Características dos complexos de fornos
No final da primavera, os veranistas vão para as casas de campo, mas não só para começar a cultivar diferentes safras, mas também para fazer uma pausa da agitação da cidade. Todo mundo adora shashlik e outros pratos cozidos em fogo aberto, mas na maioria das vezes um braseiro improvisado consiste em duas paredes revestidas com uma pedra selvagem encontrada em uma clareira próxima. Na melhor das hipóteses, pode ser uma caixa de metal com pés sem tampo que, embora dure mais do que uma "estrutura" de pedra, ainda necessita de atualização regular. A solução mais durável e conveniente para o problema de cozinhar alimentos deliciosos no país será a construção de um forno de rua com as próprias mãos.
O que é isso?
O complexo de fogões ao ar livre é um prédio de tijolos para preparar uma variedade de pratos em uma estação quente. O objetivo principal deste edifício é a organização do espaço de trabalho e a variedade dos alimentos preparados. Em tal complexo, mesas para cozinhar e prateleiras para armazenar alimentos são fornecidas. Este equipamento pode incluir vários tipos de fornos, por exemplo, um churrasco, um fumeiro ou um fogão russo. Além disso, você pode adicionar elementos da culinária oriental e instalar um tandoor ou caldeirão.
Além disso, no complexo, você pode fazer armários para guardar alimentos ou lenha, que serão convenientes para organizar o espaço. Freqüentemente, uma cobertura é feita sobre essa estrutura para que o tempo chuvoso não prejudique as férias planejadas. Você também pode adicionar um gazebo a todo o complexo - será um conjunto ideal para festas e apenas para relaxar com sua família.
A vantagem do complexo do forno é a sua versatilidade: quando o chef dispõe de uma cozinha tão cómoda, a preparação de deliciosos pratos leva muito menos tempo e a sua variedade impressiona até os familiares mais exigentes.
O que eles são?
No mundo moderno, as pessoas podem visitar as mais diferentes partes do planeta, o que lhes permite compartilhar suas experiências e conhecimentos. Cada país tem suas peculiaridades da culinária nacional, seus próprios métodos de cozinhar e seus próprios equipamentos. Certamente muitos já foram aos países orientais e experimentaram deliciosos pratos locais, por exemplo, bolos achatados ou beshbarmak. É difícil não se apaixonar por esses pratos, então você pode cozinhá-los em sua própria dacha e mimar sua família com um tratamento especial.
UMA se você construir um complexo com fornos de diferentes culturas, então em qualquer dia e para cada festa poderá preparar a mesa com a comida mais deliciosa e exótica. Há muitas adições ao complexo do fogão, por exemplo, um churrasco, um caldeirão, um fumeiro e até um fogão russo de verdade.
Vamos considerar mais detalhadamente as opções para construir uma cozinha de rua.
- B-B-Q - um acessório fácil de usar em forma de grade de metal. Carne ou vegetais grelhados são deliciosos e saborosos. O princípio de funcionamento deste dispositivo é fazer circular o ar quente dentro do forno sem uma chama aberta. Para esta fornalha no complexo, você pode concluir com prudência a construção de um compartimento no qual o combustível será armazenado.
- Braseiro todo mundo sabe como é difícil e demorada cozinhar uma carne deliciosa. Mas todo o processo pode ser simplificado tanto quanto possível se você adicionar inserções de ferro para churrasco ao complexo do forno. Isso permitirá que os espetos de carne sejam convenientemente posicionados sobre as brasas na distância correta um do outro.O kebab definitivamente não vai cair na lenha ardente, porque as inserções incluem um acessório conveniente para espetos. A qualquer momento, você pode remover as pastilhas instalando um caldeirão de ferro em vez delas para preparar pratos orientais.
- Fumeiro embutido também pode ser parte de um complexo de fornalha. Carnes e peixes cozidos em caixinha fechada com defumação complementam perfeitamente a mesa festiva, além disso, esses produtos são armazenados por muito tempo.
- Fogão russo se tornará não apenas um excelente equipamento para assar pão e outros produtos farináceos, mas também uma forma de aquecimento no banho.
- Fazendo pizza caseira não será difícil para você se você construir um complexo com um forno de Pompeia.
- Forno com tandoor - um prático dispositivo compacto para cozinhar carne, vegetais e pastelaria.
O complexo do forno também possui diferentes tipos de estrutura. O mais simples deles é o de jardim, é fácil construí-lo com as próprias mãos em um curto espaço de tempo. É composto por apenas um forno - uma churrasqueira, além de uma chaminé, seções para lenha e prateleiras para produtos. Uma opção mais complexa é um complexo combinado. Consiste em vários fornos diferentes e envolve um método de construção mais complexo.
Se você é totalmente novo no ramo de fornos, é melhor começar com uma opção mais simples. Em um gazebo acabado de tamanho limitado, você pode economizar espaço se construir um complexo de canto.
Existem também fornos modulares, cujas partes são construídas separadamente e, em seguida, montadas como um construtor em um local conveniente para você. Este versátil recuperador pode ser utilizado como lareira em casa ou na varanda.
Projeto
Antes de iniciar a construção de uma cozinha de alvenaria ao ar livre, é necessário escolher um projeto, que deverá indicar a quantidade de material necessária e desenhos da estrutura acabada. A princípio, o complexo de fornos parece uma fortaleza medieval inexpugnável, mas se você for o responsável pelo projeto, a construção será uma experiência muito emocionante para você. Quando o gazebo já estiver construído, é necessário levar em consideração seu tamanho e estilo para que o conjunto tenha uma aparência harmoniosa. Para elaborar corretamente um projeto de pedido e desenhar um esquema de assentamento de tijolos, você precisará de alguns conhecimentos em construção. Mas em nosso tempo isso não é necessário, porque você pode encontrar projetos prontos na Internet ou solicitar projetos individuais.
Como construir com as próprias mãos?
A criação de um complexo de churrasqueiras é a mesma construção, apenas em miniatura. Para construir fogões com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração as características de design de cada um deles. Por exemplo, para preparar uma deliciosa carne de churrasco, deve-se primeiro levar em consideração sutilezas como a altura do braseiro, a correta instalação do espeto, a caixa de combustível e o divisor de chama. Todos esses fatores determinam o preparo de alimentos de alta qualidade e fast food, bem como a praticidade do uso desse equipamento.
Também é muito importante observar várias regras para a construção de uma chaminé, isso é necessário para uma boa circulação de ar. A chaminé deve ter altura suficiente para proporcionar a tiragem necessária, sendo aconselhável instalar corretamente o exaustor. No caso de o tubo de exaustão de fumaça não poder ser feito alto, um ventilador pode ser instalado para aumentar a troca de ar.
Um gazebo de churrasqueira se tornará a decoração de qualquer chalé de verão se você usar materiais de acabamento decorativos. Para tal, a melhor escolha seria o tijolo refratário ou refratário, a pedra artificial ou natural, além do estuque de acabamento. Para tampos e portas de armários, é aconselhável utilizar madeira, que pode ser decorada com inserções de metal forjado.
Além disso, no país é muito importante escolher um local adequado para a construção de um complexo com um mirante.
Ferramentas e materiais
Para construir um complexo de fornos com suas próprias mãos, não há necessidade de comprar equipamentos caros e complexos. As ferramentas necessárias são frequentemente utilizadas na vida quotidiana, pelo que apenas uma parte delas terá de ser comprada. As seguintes ferramentas são úteis para o trabalho:
- nível e fita métrica são atributos obrigatórios para alvenaria de alta qualidade;
- um martelo para "bater" o tijolo na argamassa;
- moedor - necessário para dar aos tijolos a forma desejada;
- cabo de marcação;
- cocho ou balde para solução;
- Master OK;
- pás para diversos fins - baioneta, pá e argamassa;
- um lápis simples para delinear a forma do tijolo;
- alicate;
- carrinho de mão de construção;
- luvas ou luvas de trabalho e óculos de segurança.
Depois de coletar todas as ferramentas necessárias, você deve definitivamente comprar materiais de construção. Antes de começar a planejar a instalação do complexo do forno, combine todos os detalhes e a quantidade de matéria-prima a ser adquirida. É aconselhável comprar toda a lista de matérias-primas necessárias antes do início da construção, pois cada material será usado gradualmente durante o processo de construção.
Considere todos os materiais de construção necessários.
- Tijolo. O forno necessita de pedra artificial refratária e chamota.
- Areia. Peneire bem antes de misturar a solução.
- Cimento. Escolha a marca M400.
- Malha de construção. É usado para lançar a base, deve ser colocado 4 metros em 2-3 camadas.
- Cascalho. Junto com a areia, é usado para nivelar o solo antes da construção.
- Pregos e parafusos - são necessários para as peças de fixação.
- Placas de madeira - para a construção de cofragens.
- Argila refratária de rio.
- Material de cobertura.
Quando terminar os preparativos, você pode começar a construir. A obra divide-se em duas etapas: a realização da fundação e a construção do complexo de tijolos.
Fundação
No início de qualquer projeto de construção, é necessário lançar uma base sólida e de alta qualidade. Para evitar erros, siga algumas regras simples, mas importantes.
- A base do complexo do forno deve ser maior do que a própria estrutura.
- Planeje construir um galpão ou pérgula para proteger o fogão da chuva e da neve.
- A qualidade da construção futura depende da resistência da fundação, portanto, um preenchimento de concreto sólido é escolhido para isso. Você também pode usar blocos de espuma - isso irá acelerar significativamente a construção.
- Escolha seu canteiro de obras com cuidado - ele deve estar longe de áreas verdes. Além disso, o complexo não deve ser localizado no meio da área suburbana, pois pode interferir, mas não é uma boa ideia construir um fogão fora de casa.
Considerando todas as nuances, você pode começar a construir o complexo do forno. Para fazer isso, siga as instruções passo a passo.
- Usando uma pá de baioneta, cave uma vala com 20-30 cm de profundidade ao redor do perímetro da fundação.
- Despeje a pedra triturada e a areia na trincheira formada e, em seguida, tampe e despeje água sobre a futura base com bastante água.
- O próximo passo é colocar a malha de construção - coloque-a sobre o entulho e a areia.
- Prepare uma solução de concreto e despeje na parte subterrânea da base.
- Ao longo do perímetro do local onde está prevista a lareira, instalar uma fôrma de madeira com 10-15 cm de altura.
- Em seguida, você precisa preencher o formulário com pedra triturada e, depois disso, a pedra triturada deve ser pisoteada e derramada com água.
- Em seguida, preencha o molde com concreto.
- É necessário esperar três dias para que a solução congele.
- Quando a fundação estiver completamente seca, a fôrma pode ser removida.
Alvenaria complexa
A primeira coisa a se pensar antes de construir um fogão é a altura, depende do crescimento do proprietário. No entanto, existe uma altura máxima da estrutura - 60 cm, e se isso não for suficiente, você pode adicionar outra camada de alvenaria, mas não mais. Se o forno for muito alto, a estabilidade da estrutura pode ser comprometida.
Estude cuidadosamente o plano de pedido e o esquema do complexo do forno e, em seguida, prossiga com a construção.
- Aplique uma camada de material de cobertura na base acabada para que o excesso de umidade não entre no forno de concreto.
- Em seguida, comece a espalhar a primeira camada de tijolo, recuando cerca de 4 a 5 centímetros da borda da fundação. Você pode primeiro fazer um teste de assentamento sem argamassa para se certificar de que o projeto está correto.
- Ao colocar a segunda camada, é necessário deixar espaço para as grelhas e formar um cinzeiro. Coloque uma base de lenha no centro do fogão e instale uma porta de cinzeiro durante a construção.
- O próximo passo será a construção de uma câmara para o material combustível, é muito importante colocá-la em tijolos refratários. Entre a parede principal da estrutura e a câmara de combustão, é necessário instalar um isolamento de material resistente ao fogo. Quando aquecida, a célula a combustível pode se expandir, e o isolamento fornecerá o espaço necessário para isso. Além disso, o material retardador de fogo retém o calor dentro do fogão, permitindo o uso de menos lenha.
- Após a construção dos componentes importantes, continue a construir a base do complexo do forno de acordo com o diagrama de projeto. A base termina com a instalação de uma placa sob o caldeirão e uma churrasqueira.
- Em seguida, colocamos as paredes da parte superior da estrutura e os arcos da churrasqueira.
- A fase final da construção é o assentamento do tubo e a instalação do exaustor do exaustor.
O conjunto de fornos pode ser utilizado já 10 dias após a conclusão da construção. Antes de acender o fogo, certifique-se de verificar a tiragem, para isso atear fogo a uma folha de papel na câmara de combustão - a fumaça deve escapar pela chaminé.
Assista a um vídeo sobre como fazer um complexo de fornos faça você mesmo.
O comentário foi enviado com sucesso.