Fogão de tijolos para banho: características de design
Embora os fogões de metal para sauna tenham sido inventados há muitos anos, a maioria das pessoas ainda prefere os tradicionais de tijolo. Esta escolha deve-se ao facto de ser o material “vivo” que consegue criar o nível de calor mais confortável para uma pessoa e a quantidade ideal de vapor, bem como conferir ao ambiente um ambiente acolhedor.
Peculiaridades
A principal vantagem dos fornos de tijolos para banhos é uma certa tecnologia de vaporização, que se consegue devido às propriedades únicas dos tijolos. Uma pessoa na sala respira facilmente, sente um calor “suave” e um vapor envolvente, saturada, mas não escaldante. Quando o metal é aquecido, é gerada radiação infravermelha, que queima oxigênio na sala de vapor e queima a pele. Não é surpreendente que os aquecedores de tijolo sejam preferidos por pessoas que cuidam de sua saúde e optam pelo conforto.
A construção de tijolos vem em uma variedade de tamanhos e designs, o que significa que pode caber em qualquer banheira que demonstre a individualidade do proprietário. Como regra, os fogões são dobrados com uma base de 3,5 por 4 tijolos (89 por 102 centímetros) ou 4 por 5 tijolos (102 por 129 centímetros). A altura sem tubo pode ser 168 ou 210 centímetros. O mais popular é o modelo com tanque de aquecimento de água.
Vantagens e desvantagens
Ao dar preferência aos fornos de tijolo, deve-se lembrar que eles apresentam certas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão as seguintes:
- aparência atraente e capacidade de caber em qualquer interior da banheira: feita de madeira e tijolo;
- tal fornalha agradará o proprietário por muito mais tempo do que uma fornalha de ferro: ao contrário do metal, o tijolo é um material que não se estraga por pequenos defeitos;
- não há necessidade de realizar trabalhos de acabamento adicionais;
- o vapor resultante tem um efeito benéfico na saúde humana;
- um tijolo aquecido não começará a liberar produtos químicos perigosos no ar;
- um forno de tijolos mantém melhor a alta temperatura em todo o banheiro;
- para a lenha, usa-se o combustível, que é vendido em qualquer mercado de construção, e também as matérias-primas mais simples que você nem precisa comprar: gravetos, galhos, jornais, musgo seco e outros;
- em uma sala com fogão com ação periódica, você pode cozinhar por 2 a 3 dias e não esfriará;
- se, após os procedimentos do banho, você simplesmente não fechar a porta da sauna a vapor, o próprio forno secará o banho;
- a chaminé não requer limpeza mensal, ao contrário de uma fornalha de metal.
No entanto, existem algumas desvantagens:
- a estrutura do fogão em si é bastante grande, ou você precisará construir inicialmente uma grande banheira ou terá que sacrificar alguns metros quadrados;
- se forem cometidos erros durante o processo de montagem, o recuperador não conseguirá manter a temperatura e o ambiente resfriará rapidamente;
- o tijolo é um material bastante caro;
- os serviços de um fabricante de fogões profissional também são muito caros;
- devido ao grande peso do fogão, será necessária uma base sólida, cuja profundidade deve estar abaixo do ponto de congelamento do solo, e a base do fogão não deve ser amarrada à base da própria estrutura do banho casa;
- a construção do fogão é uma tarefa árdua e de longo prazo;
- leva muito tempo para derreter completamente um banho com forno de tijolos, até 6 horas.
Visualizações
Existem 4 variações principais de fogões de sauna:
- "Em branco";
- "De preto";
- "Em cinza";
- com um fogão.
Fogões que são acionados em "preto" não têm chaminé, e têm sido usados em aldeias em todo o país há décadas. Todos os vapores e fumaça saem pela própria sauna - naturalmente pelas rachaduras e fendas no telhado. Claro, é assim que surge neles o melhor vapor e aroma, e torna-se muito agradável de lavar, mas ao mesmo tempo é preciso esperar até que toda a lenha se queime. Na hora de escolher fogões "na cor preta" recomenda-se tratar as paredes internas da banheira com uma solução especial que pode evitar a ocorrência de resíduos de fuligem. Os banhos “na cor preta” têm uma eficiência muito elevada e, por isso, ao utilizá-los, pode-se economizar combustível.
Em seguida, em complexidade, estão os fogões acionados no estilo "cinza". Eles têm uma chaminé e, portanto, o banho aquece muito mais rápido. No entanto, você ainda tem que esperar até que todo o combustível se queime, pois a fuligem se deposita nas pedras. As paredes não estão sujas de fuligem, mas quando o líquido é aplicado nas pedras, uma pequena quantidade de micropartículas de fuligem aparece junto com o vapor do forno. Este projeto pode ser direto e com canais. No primeiro caso, as pedras localizadas acima da fornalha estão em chamas e os gases saem para o ar pela tubulação e, no segundo, por duas válvulas.
Fornos "em branco" aquecem a sala por até 12 horas, mas não poluem as pedras, por isso são consideradas as mais ecológicas. O processo é o seguinte: a placa de metal sobreposta é aquecida a partir do combustível e as pedras são aquecidas a partir dela, que armazenam calor por várias horas. Este método de aquecimento parece ser o mais caro - uma grande quantidade de lenha e outros materiais são consumidos. Anteriormente, a caixa em que as pedras eram colocadas era feita de ferro preto comum, mas agora é feita de aço inoxidável resistente ao calor. Tradicionalmente, as saunas “brancas” possuem dois espaços distintos: o camarim e a própria sauna a vapor. Para aquecer os dois ambientes, um lado do fogão vai para o camarim.
No quarto caso - com fogão - as pedras e o reservatório de água, cuja colocação pode ser alterada, são aquecidos por dois fogões de ferro fundido. Um deles está localizado acima da fornalha e o segundo está localizado acima da chaminé. Em três lados, as lajes deverão ser vedadas com tela de alvenaria, o que garantirá a alta temperatura da água. Esses fornos são geralmente autoconstruídos.
Os fornos são diferenciados de acordo com o tipo de combustível utilizado:
- Madeira queimando;
- alimentado por carvão;
- gás natural;
- combustível diesel;
- briquetes de aparas de madeira;
- eletricidade.
Por tipo de construção, eles são divididos em fornos:
- com um fogão aberto (típico para uma sauna finlandesa);
- com um aquecedor fechado;
- combinado.
O fogão no primeiro caso é chamado de fluxo direto e o próprio fogão é de ação periódica. No segundo caso, o recuperador é de fluxo direto e o recuperador de ação constante.
Os fogões em lote são geralmente escolhidos por famílias numerosas, quando muitas pessoas vão se lavar, mas a duração do processo do banho de vapor é curta. Possuem paredes espessas, que armazenam calor por muito tempo e proporcionam a vida útil necessária ao banho. A fumaça passa pelas pedras antes de entrar na chaminé. O volume do aterro de pedra em tal aquecedor é muito maior do que em aquecedores permanentes.
Os fogões de sauna contínua têm uma espessura mínima de parede e volume de pedras localizados em uma caixa de metal isolada acima da fornalha. Sua principal vantagem é a capacidade de usar a sala de vapor durante o processo de fusão. Fogões de lareira fechada também são mais seguros. O aquecimento é feito no interior do corpo através da parede, o que é comum para o aquecedor e a fornalha.As pedras mantêm o calor por muito mais tempo e, ao mesmo tempo, o ar na sala de vapor tem uma temperatura ideal estável. Levará cerca de 4-5 horas para aquecer o ar nesse banho.
À parte, vale a pena destacar uma variedade como uma lareira de pedra para o banho. Este design tem um design atraente, mas de baixa eficiência. Se instalar uma válvula de vidro resistente ao fogo, você pode se proteger das chamas e relaxar em uma sala aquecida. É por isso que as lareiras são frequentemente instaladas em "camarins". As tecnologias modernas tornam possível projetar também mini-aquecedores. Este projeto aquece rapidamente o banho, mas mesmo depois que o combustível se esgota completamente, o ambiente permanece aquecido. Seu comprimento e largura são geralmente de 2 tijolos.
Design e estilo
Existem várias maneiras de decorar fornos de tijolos.
- Com a ajuda do gesso, você pode organizar padrões de relevo ou simplesmente criar uma superfície limpa e lisa. Pintura ou gesso decorativo é aplicado sobre o gesso.
- Pintar é a opção mais fácil. Neste caso, só será necessário pintar o forno com 1 a 2 demãos de tinta muito resistente.
- Se você precisa de algum tipo de solução criativa e eficaz, deve voltar-se para a fachada do portal da fornalha com ladrilhos ou pedra de forma sequencial ou caótica. No caso de se prever o fechamento da lareira, opta-se por um revestimento de vidro e o próprio tijolo servirá de enfeite. Em geral, o fogão pode ser revestido com pedra natural, faiança, terracota não vidrada, ladrilhos de clínquer e grés porcelânico.
Na hora de pensar na cor de um fogão, é recomendável que você se baseie no design de interiores. Por exemplo, o estilo loft envolve tijolos envelhecidos artificialmente moldados à mão. Para um interior clássico em cores suaves e calmas, em regra, utiliza-se tijolo amarelo claro. Graças aos materiais modernos, é possível pintar o recuperador de qualquer luz.
Se houver desejo de organizar uma casa de banho de toras no estilo rústico russo, é melhor montar o fogão com suas próprias mãos. Normalmente é revestido a azulejos ou simplesmente rebocado e pintado de branco. Também é necessário atender ao substrato, que pode ser placas de vidro de magnésia ou drywall.
Esquemas de alvenaria
Se você nunca construiu um fogão antes, recomenda-se não começar a fazer um desenho com as próprias mãos, mas encontrar um pedido pronto e utilizá-lo. Atualmente, são utilizados vários esquemas de alvenaria, os mais complexos dos quais são escolhidos por profissionais, e os mais simples - por amadores. Em ambos os casos, o resultado é satisfatório e o forno funciona com eficiência. Além dos métodos tradicionais de alvenaria, a ordem dos fogões de banho tipo sino de Kuznetsov também é diferenciada. Este design ocupa muito menos espaço.
Inicialmente, o forno é colocado a seco para traçar um plano de pedido. Deve ser lembrado que os esquemas padrão não são adequados para todos os cômodos, portanto, para cada banheiro, eles devem ser criados individualmente, fazendo as alterações necessárias nos existentes. Depois de ter uma compreensão clara de como cada linha é executada, é hora de iniciar a montagem principal.
O pedido sempre começa na base do forno, a chamada linha zero. A este nível, o assentamento é feito de forma contínua, mas normalmente deixa-se meia janela lateral, para criar uma tiragem adicional e limpar o poço da chaminé. No próximo nível, o dressamento é executado - isso significa que a fileira é deslocada em 30-50% para tornar a estrutura estável. Se forem necessárias metades ou quartos de tijolos, é recomendável usar um moedor com disco de diamante. Deve-se lembrar que tais elementos não podem ser colocados em chaminés, cujos fustes são sempre montados em tijolos maciços, mas apenas no interior da estrutura.
No terceiro nível, geralmente aparece um amortecedor e começa a instalação da porta do cinzeiro.A quarta linha indica a aparência da porta de extração de fuligem. No sexto estágio, via de regra, o fuste é dividido por meio de uma verga em duas partes, uma das quais passará a ser o fuste da laje. Na décima segunda linha, uma das minas será colocada, e apenas uma principal permanecerá. Normalmente, no vigésimo quinto e no vigésimo sexto estágios, termina o assentamento da estrutura principal e, em seguida, ocorre o assentamento da chaminé.
Desenhos e projetos
O projeto do aquecedor de sauna difere dos projetos tradicionais: possui um espaço especial para aquecimento de pedras, que permite o aquecimento da sauna a alta velocidade. Existem dois designs principais de tal fogão: grelha e grizzly.
Em um fogão de grelha, a lenha é colocada em uma pequena grelha ou grelha. Este dispositivo também serve como a parte inferior da fornalha, e através dele o ar de combustão primária é fornecido. A cinza desce pelos orifícios da grelha, portanto há um lugar para uma nova porção de combustível. O melhor material para esta peça de ferragem de fogão é o ferro fundido, pois é mais resistente do que o aço. Esses fornos têm alta eficiência, alta intensidade de combustão e são muito fáceis de manter.
Distinguir entre grelhas maciças, que não podem ser desmontadas, e tipografia, que consiste em várias partes. No primeiro caso, ao comprar uma peça, você precisa focar na área disponível do forno, e no segundo, você mesmo poderá montar um elemento do tamanho desejado. As grelhas de aço são produzidas por grelhas de corrente ou tubo. Os aços são ladrilhados, cestos, vigas e móveis.
O forno sem escovas também é chamado de lareira. A lenha é colocada em um piso, onde também é possível cozinhar e assar, e o ar é fornecido pela porta da fornalha. Em tais fornos, a "combustão superior do combustível" ocorre quando a frente se espalha das camadas superiores do enchimento para as inferiores à medida que queima, o que é considerado uma forma mais ecológica. Para esses fogões, apenas materiais de madeira são usados: lenha e briquetes.
Alguns artesãos montam fornos "a olho", pois acreditam que tanto a montagem de um forno de tijolos quanto o forro de um de ferro são tão simples que não são necessários cálculos preliminares. No entanto, é melhor fazer cálculos preliminares. Tanto o regime térmico quanto a quantidade de vapor na sala dependem do projeto correto. Caso contrário, pode acontecer que o ar aqueça muito rapidamente e as pedras permaneçam frias.
Os parâmetros são calculados com base nas dimensões da sala: comprimento, altura e largura. A potência do fogão também é calculada em função do volume da sala de vapor: para cada metro cúbico, é necessário 1 quilowatt de energia.
Como fazer isso sozinho?
Para você mesmo dobrar um forno padrão, o primeiro passo é escolher um tijolo adequado. O material deve ser muito resistente, capaz de resistir a altas temperaturas e ser à prova de fogo. A melhor opção é considerada um tijolo amarelo claro à base de argila refratária de chamotte. Deve-se ter em mente que se trata de um material caro, portanto, na hora de construir um fogão caseiro, é complementado com tijolo maciço de cor vermelha. Por exemplo, tijolos fireclay são usados para fragmentos que são expostos ao aquecimento mais intenso, e um grau M oco vermelho com um número de 75 a 150 é usado para cobrir as paredes externas, fluxos de fumaça e elementos decorativos.
Ao escolher um tijolo, você deve seguir algumas regras simples:
- Ao bater em um tijolo de alta qualidade com uma picareta ou martelo, você ouvirá um som claro e claro;
- O tijolo deve atender aos parâmetros padrão: 250 por 120 por 65 milímetros;
- O material de alta qualidade não tem danos pronunciados e defeitos, com exceção de rachaduras e ranhuras filamentosas;
- Se o tijolo tiver um filme de "mica", isso indica um casamento.
Para construir um forno de tijolos, você precisará de conhecimento de alvenaria de blocos e adesão a um único pedido. O primeiro passo é equipar uma camada impermeabilizante na base de concreto armado para resfriar a fundação. Na mesma fase, um sub-forno é formado para armazenar o estoque. Em seguida, começa a preparação da argila e da areia para conectar os elementos, pois o cimento não é adequado nesta situação. A argila é previamente limpa de pedras e impurezas e deixada de molho por vários dias. Recomenda-se coletar amostras colhidas a uma profundidade de 150 centímetros abaixo da superfície da terra. A areia da pedreira ou do rio é cuidadosamente peneirada em busca de seixos ou pedaços de seixos. Em seguida, a argila deve ser mexida, diluída em água limpa sem cheiro de mofo e combinada com areia preparada da mesma forma.
Ao usar argila com alto teor de gordura, recomenda-se diluir com areia na proporção de 1: 2. Para verificar se a mistura está correta, use um palito de madeira. Ele é mergulhado na solução e, se a camada resultante tiver uma espessura de 2 milímetros, você pode começar a trabalhar. Os especialistas também recomendam dar preferência à argila subjacente ao tijolo selecionado, ou seja, vermelha ou argila refratária.
Na próxima etapa, será necessário dispor os blocos de tijolos. Normalmente, isso exigirá o pedido, um esquadro, um alicate, uma vassoura com uma concha e uma roda de esmeril. Cada tijolo é pré-colocado em água para que todas as bolhas de ar saiam dos poros e evite a desidratação da argamassa. Não é recomendável imergir tijolos de argila por muito tempo em líquidos, alguns segundos são suficientes para remover a poeira. A postura começa no canto. A primeira linha é colocada sobre uma base seca, sem a aplicação de uma mistura de areia e argila.
Em algum momento, o tanque de água também é instalado., pratos e, se necessário, a grelha, bem como o fecho das portas. Independentemente do método de alvenaria, as peças-chave permanecem as mesmas: uma fornalha de tijolos refratários, uma chaminé, um tanque de água e um cinzeiro, composto por um fogão de ferro fundido, uma fornalha e uma fornalha. A secagem do fogão da sauna ocorre dentro de 4-5 dias com as janelas abertas no quarto. Após este período, você pode começar a aquecê-lo com pequenas lascas 1 vez ao dia, por no máximo 10-15 minutos. Enquanto a condensação continuar a subir à superfície, o forno ainda não estará pronto para funcionar totalmente. Se desejar, depois disso, você também pode fazer o acabamento, por exemplo, revestimento com azulejos.
Adendo
Ao construir um forno de pedra, as seguintes regras devem ser levadas em consideração:
- deixe pelo menos 50 centímetros entre a tampa do forno e as estruturas inflamáveis;
- mais de 1 decímetro deve permanecer entre a chaminé de tijolos e as partes de madeira da banheira;
- surgirá um vão entre o canal de fumaça e a cobertura, que deve ser coberto com uma chapa metálica, por exemplo, de aço galvanizado;
- o piso em frente à base do forno também é coberto com uma placa de metal com cerca de 10 milímetros de espessura, evitando que faíscas e carvão entrem na superfície inflamável;
- o peso do forno junto com o tubo, mas sem a fundação, não deve exceder 750 quilos;
- antes do assentamento, todos os tijolos são cuidadosamente selecionados, produtos da mesma espessura são selecionados para obter costuras uniformes - as melhores amostras são usadas para canais de fumaça e fornos de fogo;
- recomenda-se montar o recuperador junto à parede, que fica em frente às prateleiras da sala de vapor.
Lindos exemplos no interior
Acabamentos decorativos espetaculares para fogões bonitos e elegantes.
- Um enorme fogão de parede a parede se tornará um destaque brilhante da sala de vapor. Pode ser decorada com azulejos, acabamento em pedra e alvenaria original. O resto dos detalhes do interior, inclusive as latas com baldes, são de madeira clara. As vassouras são um acessório orgânico.
- Se você deseja decorar um banho de alta tecnologia, é necessário usar um pequeno fogão lacônico, possivelmente um mini, e chapas de metal brilhantes no interior.Este último também pode atuar como proteção para paredes de madeira.
- Escolher as pedras certas não só melhorará a qualidade do vapor, mas também embelezará o interior. Os especialistas recomendam dar preferência aos seixos de rio, basalto, porfirita, que não têm medo de altas temperaturas.
- Uma casa de banhos em forma de barril com um fogão aberto parece muito original. Em tal sala, as paredes de madeira são protegidas por placas de metal.
- A fornalha de um fogão enorme pode ser localizada na próxima sala - o camarim. O tamanho grande e o tijolo vermelho vão garantir um aspecto rústico.
- Um fogão compacto simples pode ser decorado com um balde de metal esculpido com pedras. O elemento decorativo também corresponderá à proteção da parede, decorada com uma pedra.
Para uma visão geral de um forno de tijolos para banho, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.