e criar um site.

Existe uma maneira alternativa. Você pode avaliar o modelo selecionado na loja e, em seguida, fazer o pedido pela Internet de um fornecedor confiável. Desta forma, você economizará dinheiro sem abrir mão da oportunidade de avaliar na hora se um determinado fogão é adequado para você ou não.

Uma particularidade é a necessidade de escolher com muito cuidado o instalador do recuperador. O design não é barato, e é importante ter uma abordagem responsável a esta questão: estude as informações disponíveis sobre o especialista, veja as fotos de seus trabalhos, leia as críticas. Somente se você estiver convencido de que o mestre escolhido é um verdadeiro profissional em sua área, você pode confiar nele para a instalação. Afinal, uma instalação incorreta pode levar não só à perda das propriedades operacionais, mas também a algo pior: por exemplo, o fato de que o dióxido de carbono não vai sair e as pessoas no banho simplesmente ficarão queimadas.

Outra nuance importante é o grande peso dos fornos. Por norma pesam a partir de 160 kg, pelo que será necessário reforçar adicionalmente a base por baixo da banheira. Idealmente, se a fundação foi realizada com cuidado e sem economias excessivas na primeira vez. Se a base não for forte o suficiente, toda a estrutura irá ceder.Como resultado, o fogão entrará em colapso, independentemente de ser feito de tijolo ou metal.

Todos os fogões a lenha são preenchidos com pedras, que, quando aquecidas, fornecem o calor necessário.

É importante reforçar a fundação para que possa suportar o peso de toda a estrutura, incluindo as pedras.

Uma característica típica é que os fogões a lenha estão sujeitos a maiores requisitos de segurança, especialmente se o fogão não estiver equipado com uma fornalha remota. É imperativo garantir que o oxigênio não se esgote e que as pessoas não sejam prejudicadas em vez de se beneficiarem. Além disso, quando o recuperador se encontra directamente no interior da sala de vapor, existe sempre a possibilidade de a sala de vapor de madeira se incendiar.

Ao escolher um fogão a lenha, muitos não percebem que estão inconscientemente prestando atenção a uma caldeira a lenha. Para evitar que isso aconteça, você precisa descobrir quais são exatamente as diferenças.

Diferença da caldeira

Muitas pessoas confundem equivocadamente uma caldeira a lenha com um fogão, mas isso não deve ser feito, pois as diferenças entre eles são bastante significativas. Tendo comprado uma caldeira por engano, a pessoa pode se deparar com o fato de que o banho não será aquecido corretamente à temperatura de que precisa, e todos os custos e esforços para corrigir isso serão em vão. A única saída é desmontar a caldeira e instalar um forno, que precisará ser comprado, e isso é uma despesa adicional.

O forno é uma fonte de calor. Ela aquece tudo ao redor. Mesmo quando você estiver perto dela, você sentirá calor. O recuperador tem capacidade para aquecer a sala de vapor e o camarim. Ele efetivamente gera calor para o exterior, em vez de retê-lo de dentro.

A caldeira funciona de maneira um pouco diferente. Todo o calor está concentrado dentro dele, então nada será sentido próximo a ele. O calor é posteriormente distribuído (geralmente ao redor da casa) por meio de um sistema de tubulação. Se você colocar uma caldeira dessas em uma banheira, não haverá sentido nisso. Você precisará aquecer a caldeira a temperaturas incríveis para ter pelo menos um pequeno retorno. Como resultado, você obterá um pequeno retorno a um custo muito alto.

A escolha de um forno verdadeiramente adequado não é tão difícil. Existe uma grande variedade de modelos no mercado, equipados com todos os tipos de funções e parâmetros adicionais. No entanto, é a diversidade que complica o problema da escolha. Todas as outras coisas sendo iguais, é bastante difícil escolher uma única opção.

Aqui você precisa prestar atenção a critérios como aparência, material, tipo de forno e outros.

Vantagens e desvantagens

Como mencionado acima, você pode instalar o fogão de tijolo ou metal. Ambas as opções têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Você deve iniciar uma conversa com fornos de tijolos., por serem os mais tradicionais.

As vantagens deste tipo de modelo incluem os seguintes aspectos.

  • O tipo de calor que esse fogão emite. É macio, não é seco e escaldante, mas é o mais confortável possível para uma pessoa. A temperatura pode variar em uma ampla faixa.
  • Tempo de preservação da temperatura. Esses fornos demoram muito para aquecer, mas também não esfriam por muito tempo. Por exemplo, o tempo padrão de aquecimento de uma sauna com fogão a lenha é de dez horas, mas durante o mesmo período a sauna a vapor não esfria.
  • A atmosfera sendo criada. Em uma casa de banhos com forno de tijolos, é criado um microclima favorável que não afeta negativamente o bem-estar das pessoas. Estes são os casos em que o forno está instalado corretamente.
  • Operação fácil. É fácil aquecer esse tipo de fogão, bem como realizar medidas de manutenção. Como regra, o combustível queima completamente aqui, então tudo o que resta é limpar as cinzas.
  • Durabilidade. Com os devidos cuidados, as estruturas de fogões de tijolo podem durar para sempre, por isso é importante cumprir todos os requisitos de instalação, siga todas as instruções.

    Os modelos de tijolo também têm desvantagens.

    • Em primeiro lugar, estamos falando sobre o peso da estrutura.Um fogão a lenha pesa em média 300 kg. Isso impõe certas restrições sobre onde ele pode ser montado. A base deve ser forte e estável.
    • Você também precisará prestar atenção ao reforço das paredes. Se a banheira for de madeira, as paredes ao redor do fogão devem ser protegidas adicionalmente com chapas de metal, pois a madeira pode não suportar o calor e pegar fogo.
    • Mesmo uma pequena estrutura de tijolo ocupa muito espaço, já que as paredes de tijolo são grossas quando comparadas às de metal. Será problemático construir um fogão verdadeiramente funcional em banheiras pequenas.
    • O modelo de tijolo precisa ser restaurado de tempos em tempos: verifique se há rachaduras, renove a argamassa inter-junta e assim por diante.
    • Para a construção de fogões de tijolos a lenha, são usados ​​tijolos refratários de argila refratária, e são bastante caros. Portanto, a construção de um fogão de tijolos custará mais do que comprar um de metal acabado.

      Os fogões de metal são mais populares. Eles se distinguem por uma série de vantagens em comparação com os de tijolo.

      • Custo democrático. Comprar e instalar um fogão de metal é muito mais barato do que arranjar um análogo de tijolo.
      • Não há necessidade de reforçar o piso. A única coisa necessária é certificar-se de que a base é incombustível e à prova de fogo. O peso da estrutura do fogão carregada (o que significa que a lenha já está carregada e o tanque, se houver, está cheio de água) raramente excede 200 kg. O piso debaixo do forno com peso inferior a 200 kg não terá de ser reforçado, bastando uma base sólida. Se o peso do fogão não for muito maior, é melhor reforçar o piso com toras e piso de uma placa grossa e durável (carvalho é bom). No entanto, tenha em mente que um fogão de sauna de metal a lenha para uso doméstico geralmente pesa 150-160 kg. Opções mais massivas são adquiridas para uso comercial profissional.
      • Chaminé eletiva. Existem várias opções de como fazer uma chaminé para fogões de metal. A primeira opção é um cachimbo clássico que expele a fumaça pelo teto. A segunda é através da parede. A terceira é uma chaminé feita de tubos sanduíche, que é mais fácil de construir do que outras e, além disso, é várias vezes mais barata.
      • Conjunto rápido de temperatura. Ao contrário de um forno de tijolos, um fogão de metal não precisa ser aquecido por 8 a 10 horas para atingir a temperatura necessária. Para obter um alto grau de aquecimento do ar, não demorará mais de uma hora.
      • Tamanho pequeno. A estrutura metálica é muitas vezes menor do que a de tijolo, por isso pode ser instalada mesmo nas casas de banho mais compactas.
      • Facilidade de instalação. A instalação e conexão de um fogão de metal não causará nenhuma dificuldade particular. Até um iniciante pode fazer isso

      Além das vantagens acima, os modelos de metal também apresentam desvantagens.

      • É necessário prestar mais atenção aos requisitos de segurança contra incêndio. O corpo de metal aquece mais do que o corpo de tijolo, o que aumenta o risco de incêndio.
      • É por isso que é necessário blindar as paredes, especialmente as de madeira. Para esses fins, é melhor usar material refratário em folha (PVTN), mas os painéis de metal também são adequados.
      • Uma atenção especial deve ser dada à disposição da chaminé. Deve ser exibido corretamente e tudo deve ser verificado várias vezes. Caso contrário, a fumaça que vai para a casa de banho em vez de para a rua encherá a sala e as pessoas vão queimar.

      Visualizações

      Em primeiro lugar, todos os fogões a lenha são divididos em duas categorias: fechados e abertos. Os fornos de cada categoria diferem em várias características.

      O forno fechado difere porque as pedras são cobertas por uma tampa especial. Isso favorece o fato de as pedras não esfriarem por muito tempo e a temperatura durar mais tempo. O vapor que se forma aqui é úmido e macio, independentemente da temperatura.

      Apesar de algo semelhante já ser construído nos banhos russos há muito tempo, o aquecedor fechado é reconhecido como uma novidade.

      O recuperador de calor aberto não possui porta de pedra, pelo que apresenta uma série de funcionalidades. Portanto, se levar muito tempo para aquecer um modelo do tipo fechado, uma estrutura do tipo aberto aquece muito rapidamente. A temperatura no banho será uma ordem de magnitude superior (até 90-100 graus), enquanto o fogão do tipo fechado aquece o ar apenas até 40-60 graus. A umidade na sala é mínima, então esses fogões a lenha são mais relevantes para saunas do que para banheiras.

      Os fogões de sauna a lenha são classificados de acordo com a posição da fornalha, que pode ser embutida ou remota.

      A primeira opção é desencorajada, pois não é saudável, embora ajude a economizar espaço. Nesse caso, a fornalha fica dentro da sala de vapor, e a lenha, se necessário, é lançada ali mesmo. Tal arranjo é perigoso porque o oxigênio na sala está queimado e as pessoas podem se sentir fracas, tontas e até sufocadas. Observe que um sistema de ventilação de alta qualidade não é uma solução lógica, mas sim um desperdício de dinheiro inútil, pois a temperatura na sala ventilada vai cair, portanto, o fogão terá que ser mais aquecido e a ventilação não vai reabastecer os queimados sem oxigênio.

      O firebox remoto é muito mais funcional e mais conveniente. Ele está localizado na sala adjacente e não tem efeito sobre o equilíbrio do oxigênio na sala de vapor. Independentemente da temperatura, as pessoas se sentirão igualmente confortáveis ​​em uma sauna a vapor com esse fogão. A única desvantagem é que será necessária uma grande área de banho: deve ser composta por pelo menos duas salas (salas de vapor e um camarim, por exemplo).

      Os fornos também são subdivididos por material. Como mencionado acima, o tijolo é a opção clássica, mas o metal é mais moderno.

      Os fogões a lenha para banheiras de ferro fundido, que apresentam vários recursos, são muito populares.

      • Um fogão de ferro fundido aquece uma sala muitas vezes mais rápido do que um de tijolo.
      • O calor gerado pelo aquecimento desse modelo é macio e confortável. Além disso, a temperatura dura muito tempo.
      • O ferro fundido é durável, não deforma sob a influência de altas temperaturas ao longo do tempo, não corrói. Além disso, as opções de ferro fundido podem ser combinadas, por exemplo, a gás e trabalhar tanto em madeira quanto em gás.

        Os fornos de aço geralmente têm algumas desvantagens, incluindo calor desconfortável, perda rápida de calor e radiação infravermelha. Eles são suscetíveis à deformação quando expostos a temperaturas excessivamente altas (por exemplo, quando o papelão é usado para manter a combustão em vez da lenha normal).

        Entre outras coisas, os fornos podem ser alimentados por eletricidade. Eles não são movidos a lenha, pois não são alimentados por combustível. Muitas vezes você pode ver lareiras elétricas que funcionam em um princípio semelhante, no entanto, um fogão elétrico pode ser usado para aquecer uma sauna aquecida, o que permitirá que a sauna a vapor permaneça fria por mais tempo.

        Particularmente dignos de nota são os modelos - geradores de vapor, que enchem o ar com vapor úmido de alta temperatura. Esses modelos elétricos são frequentemente instalados em adição aos comuns a lenha, para poder transformar rapidamente a sauna em um hammam, ao mesmo tempo em que escolhem mini-amostras para não desordenar o espaço.

        Fornos com trocador de calor ou com tanque - designs que, entre outras coisas, também proporcionem uma temperatura confortável no camarim ou em outras salas de banho. A eles é conectado um tanque especial, cuja água é aquecida enquanto o fogão é aquecido. Os radiadores de aquecimento também podem ser conectados aqui.

        O modelo com trocador de calor pode funcionar não só com madeira, mas também com carvão e eletricidade.

        Dispositivo de chaminé

        Em geral, as chaminés são divididas em dois tipos: internas e externas. É lógico que a chaminé interna se encontre na sua maior parte no interior da sala, enquanto no caso de uma localização externa quase toda a chaminé é trazida para a fachada.Na realidade russa, a chaminé externa é mais popular, pois permite manter o calor no ambiente por muito tempo.

        A chaminé interna é mais fácil de limpar do que a externa. Além disso, economiza calor. A desvantagem é que é extremamente difícil projetar tal estrutura, embora a chaminé interna não precise ser isolada.

        O modelo externo é construído mais para fins estéticos do que para fins práticos. Aqui você tem que pensar sobre a fixação na fachada, fazer os furos por fora.

        Os desejos naturais são essenciais. Quanto melhor, melhor funcionarão a chaminé e o recuperador. Se você não levar esse fator em consideração, poderá chegar à conclusão de que a combustão não será suportada devido à interrupção dos processos de troca de calor no forno. Além disso, a fumaça que se acumula na sala pode levar ao envenenamento. Para que a tiragem não seja muito forte ou muito fraca, você precisa projetar a chaminé com responsabilidade e cuidado.

        Uma chaminé para um fogão a lenha feita de qualquer material consiste nos seguintes elementos:

        • Tubo. Serve para fazer sair a fumaça.
        • Elementos de conexão. Eles são usados ​​se o tubo consistir em várias partes. Eles são comuns ou angulares.
        • Flanges. São peças planas com orifícios para parafusos. Eles são usados ​​para conexão firme e forte de peças de tubos.

          Antes de prosseguir com a disposição do sistema de chaminé, é necessário realizar todos os cálculos. Devem estar corretos, pois eventuais erros podem levar ao fato de a chaminé não funcionar corretamente no futuro. O cálculo para fogões a lenha tem uma característica específica.

          Aqui você precisa prestar atenção não apenas à altura dos tubos, mas também ao seu diâmetro.

          No cálculo da altura é importante lembrar que existe uma tiragem natural na chaminé. Para obter melhores resultados, você não precisa colocar o tubo muito alto ou muito baixo. No primeiro caso, existe o risco de o impulso ser muito grande e o fogo na fornalha se extinguir com a pressão do vento. No segundo caso, pouca tração é garantida. Os profissionais não recomendam fazer a altura da chaminé acima do nível do telhado mais de 50 cm.

          O desempenho de todo o sistema depende do cálculo do diâmetro. A seção transversal afeta não apenas a força de impulso, mas também a temperatura na chaminé. O mais ideal é uma seção circular ou cilíndrica em vez de quadrada. Lembre-se de que a altura e o diâmetro da seção estão correlacionados entre si: quando um muda, o outro também muda. Para calcular o diâmetro em função do comprimento do tubo, use tabelas especiais, por exemplo, como na figura abaixo.

          O material da chaminé desempenha um papel importante. Portanto, o tubo pode ser de ferro ou tijolo.

          A escolha do material depende da composição da salamandra, mas nem sempre este critério é determinante.

          A composição da chaminé afeta suas características funcionais.

          • Se a chaminé, como o fogão, for de tijolo, há um problema de reforço da base. Também é necessário fazer um tubo de tijolo refratário devido às altas temperaturas. O interior do tubo não deve ser tratado com gesso, pois aqui se forma condensação.
          • Os tubos de metal são geralmente feitos de aço inoxidável devido à condensação que se forma. Essas chaminés consistem em módulos que são conectados entre si por meio de flanges e elementos de conexão. A opção de metal é muito mais barata e mais funcional do que construir uma estrutura de tijolo. Além disso, você pode isolar o tubo adicionalmente, tornando-o de parede dupla: dentro há um aço inoxidável e o isolamento é embutido no tubo.

            Lembre-se de que projetar e instalar uma chaminé para um fogão a lenha é uma operação que só um profissional pode fazer. Só ele poderá calcular e estabelecer tudo corretamente.A instalação do fogão em si não é tão difícil, tanto o funcionamento do próprio fogão como o bem-estar e a saúde das pessoas que relaxam no banho dependem em grande medida da chaminé.

            Fabricantes e avaliações

            Portanto, ao decidir instalar um fogão a lenha, primeiro é preciso decidir qual o modelo a dar preferência. Se as características e recursos técnicos foram mencionados acima, então vale a pena aprender mais sobre quais países e fabricantes são reconhecidos como os melhores nesta área. Uma classificação especial dos fabricantes foi compilada pelos usuários. Isso inclui apenas os fabricantes de estruturas metálicas, uma vez que os fornos de tijolos são construídos apenas sob encomenda, de acordo com um projeto individual, por um único artesão. Fico feliz que a lista dos principais fabricantes inclua não apenas fabricantes estrangeiros, mas também russos.

            Empresa "Litkom" da Rússia oferece fornos para salas de vapor Vesúvio... Hoje, esses modelos estão entre os mais populares devido à ótima relação qualidade-preço. O fabricante oferece uma ampla gama de produtos que diferem não apenas em características e material, mas também em dimensões. Há dois fogões projetados para aquecer banheiras pequenas e grandes salas de vapor.

            Fabricante "Hefesto" da República da Bielorrússia oferece modelos de excelente qualidade, mas há uma desvantagem: o preço. Os produtos desta empresa não são baratos e nem todos estão dispostos a pagar esse tipo de dinheiro. Muitos compradores dizem que pagaram a mais pela marca, já que o fabricante é bem conhecido.

            "Ermak" - uma empresa da Rússia, que é apreciada pelos clientes devido aos preços democráticos de seus produtos. Na verdade, o custo dos fogões aqui é muito inferior ao de outros, mas isso não afeta a qualidade. Os usuários observam uma longa vida útil, sem deformação, aquecimento rápido da sala. Os próprios projetos são bastante confiáveis.

            "Teplodar" É outro fabricante russo que oferece modelos de qualidade decente. Esta marca é frequentemente comparada à Ermak, já que a programação e os preços são quase idênticos. Em muitos aspectos, a escolha se deve às preferências estéticas dos compradores: algumas pessoas gostam mais dos fornos Ermak na aparência, outras gostam do Teplodar.

            Termofor É uma empresa siberiana que produz alguns dos fogões da mais alta qualidade. Os produtos são confiáveis ​​e de alta qualidade, com alto apelo estético.

            Em 2016, os fornos Termofor foram reconhecidos como “Produto do Ano”, o que mostra os produtos da empresa pelo melhor lado.

            Marcas de modelos finlandesas Harvia distinguem-se pelo excelente desempenho térmico. A julgar pelos comentários, os fogões aquecem rapidamente e se mantêm aquecidos por um longo tempo, ao mesmo tempo que têm uma aparência atraente. A linha de modelos inclui pequenas amostras e fornos de ferro fundido pesado de grande porte. Os fogões se distinguem por seu design minimalista, que agrada a muitos.

            Olá É também uma marca finlandesa que oferece uma vasta gama de diferentes fogões para banhos turcos e saunas a vapor domésticos. Existem também fornos para uso profissional. Todos os modelos são econômicos, embora possam aquecer uma grande área de banho. O preço dos modelos domésticos é de no máximo 40.000 rublos.

            Marca finlandesa Kastor distingue-se pela especificidade do funcionamento dos fornos. O calor é irradiado não apenas pelas pedras, mas também pelas paredes da fornalha. Portanto, esses modelos são adequados para instalação na própria sala de vapor e não em uma sala adjacente. Na fabricação de produtos, são usados ​​materiais com indicadores de resistência ao calor aumentados.

            Feringer É um fabricante russo que oferece fogões para banhos e saunas que funcionam com diferentes fontes de energia: lenha, carvão e eletricidade. A fábrica está em operação há mais de 10 anos e, durante esse tempo, conquistou o reconhecimento de compradores. Os fogões estão disponíveis com calor seco e vapor, mais adequados para banhos.

            Marca da Suécia Keddy oferece modelos de qualidade que não se parecem com fogões a lenha, graças a uma solução de design especial. Mais dessas amostras se assemelham a lareiras, o que é atraente do ponto de vista estético. Além de fogões, a empresa fornece chaminés de ferro fundido.

            Empresa Hark - da Alemanha, portanto, a qualidade alemã de seus produtos é garantida. Por isso, a empresa oferece mais de mil modelos diferentes, para que até o comprador mais mimado encontre o adequado. O fabricante opera há mais de um século e meio e, durante esse tempo, tornou-se líder na Europa.

            Thorma - um projeto conjunto entre a Alemanha e a Eslováquia. Os fogões caracterizam-se por um design minimalista: não se assemelham aos modelos típicos, pois são altos e estreitos. Entre outras coisas, também existem modelos cilíndricos. Todos os produtos da empresa são caracterizados por alta potência e aquecimento rápido.

            Como fazer isso sozinho?

            Na vida cotidiana, fogões caseiros são encontrados com a mesma frequência que os comprados. Isso se deve ao fato de que a opção de fabricação própria costuma ser mais barata, mas essa regra nem sempre funciona. Então, será necessário comprar um tijolo ou metal, pagar a soldagem, equipar uma chaminé, fortalecer a fundação, fazer muito esforço, gastar muito tempo. Se essa perspectiva não o assusta, você pode começar a construir com suas próprias mãos com segurança.

            Vale a pena começar estudando o processo de construção de um fogão a lenha de tijolos.

            Você precisará adquirir os seguintes materiais e ferramentas:

            • tijolo vermelho;
            • tijolo fireclay;
            • areia e argila de teor médio de gordura para argamassa;
            • cantos de metal;
            • portas para a fornalha e para o soprador;
            • válvula de gaveta;
            • se houver, então um tanque para aquecimento de água;
            • espátula;
            • malho;
            • nível de construção;
            • encanamento;
            • regra;
            • martelo;
            • fita de construção.

              Primeiro, você precisará misturar uma solução espessa de areia e argila. A solução precisa ser verificada: role pequenas bolas para fora e seque completamente. Se houver rachaduras ao longo deles, a solução precisará ser refeita. Caso contrário, jogue as bolas no chão duro. Se eles permanecerem intactos, a solução foi feita corretamente.

              Certifique-se de fortalecer a base. Para fazer isso, você precisa usar um preenchimento de concreto. Um simples piso sobre toras não vai funcionar, não vai suportar o peso do forno e vai quebrar ou ceder.

              Ao fortalecer a fundação, é melhor usar reforço.

              Em seguida, comece a preparar o próprio forno. Para fazer isso, você pode usar esquemas especiais. Aqui estão alguns deles:

              Lembre-se de que os tijolos de argila são colocados apenas dentro da câmara de combustível, pois só haverá temperaturas tão altas que os tijolos vermelhos, que, aliás, também são à prova de fogo, não suportarão.

              Na fase final, a chaminé é instalada e todos os sistemas são verificados quanto à operabilidade. É importante verificar a tiragem natural da chaminé. Preste atenção à uniformidade da alvenaria: um forno colocado uniformemente não só terá uma aparência mais agradável esteticamente, mas também irá durar mais tempo. Por fim, solde a porta da câmara de combustão. Seu forno está pronto.

              Antes de prosseguir com a construção de um forno metálico, é necessário melhorar as características do metal. Certamente todas as pessoas viram fogões em brasa pelo menos uma vez na vida, mas poucos pensaram que isso afetaria a funcionalidade da estrutura. Uma série de características são perdidas, sem falar na aparência. Portanto, é importante escolher o metal certo e prepará-lo adequadamente.

              É necessário verificar se o metal está empenado. As bordas lateral e superior aquecem mais, então as folhas das quais serão feitas devem ficar em brasa e devem esfriar lentamente. Após a realização deste procedimento, eles se deformam, sendo necessário apará-los com um martelo e cortá-los no tamanho desejado. Uma técnica tão simples evitará empenamento no futuro.

              Portanto, as folhas devem ser espessas, no mínimo 1,5-2 mm. Todas as partes do forno devem ser cortadas do metal.Um esboço preliminar ajudará a determinar seu número e tamanho.

              Em seguida, execute o trabalho de soldagem. Lembre-se que a regulagem da eletricidade é extremamente importante: somente com a amperagem correta, a costura ficará uniforme, bonita e durável. Preste atenção em como as peças são soldadas suavemente, caso contrário, o corpo do forno "conduzirá". Em geral, você deve acabar com uma caixa sólida.

              Agora corte um retângulo em um dos lados e bata com um martelo. Este será o local onde será instalada a porta da câmara de combustão. Não descarte o retângulo, ele ainda será útil.

              Solde o fogão de maneira semelhante e, em seguida, reúna todos os elementos. Equipe a chaminé e retire o cano do fogão. Verifique o funcionamento e a funcionalidade da estrutura. Seu forno está pronto.

              Adendo

              Os especialistas prepararam várias recomendações sobre como tornar a fabricação de um fogão a lenha para o banho o mais econômico possível e a operação - a longo prazo.

              Esse conselho deve ser ouvido.

              • Se você fez um fogão de metal, preste atenção nas pernas. Na versão clássica, são utilizadas quatro pernas, mas é melhor dar preferência às pernas de trenó. Eles ajudarão a reduzir a carga no chão, ao mesmo tempo que os tornam mais interessantes.
              • Para reduzir o aquecimento das paredes quando os materiais refratários não estão disponíveis, você pode revestir a estrutura do forno com tijolos refratários vermelhos. Isso reduzirá significativamente o risco de incêndio. No entanto, preste atenção ao fato de que o tijolo tem uma alta condutividade térmica, caso contrário, aumente as características de temperatura da fornalha.
              • Torne a produção o mais livre de resíduos possível: faça uma porta para a câmara de combustão a partir de um retângulo cortado na lateral da fornalha. Em primeiro lugar, caberá perfeitamente na forma e no tamanho e, em segundo lugar, irá ajudá-lo a poupar um pouco.
              • Se for fornecido um tanque de água, é melhor escolher o aço inoxidável para sua fabricação. Ao realizar trabalhos de soldagem, lembre-se que o aço inoxidável é soldado de uma maneira especial. Algumas habilidades são necessárias aqui.
              • Para aumentar a segurança, faça uma estrutura de barreira ao redor do fogão da sauna, que é uma espécie de cerca de madeira. Ele irá protegê-lo contra queimaduras acidentalmente no fogão. Isso é especialmente verdadeiro para os banhos onde as crianças estarão.
              • Se você comprou ou fez um fogão e sua energia acabou sendo insuficiente, existe uma maneira de consertar tudo. Folhas de metal adicionais podem ser soldadas nas laterais da estrutura. Eles vão aumentar o calor emitido pelo fogão.
              • Se possível, é melhor equipar a porta com um regulador de suprimento de ar. Isso é feito para ajustar a taxa de queima de combustível à vontade, para acelerar ou interromper o aquecimento da sala de vapor.
              • Um forno de tijolos deve ser erguido próximo à parede do provador, adjacente à sauna a vapor. A distância da fornalha à parede, levando em consideração todas as paredes e detalhes, deve ser de pelo menos 30-40 cm, caso contrário o risco de ignição aumentará o manifold. No entanto, este indicador pode ser reduzido para 15-20 cm se você usar proteção especial (papelão de amianto, por exemplo).
              • Independentemente do recuperador de calor instalado, é colocada por baixo uma chapa de ferro que protege o pavimento do sobreaquecimento excessivo e do fogo. A espessura da folha deve ser de pelo menos um centímetro, caso contrário a proteção será ineficaz.
              • O melhor é expandir a folha de forro, trazendo-a cerca de 20 cm à frente do forno. Isso é feito no caso de o carvão em chamas cair da câmara de combustão para proteger o piso da queima.
              • Freixo, carvalho, bétula, tília, amieiro, álamo, bem como algumas coníferas: pinheiro, abeto, são reconhecidos como a melhor lenha para a fusão de um banho. As árvores frutíferas também são muito populares: pêra, maçã, cereja, ameixa. Essas rochas têm boa condutividade térmica e uma longa vida em combustão.Entre outras coisas, eles têm um efeito benéfico no corpo humano.
              • Muitas vezes, para aumentar rapidamente a temperatura na sala de vapor e para o aparecimento de vapor úmido, muitas pessoas jogam água nas pedras do fogão. Isso deve ser feito com cuidado, caso contrário, o forno pode falhar. Não é recomendado derramar mais de 100 ml de água por vez, caso contrário, pode ocorrer um incêndio. A água não deve ser derramada em um riacho proposital, mas como em um leque. Então o vapor será o mais intenso possível e a temperatura aumentará rapidamente. As pedras devem ficar vermelhas após serem saturadas com água.

              Os fogões a lenha são uma excelente aquisição que tornará o descanso da sua sauna agradável e útil. Cuide bem do seu fogão e ele o servirá por décadas.

              Para informações sobre como escolher um fogão a lenha para sauna, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário