Fogão de tijolo para banho com fornalha de camarim: características de instalação
Parece que ninguém vai argumentar que um bom banho, além de fins higiênicos, é uma excelente forma de tratar e prevenir doenças de todos os tipos. O uso de procedimentos de banho depende muito de sua parte mais importante - a sauna a vapor. E a própria sala de vapor, por sua vez, fica bem com um fogão devidamente dobrado.
O tipo de aquecedor mais popular e de fácil manutenção é o fogão com fornalha.retirado no vestiário. Hoje eu gostaria de falar sobre essa variante de sua localização.
Com a escolha eterna - um fogão de metal ou tijolo, a escolha da maioria absoluta é um fogão de tijolos. Muitos fatores falam a seu favor: aquecimento moderado do ar não escaldante, estética da aparência, umidade e grau de alimentação de vapor, que é mais fácil de regular.
Características: vantagens e desvantagens
Obviamente, a instalação de um aquecedor padrão é mais simples do que a complexa disposição de um acessório adicional como uma fornalha colocada no camarim ou em outra sala. É mais caro, mas podemos afirmar com segurança que tudo isso será coberto pelo conforto que esta opção criará ao utilizá-la. Especialmente esta configuração do fogão terá uma palavra a dizer no inverno.
Outra das vantagens é que pode prescindir de dispor de sistema de ventilação na sala de vapor, pelo facto de não haver queima de oxigénio na sala de vapor, uma vez que são retiradas as partes metálicas da salamandra.
Por razões práticas, as dimensões de um forno de tijolos dependem principalmente do tamanho da sala de vapor, do número de pessoas, da sazonalidade de uso do banho e da finalidade de uso do próprio forno.
A conclusão da fornalha de um fogão de tijolos no camarim é conveniente porque
- sempre há uma oportunidade de limpar as cinzas, derreter o fogão;
- a lenha está sempre à mão, estão sempre bem secas;
- o modo de aquecimento do forno é mais fácil de controlar;
- o aquecimento do camarim é sempre proporcionado pelo calor do fogão;
- o monóxido de carbono, em caso de folga da porta da fornalha, entra no camarim, e não na sala de vapor;
- as partes de ferro da fornalha não superaquecem, não queime oxigênio na sala de vapor, não seque o vapor.
Desvantagens da localização da fornalha da fornalha no camarim:
- o forno de tijolos esquenta por muito tempo;
- o fogão consome mais lenha do que um fogão de metal;
- para jogar lenha, você tem que correr para o camarim.
Montagem
O desvio das regras para a instalação de fogões de sauna é a causa mais comum de incêndio.
Aqui estão algumas diretrizes para evitar isso:
- Os fogões devem estar a pelo menos 35-50 cm da parede se a banheira for construída com materiais perigosos de incêndio.
- O entreferro entre as partes metálicas do recuperador e qualquer estrutura de madeira deve ser de no mínimo 1m, caso as dimensões da banheira não o permitam, é necessário o uso de telas especiais de proteção externas.
- A porta da fornalha deve estar a pelo menos um metro e meio de distância da parede oposta.
- É estritamente proibido instalar o recuperador diretamente sobre um piso constituído por materiais combustíveis: o cartão coberto com lascas de basalto é colocado no topo das placas, que, por sua vez, são revestidas com chapa de metal. As dimensões do abrigo devem exceder as dimensões da projeção do forno em mais de 5-10 cm.
- O piso sob a porta da fornalha deve ser coberto com um revestimento incombustível, com uma área de pelo menos 40-50 cm2.
Se o tubo for instalado manualmente, é necessário instalar uma chamada unidade de passagem, que protegerá o tubo do contato com a cobertura.
Fundação de forno de tijolo
Considerando que o peso de um tijolo e argamassa padrão sobre ele é de cerca de 4 kg, por isso o forno necessita de uma base muito sólida. Além disso, a alta temperatura do forno é capaz de aquecer qualquer material, mesmo de espessura considerável, ela afeta as camadas de solo circundantes por um longo tempo. Portanto, a base do forno em si não deve entrar em contato com o material da base do banho. Para evitar o assentamento do fogão, deve ser isolado termicamente com lã mineral.
A fundação deve ser impermeabilizada com um material como material de cobertura. No assentamento das lâminas de impermeabilizante, suas bordas são dobradas e revestidas com argila para que o forro tenha mais de um centímetro e meio de espessura. É imprescindível montar a impermeabilização ao nível das camas e do pavimento, entre os tijolos da parede da salamandra e as tábuas, assegurando-se de colocar por cima chapas de metal e amianto.
Forno de tijolos de banho
O design mais comum do banho é uma combinação da parede do fogão e da parede do camarim para economizar materiais e melhor transferência de calor. Se o balneário em si for construído de pedra ou outros materiais não inflamáveis, lã mineral ou painéis sanduíche especiais não inflamáveis à base de silicato ou amianto são usados para isolar suas paredes do fogão.
Se as paredes e o teto do banheiro em si forem feitos de madeira, as normas de segurança contra incêndio para isolamento térmico estabelecem que é necessário:
- fornecer uma lacuna de pelo menos 1,3 m entre o forno de aquecimento e o teto ou parede;
- a porta da fornalha no camarim deve estar a 1,2 m ou mais da parede de madeira próxima;
- no caso em que a fornalha passa por uma parede de material inflamável para outra sala, é necessário fazer um inserto de material refratário de pelo menos 500 mm, que tenha alta resistência ao calor e comprimento igual ao comprimento da fornalha ;
- uma cobertura à prova de fogo é colocada no chão em frente à porta (o metal é o mais usado) com uma área de 40x80 cm.
Um requisito obrigatório é o isolamento contra fogo ou corte de superfícies de tijolo das paredes do forno e elementos estruturais de madeira. Na verdade, é tijolo e argila, dispostos em camadas com uma certa lacuna, ou folha de amianto. Após esse trabalho, é formada uma cobertura de cerâmica, que isola amplamente as estruturas de madeira. Além disso, protegem contra a fuga de línguas de fogo pelas fendas resultantes da destruição da alvenaria em caso de emergência.
A chaminé é isolada com lã de isolamento térmico da mesma forma. Além disso, uma cinta feita de folhas de metal é aplicada.
A saída do tubo da fornalha através do teto ou parede é a área de maior risco de incêndio. Neste ponto, o teto é bordado e acabado com tijolos, da mesma forma que se fazia com as paredes de madeira.
Se a banheira for pequena e não for necessária uma estrutura de tijolos de tamanho e massa relativamente grandes, é permitido instalar um fogão com fornalha, colocado em um pequeno camarim, colocado sobre um revestimento de piso de madeira. A ordenação de tal fornalha é muito simples - não mais do que cinco em uma fileira e não mais do que dez fileiras.
A estufa também pode ser colocada fora de uma fundação de concreto, desde que todas as medidas de segurança contra incêndio sejam observadas. Às vezes torna-se necessário abrir o piso e organizar suportes adicionais ou vergas.
Nesse caso, as seguintes restrições devem ser observadas:
- massa total - não mais do que meio tom;
- 600 kg - para um piso estabelecido;
- 700 kg - para pavimentos acabados de colocar.
Se essas condições forem atendidas, um compensador de tijolo é colocado na base do forno. A fibra de amianto é adicionada à argamassa de alvenaria, que é aplicada na base e nas telas laterais.
Tipos de tijolos adequados para o trabalho:
- Os tijolos cerâmicos padrão têm dimensões de 25x125x65 mm. Ele precisa de processamento adicional com verniz resistente ao calor para aumentar a resistência a condições operacionais críticas - quedas de temperatura e alta umidade.
- É mais confiável usar tijolos refratários de argila refratária, uma vez que é feito exatamente para essas finalidades.
Possui cor de palha e está disponível em três tamanhos:
- padrão 230x125x65 mm
- mais estreito 230x114x65 mm;
- mais estreito e mais fino - 230x114x40 mm.
Sutilezas de saída por meio da sobreposição
O cumprimento das medidas de segurança contra incêndio com a saída correta do tubo do forno através dos tetos e da cobertura é especialmente importante do ponto de vista da possibilidade de incêndio. A fornalha é isolada do teto com o máximo de cuidado possível. Se o banho for de pedra ou de materiais incombustíveis, basta fazer aberturas em cada lado do canal. Mais tarde, eles são preenchidos com amianto ou cordão de lã mineral. É aplicada uma camada de isolamento com espessura superior a 2 cm.
Desde que o banho seja feito de madeira (madeira ou toras), a lacuna deve ser deixada muito mais significativa - pelo menos 25-30 cm. Neste caso, o tijolo desempenha o papel de um isolante. Às vezes, em banheiras de madeira, as lacunas são deixadas ao longo de toda a chaminé. Por este motivo, a instalação de proteção térmica é omitida.
A chaminé está instalada na fase final de construção. O tubo é conectado por meio de um tubo. Quando se utiliza uma chaminé metálica, é conduzido através das lajes em uma manga, que é fácil de adquirir nas redes de varejo do perfil correspondente.
Caso haja o desejo de fazer uma unidade de repasse com suas próprias mãos, você deve seguir o seguinte esquema de ações.
- A abertura no teto é feita de forma a deixar uma folga de mais de 30 cm do tubo até as estruturas de madeira do teto mais próximas de cada lado.
- A caixa de aço é feita de folha de metal. As bordas podem ser fixadas com qualquer parafuso. Ele é inserido de forma que seu corte inferior fique nivelado com o teto, não mais baixo.
- Um papelão coberto com chips de basalto é colocado entre as paredes da caixa e o material de sobreposição.
- Na parte inferior, a caixa é sobreposta com uma placa de gesso resistente à umidade com uma abertura para o próprio tubo.
- Em seguida, a chaminé é montada diretamente. Os vazios remanescentes na caixa são colocados com lã mineral.
- "Flashmaster" é uma luva feita de material de silicone resistente ao calor que pode suportar altas temperaturas. Alternativamente, é permitido o uso de uma caixa de chapa de aço artesanal com isolamento, semelhante à caixa de corte protetora descrita acima.
A altura da seção da chaminé acima do telhado não deve ser inferior a 80 cm.
É muito difícil para você dominar todas as sutilezas de instalar um forno de tijolos em uma casa de banhos, mas nada é impossível se você tiver desenhos e um guia de ação à mão.
Dicas úteis
Ao aquecer o recuperador, o fumo deve ir livremente para a chaminé, pois se o monóxido de carbono não for retirado pelo exaustor pode causar graves danos ao corpo humano. Se houver um problema, a causa da má tiragem deve ser encontrada imediatamente e corrigida.
Várias maneiras de determinar a ausência de tiragem de fogão ou interrupções com ela:
- A maneira mais fácil é uma folha de papel comum ou um fósforo aceso levado à porta aberta durante o aquecimento do fogão. Se uma folha ou chama de um fósforo se desvia para dentro, há um impulso. Se não houver deflexão ou ocorrer para fora, então a presença do chamado empuxo reverso é possível, o que pode ser muito perigoso.
- Um dos motivos para o enfraquecimento da tiragem pode ser uma chaminé despressurizada, uma rachadura, uma ruptura, um deslocamento do tubo e outros defeitos.
- Outro perigo é uma faísca acidental presa em uma rachadura na chaminé em material combustível, o que leva a um incêndio.
- O tamanho reduzido do soprador pelo qual é realizada a exaustão pode levar não só à ocorrência de empuxo reverso, mas também a um suprimento insuficiente de oxigênio para o processo de combustão do combustível.
- Os bloqueios da chaminé também podem interferir no processo normal de tiragem. Neste caso, a limpeza regular da chaminé ajudará a restaurar o movimento normal do ar. Deve-se notar que a presença de pelo menos um cotovelo na tubulação, onde a maior parte da fuligem se acumula como resultado de processos aerodinâmicos, complicará muito o processo de operação de "limpeza de chaminés".
- Se, por algum motivo, o recuperador não puder ser aquecido por um longo período de tempo, pode formar-se na chaminé uma câmara de ar, constituída por densas camadas de ar. Via de regra, ele se dissolve imediatamente após o início do aquecimento regular por si só.
- Volume insuficiente da fornalha.
- Uma chaminé larga e longa não funciona com uma pequena fornalha.
Ações de recuperação de tração
Depois de eliminar os motivos acima, você pode usar dispositivos especiais para regular a tração:
- anemômetro - determinará a tiragem na chaminé;
- estabilizador de tiragem - é um “guarda-chuva” sobre o corte superior do cano da chaminé, não só aumenta a tiragem, mas também a regula;
- defletor - é um dispositivo que aumenta a tração;
- uma turbina rotativa é um tipo de defletor.
Em conclusão, é seguro dizer que um fogão de alvenaria funcionará de forma confiável, sujeito a certas regras. Não se deve trocar o forno depois de dobrado, reorganizar suas partes individuais, principalmente as paredes, pois a probabilidade de rachaduras e até mesmo colapso de toda a estrutura aumentará drasticamente. Se necessário, o forno é completamente desmontado e reinstalado.
Como instalar um fogão com fornalha remota em uma banheira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.